Combate a fogos pela F.A.P.

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goldfinger

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1005 em: Julho 17, 2020, 09:34:48 pm »
Boa tarde,

Hoje de tarde, pelas 18:45 vi um P3 a sobrevoar o grande Porto. Deu 3 ou 4 voltas ao incêndio na zona de Valongo.

Eu sou um apaixonado pelas nossas Forças Armadas... mas acho que estamos a "civilizar" demais as nossas forças e meios...

Cumprimentos

Nota: A mim pareceu-me um P3. Posso no entanto estar enganado...

Muitas duvidas de que uma P3 tenha participado nos combates aos fogos.

Citar
A P-3C CUP+ Orion maritime patrol aircraft of FAP will carry out surveillance missions over the Portuguese mainland in support of the country's firefighting operations.



https://twitter.com/Defence360/status/1284211017812238337

A España servir hasta morir
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1006 em: Julho 17, 2020, 11:10:44 pm »
Boa tarde,

Hoje de tarde, pelas 18:45 vi um P3 a sobrevoar o grande Porto. Deu 3 ou 4 voltas ao incêndio na zona de Valongo.

Eu sou um apaixonado pelas nossas Forças Armadas... mas acho que estamos a "civilizar" demais as nossas forças e meios...

Cumprimentos

Nota: A mim pareceu-me um P3. Posso no entanto estar enganado...

Muitas duvidas de que uma P3 tenha participado nos combates aos fogos.

Parece mesmo que sim e que foi um pedido da GNR:

https://www.facebook.com/emgfa/?__tn__=kC-R&eid=ARBjiDGShuCqCl8OXNHAsYSFNEex00D-xjZt72zbK2z15ehlpuOND2nSrrbeZR78v2aE6Zynwuw1votM&hc_ref=ARQlAiTto3w71yjXYo5PYjyakcvsjnEXpHaAzVmwPcmxE_CqW0O8JStTDODQK4PnZq0&fref=nf

 ;)

já nem têm vergonha. c56x1
 

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dc

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1007 em: Julho 18, 2020, 12:34:05 am »
Na falta de outros meios com FLIR, os MPA deviam estar ocupados e os Merlin como é habitual focados em SAR, só sobrava o P-3. ::)
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1008 em: Julho 18, 2020, 06:44:21 am »
Quantos módulos FITS é que existem para os Persuader? Dois, três? O FLIR é só um componente. Provavelmente existe maior disponibilidade de P-3 do que de Persuader devido ao número de FITS ser inferior ao da frota –– apesar de o tempo de instalação ser supostamente de apenas algumas horas. Just my two cents.
Talent de ne rien faire
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1009 em: Julho 18, 2020, 10:37:34 am »
Olhem lá andar a empregar P3´s Orion em missões onde qualquer borra botas de drone com FLIR podia fazer o mesmo trabalho por uma fração do custo.....
 :-P
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1010 em: Julho 18, 2020, 11:13:49 am »
Olhem lá andar a empregar P3´s Orion em missões onde qualquer borra botas de drone com FLIR podia fazer o mesmo trabalho por uma fração do custo.....
 :-P

É sinal que temos muito dinheiro para pagar as HV deste P3, mas não temos dinheiro para comprar drones para estas missões, no mínimo é estranho não é?
Assim se gastam os orçamentos das FFAA, com estes actos de gestão.

Abraços

« Última modificação: Julho 18, 2020, 11:15:07 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1011 em: Julho 18, 2020, 12:01:45 pm »
Na falta de outros meios com FLIR, os MPA deviam estar ocupados e os Merlin como é habitual focados em SAR, só sobrava o P-3. ::)

Avião MPA é o P-3, ou também já se disse, MPRA, R de Reconhecimento.

O C295 é de vigilância marítima, vimar.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1012 em: Julho 18, 2020, 12:05:23 pm »
Tweet desta manhã da FAP.

