Notícias do Exército Português

  • 2291 Respostas
  • 671193 Visualizações
*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #825 em: Abril 16, 2012, 10:32:54 pm »
Citação de: "Menacho"
O meninos para casas de piedade portuguesas.....

Então não é verdade que o vosso "Rey" anda a pagar 30 mil euros por uma licença para caçar Elefantes ? Com o teu dinheiro Menacho.  :mrgreen:
 

*

Menacho

  • Investigador
  • *****
  • 2815
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 60 vez(es)
  • +6/-50
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #826 em: Abril 18, 2012, 10:24:44 pm »
Citação de: "typhonman"

Então não é verdade que o vosso "Rey" anda a pagar 30 mil euros por uma licença para caçar Elefantes ? Com o teu dinheiro Menacho.  :mrgreen:

Ok....
 

*

jopeg

  • Membro
  • *
  • 53
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • +1/-0
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #827 em: Agosto 14, 2012, 04:17:40 pm »
Caros,

In Jornal Público:
Citar

CEME propõe congregar escolas práticas de armas numa só entidade

14.08.2012 - 15:05 Por Lusa

 O Chefe de Estado-Maior do Exército (CEME), general Pina Monteiro, anunciou hoje que vai propor ao Governo a criação de uma única Escola Prática de Armas que englobe as especialidades de infantaria, artilharia, cavalaria e transmissões.

Na cerimónia de comemoração do dia da Arma de Infantaria e 125º Aniversário da Escola Prática de Infantaria, que decorreu hoje em Mafra, o chefe de Estado-Maior do Exército anunciou a intenção de criar uma Escola Prática de Armas no âmbito das reformas estruturais impostas pela actual conjuntura económica.

“Irei propor o levantamento de uma Escola Prática das Armas, onde serão preservados o saber residente e a força coesiva que cada escola gera na respectiva arma e consequentemente no Exército, mas temos de desenvolver esse saber em novos moldes, dando-lhe valor acrescido através de modelos organizativos que associem os diferentes conhecimentos, saberes e competências das armas, de forma mais dinâmica e integrada”, afirmou o general no seu discurso.

“Polarizar os saberes em Escolas de excelência e articular a formação técnica com as vertentes operacionais, onde estão residentes as diferentes capacidades do Exército é um caminho para dar resposta aos múltiplos requisitos técnicos e tácticos, mas também, às limitações que enfrentamos no quadro dos recursos disponíveis”, acrescentou.

No final da cerimónia, em declarações à agência Lusa, o CEME esclareceu que a proposta, ainda a ser apresentada ao Ministério da Defesa, traduz-se numa “alteração muito profunda naquilo que são as escolas práticas do Exército, que são instituições que necessitam de ser muito trabalhadas”.

De acordo com a proposta, pretende-se congregar numa só instituição, a Escola Prática de Armas, as diferentes especialidades com recurso a armas, até agora isoladas, que são a Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Engenharia e Transmissões, mantendo-se apenas a Escola Prática de Serviços.

No dia do 125º aniversário da Escola Prática de Infantaria, localizada em Mafra, o general Pina Monteiro enfatizou a importância das suas instalações e assegurou que “não há intenção, por parte do Exército, de aliená-las ou sair daqui”.

“As instalações militares de Mafra são indispensáveis, incontornáveis e a História assim o provou, o presente assim o justifica e o futuro assim o exige”, concluiu.


Um abraço,

Jopeg
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #828 em: Agosto 14, 2012, 05:26:11 pm »
Pensava que isso já estava mais que decidido. :conf:
Passam as Escolas para Tancos para as instalações da EPE e da ETP passando a ETP para as instalações da UALE.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #829 em: Agosto 14, 2012, 07:58:19 pm »
Se for pela quantidade de cursos/formandos que elas movimentam é claro que acho que se não justifica que cada arma tenha a sua EP.
::..Trafaria..::
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #830 em: Agosto 14, 2012, 08:04:17 pm »
TPO e CFS, CFO e CFS RC e recrutas de Praça mais os cursos e estágios específicos a cada Arma.
Não são assim tão poucos.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #831 em: Agosto 14, 2012, 10:08:42 pm »
No tempo do SMO à moda antiga (de 75 a 95) as escolas praticas formavam de 4 em 4 meses uma companhia (ou duas, como de vez em quando acontecia no caso da infantaria) de graduados do quadro de complemento (segundos furriéis e aspirantes milicianos). Isso acabou. Actualmente são tão poucos (os oficiais e sargentos do RC) que fazem a recruta todos juntos e então depois são separados por arma.

Hoje em dia depois de cada recruta quantos 2ºs Furriéis e aspirantes se apresentam em cada escola pratica para fazerem a especialdade?
E quantos se apresentam anualmente (em média, é claro) vindos da ESE para estágio?
Quantos aspirantes se apresentam nessas escolas vindos da academia para fazer o tirocinio?
E quantos são os formandos dos cursos de capitães? (estes muito provavelmente nem são anuais).

Aposto que é tudo a conta-gotas....
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #832 em: Agosto 16, 2012, 02:49:01 pm »
Citação de: "HSMW"
Pensava que isso já estava mais que decidido. :conf:
Passam as Escolas para Tancos para as instalações da EPE e da ETP passando a ETP para as instalações da UALE.

O quê?! :evil:

Epá não me lixem, com tanto sitio era preciso ocuparem a ETP? E as torres Francesas e Americanas, a Pista Vermelha e em circuito? É que formar Pára-quedistas ou militares habilitados a saltarem não é como formar atiradores, é preciso instalações próprias, com meios volumosos e caros de comprar e manter. Será que vou ver Páras e pedirem licença para entrarem na actual ETP para poderem dar formação?! :evil:

Fiquem com o CTC que os bacanos que lá andam estão habituados a andarem de um lado para o outro... c34x  :oops:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #833 em: Agosto 16, 2012, 03:10:28 pm »
Lembrei-me agora de uma coisa, se isso acontece-se, onde é que eles iam treinar com os CC, com as peças de artilharia, com... ali não há espaço para isso.

Cheira-me que alguém disse-te uma peta das grandes ó HSMW. :wink:

Santa Margarida...acredito que sim, Poligno Militar de Tancos...nãaaaaaaaaaaaaaaa!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #834 em: Agosto 16, 2012, 04:18:46 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Lembrei-me agora de uma coisa, se isso acontece-se, onde é que eles iam treinar com os CC, com as peças de artilharia, com... ali não há espaço para isso.

Cheira-me que alguém disse-te uma peta das grandes ó HSMW. :twisted:
Quanto ao tiro real iam treinar ao mesmo sitio que actualmente. Santa Margarida. Ou achas que o fazem em Abrantes? Acho que nem os M109 ainda estão em Vendas Novas.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #835 em: Agosto 16, 2012, 04:28:07 pm »
Citação de: "Trafaria"
No tempo do SMO à moda antiga (de 75 a 95) as escolas praticas formavam de 4 em 4 meses uma companhia (ou duas, como de vez em quando acontecia no caso da infantaria) de graduados do quadro de complemento (segundos furriéis e aspirantes milicianos). Isso acabou. Actualmente são tão poucos (os oficiais e sargentos do RC) que fazem a recruta todos juntos e então depois são separados por arma.
Isso era no tempo em que havia um quartel por cidade. Num Exército vocacionado para a guerra convencional em que se esperava uma invasão soviética da Europa.
Agora os tempos são outros.

Citar
Hoje em dia depois de cada recruta quantos 2ºs Furriéis e aspirantes se apresentam em cada escola pratica para fazerem a especialdade?
E quantos se apresentam anualmente (em média, é claro) vindos da ESE para estágio?
Quantos aspirantes se apresentam nessas escolas vindos da academia para fazer o tirocinio?
E quantos são os formandos dos cursos de capitães? (estes muito provavelmente nem são anuais).

Aposto que é tudo a conta-gotas....
Anda tudo à volta dos 10 ou 15. O dobro no caso da Infantaria.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #836 em: Agosto 16, 2012, 04:52:28 pm »
Mas faz lá algum sentido...é um absurdo! Porque é que essas alminhas pensantes do Estado maior do Exército não acordam para a vida e colocam essa dita escola em Santa Margarida?! Nem que tirassem um dos BIMec e colocassem-no noutro local qualquer. Poupava-se dinheiro nas deslocações, colocava-se num mesmo sitio unidades de formação e uma unidade operacional de cada Arma, concentrava-se capacidades e conhecimentos. O objectivo não é concentrar ao máximo o Exército? Eis uma forma rápida e eficaz de o fazer.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #837 em: Agosto 16, 2012, 05:14:29 pm »
Também não queiras ser "mais papista que o papa", em linha reta são "apenas" 9/10 Km de Tancos a Santa Margarida, até dá para fazer a pé :mrgreen:



Por outro lado, não me parece que tivesse de lá sair um dos BIMEC, o CMSM até já lá teve uma divisão inteira!
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #838 em: Agosto 16, 2012, 05:15:45 pm »
Cabeça de Martelo
O que não falta lá é espaço... e edifícios e barracões às moscas também não.  :wink:

Mas acho que existe tambem algo de simbólico nestas coisas e separações... e estamos numa instituição onde os simbolismos têm peso.
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #839 em: Agosto 16, 2012, 05:35:24 pm »
PereiraMarques eu sei muito bem a distância, até porque fiz essa mesma distância a penantes (dito isto, cuspo no chão e sinto-me um herói do camandro). :oops:

Pois bem, mas mesmo assim...o que eu não quero é toquem na minha "casa". :evil:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.