Chaparral e bitubo

  • 230 Respostas
  • 91946 Visualizações
*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #75 em: Maio 22, 2008, 09:57:10 pm »
boa noite a todos, li isto no site area militar e dizermos que temos sistema de defesa anti aerea é quase como estar a mentir

Nesta Quarta-feira o exército português levou a cabo exercícios de fogos reais, próximo à costa do centro de Portugal, onde se testou o sistema anti-antiaéreo Chaparral, e os seus mísseis MIM-72.

Os testes foram visionados por jornalistas que assistiram aos lançamentos dos mísseis, no que foi referido como um exercício para determinar a capacidade do exército para defender um ponto do país de uma possível ameaça aérea terrorista.

Não se sabe que tipo de ameaça aérea estaria a ser considerada, e em que termos é que uma aeronave poderia chegar a território português com o intuito de atacar qualquer tipo de alvo. Como o próprio Coronel de Artilharia Vieira Borges, comandante do Regimento de Artilharia Antiaérea Nr.1 afirmou, a defesa aérea do país é função da Força Aérea e não do Exército.

O exercício no entanto, serviu para testar a operacionalidade do sistema numa situação de fogo real, executada apenas uma vez por ano. Embora a Força Aérea tenha como função a defesa aérea do país, qualquer exército necessita ter à sua disposição meios próprios de defesa aérea de curto alcance, os quais têm como função garantir a defesa de grandes unidades, ou pontos estratégicos.

Deste ponto de vista, os resultados dos disparos não foram exactamente animadores. Segundo umas fontes foram disparados quatro mísseis e segundo outras fontes foram disparados oito mísseis MIM-72, mas nenhum deles conseguiu atingir o alvo, sendo que segundo fontes do exército os alvos eram velhos antiquados e estavam fora ou próximo do fim do seu prazo de validade, não tendo sido adiantadas razões para o facto de terem sido lançados mísseis antiaéreos contra alvos que se sabia poderem não estar em condições.

De notar a título de curiosidade, a informação dada pelas estações de televisão, que mostram um dos mísseis a ser lançado e claramente a dirigir-se para a praia, rebentando no solo.

Este tipo de comportamento que não foi explicado, poderá ter a ver ou com avaria no sistema que dirige o míssil, ou pura e simplesmente por erro de análise da «cabeça» do dispositivo, que segue luz infravermelha, e que pode ser «distraido» por elementos que nada têm a ver com o alvo, como pode ser o caso de reflexos do Sol, na água.

O Sistema Chaparral, que chegou a Portugal há praticamente dezassete anos, era já na altura - em 1990 - considerado obsoleto para utilização em unidades de primeira linha. Este tipo de sistema, montado num chassis do tipo M-113 tem como principal função acompanhar unidades militares mecanizadas, para as proteger de ataques aéreos efectuados por aeronaves especializadas, sejam helicópteros ou aviões de ataque ao solo, equipados com bombas, foguetes ou mísseis anti-tanque.

O que o exercício veio mostrar, além da alegada necessidade de trocar os alvos, é que os sensores que guiam os mísseis do sistema Chaparral estão desactualizados, podendo concluir-se que se sofrem influências dos reflexos do Sol (problema que foi há muito tempo reconhecido pelos utilizadores) mais facilmente podem ser «enganados» por aeronaves equipadas com «flares» ou qualquer outro tipo de isco, que produza calor ou interferências que modifiquem o comportamento do míssil.

Se num ataque terrorista, uma aeronave contasse com essa realidade, e dispusesse dos meios necessários para enganar os sensores, os mísseis MIM-72 do sistema Chaparral, teriam sido de muito pouca utilidade

FONTE: SITE AREA MILITAR


eu acho isto pessimo termos um sistema de defesa anti aerea tão desactualizado. felizmente não temos neste momento ameaças externas porque senão....


continuo a manter a minha opinião,o exercito portugues deve trocar o seu sistema de defesa anti aerea por um mais moderno e eficaz,nem que troquem pelo avenger ou stinger.

*

Johnny

  • 136
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #76 em: Maio 22, 2008, 10:05:53 pm »
Caro Major, Portugal já possui Stinger
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #77 em: Maio 22, 2008, 10:34:04 pm »
Citação de: "major-alvega"
continuo a manter a minha opinião,o exercito portugues deve trocar o seu sistema de defesa anti aerea por um mais moderno e eficaz,nem que troquem pelo avenger ou stinger.

Portugal já tem de facto algumas dezenas de lançadores Stinger. Além disso, o sistema Avenger usa mísseis Stinger, e seria com certeza uma mais valia visto as condições actuais, mas nunca se poderá substituir a um sistema de médio/longo alcance.

