Combate a fogos pela F.A.P.

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P44

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"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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ricardonunes

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1412 em: Agosto 30, 2022, 09:19:09 pm »
Quanto ao exercito nao creio nessa mesma vinda,......quanto a Marinha dispoe dos super lynx....por muito que viessem  a preencher e a equipar melhor o Exercito e a Marinha ..nao acredito....

Mas tudo e possivel....

Existe uma lacuna com a saida do alfa jet...e que se pondera a compra do super tucano....juntamente com um heli de apoio e evacuacao em combate....acredito que para o imediato o blackhawk,mas nada de novo neste dossier....

Obrigadinho, ò Simões! Eu a pedir para que os tópicos não se cruzem, e vai de cá sai este post. ::)

Moderadores, eu sei que é compreensível o pessoal estar todo entusiasmado, mesmo tratando-se de Blackhawk Alpha reacondicionados para combate a fogos florestais e auxílio a catástrofes naturais, mas tomem lá atenção à duplicação de posts por favor. É que senão daqui a bocadinho ninguém se entende.

O que agora interessa apurar é o que farão estes UH-60 fora da época de incêndios, ou melhor, quais serão as missões secundárias atribuídas a estas aeronaves. Isso, e talvez não menos importante, porque serão formados apenas 6 pilotos para 6 helicópteros, ou se isso será apenas o núcleo inicial para operar os primeiros aparelhos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1413 em: Agosto 30, 2022, 09:27:41 pm »
Quanto ao exercito nao creio nessa mesma vinda,......quanto a Marinha dispoe dos super lynx....por muito que viessem  a preencher e a equipar melhor o Exercito e a Marinha ..nao acredito....

Mas tudo e possivel....

Existe uma lacuna com a saida do alfa jet...e que se pondera a compra do super tucano....juntamente com um heli de apoio e evacuacao em combate....acredito que para o imediato o blackhawk,mas nada de novo neste dossier....

Obrigadinho, ò Simões! Eu a pedir para que os tópicos não se cruzem, e vai de cá sai este post. ::)

Moderadores, eu sei que é compreensível o pessoal estar todo entusiasmado, mesmo tratando-se de Blackhawk Alpha reacondicionados para combate a fogos florestais e auxílio a catástrofes naturais, mas tomem lá atenção à duplicação de posts por favor. É que senão daqui a bocadinho ninguém se entende.

O que agora interessa apurar é o que farão estes UH-60 fora da época de incêndios, ou melhor, quais serão as missões secundárias atribuídas a estas aeronaves. Isso, e talvez não menos importante, porque serão formados apenas 6 pilotos para 6 helicópteros, ou se isso será apenas o núcleo inicial para operar os primeiros aparelhos.

Não poderá ser algo do estilo train the trainer?
 

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luis simoes

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1414 em: Agosto 30, 2022, 09:30:20 pm »
So respondi a um colega que abordou e aproveitou a embalagem para por blacks no exercito e na Marinha....apenas isso...
Quanto ao resto certamente fora da epoca dos incendios havera formacao...manutencao....digo eu e missoes de ambito civil....catastrofes naturais....transporte de doentes ...

Mas tou muito contente com esta aquisicao...
« Última modificação: Agosto 30, 2022, 09:33:51 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1415 em: Agosto 30, 2022, 10:09:25 pm »
No contrato diz UH-60A:o

Tinha mesmo de ser a versão A? Produced 1977–1989. U.S. Army is equipping UH-60As with more powerful T700-GE-701D engines and also upgrading A-models to UH-60L standard

Citar
UH-60L Black Hawk: UH-60A with upgraded T700-GE-701C engines, improved durability gearbox, and updated flight control system.[10] Produced 1989–2007.
UH-60Ls are also being equipped with the GE T700-GE-701D engine.
The U.S. Army Corpus Christi Army Depot is upgrading UH-60A helicopters to the UH-60L configuration.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1416 em: Agosto 30, 2022, 10:31:39 pm »
A Força Aérea tambem já divulgou publicamente.

https://emfa.pt/noticia-3862-

PS: Será que terão cor cinza militar ou uma cor mais "protecção civil"?
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1417 em: Agosto 30, 2022, 10:39:00 pm »
E para transportar 4500lt de água tem isto.

https://aristaas.com/industry-leaders-join-forces-in-the-fight-against-wildfires/

"NVG operations".
« Última modificação: Agosto 30, 2022, 10:40:36 pm por Lightning »
 
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luis simoes

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1418 em: Agosto 30, 2022, 11:08:25 pm »
Acredito que brevemente saberemos qual ou quais as cores do heli....palpita me nao fugira muito do amarelo...e vermelho....mas certamente saberemos isso ....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1419 em: Agosto 30, 2022, 11:13:55 pm »
E para transportar 4500lt de água tem isto.

https://aristaas.com/industry-leaders-join-forces-in-the-fight-against-wildfires/

"NVG operations".

Enganei-me aqui nos litros. A publicação da FAP refere 2950 litros, por isso deve ser outro sistema do que eu referi.
 

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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1420 em: Agosto 30, 2022, 11:22:30 pm »
Acredito que brevemente saberemos qual ou quais as cores do heli....palpita me nao fugira muito do amarelo...e vermelho....mas certamente saberemos isso ....

Se for vermelho como este da esquerda ainda aceito :mrgreen:.

 

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Subsea7

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1421 em: Agosto 30, 2022, 11:23:43 pm »
Quanto a pintura, provavelmente algo semelhante aos "Koala".
Cps,
 
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oi661114

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1422 em: Agosto 31, 2022, 12:59:32 am »
Não é uma escolha sensata, mas enfim tinham que comprar os UH a qualquer custo (o lobby é demasiado forte e já andam com eles atravessados na garganta à séculos...)