Citar
P-3C CUP+, da Força Aérea, com uma tripulação de 10 militares, está a realizar ações de patrulhamento e fiscalização no âmbito da prevenção de incêndios, nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.


https://twitter.com/fap_emfa/status/1284421396844683264

E recordo que pelo menos em 2017 tanto os Persuader como os P-3 andaram a fazer esta mesma vigilância no terreno com os seus sensores infra-vermelhos, tanto após Pedrógão Grande como mais tarde em Outubro.

https://www.emfa.pt/noticia-1560-forca-aerea-deteta-13-focos-de-incendio
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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dc

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1013 em: Julho 18, 2020, 01:32:33 pm »
Na falta de outros meios com FLIR, os MPA deviam estar ocupados e os Merlin como é habitual focados em SAR, só sobrava o P-3. ::)

Avião MPA é o P-3, ou também já se disse, MPRA, R de Reconhecimento.

O C295 é de vigilância marítima, vimar.

Vimar é o nome tuga para a versão MPA/Persuader do C-295. Oficialmente, é sempre chamado de MPA que eu saiba. Neste contexto, dos fogos florestais, tanto o P-3 como o C-295 MPA/Vimar/Persuader têm capacidades virtualmente idênticas, sendo um C-295 obviamente mais barato de operar, enquanto o P-3 apresenta maior autonomia de voo.

Tweet desta manhã da FAP.

Citar
P-3C CUP+, da Força Aérea, com uma tripulação de 10 militares, está a realizar ações de patrulhamento e fiscalização no âmbito da prevenção de incêndios, nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.


https://twitter.com/fap_emfa/status/1284421396844683264

E recordo que pelo menos em 2017 tanto os Persuader como os P-3 andaram a fazer esta mesma vigilância no terreno com os seus sensores infra-vermelhos, tanto após Pedrógão Grande como mais tarde em Outubro.

https://www.emfa.pt/noticia-1560-forca-aerea-deteta-13-focos-de-incendio

Aí se demonstra mais uma utilidade para os FLIR, que fazem falta aos Lynx, Koala, futuros helis de evac, etc... Mas olhómetro é que é!

Já uns UAVs faziam o serviço a um custo bem menor. UAVs esses que podiam e deviam ir desde algo pequeno/médio como o AR5, até Predators, Reaper ou Global Hawk (que os muricans iam retirar de serviço supostamente  ::)).
 

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Stalker79

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1014 em: Julho 18, 2020, 02:47:05 pm »
Bastava 5 marmelos nums contentores com ar condicionado e tudo, a pilotar umas 5/7 unidades do AR5 e já cobriam uma boa parte do território continental.
E por tostões comparado a andar a operar um P3 para monitorizar incendios....
Será que os gajos são mesmo assim tão caros que mais vale andar com um MPA a procura de incendios!?
 :-\
 

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dc

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1015 em: Julho 18, 2020, 03:24:40 pm »
Com "Será que os gajos são assim tão caros" referes-te aos AR5? Se sim, são "caros" para quem não quer gastar dinheiro em UAVs minimamente complexos e capazes. Por cá é comprar o mínimo e o mais barato possível, excepção feita para a frota de carros do Estado, esses sim têm de ser topo de gama!
 

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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1016 em: Julho 18, 2020, 03:36:59 pm »
 :G-beer2:
Vimar é o nome tuga para a versão MPA/Persuader do C-295. Oficialmente, é sempre chamado de MPA que eu saiba.

Sim está certo mas, o nome "tuga" é o nome oficial, na Força Aérea Portuguesa, até porque os nossos aviões tem especificações únicas com equipamentos que os "comuns" MPA não possuem, até à falta da capacidade ASW, não é um "persuader" standard.
https://esquadra.emfa.pt/link-502-005.002.003.004-vigilancia-e-reconhecimento

É uma maneira de diferenciar missões civis tipo guarda costeira de missões militares, também se vê isso nas missões internacionais, os C-295 costumam fazer as missões Frontex/UE e os P-3 as missões NATO.