PS: Major, haveria menos confusão com os textos da sua autoria se colocasse as fontes externas como citações.  :wink:
 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #78 em: Maio 23, 2008, 04:42:11 pm »
obrigado por me informarem que portugal já tem misseis stinger!! de facto não sabia!!! mas estão esses misseis em que plataforma para serem transportados???

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
(sem assunto)
« Responder #79 em: Maio 23, 2008, 04:52:03 pm »
Citação de: "major-alvega"
obrigado por me informarem que portugal já tem misseis stinger!! de facto não sabia!!! mas estão esses misseis em que plataforma para serem transportados???


Plataforma de ombros...

 

*

major-alvega

  • 186
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #80 em: Maio 23, 2008, 04:53:08 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "major-alvega"
obrigado por me informarem que portugal já tem misseis stinger!! de facto não sabia!!! mas estão esses misseis em que plataforma para serem transportados???

Plataforma de ombros...






ok obrigado!

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
(sem assunto)
« Responder #81 em: Maio 23, 2008, 05:01:04 pm »
Não esquecer, os Stinger foram adquiridos para os Pára-quedistas pela FAP.

Ou seja, se não fosse a FAP os únicos misseis anti-aéreos do Exército seriam os Chaparral. :roll:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1433
  • Recebeu: 314 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +221/-4346
(sem assunto)
« Responder #82 em: Maio 23, 2008, 05:15:34 pm »
Neste momento, o Luxemburgo, (que tem a mesma populaçao que tem o distrito de Leiria), tem uma defesa AA mais eficiente que Portugal...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
(sem assunto)
« Responder #83 em: Maio 23, 2008, 05:17:46 pm »
Que artilharia anti-aérea eles têm? Qual é a sua Força Aérea?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
(sem assunto)
« Responder #84 em: Maio 23, 2008, 06:18:02 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Que artilharia anti-aérea eles têm? Qual é a sua Força Aérea?


O Luxemburgo não tem AAA nem Força Aérea.
http://en.wikipedia.org/wiki/Military_of_Luxembourg

Os 17 AWACS da NATO é que estão registados no Luxemburgo, mas operam a partir da Alemanha. (ver a matricula na cauda LX-****)

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 19967
  • Recebeu: 2887 vez(es)
  • Enviou: 2184 vez(es)
  • +1161/-3445
(sem assunto)
« Responder #85 em: Maio 24, 2008, 10:15:44 am »
Então o Legionário tem que dar satisfações, sei que temos pouco e antigo, mas pelo menos TEMOS!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 639
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #86 em: Maio 24, 2008, 10:53:39 am »
Portugal tem alguma coisa mas tem dificuldades em manter e acompanhar a evolução infelizmente.
Enquanto os sistemas de armas para defesa anti aérea e de costa se basearam em sistemas de fogo convencionais (vulgo canhão/metralhadora e munição) tudo bem. Mas quando começou a entrar o míssil em acção começaram as lacunas.
O stinger é um sistema de curto alcance que por exemplo em França está distribuído pelos pelotões de infantaria e aqui guardamo-lo para a artilharia anti aérea que no entanto deveria estar a utilizar um sistema de médio/longo alcance por excelência.
E agora que vem o Pandur para a BRIGINT, qual vai ser o seu sistema anti aéreo? não vai haver nenhum pandur equipado para o efeito?
Lá tem de desembarcar o artilheiro com o stinger as costas para fazer fogo?
A minha tristeza quanto as lacunas de defesa anti aérea do exercito também se estende às lacunas da artilharia de costa que simplesmente deixou de existir...
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #87 em: Maio 24, 2008, 03:17:39 pm »
Portugal não precisa de artilharia de costa no presente momento, e a necessitar a melhor opção seriam baterias moveis de misseis Harpoon ou Exocet apoiados por uma rede eficiente de comando e controlo de tiro.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1433
  • Recebeu: 314 vez(es)
  • Enviou: 326 vez(es)
  • +221/-4346
(sem assunto)
« Responder #88 em: Maio 24, 2008, 07:08:16 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Então o Legionário tem que dar satisfações, sei que temos pouco e antigo, mas pelo menos TEMOS!


Se calhar é segredo militar do Luxemburgo, loooooooooooooool

...e nao vem na Wikipedia nem no World Factbook por esta razao ;);)
 

*

Pedro_o_Tuga

  • 114
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #89 em: Maio 24, 2008, 07:15:08 pm »
Citação de: "legionario"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Então o Legionário tem que dar satisfações, sei que temos pouco e antigo, mas pelo menos TEMOS!

Se calhar é segredo militar do Luxemburgo, loooooooooooooool

...e nao vem na Wikipedia nem no World Factbook por esta razao :?