Um helicóptero que consome combustível como não houvesse amanhã, que têm problemas de falta de potência, que voa mal em vales profundos e em climas muito quentes e que na América poucos o usam para este tipo de missão e quem o usa não fala muito bem... ok venham eles, espero é que quem os vá pilotar tenha sorte.

Quanto ao peso externo no gancho é só de 3600 kg, portanto nunca poderá transportar mais do que os tais 2950 litros que a FAP diz.

Acho que tinham ficado muito melhor servidos com os Bell 412, mas lá tinham que ficar a moer outra vez ...
« Última modificação: Agosto 31, 2022, 01:02:50 am por oi661114 »
 

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Get_It

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1423 em: Agosto 31, 2022, 09:15:00 am »
Quanto ao peso externo no gancho é só de 3600 kg, portanto nunca poderá transportar mais do que os tais 2950 litros que a FAP diz.
No PDF do contrato no base vem indicado que serão fornecidos 4 baldes bambi max da SEI: os tais dois de 2950 litros e outros dois de 2000 litros.

Entretanto no mundo real...

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=9427880

Cumps.

Não vem nada a referir o helitak que, esse sim, tem capacidade para 4500 litros.

Os dois baldes de 2000 litros serão então para os helicópteros ligeiros ficando apenas dois para serem utilizados nos UH-60?

Estes helicópteros fora da época dos incêndios, e não contando com as missões de treino, vão fazer apenas as missões de interesse público de apoio à PSP/GNR/PJ ou vão também ser utilizados para SAR costeiro? Pelo menos dá a entender que não vêm equipados com guincho ou com outros sistemas para missões SAR ou vigilância.

Não é uma escolha sensata, mas enfim tinham que comprar os UH a qualquer custo (o lobby é demasiado forte e já andam com eles atravessados na garganta à séculos...)
Podes culpar o pessoal aqui do fórum que não se calavam com os UH-60. Eles simplesmente pegaram e copiaram a ideia deles.

Vamos ver se pelo menos também copiam a ideia do comando conjunto de helicópteros.

Um helicóptero que consome combustível como não houvesse amanhã, que têm problemas de falta de potência, que voa mal em vales profundos e em climas muito quentes e que na América poucos o usam para este tipo de missão e quem o usa não fala muito bem... ok venham eles, espero é que quem os vá pilotar tenha sorte.
Quero é depois ver se os tais UH-60V que vieram como helicópteros de evacuação também serão no futuro utilizados em combate directo ao incêndio como os norte-americanos fazem com os helicópteros da Guarda Nacional e dos outros ramos das forças armadas ou se vai ficar cada macaco no seu galho.

Tirando isso, e como já foi escrito várias vezes e mais uma vez na página anterior pelo Subsea7, o objectivo deverá ser utilizado o mesmo tipo de helicóptero para combate aos incêndios, evacuação e naval.

Tudo bem que a família do Black Hawk seja bastante utilizada por este mundo fora e que deverá ficar ao serviço de vários países por muitas mais décadas, mas existiam várias outras opções no mercado. Parece que estamos é tentar ao máximo aumentar a nossa interoperabilidade com os brasileiros, por isso agora só falta virem Gripen E ao invés de F-35 ou F-16V. Eu, não estudando muito extensivamente as opções, talvez tivesse optado por unificar a frota com H160M. E sim, sei que seriam mais caros.

Cumprimentos,
« Última modificação: Agosto 31, 2022, 09:16:25 am por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

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nelson38899

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1424 em: Agosto 31, 2022, 09:16:41 am »
Não é uma escolha sensata, mas enfim tinham que comprar os UH a qualquer custo (o lobby é demasiado forte e já andam com eles atravessados na garganta à séculos...)

Um helicóptero que consome combustível como não houvesse amanhã, que têm problemas de falta de potência, que voa mal em vales profundos e em climas muito quentes e que na América poucos o usam para este tipo de missão e quem o usa não fala muito bem... ok venham eles, espero é que quem os vá pilotar tenha sorte.

Quanto ao peso externo no gancho é só de 3600 kg, portanto nunca poderá transportar mais do que os tais 2950 litros que a FAP diz.

Acho que tinham ficado muito melhor servidos com os Bell 412, mas lá tinham que ficar a moer outra vez ...

Segundo este site  https://www.military.com/equipment/uh-60a-l-black-hawk
Citar
The UH-60A is equipped with two General Electric T700-GE-701 turboshaft engines rated at 1,560 shaft horsepower each. Internal fuel is stored in two crashworthy fuel tanks and totals 360 gallons UH-60A an unrefueled self-deployment range of 1,200 nautical miles)

Já o EH101 https://www.airforce-technology.com/projects/aw101-helicopter/

Citar
The military version of the AW101 is powered by either three General Electric CT7-6 turboshaft engines, rated at 1,491kW, or three Rolls-Royce Turbomeca RTM322 turboshaft engines, rated at 1,567kW.

The three tanks hold 3,222l of fuel. The fourth tank acts as a reservoir supply to top up the main tanks during flight. There is capacity for an additional transfer tank to increase the helicopter’s range.
Cruise speed: 278 km/h (173 mph, 150 kn)
Never exceed speed: 309 km/h (192 mph, 167 kn)
Range: 1,389 km (863 mi, 750 nmi) [189]
Endurance: 5 hours
Service ceiling: 4,575 m (15,010 ft)

"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva