KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2520 em: Março 26, 2023, 11:44:33 am »
...para a FAP concorrer com a FedEx e a DHL.

E o concorrente de peso é a Marinha com patrulhas cargueiros e mega ship
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2521 em: Março 26, 2023, 12:21:06 pm »
Gostava seriamente que algum forista que gosta muito destas coisas,conseguisse expor aqui quanto portugal está a ganhar ,o que significa este programa para o pib portugues,o retorno em cash....alguem!!!
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2522 em: Março 26, 2023, 12:50:29 pm »
Pois, o mais engraçado, é que a subida de custos, foi a principal razão (senão mesmo a única verdadeira razão) para sairmos do programa dos A-400M.

Agora, o custo dos KC subiu (quase para o dobro do prometido), e ninguém sabe muito bem porquê, e vamos comprar na mesma para satisfazer os meninos. E ainda vão ter o desplante de comprar mais um, que é uma coisa completamente absurda, com tanta coisa a fazer falta (voltar a frisar, o custo do 6º KC, pagava 1 ou 2 baterias de NASAMS, ou provavelmente modernizar os Merlin e/ou os C-295).

Quem acha que Portugal tinha entrado na "brincadeira" do KC-390, se a promessa do preço unitário fosse os actuais 110 milhões (aprox.), ao invés dos então 50/60 milhões, vive numa completa ilusão.

Em 2019, esteve por um triz o negócio cair, em detrimento de novamente a opção A-400M, no entanto, o Pequeno Cravo e o Costa, insistiram na compra.
O paradoxo... A airbus continua a investir forte na engenharia portuguesa, com centros de engenharia em Coimbra e Lisboa e fábrica em Santo Tirso.
No entanto, aqui o fator desenvolvedor da economia nacional não entra na equação....
Curioso....
Cps,

Interrogo-me do mesmo. Temos tantas empresas portuguesas envolvidas com a Airbus, algumas delas criadas do zero......
Só posso concluir que a Airbus não é amiga do PS  :mrgreen:

Mas não se preocupe, vamos ter por cá um amigo de Portugal, do Sócrates e do PS a discursar no dia da Liberdade, sobre a ética republicana, de nome Lula da Silva  :mrgreen:
A NATO ainda começa a olhar-nos mais de lado (já não bastava o desinvestimento na próprio defesa do país) como ainda vamos ter cá o amigo dos ayatolas  :mrgreen:
Só falta convidarem o Medvedev para o 25 de Abril e o camarada Agostinho Costa  :mrgreen:

Então e o Maduro da Venezuela e o Kim Ping-Pong de Coreia do Norte também mereciam cá estar ou não ?

Com esses dois o ramalhete ficava bem composto nós melhor vistos internacionalmente de modo a sairmos de vez da NATO, como os Pacifistas querem.
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2523 em: Março 26, 2023, 03:50:01 pm »
Segundo consta foram criados mais de 350 postos de trabalho altamente qualificados, engenharia etc....650 mil horas de investigacao por diversas empresas neste nicho de mercado,o que se traduz em algum retorno quer financeiro,quer em conhecimentos adquiridos,quanto ao valor despendido por Portugal 827milhoes é o todo que envolve o mesmo....e envolve muito mesmo,empresas,a compra,o simulador,a construcao do hangar,e tudo o que isso alberga,formacao de pilotos,aquisicao de kits Nato,manutencao,a construcao de partes do aviao,formacao de pilotos,pessoal  de terra,mecanicos,enfim,portanto,nao é justo que se diga que foi caro ou não,aqui nao se trata e so da compra mas tudo o que envolve o mesmo programa,projecto,empresas,etc...o knowow que portugal vai adquirir,para quem sabe,entrar noutro tipo de programas....dentro deste conceito....a realidade e aqui eu pergunto quanto custaria os mesmos 5 A400M???e tudo o que isso englobaria???valores??esclarecimentos aguardo....1000 milhoes???será que chegariam???
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2524 em: Março 26, 2023, 03:53:52 pm »
...para a FAP concorrer com a FedEx e a DHL.

E o concorrente de peso é a Marinha com patrulhas cargueiros e mega ship

Esses vão concorrer com a MAERSK
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2525 em: Março 26, 2023, 06:24:27 pm »
Segundo consta foram criados mais de 350 postos de trabalho altamente qualificados, engenharia etc....650 mil horas de investigacao por diversas empresas neste nicho de mercado,o que se traduz em algum retorno quer financeiro,quer em conhecimentos adquiridos,quanto ao valor despendido por Portugal 827milhoes é o todo que envolve o mesmo....e envolve muito mesmo,empresas,a compra,o simulador,a construcao do hangar,e tudo o que isso alberga,formacao de pilotos,aquisicao de kits Nato,manutencao,a construcao de partes do aviao,formacao de pilotos,pessoal  de terra,mecanicos,enfim,portanto,nao é justo que se diga que foi caro ou não,aqui nao se trata e so da compra mas tudo o que envolve o mesmo programa,projecto,empresas,etc...o knowow que portugal vai adquirir,para quem sabe,entrar noutro tipo de programas....dentro deste conceito....a realidade e aqui eu pergunto quanto custaria os mesmos 5 A400M???e tudo o que isso englobaria???valores??esclarecimentos aguardo....1000 milhoes???será que chegariam???

