Programa de substituição do C-130

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Malagueta

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2685 em: Outubro 15, 2024, 02:41:55 pm »
Muito obrigado

tenho mais umas questões, é que nem de propósito o MDN ontem veio falar no assunto, ou seja, disse a tv, que vai falar coma FAP para adquirir dois kit, para o C-130

Li a uns anos aqui no fórum, que esse kit já tinha sido adquiridos e estavam num armazém.?

Como não vamos conseguir comprar canadair tao rapidamente, esses 3 milhões não dava para desenrascar a curto prazo?

 

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mafets

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2686 em: Outubro 15, 2024, 03:02:35 pm »
Muito obrigado

tenho mais umas questões, é que nem de propósito o MDN ontem veio falar no assunto, ou seja, disse a tv, que vai falar coma FAP para adquirir dois kit, para o C-130

Li a uns anos aqui no fórum, que esse kit já tinha sido adquiridos e estavam num armazém.?

Como não vamos conseguir comprar canadair tao rapidamente, esses 3 milhões não dava para desenrascar a curto prazo?

O último Kit de MAFFS 1 foi para a sucata em 2006. Antes pouco foi usado e a partir de 1996 não teve qualquer uso. Passou-se o tempo a discutir a sua eficácia e se devia ser usado no estágio inicial ou não do fogo, e entretanto um apodreceu. A FAP ainda manteve o outro operacional mais uns anos, mas faz 20 anos que já não existem.



Saudações

P.S. O C130 tem mais de 70 operadores de mais de 2500 produzidos. Seis a sete usam os sistemas MAFFS 1 e 2. SE em Portugal acabaram por ser pouco usados e mais tarde sem qualquer uso, o mais provável é acontecer o mesmo novamente. Perde-se o dinheiro, faz-se mais discussões e debates que dá para encher páginas de jornais, telejornais e revistas, e no final será um sistema usado meia dúzia de vezes num ano (Média por exemplo da FAB).

 


 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2687 em: Outubro 15, 2024, 03:33:32 pm »
Citar
(...) As aeronaves C-130 da Força Aérea foram utilizadas até 2009 para o combate a fogos. (...)

https://observador.pt/2024/10/14/ministro-da-defesa-quer-colocar-avioes-c-130-a-combater-incendios/

Não sei o que é que o pessoal da Lusa de vez em quando fuma, mas é de "cólidade". :jok:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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saabGripen

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2688 em: Outubro 15, 2024, 09:50:12 pm »

Ou estou enganado ou vi imagens de testes no Brasil com o KC a largar água pela porta lateral.
Estes C-130 estão a largar pela rampa.
Disseram aqui que há um sistema que os dois podem usar.

É pela rampa ou pela porta?
 

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2689 em: Outubro 15, 2024, 11:12:28 pm »

Ou estou enganado ou vi imagens de testes no Brasil com o KC a largar água pela porta lateral.
Estes C-130 estão a largar pela rampa.
Disseram aqui que há um sistema que os dois podem usar.

É pela rampa ou pela porta?

Depende. MAFFS I, rampa; MAFFS II, porta.

https://www.maffs.com/systems/
 
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MMaria

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2690 em: Outubro 16, 2024, 01:08:57 am »
Com a baixa dos C-130 a FAB repassou os MAFFS I à Colômbia, agora usa o II nos KC.


Sds
« Última modificação: Outubro 16, 2024, 01:12:10 am por MMaria »
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 
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Lightning

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2691 em: Outubro 16, 2024, 01:57:43 pm »
Com os KC390 e os C295 já pode ser possível atribuir os C-130 a outras missões, antes de 2000 e pouco os aviões de transporte eram os C-130 e os Aviocar, agora já temos aviões com mais capacidades.

Eu não os vejo a despejar agua nos incêndios como os Canadair, todos sabem que nisso o Canadair é melhor.

