Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 09:34:49 pm »
Boa noite,
Quando o CEMA fala na substituição das atuais FFGH, o que ele tem em mente é os Crossover, com capacidade de land atack, ASW e AAW...
No entanto o GT da Marinha, prefere as ASWF ou as AH140.
Cps.
2
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Visitante123 em Hoje às 09:19:08 pm »
3
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Lightning em Hoje às 09:17:42 pm »
Mas compensações de quê?
4
Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por Visitante123 em Hoje às 09:16:10 pm »
Acho que já descobri porque é que o Navpol não desaparece. No primeiro slide ele aparece como pertencendo aos serviços centrais e não estritamente à Marinha. É um navio pago com dinheiro da Marinha mas tbm com dinheiro de outros (exército?).

Na prática o navio "beneficia" todos os ramos, e por isso "conta" como capacidade conjunta. Mas na realidade, da mesma forma que já acontece com as aeronaves de transporte da FAP, como os KC colocados também na dita alínea, este beneficio inter-ramos é algo limitado, e no fim os custos de operação e manutenção são alocados ao ramo que os opera. De resto, o pagamento vem do Estado, logo não faz diferença em que alínea estão, sem ser por politiquices.

Seguindo a mesma lógica que coloca esse meio nas capacidades conjuntas, então os F-16 também têm que ser lá colocados, já que são o único meio nacional que permite contestar o espaço aéreo, impedindo que seja totalmente controlado por um adversário, o que permite que os restantes ramos realizem as suas missões. Sem os F-16, a Marinha e o Exército são meros alvos para target practice.

A LPM é em grande parte uma fantochada, e a alínea das capacidades conjuntas é absurda quando engloba meios que serão inteiramente operados por um ramo específico. Faz sentido é ter lá cibersegurança, EMGFA e coisas similares, eventualmente um comando conjunto de helicópteros.
Até porque disto, depreende-se que os restantes investimentos, não beneficiam mais nenhum ramo sem ser o próprio onde está alocado.


De resto, para mim, o LPD está completamente obsoleto, e não passa de uma megalomania para chefias que estão paradas nos anos 80/90. Além disto, a síndrome do 8 ou 80 mantém-se. De um lado chefias que querem um LPD clássico, completamente obsoleto, do outro um CEMA que só pensa numa frota de pequenos porta-drones, enquanto que a solução certa, passa por ter navios que se encontram a meio dos dois conceitos: LHD porta-drones.

Se o dinheiro que vem do orçamento do exército pagar 1/3 então a Marinha pode:

a) ter mais um navio ou
b) recuperar só 60M que não vão servir para comprar nada.

É como o CAS. Se tiveres ST a FA fica com treinadores e CAS. Se comprarem Helis se calhar até é preferível...mas para quem? Principalmente para o exército. Mas a FA fica sem orçamento para trainers avançados. É o problema de fazer a LPM por setores (ramos) e não como um todo. Por vezes o melhor para uns não é o melhor para outros.
5
Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 09:15:36 pm »
6
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Hoje às 09:03:06 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.

Boa tarde,
Como tenho vindo a dizer nos últimos 3 anos:

OBJETIVO FAP

-20 F-16V- (PA I)

-20 F-35A Lightning II, a sedear em Ovar

As armas serão comuns as duas frotas, sendo que, irão ser adicionadas ao stock, as munições JSOW, JASSM, SDB II entre outras.

Cps,

Isto é especulação "best guess" ou está baseada nalguma fonte?
7
Conflitos do Passado e História Militar / Re: 25 De Abril
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 08:57:56 pm »
Impressão minha ou este ano foi mais "abrileiro"?

Era costume o tipo de parada militar que tivemos este ano?
8
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Fmfg em Hoje às 08:54:14 pm »
https://expresso.pt/internacional/brasil/2024-04-24-brasil-pede-acoes-concretas-apos-declaracao-de-marcelo-sobre-reparacoes-por-crimes-da-era-colonial-41e06859

Com as afirmações anteontem à noite do louco desbocado do infelizmente nosso Comandante Supremo, vamos agora ter mesmo de engolir os Super Tucano e o 6º KC-390, não vamos? ::)

É certo, 6º KC e 10 a 12 A-29.
Havendo já vozes na oposição, que concordam com o PR e acham que parte do investimento em Defesa, deveria ser direcionado para compensações.
Cps,.
Dinheiro da Defesa para compensações era a palhaçada total, isto é cada vez mais insustentável, o senil do Marcelo fritou de vez da cabeça, abre a boca e só diz merda literalmente, figurinha cada vez mais deprimente, um autêntico pateta que é neste momento uma vergonha nacional.

Comprar o 6°KC e A29 é das decisões mais tristes e ridículas dos últimos anos, mais uma cruz no caixão da FA.

Com tantas necessidades mais urgentes por suprir e vão deitar dinheiro ao lixo (ou ao bolso de alguns), isto sim deveria ser investigado e o deveria ter parecer contra dentro da FA e principalmente do CEMFA.
9
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 08:30:27 pm »
STs e 6º KC são 300M€, montante que já ajudaria bastante na modernização de várias frotas como o Merlin, por exemplo.

É pena de facto a Helibras ser subsidiária da Airbus Helicopters, e não da Leonardo Helicopters... ::)

Aqui estava uma boa pergunta para fazer  :mrgreen:
10
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 08:29:03 pm »
São armas com funções diferentes. A SDB é praticamente uma JDAM-ER com carga explosiva reduzida. A SDB II oferece a capacidade de atacar alvos móveis, substituindo em funções os Maverick.

E não compraram a SDB original, porque não quiseram, já que é uma munição relativamente barata.  ::)

Eu sei que são, é só difícil acreditar quando nem as SDB ainda conseguiram arranjar
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10