6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2715 em: Dezembro 03, 2021, 04:50:26 pm »
Mas o substituto dos velhinhos Alouette III não são os AW119 Koala...?!  :mrgreen:

Por cá sim, que é miséria que é, quando foi lançado um concurso para um helicóptero monomotor por 20M€ + IVA.

Em países onde se levam as coisas a sério, é um bimotor ligeiro o substituto do também lá cinquentenário Alouette. E o resto é conversa... ::)

Não vejo problema nenhum nos Koala substituirem os Al3 nas funções não tácticas. Até a US Navy achou uma boa ideia. O problema mesmo é não aparecerem os helis tácticos.

A versão americana do 119 para a USN destina-se e tão somente á instrução além de que em termos de sensores deixa a nossa versão a milhas !
Compará-las é como comparar um F16 nosso a um Americano !!

https://www.thedrive.com/the-war-zone/31829/its-official-leonardo-wins-the-navys-new-th-73a-training-helicopter-contract

Cumprimentos
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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LM

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2716 em: Dezembro 03, 2021, 04:56:57 pm »
Tenho reparado que existem diferenças apreciáveis entre o numero de "passageiros / soldados equipados ligeiramente" e o numero de "soldados totalmente equipados" em vários modelos - o AW139W 15 vs 10, o UH-60 14 vs 11 (fully equipped combat soldiers in an assault-ready configuration), o H160M leva 5 "equipped commandos"... será que o AW169M leva 8 (10, sem artilheiros?) soldados totalmente equipados? 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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wyldething

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2717 em: Dezembro 03, 2021, 08:52:57 pm »
Mas o substituto dos velhinhos Alouette III não são os AW119 Koala...?!  :mrgreen:

Por cá sim, que é miséria que é, quando foi lançado um concurso para um helicóptero monomotor por 20M€ + IVA.

Em países onde se levam as coisas a sério, é um bimotor ligeiro o substituto do também lá cinquentenário Alouette. E o resto é conversa... ::)

Não vejo problema nenhum nos Koala substituirem os Al3 nas funções não tácticas. Até a US Navy achou uma boa ideia. O problema mesmo é não aparecerem os helis tácticos.

A versão americana do 119 para a USN destina-se e tão somente á instrução além de que em termos de sensores deixa a nossa versão a milhas !
Compará-las é como comparar um F16 nosso a um Americano !!

https://www.thedrive.com/the-war-zone/31829/its-official-leonardo-wins-the-navys-new-th-73a-training-helicopter-contract

Cumprimentos

Tanto quanto sei a maior diferença do TH-73A para o  AW119MkII é que o nosso não tem certificação IFR apesar de ter capacidade para treinar os procedimentos IFR, pelo que os nossos pilotos podem treinar o voo IFR na mesma, mas sem ter de pagar o preço de uma aeronave certificada.
Colocando de fora as operações tácticas só sobra SAR, transporte e apoio a proteção civil e nisso é bastante mais competente que o Al3. É certo que com dois motores poderia ter mais raio de acção do que o SAR costeiro, mas é uma questão de custo/benefício e fazer opções. O Koala poupa muito dinheiro e lá está, não se pode querer comprar um Ferrari quando só há dinheiro para a gasosa de um papa-reformas. Em Portugal somos uns pelintras mas temos a mania de pensar que somos ricos e queremos agir como tal. Pelo menos desta vez acho que a opção tomada foi a mais correcta para as funções pretendidas. O heli táctico é que não há meio de aparecer.
Já agora, o TH-73 bateu o bimotor H135  no concurso da US Navy.

E os F-16 portugueses não estão tão longe dos americanos como isso, tal como o nosso Koala não está do Thrasher, por isso a comparação acaba por não ser descabida de todo.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2718 em: Dezembro 03, 2021, 09:45:29 pm »
Mas o substituto dos velhinhos Alouette III não são os AW119 Koala...?!  :mrgreen:

Por cá sim, que é miséria que é, quando foi lançado um concurso para um helicóptero monomotor por 20M€ + IVA.

Em países onde se levam as coisas a sério, é um bimotor ligeiro o substituto do também lá cinquentenário Alouette. E o resto é conversa... ::)

Não vejo problema nenhum nos Koala substituirem os Al3 nas funções não tácticas. Até a US Navy achou uma boa ideia. O problema mesmo é não aparecerem os helis tácticos.

A versão americana do 119 para a USN destina-se e tão somente á instrução além de que em termos de sensores deixa a nossa versão a milhas !
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Cumprimentos

Tanto quanto sei a maior diferença do TH-73A para o  AW119MkII é que o nosso não tem certificação IFR apesar de ter capacidade para treinar os procedimentos IFR, pelo que os nossos pilotos podem treinar o voo IFR na mesma, mas sem ter de pagar o preço de uma aeronave certificada.
Colocando de fora as operações tácticas só sobra SAR, transporte e apoio a proteção civil e nisso é bastante mais competente que o Al3. É certo que com dois motores poderia ter mais raio de acção do que o SAR costeiro, mas é uma questão de custo/benefício e fazer opções. O Koala poupa muito dinheiro e lá está, não se pode querer comprar um Ferrari quando só há dinheiro para a gasosa de um papa-reformas. Em Portugal somos uns pelintras mas temos a mania de pensar que somos ricos e queremos agir como tal. Pelo menos desta vez acho que a opção tomada foi a mais correcta para as funções pretendidas. O heli táctico é que não há meio de aparecer.
Já agora, o TH-73 bateu o bimotor H135  no concurso da US Navy.

E os F-16 portugueses não estão tão longe dos americanos como isso, tal como o nosso Koala não está do Thrasher, por isso a comparação acaba por não ser descabida de todo.

Provavelmente na nova legislatura, o concurso não abrirá, e não haverá "evacuação".
Continuo sem entender, o porque de não se ir ao armydepot, e trazer uns CH-47 e UH-60, para as missões de transporte táctico, especial, operações especiais, e combate a incêndios, uns 5 CH-57 e 16 UH-60 modernizados para o padrão V.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2719 em: Dezembro 04, 2021, 11:35:05 am »
Eu continuo a apostar que a melhor opção seria ter os quatro CSAR operacionais, mesmo com o risco de de uma assentada podermos perder 30 elementos, como os especialistas alegam

Coitados da Royal Navy, obrigados a transportar os Royal Marines  para operações nessa treta de helis.  :mrgreen:
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2720 em: Dezembro 04, 2021, 01:19:51 pm »
Eu continuo a apostar que a melhor opção seria ter os quatro CSAR operacionais, mesmo com o risco de de uma assentada podermos perder 30 elementos, como os especialistas alegam


Coitados da Royal Navy, obrigados a transportar os Royal Marines  para operações nessa treta de helis.  :mrgreen:




 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2721 em: Dezembro 04, 2021, 02:40:04 pm »
Eu continuo a apostar que a melhor opção seria ter os quatro CSAR operacionais, mesmo com o risco de de uma assentada podermos perder 30 elementos, como os especialistas alegam

Coitados da Royal Navy, obrigados a transportar os Royal Marines  para operações nessa treta de helis.  :mrgreen:

Já para não falar da Raf no Afeganistão. O mais engraçado é nenhum iluminado se lembrar disso mais isto. Os Gregos foram só buscar 40, só com custos de transporte.  ::)











Saudações
« Última modificação: Dezembro 04, 2021, 02:41:19 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2722 em: Dezembro 04, 2021, 04:26:40 pm »
Eu continuo a apostar que a melhor opção seria ter os quatro CSAR operacionais, mesmo com o risco de de uma assentada podermos perder 30 elementos, como os especialistas alegam

Coitados da Royal Navy, obrigados a transportar os Royal Marines  para operações nessa treta de helis.  :mrgreen:

Já para não falar da Raf no Afeganistão. O mais engraçado é nenhum iluminado se lembrar disso mais isto. Os Gregos foram só buscar 40, só com custos de transporte.  ::)











Saudações

Muito bélicos....
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2723 em: Dezembro 04, 2021, 05:55:45 pm »
Eu estava a falar dos Commando Merlin da Royal Navy  :mrgreen:.

« Última modificação: Dezembro 04, 2021, 05:57:41 pm por Lightning »
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2724 em: Dezembro 05, 2021, 09:10:05 am »
Eu estava a falar dos Commando Merlin da Royal Navy  :mrgreen:.



Mesmo heli na mesma versão Hc3. 22 Ex RAF passados para a marinha em 2016. -P

Citar
Command of the UK Merlin HC3/3A fleet was formally transferred from the RAF to the Royal Navy during a ceremony at RAF Benson on 30 September 2014. As part of the same ceremony, the RAF's 78 Sqn was disbanded and the Royal Navy's 846 Naval Air Squadron stood-up with the Merlin.[105] The RAF's 28(AC) continued to operate as part of the Commando Helicopter Force until July 2015, when 28(AC) Sqn stood down and 845 Naval Air Squadron stood-up. 846 NAS relocated from RAF Benson to RNAS Yeovilton in March 2015, with 845 NAS following in June 2016

https://en.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW101



Cumprimentos
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2725 em: Dezembro 05, 2021, 11:43:22 am »
Ainda não percebi haverem aqui tanta gente contra helicopteros mono-motor.
O OH-58 Kiowa só tem um motor.O Aérospatiale Gazelle que teve bastante sucesso no Iraque tembem só tem um motor.
Mesmo para o FARA(Future Attack Reconnaissance Aircraft) do US ARMY a proposta da Sikorsky só tem um motor a da Bell tem dois mas o segundo motor é apenas de apoio.

Mas parece que a ideia do AW119 escolta e EH-101 para transporte de tropas já morreu.

