F-35A Lightning II na FAP

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #75 em: Dezembro 21, 2023, 02:26:06 pm »
Desculpem lá aterrar aqui de páraquedas...

Mas para que é que Portugal precisa de ter capacidade stealth nas suas aeronaves de combate?

Temos F-16 desde 1994 nunca os destacámos verdadeiramente para as ilhas por períodos prolongados, se quisermos levar uns para a terceira só descolam de Monte Real se as condições no alternante (S. Miguel) forem as ideais.

Nos bálticos  e islândia fazem missões de patrulhamento e QRA (primário e secundário).

Stealth para quê?

Porque os miúdos fixes da escola todos usam um!

Eu continuo na minha, venha os KF-21 bloco 2 e ficamos bem servidos para as próximas décadas.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Charlie Jaguar

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #76 em: Dezembro 21, 2023, 02:38:44 pm »
Eu continuo na minha, venha os KF-21 bloco 2 e ficamos bem servidos para as próximas décadas.



Se a Polónia optasse pelo Boramae (e já terá demonstrado interesse em participar no programa), abria certamente as portas da Europa ao KF-21. Até lá, o F-35A é o novo "NATO Fighter", na senda de tantos outros antes dele, também de fabrico norte-americano.
« Última modificação: Dezembro 21, 2023, 02:39:18 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Red Baron

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #77 em: Dezembro 21, 2023, 02:42:37 pm »
Desculpem lá aterrar aqui de páraquedas...

Mas para que é que Portugal precisa de ter capacidade stealth nas suas aeronaves de combate?

Temos F-16 desde 1994 nunca os destacámos verdadeiramente para as ilhas por períodos prolongados, se quisermos levar uns para a terceira só descolam de Monte Real se as condições no alternante (S. Miguel) forem as ideais.

Nos bálticos  e islândia fazem missões de patrulhamento e QRA (primário e secundário).

Stealth para quê?

A FAP já tem um requerimento antigo que é de ter aviões capazes de operar numa área protegida por S-200.
 
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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #78 em: Dezembro 21, 2023, 02:47:34 pm »
S-200?  :mrgreen:
 

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PTWolf

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #79 em: Dezembro 21, 2023, 09:16:49 pm »
Desculpem lá aterrar aqui de páraquedas...

Mas para que é que Portugal precisa de ter capacidade stealth nas suas aeronaves de combate?

Temos F-16 desde 1994 nunca os destacámos verdadeiramente para as ilhas por períodos prolongados, se quisermos levar uns para a terceira só descolam de Monte Real se as condições no alternante (S. Miguel) forem as ideais.

Nos bálticos  e islândia fazem missões de patrulhamento e QRA (primário e secundário).

Stealth para quê?

Tenho a mesma duvida.
Partindo do pressuposto que o F16 tem como missao garantir superioridade aerea e interção de outras aeronaves que violem o espaço aereo, a componente stealth é assim tão determinante?
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #80 em: Dezembro 21, 2023, 10:13:04 pm »
Informem lá a Fap que os Russos já andam nos S500 que é para ver se pedem F22...  :mrgreen:





Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #81 em: Dezembro 24, 2023, 12:35:36 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #82 em: Dezembro 24, 2023, 11:02:35 am »
https://youtube.com/shorts/efpxdP8tg8c?si=BKKbhU-eyVzlOGTv

Se cada AMRAAM for um kill então os 2 F-35 conseguem acabar com 6 F-16. No entanto, os resultados que vi do kill ratio de mísseis BVR dizem que os 8 AMRAAMS não conseguem eliminar 6 alvos BVR. O que significa que a probabilidade dos F-16 conseguirem entrar na zona de contato até nem será muito má. Mas isso é uma questão dos mísseis e não dos F-35.

Nota: os mísseis estão sempre em evolução e pode haver números novos sobre os AMRAAMs mais recentes.
 

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CruzSilva

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #83 em: Dezembro 24, 2023, 11:28:14 am »
https://youtube.com/shorts/efpxdP8tg8c?si=BKKbhU-eyVzlOGTv

Se cada AMRAAM for um kill então os 2 F-35 conseguem acabar com 6 F-16. No entanto, os resultados que vi do kill ratio de mísseis BVR dizem que os 8 AMRAAMS não conseguem eliminar 6 alvos BVR. O que significa que a probabilidade dos F-16 conseguirem entrar na zona de contato até nem será muito má. Mas isso é uma questão dos mísseis e não dos F-35.

Nota: os mísseis estão sempre em evolução e pode haver números novos sobre os AMRAAMs mais recentes.
Fonte? Qual o AMRAAM em questão?
 

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Visitante123

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #84 em: Dezembro 24, 2023, 01:40:57 pm »
Eram AIM-120 mas não sei que versão eram o kill ratio BVR era fraquíssimo. 45%. Basicamente eram precisos 2 mísseis por alvo e mesmo assim não era certo. A perda de energia para percorrer tanto caminho era significativa. Por isso os Meteor são (eram) muito melhores porque conservam energia e aceleram na fase final do voo.

No caso que ele propôs o mais certo era acabar por ter 2 F-35 quase sem munições (mais do que um míssil por hit) contra 2 F-16 quase sem combustível (manobras de evasão).
 

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JohnM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #85 em: Dezembro 24, 2023, 02:32:53 pm »
Eram AIM-120 mas não sei que versão eram o kill ratio BVR era fraquíssimo. 45%. Basicamente eram precisos 2 mísseis por alvo e mesmo assim não era certo. A perda de energia para percorrer tanto caminho era significativa. Por isso os Meteor são (eram) muito melhores porque conservam energia e aceleram na fase final do voo.

No caso que ele propôs o mais certo era acabar por ter 2 F-35 quase sem munições (mais do que um míssil por hit) contra 2 F-16 quase sem combustível (manobras de evasão).
Julgo que esses números são referentes às primeiras versões do AMRAAM, AIM-120A, usados nos anos 90, e que já eram um enorme progresso relativamente aos 5-20% dos Sparrow. As últimas versões C7/C8/D têm taxas de eficácia muito superior, embora o Meteor continue a ter um “no-escape envelope” maior a longas distâncias…

Sendo reconhecido que uma das limitações dos caças stealth é a necessidade de apenas levarem munições internamente caso queiram manter a furtividade, a LM desenvolveu um adaptador interno, chamado Sidekick, que aumenta a capacidade  interna de 4 para 6 mísseis do Block 4 em diante. Acho, mas não tenho a certeza, que também pode ser “retrofitted” aos blocos anteriores…

Isto tudo sem falar nos novos AIM-260 e outros que são suposto reverter o balanço a favor dos mísseis americanos por comparação com os mais recentes mísseis chineses… tudo mísseis desenhados para serem carregados internamente pelo F-35, F-22 e NGAD
« Última modificação: Dezembro 24, 2023, 02:36:49 pm por JohnM »
 

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luis simoes

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #86 em: Dezembro 24, 2023, 04:08:13 pm »
A questao é quem identifica / adquir primeiro um alvo e qual o tempo que a municao vai embater no mesmo alvo...e aqui o meteor é o melhor...portanto...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #87 em: Dezembro 30, 2023, 10:04:23 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #88 em: Dezembro 30, 2023, 11:01:54 am »


Os F35 que eram para ser para a Turquia?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Visitante123

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #89 em: Dezembro 30, 2023, 11:05:59 am »


Os F35 que eram para ser para a Turquia?

Acho que é a tentativa turca de criar o seu F-35 doméstico. Não me lembro do nome.