F-35A Lightning II na FAP

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #630 em: Maio 20, 2024, 02:28:48 pm »
... espero que consigam reunir pilotos para isso tudo! o débito de formação de pilotos de aeronaves a reação também não é famoso...

Depende da perspectiva. Mesmo que tenhas só 20 pilotos de caça, ao considerarmos uma taxa de disponibilidade média de 60% das aeronaves, então precisarias de 33.3 (portanto 34) aeronaves no total, para a qualquer momento teres 20 caças disponíveis para todos esses pilotos. 32 caças seria um número saudável, apesar do ideal ser sem dúvida 40. Considerando uma possível futura integração de UCAVs independentes e drones loyal wingman, aceita-se bem um número de 32 caças.

Tentar nivelar o nº de caças a adquirir, com base no nº de pilotos que temos, é um erro tremendo. Não só colocamos as aeronaves numa posição de maior desgaste (horas de voo distribuídas por um menor nº de células), como cria-se o precedente para que, em vez de se tentar reforçar o número de pilotos, usar-se-á a desculpa de que "não precisamos de mais pilotos, porque não temos aeronaves suficientes".
A isto acresce que, se a falta de pilotos é um problema e um "bloqueador" de maiores números de caças na FAP, ainda menos lógica é qualquer compra de aeronaves COIN a hélice, que obrigariam a que se formassem mais pilotos de propósito.
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #631 em: Maio 20, 2024, 02:55:33 pm »
... seriam capazes de abastecer em voo os A-7P.

Vê lá se não se lembram de reactivar os A-7P.  :mrgreen:

O M-346FA e o FA-50 podem reabastecer com P&D, se o cliente optar por isso. Não sei se as versões M-346FT e TA-50 (mais adequadas para nós como aeronaves de treino) têm essa opção. Os F-16 no máximo só se recebessem os tais CFTs CARTS com Probe, mas nem sei em que estado de desenvolvimento estão. Os F-35 só se a LM colocasse a opção de modificar os "nossos" F-35A com o probe do B e C, o que certamente teria os seus custos.

Edit: Ou o futuro passará por isto?

https://www.l3harris.com/newsroom/press-release/2022/09/l3harris-and-embraer-develop-new-agile-tanker-kc-390-support-air

Essa versão para já é apenas um conceito, que vai ter que se esperar para ver se funciona, como funciona, e se será adquirida pela USAF. Se a USAF não a escolher, não vai ser Portugal a financiar os custos de produção de uma nova variante, mais as certificações, e tudo o resto.

Existiriam também dúvidas se os actuais KC-390 poderiam sequer ser modificados posteriormente para essa variante, e os custos de tal modificação. Isto provavelmente obrigava a que se adquirissem mais KC-390 nessa variante, e sabendo que um KC-390 a seco custa uns 110 milhões de euros, uma versão com Flying Boom, facilmente custará 130-150 milhões. Por este preço, tens um reabastecedor inferior em tudo quando comparado com um MRTT por exemplo, enquanto que este não seria muito mais caro.
 

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Pilotasso

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #632 em: Maio 20, 2024, 07:08:24 pm »
Os nossos F-16 não têm estruturas compatíveis com CFT, tanto PAI como PAII. Seria bom seria.

Caí na esparrela de mencionar os drogue no F-35A quando só existe no B mas pergunto-me qual seria a dificuldade de incorporar essa modificação no A?
« Última modificação: Maio 20, 2024, 07:11:44 pm por Pilotasso »
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #633 em: Maio 20, 2024, 10:43:19 pm »
Isso é pergunta para a Lockheed Martin.  :mrgreen:

Agora convenhamos que, se essa modificação representar um aumento do preço da aeronave, mesmo que uns míseros 10 milhões para cada uma, a despesa adicional dava para pagar 1 MRTT.
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #634 em: Maio 20, 2024, 11:47:30 pm »
Portugal sempre pode comprar o F35B como a Raf. Aquilo com jeitinho ainda opera do D,João II. É só dizer ao Picas que é um drone...  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:
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