Uma seca extrema é sempre complicada, mas ela não é igualmente complicada para Portugal como para Espanha.
O problema, é o de a Espanha numa situação de desespero, tentar conservar toda a água que deveria deixar correr para Portugal.
A Espanha pode sempre alegar que Portugal não tem problemas com a mesma dimensão e que por isso pode viver sem a água que vem de Espanha.
Na verdade, temos em Portugal um grande desperdicio de água, mesmo no sul do país. Se aproveitada há ainda quantidades consideraveis de Água.
Não nos podemos esquecer que mesmo no rio Tejo, a quantidade de água do rio aumenta bastante já em território português por causa dos caudais que lhe são acrescentados pelos rios portugueses. O Sado e o Mondego, são exclusivamente portugueses e se adequadamente tratados podem abastecer muitas populações.
O problema, é que tendo isto em consideração a Espanha (que tem inevitavelmente mais problemas de água que nós) possa agir unilateralmente.
A Espanha pode fazer isso, primeiro porque lhe é técnicamente possível e depois porque pode alegar que Portugal mesmo em situação de ruptura, pode sozinho ter proporcionalmente mais água que a Espanha.
Isto no entanto, não quer dizer que sejamos completamente autonomos, porque com o actual nível de desperdicio teremos sempre problemas.
O outro problema também é o da agrucultura do sul de Espanha, que não tem água mas é completamente desregrada. A Agricultura no sul de Espanha foi desenvolvida sem planeamento e sem pensar que no futuro não haveria água.
A Espanha em algumas regiões tem tantos problemas quanto Israel, no entanto, a acreditar no que vejo na imprensa espanhola, não há sequer planos consequentes e significativos para implementar sistemas de rega adequados para a agricultura de regadio.
A Espanha desenvolveu a sua agricultura de exportação baseada nas técnicas de rega intensiva nos anos 80 e 90, com vista a alimentar mercados da União Europeia, mas não parece ter considerado o problema da água.
O problema não está na construção de fábricas para retirar o sal da água, está na contenção do consumo.