Eu pessoalmente penso que usar como exemplo a Bélgica é muito mau... Pois as forças armadas da Bélgica são umas forças claramente desfalcadas, reduzidas ao mínimo dos mínimos, algo que tem vindo a acontecer na Europa um pouco por todo o lado. Nós devemos ter a nossa própria capacidade de formar os nossos pilotos, não dependendo de ninguém, pois tem-se visto que quando um país depende de outro seja para o que for dá mau resultado...
Começando por tópicos:
Relativamente aos Epsilon TB30, a sua substituição não será feita tão depressa, provavelmente em 2020/2025 é que se começará a pensar no assunto, pois estes são relativamente modernos para a função e não apresentam quaisquer problemas.
Relativamente aos Alpha Jet, estes sim necessitam de uma rápida substituição pois operam nos limites, para além de que, como já foi referido, não serem os meio de treino mais adequados para a transição para um caça moderno como os F-16. A data limite dada de 2018 representa não a altura em que se deve pensar na substituição dos Alphas, mas sim na entrada em serviço do seu substituto, com isto quero dizer que o processo deve ser começado dentro de 1/2 anos, avaliando propostas, lançando um concurso, já se sabe que neste tipo de aquisições o tempo entre a avaliação de candidatos/concurso/escolha do produto até à sua entrega geralmente é muito demorado, portanto é algo que tem de ser bem pensado, ao invés do que costuma haver por cá, em que é tudo feito à ultima da hora e depois dá para o torto...
Opções:
1-Por fim ao treino avançado na força aérea, ficando dependentes de outros (seja empresas ou outras forças aéreas);
2-Substituir os Alpha Jet por aeronaves de treino a hélice, como por exemplo o moderníssimo PC-21 ou o Super Tucano (e mais tarde substituir os TB30 pelos mesmos);
3-Substituir por uma aeronave equivalente, mas mais moderna;
Candidatos:
-Hélice:
Pilatus PC-9 (mais antigo mas mais barato que o PC-21 do mesmo fabricante)
Pilatus PC-21 (possivelmente o melhor do género mas um dos senão o mais caro)
T-6 Texan II (mais adequado para a substituição directa do Epsilon, não do Alpha Jet)
EMB 312 Tucano (versão bebé do Super Tucano, acusa alguma idade comparativamente com alguma concorrência)
EMB 314 Super Tucano (outro dos mais caros do lote, no entanto apresenta capacidades acrescidas noutras missões que outros não têm)
KAI KT-1 (provavelmente mais barato por ser made in Coreia, penso que se situa entre o PC-21 e o T-6)
PZL-130 Orlik (possivelmente um dos mais acessíveis, semelhante ao PC-9 no que respeita à geração)
-Jacto:
M-346 (parece-me o candidato mais apetecível de entre todos, pois é moderno, e made in Europa como muita gente aqui no fórum gosta, quanto a preços não tenho informação)
KAI T-50 Golden Eagle (outro avião muito recente, um forte candidato, que chamou a atenção aquando das negociações sobre a força aérea sul coreana vir treinar a Beja)
Yak-130 (versão russa do M-346 para quem gosta do material russo, talvez ligeiramente mais barato que o M-346)
BAE Hawk (entre nós à alguns anos, ao contrário dos outros 3, que tem provas dadas e inúmeras variantes, no entanto considerado por muitos um avião caro).
Peço que dêem as vossas opiniões, sobre o assunto e sobre as aeronaves como forma de tornar esta discussão algo produtiva e perceber as preferências de cada um. Qualquer informação nova seja sobre o que mencionei seja algo mais, como aeronaves novas etc, é muito bem vinda!
Cumprimentos