Quanto ao helicóptero de evacuação, vamos ver o que o ​​​​​​CEMFA vai inventar em 2022 para a não vinda dos meios.
 
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2726 em: Dezembro 07, 2021, 10:19:14 am »
Mais detalhes do negócio austríaco.

Citar
Italy and Austria sign G2G agreement for 18 AW169 helicopters
03 DECEMBER 2021

by Georg Mader
 
Italy and Austria have entered into a government-to-government (G2G) agreement for the sale and procurement of 18 Leonardo AW169 multirole helicopters for the Austrian Armed Forces (Bundesheer). Signed on 2 December at the Italian Ministry of Defence in Rome between Defense Minister Lorenzo Guerini and Austrian Defense Minister Klaudia Tanner, the implementation phase of the agreement paves the way for a formal contractual agreement by 20 December and acquisition signature in mid-January 2022. Austria has earmarked between EUR300 million (USD340 million) and EUR400 million for the programme.

According to the Italian National Armaments Directorate (ARMAERO), the contract will cover six helicopters in the AW169B configuration, as well as up to 12 potentially armed AW169MA helicopters. Spares, training, support, and other items will be included in the sale. The agreement also includes an option for a further six AW169Bs and a further 12 AW169MAs; however, it was not said for how long this option will remain valid
.

https://www.janes.com/defence-news/defence/latest/italy-and-austria-sign-g2g-agreement-for-18-aw169-helicopters

É que é tal e qual como cá... ::)


Ainda não percebi haverem aqui tanta gente contra helicopteros mono-motor.
O OH-58 Kiowa só tem um motor.O Aérospatiale Gazelle que teve bastante sucesso no Iraque tembem só tem um motor.
Mesmo para o FARA(Future Attack Reconnaissance Aircraft) do US ARMY a proposta da Sikorsky só tem um motor a da Bell tem dois mas o segundo motor é apenas de apoio.

O conceito inicial do "helicóptero de evacuação" é mais amplo do que uma mera escolta, daí que os exemplos que deste do Kiowa Warrior e Gazelle não façam muito sentido, aparentemente. Resta-nos aguardar para saber se se mantêm os requisitos operacionais para esta plataforma falados inicialmente, ou se entretanto ocorreram ou irão ocorrer alterações àquilo que se pretende ter ao serviço.
« Última modificação: Dezembro 07, 2021, 10:20:25 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2727 em: Dezembro 07, 2021, 11:23:30 am »
Ainda não percebi haverem aqui tanta gente contra helicopteros mono-motor.
O OH-58 Kiowa só tem um motor.O Aérospatiale Gazelle que teve bastante sucesso no Iraque tembem só tem um motor.
Mesmo para o FARA(Future Attack Reconnaissance Aircraft) do US ARMY a proposta da Sikorsky só tem um motor a da Bell tem dois mas o segundo motor é apenas de apoio.

Mas parece que a ideia do AW119 escolta e EH-101 para transporte de tropas já morreu.

Quanto ao helicóptero de evacuação, vamos ver o que o ​​​​​​CEMFA vai inventar em 2022 para a não vinda dos meios.

Já vi que não percebeste a questão, e falo por mim, não é estar contra os helis monomotores, a questão é o amplo leque de missões que os monomotores na FAP  tem de efectuar. ;)

Abraços
« Última modificação: Dezembro 08, 2021, 07:23:54 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2728 em: Dezembro 07, 2021, 04:47:10 pm »
O Koala vinha para um conjunto de missões em que o monomotor servia perfeitamente. Entretanto já anda a efectuar exercícios de CSAR, plataforma de tiro para os Comandos e por aí fora. Não tarda muito está como o SAR no Equador com uma fusca na porta. E basicamente é isto (se é para apoio de fogo metam um Kiowa. Se cai só leva 2)  :mrgreen:  .  ;)



Saudações
« Última modificação: Dezembro 07, 2021, 04:48:04 pm por mafets »
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Red Baron

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2729 em: Dezembro 08, 2021, 10:09:07 am »
Ainda não percebi haverem aqui tanta gente contra helicopteros mono-motor.
O OH-58 Kiowa só tem um motor.O Aérospatiale Gazelle que teve bastante sucesso no Iraque tembem só tem um motor.
Mesmo para o FARA(Future Attack Reconnaissance Aircraft) do US ARMY a proposta da Sikorsky só tem um motor a da Bell tem dois mas o segundo motor é apenas de apoio.

Mas parece que a ideia do AW119 escolta e EH-101 para transporte de tropas já morreu.

Quanto ao helicóptero de evacuação, vamos ver o que o ​​​​​​CEMFA vai inventar em 2022 para a não vinda dos meios.

Já vi que não percebeste a questão, e falo por mim, não é estar contra os helis monomotores, a questão é o amplo leque de missões que os monomotores na FAP  tem de efectuar. ;)

Abraços

Mas tirando os F-16 todos os meios fazem sempre mais do que era suposto.