Chaparral e bitubo

  • 230 Respostas
  • 91954 Visualizações
*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
Chaparral e bitubo
« em: Novembro 25, 2005, 12:15:38 am »
Meus amigos, já muito foi falado neste forum sobre a deficiente defesa antiaerea do nosso exercito, eu sei que usamos o sistema chaparral na BMI e os bitubo noutras unidades.
O que eu gostaria de saber é qual é a eficacia destes dois sistemas anti aereos se são minimamente fiaveis ou se pelo contrario já estão ultrapassados.
Falei com algums elementos da BMI que me referiram que o chaparral é muito bom e que o exercito americano tambem usa ainda alguns sistemas destes.
Se possivel poderiam fornecer me fotos do bitubo.
Quantos unidades dos dois sistemas o exercito tem?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1223 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7384
  • Recebeu: 931 vez(es)
  • +4435/-848
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 25, 2005, 12:27:40 am »
Tanto quanto sei, nem a Guarda Nacional, nos E.U.A. utiliza o Chaparral.
Basicamente, é um sistema demasiado pesado para a defesa que dá.
Depois, a defesa dos Chaparral está limitada à altura dos misseis. Portanto, eles podem ser eficazes contra helicopteros, mas de nada servem contra aeronaves de ataque a grande altitude  com capacidade para utilizar bombas inteligentes, por exemplo.

Depois, há os sistemas de radar, que não são exactamente modernos.
Os canhões duplos de 20mm são manuais.
Eu acho que não têm qualquer utilidade numa guerra moderna. A unica utilidade que lhes vejo, é o tiro directo contra viaturas blindadas.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7888
  • Recebeu: 1223 vez(es)
  • Enviou: 342 vez(es)
  • +5149/-234
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 25, 2005, 12:30:46 am »
Mais informações:
http://members.fortunecity.com/exercitoluso/bitubo.htm
http://members.fortunecity.com/exercito ... parral.htm

E claro o site do colega Papatango, www.areamilitar.net  :wink:

Cumprimentos
B. Pereira Marques
 

*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #4 em: Novembro 25, 2005, 12:51:46 am »
Ok, Obrigado pela informação

Resumindo o nosso exercito não tem na pratica capacidade de defesa AA minimamente capaz
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7384
  • Recebeu: 931 vez(es)
  • +4435/-848
(sem assunto)
« Responder #5 em: Novembro 25, 2005, 12:56:37 am »
O país tem uma capacidade de defesa anti-aérea minima.

A Brigada pesada (estão sempre a mudar o nome das brigadas, portanto refiro-me àquelas tropas para os lados de Santa Margarida que parece que têm tanques) tem com os Chaparral, uma capacidade minima. Ou seja, não estamos exactamente depenados. O problema é que essa nossa capacidade de disuasão, está a desaparecer dia a dia.

Considerando os eventuais potênciais inimigos, na prática não necessitamos defesa anti-aérea.

Mas esse é um problema sem solução. Se achamos que não há inimigos, não precisamos de armas. Se por acaso temos problemas, ficamos com as calças na mão.

Mas também já estamos habituados.

Cumprimentos


PS:
Não há nada no areamilitar sobre a peça de artilharia anti-aérea dupla de 20mm.
Ainda não houve nenhuma boa alma que se lembrasse de fazer a ficha :mrgreen:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #6 em: Novembro 25, 2005, 06:28:38 am »
Estando pertugal quase sem defesa anti aerea, se porventura (se ouver recursos) tiver de substituir os meios existentes quais  em vossa opinião deveriam ser os sistemas a adquirir? Qual é o sistema mais comum na europa?
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 17, 2006, 06:14:10 pm »
:D

     



   







 :D


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #8 em: Janeiro 17, 2006, 06:57:34 pm »
Bela fotos  :wink:
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Janeiro 17, 2006, 07:13:43 pm »
Citação de: "papatango"
...
Depois, há os sistemas de radar, que não são exactamente modernos.
Os canhões duplos de 20mm são manuais.
Eu acho que não têm qualquer utilidade numa guerra moderna. A unica utilidade que lhes vejo, é o tiro directo contra viaturas blindadas.

