Constituição da UALE/GALE era a seguinte
Na tentativa de ultrapassar esta lacuna, no âmbito do reequipamento das FFAA, Portugal, através da emenda n.º 1 ao Memorandum of Understanding (MoU) para o Desenho e Desenvolvimento, Produção e Fase de Suporte ao In-Service do Helicóptero NATO NH-90 (NH 90 General MoU), assinou em Paris a 21 de Junho de 2001, juntamente com França, Alemanha, Itália, e Holanda a sua integração na NATO Helicopter for the 1990´s Design and Development, Production and Logistics Management Organization (NAHEMO)[3]. Nessa mesma data, entre a NATO Helicopter Management Agency (NAHEMA) – agência que representa os Estados envolvidos na celebração dos contratos – e a NATO Helicopter Industries (NHI), foi assinado o contrato de aquisição de dez helicópteros NH90 [versão TTH (Tactical Transport Helicopter)] destinados à Unidade de Aviação Ligeira do Exército. Até há algum tempo atrás tudo apontava para o Exército Português recebesse os helicópteros entre 2012 e 2014, tendo sido formados os pilotos e o restante pessoal de apoio.
A Unidade de Aviação Ligeira do Exército integra a Estrutura Base do Exército (EBE), além das competências gerais desta estrutura, compete-lhe em especial aprontar, treinar e manter forças operacionais, de acordo com os planos e diretivas superiores; apoiar as forças terrestres com os meios aéreos orgânicos; operar e manter as infraestruturas do Aeródromo Militar de Tancos, de modo a garantir a atividade aeronáutica daquela unidade.
É organicamente constituída pela Unidade de Apoio (UnAp), de que fazem parte
o Esquadrão de Comando (EsqCmd),
o Esquadrão de Serviços (EsqSvç),
o Esquadrão de Apoio de Aeródromo (EsqAA).
e pelas seguintes Unidades Operacionais: Grupo de Helicópteros do Exército (GHE/BrigRR),
Companhia de Comando e Serviços (CCS/BrigRR)
e Companhia de Transmissões (CTm/BrigRR)
O escalão da UALE/GALE seria equivalente a Regimento a três Batalhões/Grupos !!
Abraços