Simões? Uma importação tem o efeito contrário à criação de riqueza, por isso a fórmula apresenta as importações com o sinal de subtração (-):
PIB = C + G + I + X - Q

    C - Consumo feito pelas famílias;
    G - Investimento do Estado (gastos públicos feitos em território nacional);
    I - Investimentos que as empresas fizeram;
    X - Receitas com exportação por meio dos estrangeiros;
    Q - Despesas com importação efetuadas pelos agentes na economia.

Portugal desenhou peças para o C390, assim como desenhou e construíu para o A400, A380, A350.....
As fábricas que estão a construír o C390..... ficam no Brasil, não é em Portugal!
Aliás, as poucas unidades fabris que a Embraer tinha em Portugal, já vendeu aos espanhóis:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/embraer-vende-ativos-em-portugal-a-espanhola-aernnova-por-150-milhoes-de-euros

Resumindo, o negócio dos C390 fez encolher a nossa riqueza em mais de 800 milhões de euros!
Nós não ficamos com nenhum know how. Temos unidades industriais que fazem peças para aviões e são dezenas delas, a Embraer (Ogma) são apenas mais uma!!!!

https://www.aedportugal.pt/
« Última modificação: Março 26, 2023, 06:31:23 pm por Viajante »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2526 em: Março 26, 2023, 06:47:54 pm »
Segundo consta foram criados mais de 350 postos de trabalho altamente qualificados, engenharia etc....650 mil horas de investigacao por diversas empresas neste nicho de mercado,o que se traduz em algum retorno quer financeiro,quer em conhecimentos adquiridos,quanto ao valor despendido por Portugal 827milhoes é o todo que envolve o mesmo....e envolve muito mesmo,empresas,a compra,o simulador,a construcao do hangar,e tudo o que isso alberga,formacao de pilotos,aquisicao de kits Nato,manutencao,a construcao de partes do aviao,formacao de pilotos,pessoal  de terra,mecanicos,enfim,portanto,nao é justo que se diga que foi caro ou não,aqui nao se trata e so da compra mas tudo o que envolve o mesmo programa,projecto,empresas,etc...o knowow que portugal vai adquirir,para quem sabe,entrar noutro tipo de programas....dentro deste conceito....a realidade e aqui eu pergunto quanto custaria os mesmos 5 A400M???e tudo o que isso englobaria???valores??esclarecimentos aguardo....1000 milhoes???será que chegariam???

Simões? Uma importação tem o efeito contrário à criação de riqueza, por isso a fórmula apresenta as importações com o sinal de subtração (-):
PIB = C + G + I + X - Q

    C - Consumo feito pelas famílias;
    G - Investimento do Estado (gastos públicos feitos em território nacional);
    I - Investimentos que as empresas fizeram;
    X - Receitas com exportação por meio dos estrangeiros;
    Q - Despesas com importação efetuadas pelos agentes na economia.

Portugal desenhou peças para o C390, assim como desenhou e construíu para o A400, A380, A350.....
As fábricas que estão a construír o C390..... ficam no Brasil, não é em Portugal!
Aliás, as poucas unidades fabris que a Embraer tinha em Portugal, já vendeu aos espanhóis:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/embraer-vende-ativos-em-portugal-a-espanhola-aernnova-por-150-milhoes-de-euros

Resumindo, o negócio dos C390 fez encolher a nossa riqueza em mais de 800 milhões de euros!
Nós não ficamos com nenhum know how. Temos unidades industriais que fazem peças para aviões e são dezenas delas, a Embraer (Ogma) são apenas mais uma!!!!

https://www.aedportugal.pt/

Sim Viajante, também acredito que não tenha sido ... !!  :conf:

Abraço
« Última modificação: Março 26, 2023, 06:49:43 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2527 em: Março 26, 2023, 07:54:40 pm »
Qual o valor que  essas empresas vão absorver com a venda das peças???atraves das mesmas qual o valor que estas irão devolver ao estado atraves dos impostos directos e inderectos??? a participação das empresas Portuguesas na construcao do mesmo,caso da fabricação da estrutura central, significa algum retorno financeiro,o desenho do mesmo,escolas universidades,polos,todos participaram no desenvolvimento do mesmo,certamente ganharam com o envolvimento digo eu,mas eles que venham,com as nossas cores,pelo que vi esta excelente oxala cumpra tambem as mesmas 85 mil horas de voo,sinal que afinal o projecto não será assim tao mau....
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2528 em: Março 26, 2023, 11:17:41 pm »
Qualquer pseudo-lucro que o projecto do KC venha a trazer (que não será muito, seja como for), será muito inferior ao que se poderia ter se, por exemplo, fosse instalada cá uma unidade de produção de munições (digamos 155mm). Seria também inferior se o "antigo" programa das LFC tivesse ido para a frente, tendo este tipo de lancha muito maior potencial de exportação que os NPOs alguma vez tiveram.