Citar
No âmbito de intervenção da Vigilância Marítima, o C-295M/PG02 está assim optimizado para o cumprimento das seguintes missões: Monitorização e Controlo das Actividades de Pesca, Monitorização e Controlo de Actividades Ilícitas (imigração ilegal, tráfico de pessoas e de substâncias ilegais, pirataria, etc.), Monitorização e Controlo da Poluição Marítima (derrames acidentais, lavagens ilícitas, etc.), Monitorização e Controlo do Tráfego Marítimo (cumprimento do Esquemas de Separação de Tráfego –EST – e das demais regras de circulação marítima).
« Última modificação: Julho 18, 2020, 04:34:39 pm por Lightning »
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1017 em: Julho 18, 2020, 04:57:02 pm »
Pelos vistos os drones já foram comprados...

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/incendios-dois-drones-da-forca-aerea-comecam-a-operar-na-terca-feira-a-partir-da-lousa

Alguém sabe que modelos e que empresa ganhou?

A TEKEVER bem fez o seu papel, não sei se teve sorte..
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1018 em: Julho 19, 2020, 02:58:09 pm »
:G-beer2:
Vimar é o nome tuga para a versão MPA/Persuader do C-295. Oficialmente, é sempre chamado de MPA que eu saiba.

Sim está certo mas, o nome "tuga" é o nome oficial, na Força Aérea Portuguesa, até porque os nossos aviões tem especificações únicas com equipamentos que os "comuns" MPA não possuem, até à falta da capacidade ASW, não é um "persuader" standard.
https://esquadra.emfa.pt/link-502-005.002.003.004-vigilancia-e-reconhecimento

É uma maneira de diferenciar missões civis tipo guarda costeira de missões militares, também se vê isso nas missões internacionais, os C-295 costumam fazer as missões Frontex/UE e os P-3 as missões NATO.

Citar
No âmbito de intervenção da Vigilância Marítima, o C-295M/PG02 está assim optimizado para o cumprimento das seguintes missões: Monitorização e Controlo das Actividades de Pesca, Monitorização e Controlo de Actividades Ilícitas (imigração ilegal, tráfico de pessoas e de substâncias ilegais, pirataria, etc.), Monitorização e Controlo da Poluição Marítima (derrames acidentais, lavagens ilícitas, etc.), Monitorização e Controlo do Tráfego Marítimo (cumprimento do Esquemas de Separação de Tráfego –EST – e das demais regras de circulação marítima).

Vimar debe ser una denominación  de Airbus, en Espanha también  se llama Vimar (Vigilancia Marítima), a los CN-235 del EA, Guardia Civil y Vigilancia Aduanera
 

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1019 em: Julho 19, 2020, 04:12:58 pm »
Vimar debe ser una denominación  de Airbus, en Espanha también  se llama Vimar (Vigilancia Marítima), a los CN-235 del EA, Guardia Civil y Vigilancia Aduanera

VIMAR também eram os 2 C-212-300 que foram substituídos pelos Persuader e vendidos há uns anos ao Uruguai.

Não sei se a designação se deve à Airbus/CASA, ou se são assim chamados devido à natureza da missão e num acrónimo da língua do país que o opera; em Portugal e Espanha diz-se de maneira similar, Vigilância Marítima (VIMAR), em França por exemplo a missão é denominada SURMAR (Surveillance Maritime). Em língua inglesa é mais comum as aeronaves serem designadas por MPA (Maritime Patrol Aircraft) do que por MSA (Maritime Surveillance Aircraft).

Citar
VIMAR

A Vigilância Marítima, segundo a definição dada pela doutrina NATO no manual JP 1-02, é tida como a “Observação sistemática da superfície e subsuperfície marítima por todos os meios e métodos disponíveis com o objetivo principal de localizar, identificar e determinar o movimento de navios, submarinos e outras embarcações” (JP 1-02, 2010). Em Portugal a Vigilância Marítima expande-se num conceito muito mais abrangente do que aquele acima definido. Engloba também a identificação de poluição no mar, deteção e controlo das atividades ilícitas, imigração ilegal e a monitorização, fiscalização e controlo da pesca ao largo ZEE (Zona Económica Exclusiva) portuguesa, que se estende até às 200 milhas náuticas da costa (RQ, 2014).

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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