Aviação do Exército (AvEx)

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #120 em: Setembro 01, 2021, 06:22:58 pm »




 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #121 em: Setembro 21, 2021, 03:38:54 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #122 em: Setembro 21, 2021, 03:39:27 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #123 em: Dezembro 23, 2021, 07:47:19 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #124 em: Maio 29, 2022, 02:52:33 pm »
Exército Brasileiro assiste demonstração do H145M com HForce lançando mísseis Spike


Citar
No período de 22 a 25/05/22, foi realizada na Romênia, uma demonstração das capacidades do helicóptero H145M equipado com o Sistema de Armas HForce da Airbus, realizando demonstrações de tiro real com míssel Spike da Rafael.


Na ocasião, foi possível verificar o emprego de armamentos e aeronaves de última geração, que podem vir a equipar a Aviação do Exército em breve.


O evento, contou com a partição de diversas nações, como o Brasil, a Alemanha, o Japão, a França, a Finlândia, o Peru e entre outras.


O Exército Brasileiro participou da atividade com militares do Estado Maior do Exército (EME), Comando de Operações Terrestres (COTER), Comando Logístico (COLOG) e Comando de Aviação do Exército (CAvEx).


 :arrow:   https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/exercito-brasileiro-assiste-demonstracao-do-h145m-com-hforce-lancando-misseis-spike
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #125 em: Maio 29, 2022, 02:54:49 pm »
Helicóptero HM-1 Pantera Modernizado em teste - Eurocopter AS565 K2 - (EB2019)


 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #126 em: Maio 29, 2022, 02:55:38 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #127 em: Junho 05, 2022, 12:01:41 am »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #128 em: Junho 05, 2022, 12:04:58 am »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #129 em: Setembro 02, 2022, 08:44:43 pm »
Brazilian Army to Upgrade Airbus Helicopters H225M Military Helicopters

Brazilian Army HM-4 Jaguar long-range tactical transport military helicopter

Citar
The Brazilian Army Aviation Command is upgrading four more of its Airbus Helicopters H225M long-range tactical transport military helicopters with new survivability and situational awareness equipment. Six basic configuration helicopters have been upgraded by Helibras and Airbus Helicopters to the current operational standard since 2019. The Saab IDAS-3 integrated electronic warfare suite systems were added as part of the upgrade. The IDAS-3 consists of RWS-300 radar warning receivers, MAW-300 missile approach warning systems, LWS-310 laser warning sensors, two BOP-L chaff and flare dispensers, and the EWC300 controller. Saab’s Integrated Defence Aids Suite (IDAS) is a proven self-protection suite for airborne platforms.

The IDAS system is installed on an aircraft in a way that allows the sensors to detect radar (2.0GHz – 18GHz or 0.5GHz – 40GHz), missile and laser threats from any position relative to the aircraft. IDAS provides radar warning functionality in two optional frequency ranges between 0.5GHz and 40 GHz. Janes reported that also added were Collins Aerospace Talon RT-8200 software-programmable very-high-frequency/ultra-high frequency (VHF/UHF) radios; an air-conditioning system; external side-mounted ballistic armour plating in the cabin; an auxiliary power unit (APU); cabling to installing Teledyne FLIR’s Star SAFIRE III electro-optical payload; jet dilution device (JDD); FAST rope hookup/release bar; and digital moving map software.

Brazilian Army HM-4 Jaguar long-range tactical transport military helicopter. (Photo by Brazilian Armed Forces)

The Eurocopter EC725 Caracal, now called Airbus Helicopters H225M, is a long-range tactical transport military helicopter developed from the Eurocopter AS532 Cougar for military use. It is a twin-engined aircraft and can carry up to 28 seated troops along with two crew, depending on customer configuration. The helicopter is marketed for troop transport, casualty evacuation, and combat search and rescue duties, and is similar to the civilian EC225 Super Puma. The helicopter can be fitted with removable armour plating to protect the troops and is powered by two Turbomeca Makila 1A4 turboshaft engines mounted over the cabin, which feature a dual-channel full authority digital engine control (FADEC) system.

Brazilian Armed Forces H225M helicopters are assembled at Helibras Itajuba’s plant. With the aim of achieving a significant level of national content Helibras has developed a local supply chain, which currently includes 37 Brazilian companies. Helibras also has a state of the art engineering centre which develops in-country specific mission systems for Brazil’s Armed Forces’ H225M. With these two H225M deliveries, the Brazilian Armed Forces’ fleet totals 28 H225Ms: 12 for the Brazilian Air Force (locally called the H-36 Caracal), 9 for the Brazilian Army (locally called the HM-4 Jaguar) and 7 for the Brazilian Navy (locally called the UH-15 Super Cougar). Deliveries for the remaining helicopters foreseen by the contract – a total of 50 H225M – are expected to be completed by 2022.

