Aquisição das viaturas táticas médias (Despacho n.º 10950/2020)

• 107 Respostas
  • 37003 Visualizações
*

Subsea7

• Investigador
  • 2140
  • Recebeu: 2300 vez(es)
  • Enviou: 3109 vez(es)
  • +5605/-3242
Re: Aquisição das viaturas táticas médias (Despacho n.º 10950/2020)
« Responder #105 em: Janeiro 21, 2025, 10:48:38 pm »
Deixa-me profundamente feliz ver que, uns cinco anos após eu ter trabalhado num projeto de aquisição de capacidades em que propuz aquisição de viaturas médias com flatbed e grua, estas terem sido adquiridas!

Na altura eu era um burro do caralho a propor merdas que não faziam sentido nenhum, e que eram tão inúteis como eu, mas aparentemente agora já são boa ideia  :mrgreen:

Para a próxima peça um AT-AT Walker se faz favor! É todo o terreno, é blindado e tem armamento. melhor é impossível.  :mrgreen:

Um dos mais ilustres membros do forumdefesa, e certamente mais velho que eu a tratar-me por você até ofende  :-X

Mas, mais sério, e apesar de ser off topic, é importante mencionar que há muita gente a fazer muito bom trabalho em propostas de levantamento de capacidades ou melhoria de sistemas, mas que infelizmente muitas vezes são travados porque há imbecis que, por incapacidade de pensar mais à frente ou por inveja, não permitem avançar ou melhorar. E do que vejo, há muito comandante de unidade ou mesmo muito general que, apesar de perseguido por boas ideias, não se deixa apanhar...
O que me aconteceu foi um pequeno exemplo do que acontece a muito bom militar, praticamente todos os dias, e nem é o exemplo mais gravoso que me aconteceu a mim, nem o que eu conheço. E há dezenas e centenas de milhares de euros que são desperdiçados de forma incrivelmente frequente por imbecis mais graduados, o que só leva a uma desmotivação geral e ao piorar de capacidades - para muito boa gente, um Unimog 1300 e uma G3 chegavam bem, coisas modernas são coisas de maricas.

Mas felizmente que estas viaturas estão a chegar, e há mentalidades a começar a mudar, que ambas fazem muita falta, a segunda ainda mais!

Fica aqui o meu agradecimento público, continua e os velhos do restelo que se fo...
Abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Charlie Jaguar

*

saabGripen

• Investigador
  • 1308
  • Recebeu: 228 vez(es)
  • Enviou: 73 vez(es)
  • +790/-1182
« Responder #106 em: Janeiro 22, 2025, 12:13:33 am »
Falta (um dia) contar a história completa do concurso.

Ao ler o caderno de encargos, tudo aponta para requisitos ajustados a camiões Reinmetal-MAN da família HX.
Só esses apresentavam cabines blindadas intercambiáveis com cabines normais.

Será que o Exército sabia que não tinha dinheiro para HX e "negociou" antecipadamente com esta empresa espanhola e com a TATRA (as duas que entregaram propostas) estas "inventarem do nada" tais cabines?
Ou, sem negociar, o EP já sabia que esta tecnologia já estava a ser desenvolvida por elas?

Mas nessa altura a empresa espanhola só tinha experiência a trabalhar com IVECO para o Exército Espanhol...
Será que apostou no desenvolvimento da tecnologia só para umas 25 ou 30 cabines para o EP para este servir de cliente de lançamento?

A história de como isto tudo se desenvolveu - se foi planeado ou se foi sorte - deve ser boa.
« Última modificação: Janeiro 22, 2025, 12:15:49 am por saabGripen »

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 22435
  • Recebeu: 3827 vez(es)
  • Enviou: 2669 vez(es)
  • +2159/-4232
« Responder #107 em: Janeiro 22, 2025, 10:20:10 am »
Deixa-me profundamente feliz ver que, uns cinco anos após eu ter trabalhado num projeto de aquisição de capacidades em que propuz aquisição de viaturas médias com flatbed e grua, estas terem sido adquiridas!

Na altura eu era um burro do caralho a propor merdas que não faziam sentido nenhum, e que eram tão inúteis como eu, mas aparentemente agora já são boa ideia  :mrgreen:

Para a próxima peça um AT-AT Walker se faz favor! É todo o terreno, é blindado e tem armamento. melhor é impossível.  :mrgreen:

Um dos mais ilustres membros do forumdefesa, e certamente mais velho que eu a tratar-me por você até ofende  :-X

Eu sou apenas quarentão…

Mas, mais sério, e apesar de ser off topic, é importante mencionar que há muita gente a fazer muito bom trabalho em propostas de levantamento de capacidades ou melhoria de sistemas, mas que infelizmente muitas vezes são travados porque há imbecis que, por incapacidade de pensar mais à frente ou por inveja, não permitem avançar ou melhorar. E do que vejo, há muito comandante de unidade ou mesmo muito general que, apesar de perseguido por boas ideias, não se deixa apanhar...
O que me aconteceu foi um pequeno exemplo do que acontece a muito bom militar, praticamente todos os dias, e nem é o exemplo mais gravoso que me aconteceu a mim, nem o que eu conheço. E há dezenas e centenas de milhares de euros que são desperdiçados de forma incrivelmente frequente por imbecis mais graduados, o que só leva a uma desmotivação geral e ao piorar de capacidades - para muito boa gente, um Unimog 1300 e uma G3 chegavam bem, coisas modernas são coisas de maricas.

Mas felizmente que estas viaturas estão a chegar, e há mentalidades a começar a mudar, que ambas fazem muita falta, a segunda ainda mais!
Eu quando estive lá (tropa) ouvi muita coisa de muito boa pessoa. Algumas eram pessoal da velha guarda. Algumas coisas foram, entretanto, adquiridas outras nem por isso. Eu de vez enquanto faço questão de falar de um meio que ouvia falar que seria adquirido para breve e que seria uma mais valia para os Cursos de Paraquedismo Militar. Ia melhorar e reduzir o custo da formação e manutenção da qualificação.

Quem percebe da poda e pede meios e eles não vêm e vê outras coisas de menor importância a o serem, é frustrante. Eu no meu serviço tenho que regularmente fazer um pedido à minha superiora hierárquica para a aquisição de novos meios e sei o que isso é.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.