FAP compra avião de Mobtu
O avião de Mobutu acabou de ser restaurado pela Força Aérea Portuguesa (FAP) por razões sentimentais. E vai ser apresentado ao público em Maio nas comemorações dos 100 anos da Aviação em Portugal. Insólito?
Na verdade, o aparelho que pertenceu ao antigo ditador do Zaire faz parte da história da Força Aérea e da guerra colonial portuguesas. É um Boeing 707 igual aos que a FAP usou na guerra colonial para transportar tropas, para repatriar milhares de portugueses depois da descolonização e para ir buscar prisioneiros a Timor-Leste.
Durante 15 anos, o avião presidencial de Mobutu Sesse Seko, que se dizia que tinha torneiras em ouro, esteve abandonado e a apodrecer num hangar da Portela. No final de 2006, a ANA acabou por ficar com o aparelho, na sequência da dívida incobrável pelas taxas de ocupação do aeroporto pelo aparelho.
Esta peça do Museu estaráexposta ao público em Sintra na Exposição da
Não é nada disto. Isto não é inteiramente verdade.
O famoso 707 que esteve anos e anos na Portela acabou - ESTUPIDAMENTE - por ser cortado aos bocadinhos para o destino que é conhecido destas preciosidades, isto é, para fazer panelas de alumínio.
Países que preservam a sua história e tem orgulho no seu passado, constroem museus para albergar preciosidades históricas por forma a que as gerações futuras vejam, toquem e sintam o passado.
Os professores e as escolas têm um papel fundamental nesta dignidade colectiva: saber o que se fez, admirar o passado e procurar fazer mais e melhor no futuro.
Aqui é o que se vê. A palhaçada está ao rubro.
Pois bem, vem isto a propósito deste 707.
Do crime contra o património que foi feito, o que sobrou foi apenas a cabine de pilotagem, que foi cedida ao Museu do Ar ( será que, hoje, aquilo é um museu? ) para exposição.
Não têm quase nenhum interesse.
Teria interesse preservar o avião completo para exposição estática.
Tanto mais que foi o avião percurssor da actual aviação civil tal como a conhecemos hoje, esteve na TAP e dois deles passaram pela FAP tendo levado milhares de portugueses para a guerra africana.
Esta foto é dessa cabine há uns meses.
A propósito disto, chamo a atenção para o meu último post neste tópico:
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=8166Cumprimentos,