Mas talvez a apoiar as máquinas de rasto a criar zonas que os incêndios não consigam avançar...
 

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yuwanko

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2692 em: Outubro 16, 2024, 02:04:05 pm »
Muito obrigado

tenho mais umas questões, é que nem de propósito o MDN ontem veio falar no assunto, ou seja, disse a tv, que vai falar coma FAP para adquirir dois kit, para o C-130

Li a uns anos aqui no fórum, que esse kit já tinha sido adquiridos e estavam num armazém.?

Como não vamos conseguir comprar canadair tao rapidamente, esses 3 milhões não dava para desenrascar a curto prazo?

O último Kit de MAFFS 1 foi para a sucata em 2006. Antes pouco foi usado e a partir de 1996 não teve qualquer uso. Passou-se o tempo a discutir a sua eficácia e se devia ser usado no estágio inicial ou não do fogo, e entretanto um apodreceu. A FAP ainda manteve o outro operacional mais uns anos, mas faz 20 anos que já não existem.



Saudações

P.S. O C130 tem mais de 70 operadores de mais de 2500 produzidos. Seis a sete usam os sistemas MAFFS 1 e 2. SE em Portugal acabaram por ser pouco usados e mais tarde sem qualquer uso, o mais provável é acontecer o mesmo novamente. Perde-se o dinheiro, faz-se mais discussões e debates que dá para encher páginas de jornais, telejornais e revistas, e no final será um sistema usado meia dúzia de vezes num ano (Média por exemplo da FAB).



Se vier a acontecer é muito provável que se repita o mesmo cenário.

Dos pouquíssimos países que tem o MAFFS, a maioria usa-los como meios de reserva e/ ou fazem combate a incêndios de forma diferente daquilo que acontece em Portugal. Pela nosso ordenamento do território e orografia, o combate a incêndios faz-se maioritariamente no interface urbano/florestal, os meios aéreos devem ser utilizados predominantemente como ataque inicial ou ataque sustentado contínuo e/ou suporte às operações terrestres imediatas, usa-se essencialmente água e não retardantes, pelo que não é possível deixar arder e combater a centenas de quilómetros do local inicial, numa situação mais favorável, como fazem os outros países com MAFFS.

Por isto, os meios mais eficazes são os meios anfíbios, capazes de reabastecer nas proximidades e voltar a fazer descargas em poucos minutos bem como fazer descargas em gravidade mais próximas ao solo ( Fireboss 50 pés, C515 100 pés e C130 ou kc390 150 pés)

Assim, os aviões anfíbios são muito mais eficazes e os equipados com o MAFFS, não sendo totalmente inúteis são muitooo menos eficazes, com investimento elevado além da menor manobrabilidade. Acresce o facto da FA não ter assim tantas aeronaves e estas serem cada vez mais ppto.
 

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2693 em: Dezembro 09, 2024, 05:16:26 pm »
Citar
Entidade   Tipo de Procedimento   Nº de Procedimento   Objeto do Contrato   Data limite   
Força Aérea Portuguesa   Concurso Público   DMSA 5024015288   DMSA 5024015288 - AQUISIÇÃO DE SOBRESSELENTES PARA AS AERONAVES MODERNIZADAS DO SISTEMA DE ARMAS C-130H   2025-01-06 23:00

Valor do preço base do procedimento: 569.819,23 EUR
 

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2694 em: Janeiro 07, 2025, 09:54:50 pm »
Citar
C-130H – TRABALHOS DE REPARAÇÃO DE COMPONENTES DE AERONAVE N/C 16801   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A.   233.089,45 €   07-01-2025
 

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goncalobmartins

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2695 em: Janeiro 15, 2025, 09:31:05 am »
Muito obrigado

tenho mais umas questões, é que nem de propósito o MDN ontem veio falar no assunto, ou seja, disse a tv, que vai falar coma FAP para adquirir dois kit, para o C-130

Li a uns anos aqui no fórum, que esse kit já tinha sido adquiridos e estavam num armazém.?