Hoje, e tentando limitar-me à aviação, a maior fonte de riqueza, criação de postos de trabalho, etc, passaria pelos drones, de várias categorias e complexidades. Porquê? Porque a procura é enorme, e será cada vez maior, sendo meios que, dependendo do modelo em causa, podem ser adquiridos por qualquer país, desde o mais pobre ao mais rico, por entidades civis ou militares e em quantidades consideráveis.
 

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rato

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2529 em: Março 27, 2023, 11:37:44 am »
Segundo consta foram criados mais de 350 postos de trabalho altamente qualificados, engenharia etc....650 mil horas de investigacao por diversas empresas neste nicho de mercado,o que se traduz em algum retorno quer financeiro,quer em conhecimentos adquiridos,quanto ao valor despendido por Portugal 827milhoes é o todo que envolve o mesmo....e envolve muito mesmo,empresas,a compra,o simulador,a construcao do hangar,e tudo o que isso alberga,formacao de pilotos,aquisicao de kits Nato,manutencao,a construcao de partes do aviao,formacao de pilotos,pessoal  de terra,mecanicos,enfim,portanto,nao é justo que se diga que foi caro ou não,aqui nao se trata e so da compra mas tudo o que envolve o mesmo programa,projecto,empresas,etc...o knowow que portugal vai adquirir,para quem sabe,entrar noutro tipo de programas....dentro deste conceito....a realidade e aqui eu pergunto quanto custaria os mesmos 5 A400M???e tudo o que isso englobaria???valores??esclarecimentos aguardo....1000 milhoes???será que chegariam???

Simões? Uma importação tem o efeito contrário à criação de riqueza, por isso a fórmula apresenta as importações com o sinal de subtração (-):
PIB = C + G + I + X - Q

    C - Consumo feito pelas famílias;
    G - Investimento do Estado (gastos públicos feitos em território nacional);
    I - Investimentos que as empresas fizeram;
    X - Receitas com exportação por meio dos estrangeiros;
    Q - Despesas com importação efetuadas pelos agentes na economia.

Portugal desenhou peças para o C390, assim como desenhou e construíu para o A400, A380, A350.....
As fábricas que estão a construír o C390..... ficam no Brasil, não é em Portugal!
Aliás, as poucas unidades fabris que a Embraer tinha em Portugal, já vendeu aos espanhóis:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/embraer-vende-ativos-em-portugal-a-espanhola-aernnova-por-150-milhoes-de-euros

Resumindo, o negócio dos C390 fez encolher a nossa riqueza em mais de 800 milhões de euros!
Nós não ficamos com nenhum know how. Temos unidades industriais que fazem peças para aviões e são dezenas delas, a Embraer (Ogma) são apenas mais uma!!!!

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Viajante a sua análise está completamente errada, pois apenas se foca no Q da equação, esquecendo completamente o X da equação. As horas de engenharia para o projeto do C-390 são exportação, as peças produzidas nas duas Fábricas da Embraer em Évora, agora Aeronova, são exportação. A fabrica mudou de dono mas produz o mesmo e continua a produzir para o C-390.

Logo a Riqueza não encolheu 800 milhões, mas consideravelmente menos. Teria de se fazer o X-Q desta aquisição para saber na verdade, numa leitura simplista quanto teria sido a perda de PIB, admitindo que a aquisição de outra aeronave teria um X-Q superior.

Para as contas tem também que se considerar o IRC e Derrama das empresas em Portugal envolvidas na produção desta aeronave( se tiverem resultados positivos), e o IRS e IVA dos trabalhadores das mesmas empresas na percentagem de trabalho para este projeto.

É falso que as fabricas que estão a construir o C390 "estão no Brasil e não em Portugal". Existem componentes produzidos em Portugal, na República Checa, na Argentina e no Brasil. A Assemblagem é que é feita toda no Brasil, não a produção.

 
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2530 em: Março 27, 2023, 01:14:31 pm »
E os engenheiros e técnicos que participaram no esforço de desenvolvimento do ká-cê e acabaram “exportados” por essa Europa fora, porque não existe investigação aeronáutica em Portugal? Que variável representam nessa equação? É que nem o capital humano conseguimos manter.

