AH-64 - Apache

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Fábio G.

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AH-64 - Apache
« em: Agosto 03, 2004, 11:18:03 pm »
AH-64 APACHE

Helicóptero de Ataque e Reconhecimento, dia/noite

HISTÓRIA

Inicialmente o Hughes Modelo 77 entrou na competencia para o fornecimento ao Exército dos EUA de um helicóptero avançado de ataque, o primeiro voo dos dois protótipos YAH-64 foi de 30 de Setembro a 22 de Novembro de 1975, foi denominado Apache em 1981. As entregas iniciaram-se em Janeiro de 1984, para um total de 800 exemplares entregues até Julho de 1993, e chegou a 900 em Outubro de 1995, com uns contratos de exportação de 104 AH-64, mais tarde incrementados a 213 ( 116 AH-64A, 97 AH-64D) para Julho de 1995. O ultimo dos 821 AH-64A foi entregue ao US Army em 30 Abril de 1996. Em Março de 1999 chegou-se aos 1000 Apache ( incluindo uma renovação dos AH-64D).

Em 27 de Maio de 1997 a Boeing obteve um contracto de US$ 15.9 millones, para o desenho, manufactura e provas em voo de uma nova secção central que incorpore materais compostos avançados. Num desenvolvimento aparte, em 5 de Octubro de 1998, apareceu uma versão modificada do AH-64D Apache Longbow, iniciou os voos de teste para a experimentação de um capacete avançado de manejo. Este foi desenvolvido pela Phantom Works num periodo de 60 meses, sob um contrato de US$ 80 M destinado á melhora do sitema de controlo e apresentação. Os dados de voo e missão são apresentados aos pilotos em três grandes ecrans a cores multipropósito e conta com a habilidade para reconhecer e responder a comandos verbais.



AH-64A

O AH-64A foi reconhecido como o helicóptero avançado de ataque mais capaz do mundo. A companhia Boeing constrói actualmente na sua fábrica de Mesa, Arizona, os Apache para o U.S. Army e outros Exércitos ou Forças Aéreas do mundo. Este helicóptero de ataque é capaz de desempenhar a sua missão á luz do dia ou de noite e com quase qualquer tipo de condições meteriológicas. Este helicóptero utiliza equipamento laser, infravermelhos e outros de visão nocturna para encontrar, seguir e atacar qualquer tipo de veiculo blindado ou outro tipo de alvos. Está armado com 16 misseis Hellfire de precisão, 76 rockets de 70mm ou uma combinação de ambos, e ainda tem um cañon multitubo de 30mm con munição de alto explosivo ou munição de duplo propósito.
  Esteve presente no Panamá, onde aproveitou todas as suas vantagens de atque com visão nocturna; durante a Operação Desert Storm, encabeçou o ataque para destruir os radares de alerta antecipada do Exército iraquiano, atribuiu-se ainda a destrucção de 500 tanques e grande quantidade de transportes blindados de pessoal. Actualmente o Exército dos Estados Unidos tem helicópteros AH-64A Apache destinados nos EUA, Gran Bretanha, Alemanha e Coreia do Sul.
 
 

AH-64D Longbow
 
O helicóptero de combate multimissão AH-64 Apache, é utilizado actualmente pelas forças de defesa em todo o mundo em duas versões: o AH-64A Apache e a versão de nova geração AH-64D Apache Longbow equipado com radar, ou sem o radar Longbow conhece-se por AH-64D Apache. O Longbow é a nova versão do AH-64A Apache e um candidato para preencher os requesitos de muitas forças armadas do mundo, nas missões de ataque e reconhecimento. Na actualidad a Boeing produziu este helicóptero para o U.S. Army e as forças de defesa da Holanda e do Reino Unido. Em Dezembro de 1999 a Boeing já havia entregue ao U.S. Army 100 unidades do Longbow e espera receber pedidos para entregar na primeira década de 2000 mais de 1000 unidades. O primeiro Apache AH-64D Longbow foi entregue ao U.S. Army en 1997, este é o unico helicóptero de ataque de quarta geração, com a habilidade de detectar, classificar, priorizar e bloquear objectivos no modo estacionário e em movimento e com quase todo o tipo de tempo.
As caracteristicas do sistema de armas e comunicações permitem aos pilotos, no campo de batalha um manejo mais efectivo do seu entorno, isto graças á integração nele de um sistema de controlo de tiro, misseis Hellfire de desenho avançado e uma aviónica melhorada. Como os seus predecessores o Longbow tem um canhão automático de 30mm M230. A primeira unidade completamente preparada para o combate no U.S.Army é o Batalhão 1-227º actualmente situado em Fort Hood, Texas e que se encuentra operacional desde Novembro de 1998. A Boeing produziu 232 AH-64D Apache Longbow no periodo 1997-2002.

