ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Armadas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Maginot em Junho 25, 2006, 08:53:54 am

Título: Clemenceau na Madeira?
Enviado por: Maginot em Junho 25, 2006, 08:53:54 am
Um amigo meu residente na Suiça diz ter ouvido na rádio há uns tempos que o Clemenceau, regressado do fracasso da India pelo cabo da Boa Esperança, tinha a possibilidade de ficar em Portugal. O governo francês negociava um estacionar na ZEE da Madeira até resolver o problema, estando no momento o Clemenceau já na ZEE.

Alguem sabe de alguma coisa disto?
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Junho 25, 2006, 11:21:30 am
:rir:

Um porta-aviões francês cheio de amianto, chumbo, mercúrio e outros resíduos tóxicos estacionado em pleno Atlântico, na nossa ZEE :?:
O Tribunal Supremo Indiano não o quis, as nossas autoridades iriam aceitar :?:


Citar
estando no momento o Clemenceau já na ZEE


Que eu saiba, o FS Clemenceau está no porto de Brest.......
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Junho 25, 2006, 01:42:20 pm
Ver:

http://www.defense.gouv.fr/sites/defens ... clemenceau (http://www.defense.gouv.fr/sites/defense/english_contents/former_aircraft_carrier_clemenceau)
Título:
Enviado por: papatango em Junho 25, 2006, 02:33:29 pm
Era de facto mesmo engraçado, colocar um cancro flutuante, infectado, numa ilha que em grande medida vive do turismo.

 :oops:
Título:
Enviado por: Johnnie em Junho 25, 2006, 06:31:07 pm
Se o Clemanceau tem estes problemas tal se passará tambem com o irmão FOCH que agora presta serviço na Marinha Brasileira sob o nome de S. Paulo certo???
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Junho 25, 2006, 07:11:33 pm
Citação de: "Johnnie"
Se o Clemanceau tem estes problemas tal se passará tambem com o irmão FOCH que agora presta serviço na Marinha Brasileira sob o nome de S. Paulo certo???


Resumindo:
O FS Clemenceau (R 98) foi retirado do activo em 1 de Outubro de 1997, para posterioremente ser desmantelado num estaleiro indiano. A polémica estalou devido à não remoção por parte das autoridades francesas de produtos tóxicos tais como o amianto, o PCB ( penso que seja o Pyranol - utilizado como fluido hidraulico), chumbo e mercúrio, materiais esses presentes na estrutura do navio. Isto é uma violação da Convenção de Basel sobre resíduos perigosos e o seu transporte e armazenamento por páises em vias de desenvolvimento. Depois de umas peripécias com o Greenpeace, o Supremo Tribunal Indiano não autorizou o seu desmantelamento na India, voltando o Clemenceau para o porto de Brest.......e por lá continua.

O NAeL São Paulo (ex-FS Foch ) comprado pelo Brasil em 2001, também tem na sua estrutura os mesmos produtos tóxicos, o que implicará a sua remoção aquando do desmantelamento. Não sei se houve casos de envenenamento da tripulação do São Paulo, já que este tem 43 anos e a sua estrutura pode estar a libertar particulas de amianto e mercúrio que quando inaladas podem danificar os pulmões e o sistema nervoso irreversivelmente
Título:
Enviado por: snakeye25 em Junho 25, 2006, 10:38:11 pm
O São Paulo não padece dos mesmos problemas. Uma das condições da transferência foi a remoção do amianto pelos franceses antes de passar para mãos brasileiras.
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Junho 26, 2006, 07:59:42 am
Não tinha a certeza se os franceses tinham removido o amianto aquando da transferencia para a Marinha Brasileira............obrigado pela informação
Título:
Enviado por: Rui Elias em Julho 31, 2006, 04:20:11 pm
Citar
Um amigo meu residente na Suiça diz ter ouvido na rádio há uns tempos que o Clemenceau, regressado do fracasso da India pelo cabo da Boa Esperança, tinha a possibilidade de ficar em Portugal. O governo francês negociava um estacionar na ZEE da Madeira até resolver o problema, estando no momento o Clemenceau já na ZEE.


Provavelmente tratou-se de uma extrapolação dos jornalistas.

Na viagem de regresso o Clemanceau teria passado perto da Madeira, mas nem a França sequer entrou em contacto com as autoridades portuguesas para que o navio pemanecesse fundeado ao largo da ilha.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Setembro 29, 2006, 11:17:51 am
Foto do Clemenceau em Brest, tirada em Julho de 2006:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww0.marine.free.fr%2Fimages%2Fvignettegclemenceau4337.jpg&hash=77fce6624e42cbbbe65c7ec9b4f0781f)

Como curiosidade, nesta foto, em primeiro plano vemos o BPC Tonerre, "irmão" do BPC Mistral, navio de projecção de forças francês:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww0.marine.free.fr%2Fimages%2Fvignettegtonnerre4335.jpg&hash=cdb3dcd670eb12c0076724b32fa8aa99)
Título:
Enviado por: old em Setembro 29, 2006, 12:05:04 pm
Les pasara lo mismo con su Charle De Gauelle y sus problemas en los reactores nucleares?

