Marinha dá cursos sobre como lidar com jornalistas

  • 0 Respostas
  • 2478 Visualizações
*

TOMKAT

  • Especialista
  • ****
  • 1173
  • +0/-0
Marinha dá cursos sobre como lidar com jornalistas
« em: Março 30, 2005, 03:11:47 am »
Notícia do Público:
Citar
Marinha dá cursos sobre como lidar com jornalistas

A Marinha dá cursos à Força Aérea a ao Exército sobre como lidar com os jornalistas. Nos dois últimos anos, este ramo organizou um curso intensivo de uma semana sobre os meios de comunicação social,que inclui treinos e técnicas para os militares se relacionarem com os orgãos de informação.
O respnsável pelas relações públicas da Marinha, comandante Gouveia e Melo, explicou ao PÚBLICO que "a Marinha sentiu necessidade de criar uma massa crítica nesta área relacionada com a comunicação social". "A sociedade está muito mediatizada e nós, como instituição e com as missões e as tarefas que temos e com o relacionamento que temos que ter com a sociedade portuguesa,não podemos evitar essa mediatização. Temos que compreender melhor esses fenómenos para saber actuar", acrescentou.
Este militar reconhece que, nas Forças Armadas, "há alguma dificuldade de percepção da importância desta área". No passado, recorda, "dizia-se
muitas vezes: "Afastem-se os jornalistas."" "O jornalista não é um bicho papão, é uma profissão importante no sistema democrático, com a qual temos que conviver da melhor forma possível", afirmou.
Os "alunos" são militares que desempenham funções de relações públicas nos três ramos. Este ano, a turma, de cerca de 30 pessoas, inclui também elementos da GNR. O curso, que decorre no Instituto Superior Naval de Guerra, em Lisboa, é organizado com a colaboração de professores da Escola Superior de Comunicação Social.
Algumas das disciplinas são sobre a história dos meios de comunicação social em Portugal e a sua caracterização, sobre "estratégias e tácticas de relacionamento" e "instrumentos de contacto" ou "planos de comunicação em situações de crise". Fazem também media training em que simulam entrevistas aos militares para estes aprenderem a lidar com perguntas díficeis ou responder a assuntos para os quais não estavam preparados. "Treina-se como colocar a voz, que postura se deve ter,como reagir a perguntas díficeis. O truque é saber-se sempre mais que os jornalistas e, para isso,é importante a preparação" antes de uma entrevista ou de uma conferência de imprensa, disse o comandante Gouveia e Melo.
Helena Pereira


Deveriam abrir estes cursos aos administradores da Vicaima pelo que se viu ontem nas tv's, o operador de câmara da SIC oferece-lhe a inscrição. :lol:
IMPROVISAR, LUSITANA PAIXÃO.....
ALEA JACTA EST.....
«O meu ideal político é a democracia, para que cada homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado»... Albert Einstein