Em 1995 realizaram-se provas por parte do U.S. Army a fim de estudar as capacidades do Longbow, demostrando-se que:

Era um 400% mais letal na destruição do seus objectivos que o AH-64A, que para essa época era o mais avançado do seu género.
Tem uma capacidade de sobrevivência 720% superior al AH-64A.
Excede as especificações do U.S. Army no que respeita a aquisição de alvos.
Tem habilidade de adquirir ao mesmo tempo 128 alvos, priorizar os 16 mais perigosos, transmitir a informação a outra aeronave e iniciar um ataque de precisão em menos de 30 segundos. Requere um terço menos de horas por pessoa na sua manutenção por hora de voo, que o AH-64A.
O Longbow pode seguir alvos em voo através da chuva, fumo e neblina por meio dos sistemas FLIR e TV. O sistema de missil Hellfire pode atacar alvos a curta distância em modo bloquear e lançar ou em modo lançar e depois bloquear em voo.
No programa inicial, o AH-64D devia equipar 26 batalhões, sendo reduzido a 16 do Exército, três companhias, cada uma com oito helicópteros, por batalhão.


SISTEMA DE RADAR
 
O sistema de radar "varre" sectores de 360º para alvos aéreos ou 270º em sectores de 90º para alvos terrestres. A finais de 1997 foi sometido a um redesenho a parte do transmissor com o objectivo de evitar as pobres prestações apresentadas por alguns componentes eléctricos a baixas temperaturas, o nuevo transmissor ultrapassou os requesitos iniciais.



USUÁRIOS
 
Actualmente o US Army tem operativos cerca de 27 AH-64A (incluindo seis protótipos), dos quais o ultimo foi entregue em Abril de 1996. As ordens confirmadas de exportação totalizavam 221 para finais de 1999. Israel ordenou 18 en Marzo de 1990 e outros 24 de segunda mão (incluindo 18 do US Army na Europa entregues em Setembro de 1993). Em 1999 Israel devido aos custos da versão AH-64D solicitou um melhoramento dos AH-64A á versão Ah-64D.



ARMAMENTO
 
O Apache conta con o canhão Boeing M230 automático de 30mm, e um sistema de controlo eléctronico das Industrias Smith. O canhão de 30mm tem uma cadência de tiro 625 disparos/min de munição HE ou HEDP (alto explosivo), ainda pode operar com munição tipo Aden/DEFA de 30mm. Tem quatro suportes naas asas onde pode transportae até 16 misseis anti-tanques Hellfire/Hellfire 2 ou 76 rockets de 2.75mm FFAR. Dentro das modificações propostas, está a adição de dois novos pontos onde se pode transportarportar quatro misseis Stinger, quatro Mistral ou dois Sidewinder. O sistema de curto alcance Starstreak AAM completou as suas provas iniciais em Fevereiro de 1997, e foi testado para ser utilizado nas aeronaves do US Army e da Inglaterra.



AVIÓNICA

Radar: O Apache transporta o radar Lockeed Martin/Northrop Grumman AN/APG-78 Longbow com cobertura de 360°, no qual pode apresentar até 256 alvos em situação táctica.
Controlo de voo: Tem um sistema BAE North America AN/ASN-157 de tipo Doppler, equipamento Honeywell digital de estabilização automática; sistema de GPS; e sistema para voo rasante. O sistema Doppler permite voo a muito baixa altitude e permite armazenamento de dados para os alvos.
Sinalizador de blancos: O sistema Lockeed Martin de aquisição de alvos AN/AAQ-11, tem um sistema de sensores nocturnos instalado no nariz. O sitema TADS consiste nuna torre giratória (+- 120º em azimuth e +-30/-60 em elevação).
Autodefesa: O equipamento de sobrevivência da aeronave está constituido por um Litton AN/APR-39 de tipo passivo, um sistema de interferencias AN/ALQ-144 Sanders; sistema laser Raytheon AN/AVR-2, dispensador de chaffs e radar AN/APR-48A.


AH-64A



AH-64D Longbow


« Última modificação: Agosto 04, 2004, 12:46:47 am por Fábio G. »
 

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Fábio G.

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« Responder #1 em: Agosto 03, 2004, 11:46:06 pm »





Primary Function: Day/night, twin-engined, attack/reconnaissance helicopter.

Contractor: McDonnell Douglas (Boeing)

Crew: Two


Powerplant:Two T700-GE-701C turboshafts each rated at 1,800 shp (1342 kW)

Dimensions

Length: 58.17 ft (17.73 m)
Wingspan: 17.15 ft (5.227 m)
Height: 15.24 ft (4.64 m)

Weights

Empty: 11,387 lb (5165 kg)
Maximum Takeoff: 15,075 lb (6838 kg) -- gross
 
Performance
 
Max speed: 225 mph (362 kmh)
Ceiling: N/A
Range: 400 km - internal fuel - 1,900 km - internal and external fuel

Armament

M230 30mm Gun
70mm (2.75 inch) Hydra-70 Folding-Fin Aerial Rockets
AGM-114 Hellfire anti-tank missiles
AGM-122 Sidearm anti-radar missile
AIM-9 Sidewinder Air-to-Air missiles
Stinger Air-to-Air missiles
« Última modificação: Agosto 04, 2004, 10:29:38 am por Fábio G. »
 

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Fábio G.

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« Responder #2 em: Agosto 04, 2004, 12:25:01 am »
Paises a operar o AH-64:

US [811]
UK [67 WAH-64D]
Egypt [35 AH-64D]
Netherlands [30 AH-64D]
UAE [30 AH-64A]
Greece [20 AH-64A + 12 AH-64D (com opção + 4)]
Israel [37 AH-64A --> 12 AH-64D]
Singapore [20 AH-64D]
Kuwait [16 AH-64D]
Saudi Arabia [12 AH-64A]
Japan [2 AH-64D]

(alguns numeros de aeronaves podem não estar correctos, nem actualizados)
 

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Moi

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« Responder #3 em: Agosto 04, 2004, 10:15:58 am »
Sem dúvida uma máquina fantástica, mas cara de operar... :(
 

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JNSA

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« Responder #4 em: Agosto 04, 2004, 10:42:12 am »
Óptimo para destruir tanques soviéticos a quilómetros de distância, na Europa Central... Para tudo o resto prefiro um AH-1Z ou um Tiger ARH... :(  [/quote]

Cara de operar, difícil de manter, com um canhão pouco fiável e sobretudo, com uma doutrina de emprego incorrecta... Se fossem usados pelo USMC, não tenho dúvidas de que teriam uma (ainda) melhor fama...
 

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Spectral

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(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 04, 2004, 12:27:44 pm »
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Cara de operar, difícil de manter, com um canhão pouco fiável e sobretudo, com uma doutrina de emprego incorrecta... Se fossem usados pelo USMC, não tenho dúvidas de que teriam uma (ainda) melhor fama...


Sim, a já famosa "carga da brigada ligeira de Fallujah" em que 20 Apaches carregam contra uma divisão da Guarda Republicana sem coordenação ou apoio da artilharia, força aérea e sem sequer ter havido um reconhecimento da área.  :roll: Resultado: 1/2 aparelhos abatidos e todos os outros extensivamente danificados, num dano de milhões de dólares..

Como o JNSA diz, o USMC utiliza os helis de ataque de uma maneira muito mais racional. Cada vez mais o futuro dos helis de ataque parece ser o "close air support" e não essas missões de interdição atrás das linhas de combate.
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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JNSA

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« Responder #6 em: Agosto 04, 2004, 12:38:44 pm »
Citação de: "Spectral"
Citar
Cara de operar, difícil de manter, com um canhão pouco fiável e sobretudo, com uma doutrina de emprego incorrecta... Se fossem usados pelo USMC, não tenho dúvidas de que teriam uma (ainda) melhor fama...

Sim, a já famosa "carga da brigada ligeira de Fallujah" em qe 20 Apaches carregam contra uma divisão da Guarda Republicana sem coordenação ou apoio da artilharia, força aérea e sem sequer ter havido um reconhecimento da área.  :?  Se os Apache não fossem tão blindados, os americanos podiam ter tido ali uma catástrofe...

Citação de: "Spectral"
Como o JNSA diz, o USMC utiliza os helis de ataque de uma maneira muito mais racional. Cada vez mais o futuro dos helis de ataque parece ser o "close air support" e não essas missões de interdição atrás das linhas de combate


Exacto, Spectral - cada "macaco no seu galho" - hélis de ataque para CAS; caças e bombardeiros para interdição...