MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP

  • 38 Respostas
  • 2536 Visualizações
*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4082
  • Recebeu: 2651 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +5704/-2816
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #15 em: Dezembro 11, 2023, 02:50:03 pm »
Olas.

Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?

Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.

Sds!

É mesmo por ter pago pelo KC-390, quase tanto o que vale um A-400M.

E por causa dos tucanitos e, tudo isso com aval do mesmo gajo das cadeiras, que andou com o outro em selfis patéticas nos Kacetes. Parece coisa com cheiro ....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4082
  • Recebeu: 2651 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +5704/-2816
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #16 em: Dezembro 11, 2023, 02:58:04 pm »
A meu ver, a única coisa a discutir é a quantidade a adquirir.

 :mrgreen:

Para mim a questão a se colocar, é se seria necessário a versão A e B, ou se apenas a B seria suficiente para cumprir todo o leque de missões que lhes fosse imposto.
Se a versão B fizer tudo o que a versão A faz, não vejo razões para adquirir os dois modelos, a não ser que seja uma questão de preços.



Pescador;

Porque parece ser bom rapaz, prometo comparar as características do ARX da TEKEVER (desculpa Subsea7 ---  outra  EMPRESA...) com as do MQ9.

Deve ser interessante.

O ARX ainda nem sequer existe, e quando existir será de uma classe diferente do MQ-9. Ou seja, não seria impossível (e até seria aconselhável) que as FA operassem ambos os modelos.

Uma questão à qual ainda não há resposta, é se o ARX será armado, e se sim, com o quê. Mas muito dificilmente veremos um ARX a poder transportar Hellfire, JAGM, SDB, AIM-9X, etc.

Não apanhei o original vai aqui com a lembrança dentro do comentário de caixa do DC, que me desculpe.
Então o Grippen não entende bem português.
Eu quando falei do AR5 e do futuro ARX foi sempre na perspectiva de vigilância marítima não militar e por comparação com os modelos existentes na FAP da UAV. Nunca comparação com modelos militares muito maiores e mais abrangentes e muito mais caros.
Outro aspecto era que falamos no contexto de meios fabricados em Portugal
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5583
  • Recebeu: 5568 vez(es)
  • Enviou: 3672 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #17 em: Dezembro 11, 2023, 03:15:24 pm »
OT

Olas.

Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?

Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.

Sds!

Desculpe, só uma pergunta: parece-me ser Português, mas de acordo com o perfil supostamente vive no Brasil. Está preocupado com o facto de criticarmos aqui a Embraer porquê? É o seu patrão, família, é o quê para si já agora? Ou é só mais um a juntar ao bando de personagens coloridas que aqui surgiram ultimamente? É uma pergunta sincera e concreta, asseguro-lhe.

Além disso meu caro, digo-lhe agora também diretamente que escusa de me estar a encher de pontos negativos, mesmo quando passo dias a fio sem colocar uma única mensagem aqui no FD, porque é para o lado onde durmo melhor. Já o apanhei a fazê-lo várias vezes, e não apenas a mim, e se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar quem aqui está há largos anos, então desculpe dececioná-lo mas tal não irá acontecer. Por mim pode até passar dias inteiros ligados a clicar no "Desaprovar" nas minhas intervenções, por exemplo, que é aquilo que mais gozo me dará.

Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos e nos apeteça. Polícia do Politicamente Correto comigo não resulta, isso traz um cheiro a tempos da outra senhora onde toda a opinião contrária era reprimida, e não nos era permitido pensar pela nossa própria cabeça. E eu serei sempre daqueles que nunca tolerará ou permitirá o regresso a uma altura minimamente semelhante a essa.

Se tiver coisas construtivas para dizer, faça-o por favor; caso contrário, fazer de megafone é uma tarefa triste não acha?

Cumprimentos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8573
  • Recebeu: 3919 vez(es)
  • Enviou: 724 vez(es)
  • +4988/-790
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #18 em: Dezembro 11, 2023, 04:07:57 pm »
A Tekever não tinha anúnciado um projecto para um drone classe 3?
Não sei quais seriam as suas capacidades.

