Será algo como isto?:
Abdominais
1) Execução Técnica
O executante realiza o número de abdominais, definido pela tabela de aptidão, no tempo máximo de 1 minuto. Os abdominais devem ser realizados da seguinte forma: a prova inicia-se com o candidato em decúbito dorsal, (membros superiores cruzados sobre o peito com as mãos nos ombros) e membros inferiores a 90º com os pés presos em contacto com o solo. O candidato executa um abdominal quando flecte o tronco à frente de forma a tocar com os cotovelos nas coxas ou nos joelhos e retorna à posição inicial. Durante todo o movimento as mãos devem estar em contacto com os ombros e os pés com o solo.
À voz de “começar” dada pelo controlador munido de cronómetro, os executantes fazem:
• Elevação, flexão do tronco, tocando com ambos os cotovelos nas coxas ou nos joelhos em simultâneo e retornam à posição inicial;
• As repetições do exercício poderão ser descontinuadas, permitindo-se pausas durante a execução da prova.
O militar deve efectuar o número máximo de repetições correctas em um minuto, considerando-se que as repetições são incorrectas no caso de:
• Na flexão, os cotovelos não tocarem nas coxas em simultâneo;
• No retorno à posição inicial, as omoplatas não tocarem no solo;
• Se afastar as mãos dos ombros;
• Se levantar as nádegas do solo:
2) Organização – Dividir o grupo a controlar em subgrupos, de acordo com o número de controladores. Cada controlador controla, apenas, um executante de cada vez. Os controladores colocam-se ao lado dos executantes e contam o número de repetições no retorno à posição inicial. Se terminarem os abdominais antes de 1 minuto, serão contabilizados apenas os executados correctamente. Um dos controladores munido de cronómetro procede à contagem do tempo, dando voz de “começar” (início da contagem) e de “terminado ou alto” no final do tempo. Deverá também informar o executante quando faltarem 30s e 15s para terminar.
De qualquer modo a colocação dos dedos é atrás das orelhas e nunca devem sair dessa posição sob pena dos mesmos não serem contabilizados.
De qualquer modo estes abdominais são válidos para o curso de piloto e para qualquer outro curso da AFA.
E já agora a preocupação é só esse pequeno pormenor da forma dos abdominais?? E o salto do muro e da vala estão treinados? (pena é já não haver pórtico!!) e a corridinha também? E antes de tudo isso, os psicotécnicos e médicos... a coisa não é fácil!