F-35A Lightning II na FAP

  • 411 Respostas
  • 25319 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5378
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9977 vez(es)
  • +8451/-245
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #330 em: Fevereiro 21, 2024, 11:36:51 pm »
Mais importante que isso são as 100 a 200 horas de voo anuais praticadas pelos aviadores ocidentais.
Talent de ne rien faire
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8654
  • Recebeu: 3244 vez(es)
  • Enviou: 1001 vez(es)
  • +4061/-6483
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #331 em: Fevereiro 22, 2024, 10:11:58 am »
Já para não falar do consumo de combustível, logística e duração do material.  ;)

Saudações

P.S. Os problemas de produção do Su57. Comparativamente ao caça russo o F35 vai de vento em popa.  :-P

https://www.eurasiantimes.com/su-57-stealth-fighter-difficult-to-manufacture-russia-says/

https://bulgarianmilitary.com/2024/01/02/by-the-end-of-the-year-the-50th-produced-su-57-felon-arrives/

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5499 vez(es)
  • Enviou: 3615 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #332 em: Fevereiro 22, 2024, 01:05:25 pm »
Os caças russos/soviéticos são sempre os melhores no papel e em air shows mas, quando empregues em combate, o seu desempenho deixa muito a desejar — muito por culpa da falta de treino e das doutrinas dos seus pilotos.

Parece que temos aqui um colega que consegue ver.

O que o NVF disse está correto, e nem a experiência de combate na Síria de algumas tripulações parece estar a colmatar a gritante falta de treino da grande maioria dos pilotos de combate russos, nem a ajudar a mudar a rígida doutrina herdada ainda dos tempos soviéticos. Agora, a defesa aérea russa não consiste apenas de caças (há-que contar com as dezenas e dezenas de batalhões anti-aéreos), e novamente aí a furtividade e capacidades de 5ª Geração do F-35 Lightning II colocam-no num patamar superior a todos os outros concorrentes.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 29
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +5/-1
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #333 em: Fevereiro 22, 2024, 04:33:23 pm »

Não me parece que a USN tenha intenções de substituir os F-35 pelo NGAD, mas sim os Super Hornet. O custo unitário previsto do NGAD também seria proibitivo para substituir todos os caças da USN (SH + F-35C).

F-35 em segunda-mão não é impossível, mas duvido que a poupança face a F-35A novos compense assim tanto, principalmente se contarmos com um possível upgrade que teriam que receber. De notar que o próprio motor F135 vai receber upgrades, e no futuro poderá surgir uma nova opção de motor (XA100) que se vier a ser integrado no F-35 (ainda não é certo) e vier a ser exportado (idem), poderá ser um game changer, e ainda reduzir custos de operação do F-35.
Também se fala num novo radar (APG-85) para substituir o actual APG-81, nas unidades de produção a partir de 2025.

Ou seja, entre gastar dinheiro num modelo mais antigo, e ter que investir num enorme upgrade, pode ficar quase tão caro como comprar um novo.

Só um parêntesis aqui, os programas NGAD e F/A-XX não partilham 1 avião basicamente comum com versões diferentes para USAF e a USN como aconteceu com o F-35A e C (algo que ambos os ramos, especialmente a USN não quer voltar a ter de todo) se é isso que está a ser implicado no comentário acima. O da USN é um programa de desenvolvimento completamente distinto e tem requisitos diferentes e características diferentes do avião da USAF. Por exemplo se for para substituir o Super-hornet, logo não pode ter preço assim tão proibitivo, i.e. fabricado em maiores quantidades o que o torna logo distinto da USAF (cockpit embutido na fuselagem e focado para missões de longa distancia). A USN não disse que vai substituir o F-35C, no entanto fica em aberto quantas unidades NGAD+F-35C vão partilhar espaço no porta-aviões. Nessa altura a USMC já terão substituídos todos os F/A-18A/C por F-35C há muito. Por isso acho que F-35C usados na FAP vai ser ainda menos difícil que isso.
Desejável? Não. Preferia ter o F-35A com o novo motor adaptativo e fingir que é um Raptor 1/2 mas isso é um pipe dream para mim.  :mrgreen:


Ver o video abaixo aos 16:00

NGAD USAF

N"j"AD USN

« Última modificação: Fevereiro 22, 2024, 06:27:02 pm por Pilotasso »
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 391 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +99/-45
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #334 em: Abril 01, 2024, 12:11:57 pm »
Noticia de 01 de Abril (de 2024) mas penso que pode dar pelo menos até 2030 quiçá 2035...

https://twitter.com/Defence360/status/1774723391762620476?t=I2SiJHcq-IukW3MhYekokA&s=08
Um abraço
Raphael
__________________
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, nelson38899

*

sivispacem

  • Analista
  • ***
  • 614
  • Recebeu: 185 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +44/-11
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #335 em: Abril 01, 2024, 01:32:06 pm »
Noticia de 01 de Abril (de 2024) mas penso que pode dar pelo menos até 2030 quiçá 2035...

https://twitter.com/Defence360/status/1774723391762620476?t=I2SiJHcq-IukW3MhYekokA&s=08

Pffff..... a noticia do concurso para a aquisição de mísseis de Defesa Aérea vai ganhar a tudo e todos!!!  ;D ;D
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8475
  • Recebeu: 3855 vez(es)
  • Enviou: 715 vez(es)
  • +4985/-787
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #336 em: Abril 02, 2024, 02:13:37 pm »

Não me parece que a USN tenha intenções de substituir os F-35 pelo NGAD, mas sim os Super Hornet. O custo unitário previsto do NGAD também seria proibitivo para substituir todos os caças da USN (SH + F-35C).

