Caro Tenente,
Obrigado pela observação, é verdade que o comprimento do tubo é uma das características que diferencia um obus de uma peça de artilharia, sendo a referência os 30 calibres.
Creio que a história de aquisição do obus ajudará a explicar algumas questões;
O 1º concurso foi lançado em 1992, no entanto, como a lei de programação militar ainda não tinha sido aprovada o concurso prescreveu.
Neste primeiro concurso os concorrentes eram os obuses Oto Melara, KH178, L118, M119 e LG1.
Em 1995 abre novo concurso e os concorrentes foram o L118, o M119, o LG1 e o Oto Melara.
Feita a análise aos requisitos;
- o Oto Melara foi excluído por vários itens (alcance, cadência de tiro e sistema de travagem),
- o L118 foi excluído devido ao tipo de munições (de família Inglesa).
Desta forma passaram á fase de testes apenas o M119 da Royal Ordnance e o LG1 da Giat.
A fase de testes foi ampla e incluiu;
- Verificação técnica, nas OGME
- Treino de guarnições, na EPA
- Tiro técnico, no Campo de tiro de Alcochete
- Emprego tático, principalmente em Santa Margarida
De estes testes saíram múltiplos resultados nomeadamente;
- foi possível disparar 19 munições M1 a uma distância de 9000m em 60 segundos, quando os valores indicados pelos fabricantes são de 12 disparos,
- verificou-se que a viatura inicialmente escolhida, a Iveco 40.10, não tinha capacidade para rebocar qualquer um dos obuses, teria de ser encontrada uma nova viatura….
Durante os testes foram consumidas 627 munições.
No concurso, nas caraterísticas dos obuses, a especificação técnica ‘Tubo’, ambos os obuses estão classificados com 30 calibres.
Como sabemos o vencedor do concurso foi o M119.
Foram adquiridos 21 obuses, 18 para equipar o GAC da BAI, 2 para a EPA e 1 para o Serviço de Material.
Recebidos em 1998 são oficialmente designados por;
Obus M119 105mm LG/30/m98
Espero ter ajudado!