O quadro da classificação de UAV's da NATO:
https://www.researchgate.net/figure/NATO-UAS-Classification-1-2_fig1_305760970

Sim, o ARX.

Mas a Classe III é muito abrangente, e não dá para comparar sequer o ARX com um Global Hawk ou Reaper/SkyGuardian. Além de que essa classificação terá que ser actualizada, quando surgirem drones furtivos, supersónicos, etc. Entretanto, é preciso é não correr o risco de achar que, lá porque o ARX vai ser Classe III, que este terá as mesmas capacidades que os modelos topo de gama desta classe.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: aasg

*

aasg

  • Membro
  • *
  • 4
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +7/-3
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #19 em: Dezembro 11, 2023, 04:14:20 pm »
A Tekever não tinha anúnciado um projecto para um drone classe 3?
Não sei quais seriam as suas capacidades.

O quadro da classificação de UAV's da NATO:
https://www.researchgate.net/figure/NATO-UAS-Classification-1-2_fig1_305760970

Penso ser o ARX mas só em 2025

Obrigado! Sabendo que não terão a mesma performance, não seria interessante apostar por aqui? Capacidade humana não falta, e ter produtos competitivos no mercado internacional é sempre excelente para quem precisa de exportações. Nem todos os países podem ou querem adquirir Sea Guardians.

https://www.esd.whs.mil/Portals/54/Documents/FOID/Reading%20Room/Selected_Acquisition_Reports/FY_2018_SARS/19-F-1098_DOC_09_Air%20Force_MQ-9_Reaper_SAR_Dec_2018_REDACTED.pdf
Segundo este relatório, cada MQ-9 básico tem um valor flyway de 20.8 milhões de dólares (2020). Preço de aquisição com serviços associados de 30 milhões.

Quanto custaria o sistema da Tekever? Considerando que a maioria dos componentes seria feito cá, deve dar outras garantias económicas, financeiras  e de soberania também. Isto de depender dos outros para tudo...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8573
  • Recebeu: 3919 vez(es)
  • Enviou: 724 vez(es)
  • +4988/-790
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #20 em: Dezembro 11, 2023, 04:40:37 pm »
Novamente, fazem coisas diferentes. Uma hipotética compra de MQ-9, independentemente do modelo, não inviabiliza que no futuro se compre o ARX. Os dois sistemas podem operar na mesma Força Aérea, realizando missões diferentes e complementando-se entre si.

As capacidades oferecidas por um MQ-9 ou outro drone superior, não serão atingidas tão depressa por um drone nacional, até porque, nomeadamente na questão do armamento, testar e certificar vários tipos de armamento numa aeronave é um processo caro. Também não estou a ver o ARX ser capaz de transportar 10 Brimstone de uma vez.

E para atirar ainda mais lenha para a fogueira:
https://www.thedrive.com/the-war-zone/cruise-missiles-could-get-added-to-mq-9s-arsenal

Se isto se confirmasse, maior será a diferença de capacidades entre um ARX armado e um MQ-9B.
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 219
  • Recebeu: 28 vez(es)
  • Enviou: 58 vez(es)
  • +20/-143
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #21 em: Dezembro 11, 2023, 04:44:34 pm »
OT

Olas.

Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?

Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.

Sds!

Desculpe, só uma pergunta: parece-me ser Português, mas de acordo com o perfil supostamente vive no Brasil. Está preocupado com o facto de criticarmos aqui a Embraer porquê? É o seu patrão, família, é o quê para si já agora? Ou é só mais um a juntar ao bando de personagens coloridas que aqui surgiram ultimamente? É uma pergunta sincera e concreta, asseguro-lhe.

Além disso meu caro, digo-lhe agora também diretamente que escusa de me estar a encher de pontos negativos, mesmo quando passo dias a fio sem colocar uma única mensagem aqui no FD, porque é para o lado onde durmo melhor. Já o apanhei a fazê-lo várias vezes, e não apenas a mim, e se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar quem aqui está há largos anos, então desculpe dececioná-lo mas tal não irá acontecer. Por mim pode até passar dias inteiros ligados a clicar no "Desaprovar" nas minhas intervenções, por exemplo, que é aquilo que mais gozo me dará.

Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos e nos apeteça. Polícia do Politicamente Correto comigo não resulta, isso traz um cheiro a tempos da outra senhora onde toda a opinião contrária era reprimida, e não nos era permitido pensar pela nossa própria cabeça. E eu serei sempre daqueles que nunca tolerará ou permitirá o regresso a uma altura minimamente semelhante a essa.

Se tiver coisas construtivas para dizer, faça-o por favor; caso contrário, fazer de megafone é uma tarefa triste não acha?

Cumprimentos.

Olás.

Não sou português, não faço parte de nenhuma malta colorida do fórum, não sou Embraer e me importa um nada o fato de critica-la, somente é curiosidade mesmo pois chama a atenção a alguém que como eu está iniciando aqui a empresa estar presente em discussões tão variadas como esta sobre um drone ou outra sobre fragatas, por isso a pergunta.
Coisas construtivas espero poder aportar quando tiver algo a dizer e a sua percepção de que eu possa estar reprimindo alguma opinião contrária deixou-me muito chateado, me é abominável pensar em fazer tal coisa, também não sabia que havia limites para o yin-yang, mas o meu também lá está, a servir-se dele para compensar. Por favor, é meu último post sobre este assunto aqui nesse tópico, qualquer outro comentário me chame para o tópico apropriado.

Sds!
« Última modificação: Dezembro 11, 2023, 04:46:59 pm por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #22 em: Dezembro 11, 2023, 07:41:29 pm »
Boa noite
A ser verdade resta saber qual a quantidade a adquirir ...pois trata se de um belissimo drone.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #23 em: Dezembro 11, 2023, 07:48:22 pm »
OT

Olas.

Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?

Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.

Sds!

Desculpe, só uma pergunta: parece-me ser Português, mas de acordo com o perfil supostamente vive no Brasil. Está preocupado com o facto de criticarmos aqui a Embraer porquê? É o seu patrão, família, é o quê para si já agora? Ou é só mais um a juntar ao bando de personagens coloridas que aqui surgiram ultimamente? É uma pergunta sincera e concreta, asseguro-lhe.

Além disso meu caro, digo-lhe agora também diretamente que escusa de me estar a encher de pontos negativos, mesmo quando passo dias a fio sem colocar uma única mensagem aqui no FD, porque é para o lado onde durmo melhor. Já o apanhei a fazê-lo várias vezes, e não apenas a mim, e se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar quem aqui está há largos anos, então desculpe dececioná-lo mas tal não irá acontecer. Por mim pode até passar dias inteiros ligados a clicar no "Desaprovar" nas minhas intervenções, por exemplo, que é aquilo que mais gozo me dará.

Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos e nos apeteça. Polícia do Politicamente Correto comigo não resulta, isso traz um cheiro a tempos da outra senhora onde toda a opinião contrária era reprimida, e não nos era permitido pensar pela nossa própria cabeça. E eu serei sempre daqueles que nunca tolerará ou permitirá o regresso a uma altura minimamente semelhante a essa.

Se tiver coisas construtivas para dizer, faça-o por favor; caso contrário, fazer de megafone é uma tarefa triste não acha?

Cumprimentos.


                      "se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar..."

                       "Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos..."


Parece que os elementos da SEITA estão com receio de alguma coisa ultimamente.

O Subsea7 ontem pensava que eu lhe queria bater.
Agora este vem pedir que não lhe façam aquilo que anda por aqui a fazer há anos.

Onde está o teu meme do TROLL Charlie?

Alguém te impediu de o colares aos comentários dos outros?

O FD tem que levar uma volta.
Que consiste em "podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos".

Exactamente como diz o Charlie
 



« Última modificação: Dezembro 11, 2023, 07:52:43 pm por saabGripen »
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5356
  • Recebeu: 740 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #24 em: Dezembro 11, 2023, 08:23:49 pm »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5583
  • Recebeu: 5568 vez(es)
  • Enviou: 3672 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #25 em: Dezembro 11, 2023, 08:58:48 pm »

                      "se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar..."

                       "Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos..."


Parece que os elementos da SEITA estão com receio de alguma coisa ultimamente.

O Subsea7 ontem pensava que eu lhe queria bater.
Agora este vem pedir que não lhe façam aquilo que anda por aqui a fazer há anos.

Onde está o teu meme do TROLL Charlie?

Alguém te impediu de o colares aos comentários dos outros?

O FD tem que levar uma volta.
Que consiste em "podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos".

Exactamente como diz o Charlie
 

É favor preencher da forma mais completa possível.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Red Baron

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #26 em: Dezembro 11, 2023, 09:27:07 pm »
OT

Olas.

Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?

Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.

Sds!

Desculpe, só uma pergunta: parece-me ser Português, mas de acordo com o perfil supostamente vive no Brasil. Está preocupado com o facto de criticarmos aqui a Embraer porquê? É o seu patrão, família, é o quê para si já agora? Ou é só mais um a juntar ao bando de personagens coloridas que aqui surgiram ultimamente? É uma pergunta sincera e concreta, asseguro-lhe.

Além disso meu caro, digo-lhe agora também diretamente que escusa de me estar a encher de pontos negativos, mesmo quando passo dias a fio sem colocar uma única mensagem aqui no FD, porque é para o lado onde durmo melhor. Já o apanhei a fazê-lo várias vezes, e não apenas a mim, e se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar quem aqui está há largos anos, então desculpe dececioná-lo mas tal não irá acontecer. Por mim pode até passar dias inteiros ligados a clicar no "Desaprovar" nas minhas intervenções, por exemplo, que é aquilo que mais gozo me dará.

Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos e nos apeteça. Polícia do Politicamente Correto comigo não resulta, isso traz um cheiro a tempos da outra senhora onde toda a opinião contrária era reprimida, e não nos era permitido pensar pela nossa própria cabeça. E eu serei sempre daqueles que nunca tolerará ou permitirá o regresso a uma altura minimamente semelhante a essa.

Se tiver coisas construtivas para dizer, faça-o por favor; caso contrário, fazer de megafone é uma tarefa triste não acha?

Cumprimentos.


                      "se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar..."

                       "Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos..."


Parece que os elementos da SEITA estão com receio de alguma coisa ultimamente.

O Subsea7 ontem pensava que eu lhe queria bater.
Agora este vem pedir que não lhe façam aquilo que anda por aqui a fazer há anos.

Onde está o teu meme do TROLL Charlie?

Alguém te impediu de o colares aos comentários dos outros?

O FD tem que levar uma volta.
Que consiste em "podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos".

Exactamente como diz o Charlie


Onde é que andas Charlie?

Fala connosco. Explica-te.

Atiras-te a um participante novo no forum.
Queres correr com ele Charlie?
A quantos já fizeste assim?

Ele "parece português mas foste ver o perfil dele e é brasileiro"???

Que tens a ver com isso Charlie?

Não gostas de brasileiros? Explica-te.

E a SEITA que te acompanha e que tu acompanhas que ponham todos um grande LIKE e um AGRADECIMENTO no teu post nojento, Charlie.
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 767
  • Recebeu: 342 vez(es)
  • Enviou: 1666 vez(es)
  • +998/-189
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #27 em: Dezembro 11, 2023, 09:29:08 pm »
Novamente, fazem coisas diferentes. Uma hipotética compra de MQ-9, independentemente do modelo, não inviabiliza que no futuro se compre o ARX. Os dois sistemas podem operar na mesma Força Aérea, realizando missões diferentes e complementando-se entre si.

As capacidades oferecidas por um MQ-9 ou outro drone superior, não serão atingidas tão depressa por um drone nacional, até porque, nomeadamente na questão do armamento, testar e certificar vários tipos de armamento numa aeronave é um processo caro. Também não estou a ver o ARX ser capaz de transportar 10 Brimstone de uma vez.

E para atirar ainda mais lenha para a fogueira:
https://www.thedrive.com/the-war-zone/cruise-missiles-could-get-added-to-mq-9s-arsenal

Se isto se confirmasse, maior será a diferença de capacidades entre um ARX armado e um MQ-9B.