Vaya historia la del Clemenceau de un lado para otro sin saber que hacer con el
Título:
Enviado por: Rui Elias em Setembro 29, 2006, 01:53:52 pm
Old:

Julgo que a França não terá muitas dificuldades a resolver esse problema, ainda que obrigue o navio a ficar acostado uns tempos.

Afinal a França é um país que domina bem a tecnologia nuclear.

Talvez, quando o 2º PA francês estiver no activo, eles tentem rectificar os problemas no Charles de Gaule.
Título:
Enviado por: P44 em Setembro 29, 2006, 02:59:26 pm
http://www.netmarine.net/bat/porteavi/c ... toulon.htm (http://www.netmarine.net/bat/porteavi/clem/departoulon.htm)
Título:
Enviado por: JLRC em Setembro 29, 2006, 03:56:09 pm
Citação de: "old"
Les pasara lo mismo con su Charle De Gauelle y sus problemas en los reactores nucleares?


Mas que problemas Old? Já chega de boatos maldosos e invejosos :evil:
Como diria um conhecido nosso...Fuentes?
Título:
Enviado por: Rui Elias em Setembro 29, 2006, 04:10:01 pm
Citar
Como diria um conhecido nosso...Fuentes?


É isso, Old:

Fuentes... pero sin bromas    :mrgreen:
Título:
Enviado por: Sintra em Setembro 29, 2006, 05:31:35 pm
O "Charles" actualmente está fino e recomenda-se...
 "Off Topic", já repararam que quando um certo fórum Sul Americano vai abaixo, este duplica o nº de mensagens colocadas?  :twisted:
Título:
Enviado por: p_shadow em Setembro 30, 2006, 03:37:28 am
Citação de: "Sintra"
"Off Topic", já repararam que quando um certo fórum Sul Americano vai abaixo, este duplica o nº de mensagens colocadas?  :rir:
Título:
Enviado por: Rui Elias em Outubro 02, 2006, 09:38:20 am
É verdade, Sintra.

Por mim falo:

Quando o DB vai abaixo, e tenho que colocar a gravata e vir para aqui deitar bitaites.   :oops:

Mas a ida minha para o Fórum DB tem um longa história que alguns colegas lhe poderão contar.
Título:
Enviado por: Luso em Outubro 02, 2006, 09:55:28 am
Um desgraçadinho, o nosso Rui Elias...
Mas noto um certo desespero para dar à tecla.
E Rui: olhe que a gravata não lhe fica mal.
Pelo menos prefiro gravata do que chinelo de dedo. Gostos...
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 02, 2006, 01:49:33 pm
a esquerda-caviar não se sente muito confortável diante dos Dígnissimos Representantes da Alta Nobreza...

 :mala:  :jok:
Título:
Enviado por: old em Outubro 02, 2006, 04:58:24 pm
Citação de: "Rui Elias"
Citar
Como diria um conhecido nosso...Fuentes?

É isso, Old:

Fuentes... pero sin bromas    :mrgreen:



A ver a ver vecinos. EL R91 siempre a tenido toda clase de problemas, otra cosa es que haya que buscar un poco para encontralos..
Lo que no le quita ser un temible barco

http://www.machtres.com/datos%20francia.htm (http://www.machtres.com/datos%20francia.htm)

R91:
*Transferido de constructores a la marina francesa en 1996
*Con problemas de máquinas en Jun.27/99
*Problemas de cabotaje
*Ahora completamente operacional a excepción del proyecto para alargar la cubierta de vuelo y reforzar la  protección contra la radiación creciente de sus  reactores
Título:
Enviado por: Rui Elias em Outubro 14, 2006, 03:09:02 pm
Citar
Um desgraçadinho, o nosso Rui Elias...
Mas noto um certo desespero para dar à tecla.
E Rui: olhe que a gravata não lhe fica mal.
Pelo menos prefiro gravata do que chinelo de dedo. Gostos...


Ainda bem que me gosta de ver de fato e gravata, Luso   :wink:

Mas olhe que de dia para dia, são casa vez mais o utilizadores e participantes do FórumDEF que de vez em quando gostam de dar um salto às praias de Ipanema.

Até o Luso já lá tem ido, numas viagens relâmpago

______________________


Old:

Actualmente o Clemenceau encontra-se acostado no porto de Brest, em França à espera que deja decidido o seu futuro.