Como não vamos conseguir comprar canadair tao rapidamente, esses 3 milhões não dava para desenrascar a curto prazo?

O último Kit de MAFFS 1 foi para a sucata em 2006. Antes pouco foi usado e a partir de 1996 não teve qualquer uso. Passou-se o tempo a discutir a sua eficácia e se devia ser usado no estágio inicial ou não do fogo, e entretanto um apodreceu. A FAP ainda manteve o outro operacional mais uns anos, mas faz 20 anos que já não existem.



Saudações

P.S. O C130 tem mais de 70 operadores de mais de 2500 produzidos. Seis a sete usam os sistemas MAFFS 1 e 2. SE em Portugal acabaram por ser pouco usados e mais tarde sem qualquer uso, o mais provável é acontecer o mesmo novamente. Perde-se o dinheiro, faz-se mais discussões e debates que dá para encher páginas de jornais, telejornais e revistas, e no final será um sistema usado meia dúzia de vezes num ano (Média por exemplo da FAB).



Se vier a acontecer é muito provável que se repita o mesmo cenário.

Dos pouquíssimos países que tem o MAFFS, a maioria usa-los como meios de reserva e/ ou fazem combate a incêndios de forma diferente daquilo que acontece em Portugal. Pela nosso ordenamento do território e orografia, o combate a incêndios faz-se maioritariamente no interface urbano/florestal, os meios aéreos devem ser utilizados predominantemente como ataque inicial ou ataque sustentado contínuo e/ou suporte às operações terrestres imediatas, usa-se essencialmente água e não retardantes, pelo que não é possível deixar arder e combater a centenas de quilómetros do local inicial, numa situação mais favorável, como fazem os outros países com MAFFS.

Por isto, os meios mais eficazes são os meios anfíbios, capazes de reabastecer nas proximidades e voltar a fazer descargas em poucos minutos bem como fazer descargas em gravidade mais próximas ao solo ( Fireboss 50 pés, C515 100 pés e C130 ou kc390 150 pés)

Assim, os aviões anfíbios são muito mais eficazes e os equipados com o MAFFS, não sendo totalmente inúteis são muitooo menos eficazes, com investimento elevado além da menor manobrabilidade. Acresce o facto da FA não ter assim tantas aeronaves e estas serem cada vez mais ppto.

Citar
Sometimes the Best Fire Truck is a C-130?
When LA caught fire, Air Force Pilots and Crews turned their Cargo Plane into a Water Bomber and flew into the Fire Storm to help the people of Los Angeles.
#FireFighting #Pilots #LosAngeles #California

https://www.instagram.com/p/DExW099pOl2/
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2696 em: Janeiro 27, 2025, 10:30:47 am »
No início da semana passada, o infatigável C-130H "16805" juntou-se finalmente ao incansável "16803" na OGMA, para iniciar também o seu processo de modernização.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Subsea7

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2697 em: Janeiro 27, 2025, 09:17:34 pm »
Entretanto a Airbus continua a tentar vender A-400M a países europeus, como a Polónia e outros, podendo voltar a haver contactos com Portugal para a aquisição de 2 células.
Cps,
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2698 em: Janeiro 28, 2025, 09:11:26 am »
Entretanto a Airbus continua a tentar vender A-400M a países europeus, como a Polónia e outros, podendo voltar a haver contactos com Portugal para a aquisição de 2 células.
Cps,

Acho muito bem, está na altura de começar a deixar de ser dependente dos EUA, porque pelos vistos estes próximos anos vão ser anti-Europa!
 

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Pescador

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2699 em: Janeiro 28, 2025, 12:30:02 pm »
Entretanto a Airbus continua a tentar vender A-400M a países europeus, como a Polónia e outros, podendo voltar a haver contactos com Portugal para a aquisição de 2 células.
Cps,

Ainda vão vender os 4 C130 para adquiri dois A400