Numero insuficiente ?
Mas, partindo do principio de que a esmagadora maioria das viaturas está na sua versão básica e que nada pode ser feito para alterar a situação ?
Eu diria que não faltam Pandur...
É mais provavel faltarem efetivos para colocar dentro das viaturas ...
Faltam pois. O programa original previa 240, ficámo-nos pelos 188. Desses 188, destaca-se a falta de duas versões cruciais: PM e SHORAD. Sem uma versão SHORAD/C-UAS e sem uma capacidade AA credível no EP, não importa quantos ugprades façam à frota, que não aguentam 2 dias em combate contra um adversário que possua alguma coisa que voe.
Para colmatar estas lacunas, ou se pega em alguns dos APC, e se converte nas versões em falta, o que depressa representa 1/4 da frota de APCs, se contarmos com 10 PM e 15 SHORAD*, só aí seriam 25 veículos por converter, e isto ignorando a versão de Engenharia que nunca veio, ou então compras mais viaturas.
*15 Pandur na versão SHORAD seria o mínimo, e isto é a contar que o modelo escolhido engloba o armamento e sensores na mesma plataforma (tipo Skyranger 30). Caso seja necessária uma viatura adicional para o radar, é preciso modificar mais Pandur.
A falta de pessoal, não pode servir de desculpa para se capacitar uma força como era suposto ser, além de que as soluções para esse problema, são indiferentes a quantos Pandur temos ou não.
Os problemas de manutenção/falta de sobressalentes, é um problema autoinfligido, cuja solução é bastante simples. Pode é faltar vontade, claro!
Mas um EP que mantém interesse num LPD, e quer a sua própria frota de helicópteros, não tem desculpa para que as suas principais frotas de veículos terrestres tenham problemas de manutenção.