Cumprimentos



Caro papatango, lamento, mas o meu amigo não esta correctamente informado, pois:

O sistema AA 20mmx139 DM1A1 Bitubo, funciona automaticamente, comandado por um "joystick" utilizado pelo Artilheiro/apontador da peça sentado na respectiva cadeira. Em funcionamento automático/hidraulico, faz 360º em direcção e -3,5º/+81º em elevação a uma velocidade de 80º/Seg (direcção) e 48º/Seg (elevação).
A energia eléctrica e mecânica utilizada para fazer funcionar todos os sistemas da arma, é fornecida por um pequeno motor a gasolina (pasmem-se) de Piston rotativo (sim, tipo Wankell).


Este sistema de armas é utilizado para empenhamento em alvos aéreos a MUITO baixas altitudes, protegendo, pontos e àreas sensíveis. Para além de tiro anti-aéreo, pode fazer tiro terrestre e com as munições adequadas aos alvos (ex: perfurantes)
Cadência de tiro 800 a 1030 tiros por minuto (a pag. do RAAA1 tem uma gaffe) cerca de 17 tiros por segundo !!!
Os canhões são Rheinmettal (MK20DM4  Rh202) e funcionam por acção directa de gases.
Pode utilizar vários tipos de munição 20mm para tiro AA, sendo as mais utilizadas, as explosivas HE e explosivas/tracejantes.

Este sistema possui uma  mira optica com retículo e linhas de estádia para tiro AA/terrestre e uma alça aberta que tb pode ser utilizada em ambos os tipos de tiro.

Possui aínda 3 tambores para introdução de dados (tipo velocidades e distâncias) que após introduzidos (manualmente) e durante o seguimento de um determinado alvo, à ordem (mecânica) do apontador, um sistema calculador de tiro, faz a arma "saltar" e disparar para o ponto futuro, da trajectória da aeronave.

Este sistema foi inicialmente utilizado com o melhor radar AA que tivemos até hoje, o radar BCP, que possuia terminais de armas, que podiam ser distribuídos entre o sistema bitubo e ao mesmo tempo outros postos de tiro míssil e/ou canhão.

O sitema AA Bitubo pode fazer tiro mecânico ou eléctrico, e pode ser controlado manualmente, no caso de avaria em qualquer sistema (motor/gerador ou hidraulico). No caso de tiro terrestre, o mesmo pode ser sempre feito manualmente, pois a velocidade no empenhamento sobre o alvo é desnecessária.
Em tiro eléctrico pode escolher-se tiro a tiro, rajada, canhão esq., canhão dir., ambos os canhões.

Este sistema é rebocado em atrelado especial, no qual é suspenso e pode ser posto em funcionamento (por uma guarnição experiente) e pronto para tiro, em cerca de 5 minutos. E no mesmo espaço de tempo pode ser atrelado e seguir viagem. A viatura utilizada pelo Exército para transportar a guarniçao (secção) palamenta e munições (eventualmente) é o "terrível" UNIMOG 1300L.



Também a F.A. possui alguns Bitubo AA20mm.
O Bitubo foi também utilizado pela Argentina e Alemanha.
« Última modificação: Janeiro 18, 2006, 11:47:07 pm por Artífice »


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-578
(sem assunto)
« Responder #10 em: Janeiro 17, 2006, 07:38:35 pm »
o artifice, podia nos dizer o que foi feito da BAAA com bitudos do RAAA1?

é transferida para as ilhas?
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Janeiro 17, 2006, 07:48:46 pm »
Citação de: "Miguel"
o artifice, podia nos dizer o que foi feito da BAAA com bitudos do RAAA1?

é transferida para as ilhas?


-De facto o bitubo terminou o seu encargo com a BAAA, e sim, neste momento existem Bitubo nas ilhas da Madeira e dos Açores.


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Janeiro 17, 2006, 07:51:09 pm »
Citação de: "Miguel"
Bela fotos  :wink:


Digamos que tenho lá o coração e lá deixei muito trabalho !


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8501
  • Recebeu: 1605 vez(es)
  • Enviou: 659 vez(es)
  • +922/-7141
(sem assunto)
« Responder #13 em: Janeiro 17, 2006, 09:40:47 pm »
Aí está a "ficha", PT.
Excelente "poste", Artífice! :G-Ok:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Nuno Bento

  • Perito
  • **
  • 346
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +6/-7
(sem assunto)
« Responder #14 em: Janeiro 18, 2006, 02:48:46 pm »
Vi num site na net que o Exercito está em negociações para adquirir o sistema AA evenger (basicamente o Stinger no chassis dos humvees) alguem sabe alguma coisa de mais concreto sobre isso?