Bom já responderam algumas das questões que me foram colocadas.
No que me baseio para dizer que o "Exército Português não aprendeu a importância da satisfação dos seus militares"?
Tenho estado em contacto directo com militares em França tanto da L'armée de Terre (Exército) como da L'armée de L'air (Força Aérea). Até fico espantada com certas coisas que eles fazem de forma a tornar os seus militares mais contentes pessoalmente e profissionalmente.
Com o que vejo cá.......... tão aquém!
Depois vejo o prestígio com que o povo e o Governo Norte Americano trata os seus soldados ou pelo menos em muitos casos.....
É que algumas coisas seriam simples de se aplicar e melhorariam em muito a perspectiva do militar e a sua satisfação. Nem estou a falar deles gastarem ás vezes milhões de euros em pequenas coisas que aumentam o conforto do militar em guerra, nem nada disso. Ainda me lembro aqui há pouco tempo estarem a falar num dos tópicos sobre a Ração de Combate Portuguesa (ou será espanhola?).
Antes da crise vi muitas desistências do Exército antes de sequer terem acabado os tais 6 anos que à partida têm direito se tudo correr bem, e a principal motivação dos militares era a insatisfação para com as "supostas regalias e direitos" (há quem ache que militares não deviam ter nenhuma/nenhuns!) e porque acham que não lhes dará futuro nenhum e ninguém quer sair aos 30 anos de lá sem "futuro". E sim, como foi mencionado, tem também muito a ver com a gestão das especialidades. As pessoas escolhem uma especialidade, vão motivadas para ela, depois metem-nos noutras especialidades ou a desempenhar funções que não os da sua especialidade. Possa, está bem que um militar tem que ser versátil, mas há limites. Um militar que eu saiba também é humano e está sujeito a sentir-se desmoralizado! Imaginem que o meu sonho era ser, sei lá, da Cavalaria e de repente metiam-me em Campanha a mexer em morteiros sem mais nem quê, quando de início eu estipulei que queria Cavalaria? E se foi para isso que eu queria, e se eu possivelmente nunca gostei de Morteiros, estou lá a fazer o quê? Como é que uma pessoa pode estar motivada assim? E já com contrato assinado... o que fazer?
Possa foi preciso que se ORDENASSE ao Exército que cumprisse uma lei básica, que era a do trabalhador-estudante! Vejam só, o engraçado que é, obrigar um ramo a cumprir uma lei... torna-se ridículo à primeira vista.
Depois vejo um vídeo sobre o Recrutamento no Exército em que uma menina não consegue fazer nem sequer um abdominal e que se queixou de dor de burro logo na primeira volta da corrida de resistência e foi dada como apta....
E que o tal vídeo parecia que estávamos a falar de um acampamento de Verão com amigos... enfim.
E sim, as Forças Armadas estão à partida preparadas para a guerra e devem estar sempre prontas a tal. E a treinar para elas. Correctissimo. E onde está o dinheiro para os treinos? Não há. Então o que fazem?
E se nos outros países os militares TREINAM e AJUDAM, porque é que em Portugal não podem fazer os dois? Já que não podem fazer o primeiro por falta de verbas, ao menos que façam o segundo.
Metem na cabeça dos recrutas que são os melhores e que têm as melhores armas do mundo, e desenrasquem-se com isso. "Não vale a pena olhar para o Céu com muita fé e pouca luta".
E por amor de deus, já não chega de vermos os nossos militares como chulos do Governo que não fazem nada? A maioria dos nossos militares (acho que) nunca chega a entrar em conflito, e se Portugal actualmente não está em guerra (apenas algumas missões no exterior mas neste caso estamos a falar de militares que estão em Portugal), é assim tão mau meter como foi dito militares a fazer trabalhos de Engenharia, Mecânica, Patrulhas nas Florestas, etc, coisas que mesmo se em 24h rebentasse um conflito, em menos de nada esses militares destacados poderiam ser recambiados de volta para os seus quartéis? Hoje treinas tu (se houvesse dinheiro, mas já que falam que devem treinar...), e eu patrulho a floresta, amanhã treino eu e patrulhas tu a floresta...
Eu, a olhar para o meu umbigo? Coisa que nunca fui é egoísta. Mas se te sentes ofendido pelo que disse, essa não era a minha intenção.
É assim tão mal dizer que o Exército é uma instituição que precisa de uma reforma? Eu não estou a querer ofender todos os militares, mas que acho que o Exército está a precisar de uma reforma e acho que a qualidade do recrutamento está muito baixo, acho... é ofensivo dizer isto?
Eu sempre tive um alto respeito pelos militares. Sempre. No entanto, lamento dizer-te, primeiro acho que o Exército (como instituição) está a ter falhas gravíssimas e está-se a tornar numa fantochada. Tenho pena de dizer isto, e não tiro mérito a bons soldados que lá estejam, mas por amor de Deus, a cada dia que passa só ouço histórias tristes sobre os militares (indivíduos) que lá entram. E lá penso "Estão assim TÃO desesperados por arranjar malta?".
Não vou falar da Marinha ou da Força Aérea porque desses menos sei e conheço menos gente que tenha lá passado. Mas do Exército, ultimamente só ouço histórias que fico realmente desiludida! Sobretudo no que toca a recrutamento de pessoas para entrar nas suas fileiras e na maneira como tratam os seus militares, que são o corpo de qualquer ramo!
Isto chama-se egoísmo? Não sou eu que ando a descurar os militares do Exército, o Exército é que está.
O Exército é uma INSTITUIÇÃO (grupo) da qual fazem parte MILITARES (indivíduos). O primeiro gere o segundo e o segundo dá corpo ao primeiro e trabalha para este.
O vídeo de que estávamos a falar era um vídeo que mostrava a parte útil como instituição que o Exército é para a sociedade. Possa, o que há de errado nisso?
É realmente necessário andar a fazer sermão sobre Pátria para explicar à população geral números, factos e estatísticas?
Eu a cada dia que passa vejo cada vez mais militares desmoralizados. Tirando os da recruta, oh esses dizem maravilha... e eu pergunto "Há quanto tempo estás no Exército?" e lá me dizem "Dois meses", "Comecei agora a recruta", etc, e aí eu percebo logo.
Devem achar que eu gosto de saber que o meu país está a ser defendido maioritariamente (pelo menos no que toca ao Exército) por militares - ao que parece!? - desmoralizados e nem sequer estamos em guerra. Já pensaram nisso?
Já pensaram no que é olhar para certas situações e saber que muitos militares que entram no Exército, entram com a pré-ideia que nunca vão ter que disparar uma arma a não ser contra bonecos? Que nunca vão por a sua vida em risco? "Guerra? Isso Portugal não se mete nisso, ninguém nos ataca, quero lá saber disso, vou só ganhar o meu ao fim do mês que isto anda mal". Então e se por acaso acontecesse...? Tenho que pressupor que muitos largariam armas e fugiriam? Espero bem que não...
Quem me dera a mim que cada um deles, como indivíduos, estivessem moralizados e com condições para levar uma vida profissional e pessoal satisfatória (sim, eu acho que todos os militares têm direito a uma vida pessoal desde que não interfira com as suas responsabilidades).
Pensem lá também como na cabeça de um mero civil que vê estas coisas.
PS: E sim, já sei que estou errada, que sei pouco.... podem dizer isso à vontade. Eu falo do que vejo e ouço falar directamente de quem sabe, portanto não posso ser assim tão ignorante... tenho direito a formar a minha opinião. Caso queiram contra-argumentar, estão mais do que à vontade para explicar-me!