O Canadá — uma das nações fundadoras do program JSF — prevê “fazer” cerca de 400 milhões ao longo de 30 anos. Quanto é que Portugal vai “fazer” com o ká-cê? 1.000 milhões? Parem de brincar com a tropa.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2531 em: Março 27, 2023, 02:24:29 pm »
Infelizmente a mesma variável de sempre no nosso país no que diz respeito à valorização das pessoas pelo seu desempenho... ZERO!!!
Mas isso é transversal a todas as áreas e não especificamente a esta.
João Pereira
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2532 em: Março 27, 2023, 02:43:04 pm »
Valorização das pessoas como a Embraer fez em Évora ao despachar a fábrica para os espanhóis?
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2533 em: Março 27, 2023, 03:30:21 pm »
Não percebo bem o que querem implicar com a venda das unidades da Embraer no Alentejo. Não continuam a funcionar e a fornecer peças para a Embraer? Aliás, o que encontro nas noticias é que depois da venda já foram contratar mais gente.

Eu percebo perfeitamente preferir o A-400M, eu também acho que era muito melhor. Mas uma vez que o Paulinho das Feiras nos tirou desse projecto, qual era a escolha? Voltar a pedir para entrar? Alguém acha que íamos conseguir melhores condições de retorno industrial em modo ex-namorada a pedir segunda oportunidade? Esse avião já se foi, literal e metaforicamente. O KC-390 faz o serviço, deixa cá algum, e acaba por também ser utilizado por outros aliados NATO. A comparação de preços também não pode ser o valor real total do projecto a dividir pelas unidades recebidas, comparado com os preços sugeridos pela Airbus em 2010.
 

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Viajante

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2534 em: Março 27, 2023, 04:06:48 pm »
Viajante a sua análise está completamente errada, pois apenas se foca no Q da equação, esquecendo completamente o X da equação. As horas de engenharia para o projeto do C-390 são exportação, as peças produzidas nas duas Fábricas da Embraer em Évora, agora Aeronova, são exportação. A fabrica mudou de dono mas produz o mesmo e continua a produzir para o C-390.

Logo a Riqueza não encolheu 800 milhões, mas consideravelmente menos. Teria de se fazer o X-Q desta aquisição para saber na verdade, numa leitura simplista quanto teria sido a perda de PIB, admitindo que a aquisição de outra aeronave teria um X-Q superior.

Para as contas tem também que se considerar o IRC e Derrama das empresas em Portugal envolvidas na produção desta aeronave( se tiverem resultados positivos), e o IRS e IVA dos trabalhadores das mesmas empresas na percentagem de trabalho para este projeto.

É falso que as fabricas que estão a construir o C390 "estão no Brasil e não em Portugal". Existem componentes produzidos em Portugal, na República Checa, na Argentina e no Brasil. A Assemblagem é que é feita toda no Brasil, não a produção.

Se a análise está errada, então o C-390 vai ter contributo positivo para o PIB? Demonstre-me como é que é conseguida essa proeza. Do lado negativo tem -827 milhões!!!

Mas tem alguma dúvida de que a compra dos C-390 representa uma importação para Portugal, contabilizado pelo valor total e no Brasil vão ser contabilizados os 5 C-390 como exportações, na sua totalidade? Tem alguma dúvida?

Já deve ter reparado que os RH que até participaram no desenho de parte do avião..... já nem sequer trabalham cá e as unidades fabris que fornecem peças para a montagem dos aviões, por cá nem sequer pertencem à Embraer, que como sabe vendeu no ano passado aos espanhóis da Aernnova. Certamente a Embraer achava a relevãncia da unidade fabril tão grande para o grupo que..... vendeu esse activo! A alternativa é que estaria com a corda na garganta para vender a unidade.

Mas esclareça lá o contributo positivo, quantificado. 20 milhões de euros? 30? 40? 50?

Em relação ao A-400M, muito provavelmente a incorporação de peças nacionais no avião até é superior e até pela própria empresa que comprou a unidade de Alverca!

Se leu a minha interpelação ao Simões, referi claramente que não há criação de riqueza, há o oposto, é uma importação. Mas se me diz que estou completamente errado, então diga lá quais são esses números secretos que lhe permitem afirmar que estou errado!

Independentemente de considerações se o avião é a melhor escolha ou não. Acho que já todos percebemos que a melhor escolha seria o A-400M, mas por motivos que ultrapassam a racionalidade, a FAP tem de se contentar com o C-390! E contra essa escolha que não é técnica nem contabilistica, nenhum dos nossos argumentos serve para justificar o injustificável!
« Última modificação: Março 27, 2023, 04:10:19 pm por Viajante »
 
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