De acordo, penso que possam-se complementar e um não deve ser impeditivo do outro (a não ser por limitações orçamentais)
 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #28 em: Dezembro 11, 2023, 09:41:10 pm »
Novamente, fazem coisas diferentes. Uma hipotética compra de MQ-9, independentemente do modelo, não inviabiliza que no futuro se compre o ARX. Os dois sistemas podem operar na mesma Força Aérea, realizando missões diferentes e complementando-se entre si.

As capacidades oferecidas por um MQ-9 ou outro drone superior, não serão atingidas tão depressa por um drone nacional, até porque, nomeadamente na questão do armamento, testar e certificar vários tipos de armamento numa aeronave é um processo caro. Também não estou a ver o ARX ser capaz de transportar 10 Brimstone de uma vez.

E para atirar ainda mais lenha para a fogueira:
https://www.thedrive.com/the-war-zone/cruise-missiles-could-get-added-to-mq-9s-arsenal

Se isto se confirmasse, maior será a diferença de capacidades entre um ARX armado e um MQ-9B.

De acordo, penso que possam-se complementar e um não deve ser impeditivo do outro (a não ser por limitações orçamentais)

O ARX está a ser desenvolvido com fundos do PRR.
Não pode ser muito militar - pelo menos não nesta fase. Mas a descrição que fazem dele dá a entender que terá capacidades para vir a ser armado.

O MQ-9 é descrito como um "Hunter-Killer".
Também é descrito como custando 30M de Dollars cada um.

A Questão que se coloca a Portugal é - se quer MQ-9 armados, faz sentido comprar quantos?
- 5?
- 10?

Para cenários de quê intensidade?

Os ARX servem para vigiar a ZEE e o território nacional.
E a TEKEVER já tem o su próprio software - já bem desenvolvido e bem testado para isso.

Mas atenção:
Segundo especialistas na matéria aqui do Forum, o ARX nunca será português, visto o motor não ser concebido e fabricado em Portugal.
Nem os pneus.
« Última modificação: Dezembro 11, 2023, 09:44:48 pm por saabGripen »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8573
  • Recebeu: 3919 vez(es)
  • Enviou: 724 vez(es)
  • +4988/-790
Re: MQ-9A/B Reaper/SeaGuardian na FAP
« Responder #29 em: Dezembro 11, 2023, 10:09:45 pm »
A FAP estaria melhor servida com estes aqui


https://www.iai.co.il/p/aerial-persistence

Continuo a preferir o MQ-9, pelas suas capacidades de combate. Se era para ter um drone mais limitado neste quesito, então mais valia mesmo adquirir carradas de ARX e AR5. Presumo que a eventual intenção de compra do MQ-9, tenha surgido precisamente pelas capacidades de combate da aeronave.

De acordo, penso que possam-se complementar e um não deve ser impeditivo do outro (a não ser por limitações orçamentais)

A questão do orçamento será sempre o calcanhar de Aquiles, e estará dependente de se levar a defesa a sério ou não. Mas drones sempre têm a vantagem de custos de operação bastante inferiores quando comparados com aeronaves tripuladas. Isto, e passar a ter uma aeronave de combate com taxas de disponibilidade (na USAF) a rondar os 90%, é algo inédito para nós.

As reticências depois teriam mais a ver com a questão: a partir de quantos modelos de drone é que se torna excessivo? Principalmente se começarmos a ver as coisas a médio prazo, com os Ogassa, o AR3, o ARX, um eventual helicóptro não tripulado tipo Camcopter, o MQ-9 e um futuro drone loyal wingman para os caças...

Daí que a opção MQ-9 faz sentido, se for adquirido para tirar partido das suas capacidades para a missão ASW, e pelas suas capacidades de combate (que tornariam a opção de compra de turboprops para COIN ainda menos necessária). Se era para gastar aquele dinheiro todo em MQ-9, e depois virem desarmados/FFBNW, numa situação similar aos 4 Merlin CSAR, então aí perde sentido.