 :arrow:  https://militaryleak.com/2022/09/02/brazilian-army-to-upgrade-airbus-helicopters-h225m-military-helicopters/
 
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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #130 em: Dezembro 22, 2022, 06:17:52 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #131 em: Dezembro 26, 2022, 01:29:12 pm »
Exército aprova requisitos para misseis em seus helicópteros


Citar
De acordo com a portaria nº 933-EME/C Ex, de 16 de dezembro de 2022, e publicada hoje no Boletim do Exército (nº 51/2022), o Exército Brasileiro (EB) aprovou os requisitos técnicos, logísticos e industriais  (RTLI) de seu futuro sistema de armamento axial e de imageamento para helicópteros (SiAAIH), o EB20-RTLI-04.047.

Os requisitos operacionais, aprovados pela portaria nº 684-EME/C Ex, de 04 de abril de 2022, define que as aeronaves HA-1A Fennec (AS550 A2) e HM-1A Pantera (AS365 K2), na configuração de reconhecimento e ataque, devem estar em condições de receber os seguintes armamentos axiais, em configuração única ou mista:

Metralhadora de calibre 12,7x99mm (.50’);
Lançador de foguetes não guiados de calibre 70 mm, compatíveis com a classe “Mk 66” em uso no EB, e com cabeças de guerra variadas; e
Mísseis ar-solo com cabeças de guerra variadas.
Além disso, o subsistema de armas deve permitir, com redundância, o alijamento em voo dos armamentos montados externamente.

Já o subsistema de aquisição de alvos e imagens, deve possuir os seguintes sensores e equipamentos do tipo EOP (“Electric-Optical Platform”) com sistema infravermelho (IR), modos white-hot e black-hot, sensor diurno/noturno, designador e iluminador de alvos por laser compatível com óculos de visão noturna (OVN) e medidor de distâncias (telêmetro) com alcance de 10 km e com erro máximo de 20 metros.

Estes requisitos servirão de base para habilitação ao fornecimento SiAAIH para Aviação do Exército e abrem espaço para a introdução de mísseis anticarro (“anti-tank guided missile” – ATGM), como o Spike LR2, em seus vetores.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/exercito-aprova-requisitos-para-misseis-em-seus-helicopteros/
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #132 em: Julho 07, 2023, 08:07:52 pm »
 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #133 em: Agosto 26, 2023, 10:30:09 pm »
12 novos Black Hawk para o Exército Brasileiro


 

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Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Responder #134 em: Outubro 31, 2023, 01:47:56 pm »
Exército Brasileiro reorganiza sua aviação


Citar
No dia 20 de outubro, o Estado-Maior do Exército Brasileiro publicou a Portaria nº 1.178 EME/C Ex, que aprova a 5ª edição da diretriz para rearticulação de aeronaves de aviação do Exército (AvEx), em função da ampliação do Destacamento de Aviação do Exército ( DstAvEx) no Comando Militar do Norte (CMN) e a atual situação logística da frota.

O objetivo é orientar a redistribuição das aeronaves AvEx entre os Batalhões de Aviação existentes (BAvEx) e o recém-criado DstAvEx no CMN; processos e procedimentos de governança de frota e gestão logística; a rearticulação das aeronaves às novas limitações operacionais e logísticas e ao número total da frota, após a modernização da aeronave HM-1A Pantera; e os processos de movimentação de especialistas.

O apoio aéreo ao CMN foi prestado (principalmente) pelo 4º BAvEx, sediado em Manaus (AM), e pelo Comando de Aviação do Exército (CAvEx), do interior do Estado de São Paulo. Tal procedimento implicou enormes gastos em horas de voo, que envolveram voos desde os referidos locais até aos mais diversos recantos da área apoiada. Com a criação do DstAvEx/CMN, em março de 2022, em Belém (PA), não só foram geradas grandes economias, mas também a ampliação do poder de resposta rápida, da capacidade operacional e da flexibilidade logística, proporcionando melhores condições de operação na faixa de fronteira e maior disponibilidade de horas de voo.


Nova distribuição

Após os estudos e análise das propostas, optou-se pela distribuição das aeronaves da seguinte forma:


Centro de Treinamento de Aviação do Exército (CIAvEx)

16 HA-1A Fennec;


1º BAvEx

12 HA-1A Fennec;

7 Jaguares HM-4;


2º BAvEx

16 Pantera HM-1A;

4 pumas HM-3;


3º BAvEx

6 HA-1A Fennec;

6 Panteras HM-1A;

4 pumas HM-3;


4º BAvEx

9 Panteras HM-1A;

4 Falcões Negros HM-2;

6 Jaguares HM-4;


DstAvEx/CMN

3 Panteras HM-1A; e

2 Jaguares HM-4.


A AvEx, que terá 95 aeronaves em estoque (incluindo as já adquiridas), continua realizando a modernização da frota de aeronaves HM-1 Pantera, com previsão contratual de conclusão da obra até 2024, e gerenciando a execução do H -Projeto XBr, com expectativa de receber o 15º helicóptero HM-4 Jaguar em 2025.

A AvEx, que terá 95 aeronaves em estoque (incluindo as já adquiridas), continua realizando a modernização da frota de aeronaves HM-1 Pantera, com previsão contratual de conclusão da obra até 2024, e gerenciando a execução do H -Projeto XBr, com expectativa de receber o 15º helicóptero HM-4 Jaguar em 2025.


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