"Drone" VTOne da portuguesa Beyond Vision ao serviço da Marinha Portuguesa em missão NATO
julho 30, 2024No convés de voo da fragata NRP "D. Francisco de Almeida", número de amura F334 da Marinha Portuguesa, a operar sob a égide NATO Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1), uma aeronave não tripulada do fabricante português Beyond Vision, modelo VTOne, Oceano Atlântico, 30 de Julho de 2024.
O modelo VTOne é um quadricóptero VTOL ("Vertical Take-Off and Landing", "Aterragem e Descolagem Vertical") de classe 3 e de asa fixa, com um autonomia de voo de 150 minutos e alcançando uma velocidade máxima de 120 km/h. É alimentado por baterias de iões de lítio 12S, com tensão de 44.4 V e capacidade de armazenamento de 2 x 16,000 mAh. Com um peso máximo à descolagem de 15,5 kg, pode ser equipado com diferentes sistemas electro-ópticos de observação e reconhecimento, compreendendo camara 360 graus de alta resolução (8K), camara multiespectral e camara térmica.
As 6 unidades adquiridas pela Marinha Portuguesa tiveram os primeiros testes de aceitação em Março de 2023, nas instalações e espaço aéreo do Centro de Experimentação Operacional da Marinha (CEOM) e Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique (que abrange os concelhos de Sesimbra, Setúbal e Grândola).
A Beyond Vision (BV), fundada em Agosto de 2013, é uma empresa portuguesa de investigação, desenvolvimento e construção de aeronaves, com sede em Aveiro e escritórios em Lisboa e Porto, liderada por Dário Pedro (CEO). A 13 de Maio de 2024, Dário Pedro. em representação da BV. foi um dos 3 vencedores na área de propostas e conceitos em inovação em construção e desenvolvimento de drones equipados com sistemas de Inteligência Artificial no contexto da "NATO Youth Summit Challenge", em Estocolmo (Suécia).
A NRP "D. Francisco de Almeida" largou da Base Naval de Lisboa a 29 de Julho de 2024 para, sob comando do Capitão-de-fragata (OF-4) Paulo Santos Garcia liderando uma guarnição de 167 elementos, integrar o "Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1). Com a missão a decorrer, entre outros pontos, nas costas da Noruega, Escócia e Islândia, estará de regresso a Lisboa dentro de 3 meses e meio, a 16 de Novembro de 2024. A guarnição inclui um destacamento de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulados (vulgo, "drones").
Foto via NATO | SNMG1