F-35 em segunda-mão não é impossível, mas duvido que a poupança face a F-35A novos compense assim tanto, principalmente se contarmos com um possível upgrade que teriam que receber. De notar que o próprio motor F135 vai receber upgrades, e no futuro poderá surgir uma nova opção de motor (XA100) que se vier a ser integrado no F-35 (ainda não é certo) e vier a ser exportado (idem), poderá ser um game changer, e ainda reduzir custos de operação do F-35.
Também se fala num novo radar (APG-85) para substituir o actual APG-81, nas unidades de produção a partir de 2025.

Ou seja, entre gastar dinheiro num modelo mais antigo, e ter que investir num enorme upgrade, pode ficar quase tão caro como comprar um novo.

Só um parêntesis aqui, os programas NGAD e F/A-XX não partilham 1 avião basicamente comum com versões diferentes para USAF e a USN como aconteceu com o F-35A e C (algo que ambos os ramos, especialmente a USN não quer voltar a ter de todo) se é isso que está a ser implicado no comentário acima. O da USN é um programa de desenvolvimento completamente distinto e tem requisitos diferentes e características diferentes do avião da USAF. Por exemplo se for para substituir o Super-hornet, logo não pode ter preço assim tão proibitivo, i.e. fabricado em maiores quantidades o que o torna logo distinto da USAF (cockpit embutido na fuselagem e focado para missões de longa distancia). A USN não disse que vai substituir o F-35C, no entanto fica em aberto quantas unidades NGAD+F-35C vão partilhar espaço no porta-aviões. Nessa altura a USMC já terão substituídos todos os F/A-18A/C por F-35C há muito. Por isso acho que F-35C usados na FAP vai ser ainda menos difícil que isso.
Desejável? Não. Preferia ter o F-35A com o novo motor adaptativo e fingir que é um Raptor 1/2 mas isso é um pipe dream para mim.  :mrgreen:


Ver o video abaixo aos 16:00

NGAD USAF

N"j"AD USN

A questão aqui é que tanto a USN como a USAF chamaram/chamam aos respectivos programas de NGAD.  :mrgreen:

De resto, sim, a intenção não passa por usar o F/A-XX para substituir o F-35C, mas sim substituir os SH.
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1782
  • Recebeu: 1646 vez(es)
  • Enviou: 2501 vez(es)
  • +5498/-2912
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #337 em: Abril 13, 2024, 12:01:32 am »
F-35A a caminho....



« Última modificação: Abril 13, 2024, 11:04:24 pm por Subsea7 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: paraquedista, Charlie Jaguar, Anthropos, PTWolf, Pneucareca

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 29
  • Recebeu: 21 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +5/-1
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #338 em: Abril 14, 2024, 07:32:57 pm »
Como assim "a caminho"? Se este cometário tivesse sido postado há 2 semanas ainda se entendia.  :mrgreen:
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18221
  • Recebeu: 5505 vez(es)
  • Enviou: 5876 vez(es)
  • +7133/-9518
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #339 em: Abril 14, 2024, 07:45:42 pm »
Como assim "a caminho"? Se este cometário tivesse sido postado há 2 semanas ainda se entendia.  :mrgreen:

Ele não disse para onde  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1343
  • Recebeu: 529 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +675/-119
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #340 em: Abril 14, 2024, 08:41:56 pm »
Como assim "a caminho"? Se este cometário tivesse sido postado há 2 semanas ainda se entendia.  :mrgreen:
A decisão final sobre a aquisição já deve ter sido feita.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5345
  • Recebeu: 727 vez(es)
  • Enviou: 729 vez(es)
  • +509/-2608
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #341 em: Abril 14, 2024, 09:48:00 pm »
Pelo que lí, só para 2030.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

saabGripen

  • Perito
  • **
  • 584
  • Recebeu: 102 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +275/-303
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #342 em: Abril 14, 2024, 09:54:05 pm »
Como assim "a caminho"? Se este cometário tivesse sido postado há 2 semanas ainda se entendia.  :mrgreen:
A decisão final sobre a aquisição já deve ter sido feita.

Quem decidiu?
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #343 em: Abril 14, 2024, 10:30:40 pm »
F-35A a caminho....



Com o Subsea7 e o "jornalista" luso-brasileiro do Twiter a postarem a mesma informação no mesmo dia. Alguém quer essa informação cá fora.

Sem contrato não credito. :mrgreen:
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18221
  • Recebeu: 5505 vez(es)
  • Enviou: 5876 vez(es)
  • +7133/-9518
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #344 em: Abril 15, 2024, 08:04:37 am »
E mesmo com contrato pode ser estilo bimby  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas