Acho que cometeram alguns lapsos na avaliação. Por exemplo, a dificuldade dos helicópteros na Ucrânia, deve-se a factores como:
-a elevada densidade de defesas aéreas de médio/longo alcance, que obriga os helis a voar extremamente baixo e ao alcance de MANPADS. Não fossem os sistemas de médio/longo alcance, os helicópteros poderiam voar a altitudes mais favoráveis à sua sobrevivência.
-o campo de batalha ser quase todo uma planície, não havendo cobertura nenhuma, que noutro TO permitiria um Apache voar/pairar rente ao chão, subir o suficiente para disparar um Hellfire, e voltar para a cobertura.
A Austrália dificilmente irá combater numa planície, salvo se for invadida por terra, e o combate se der nas suas planícies, ou as forças australianas combaterem em solo chinês. É altamente improvável acontecer.
Dificilmente irão usar meios aéreos não furtivos ou sem capacidade stand-off, para combater uma ameaça que mantenha capacidade de médio/longo alcance na área. Daí ser um processo, de eliminar primeiro as defesas aéreas, e só depois usar os meios não-furtivos e/ou tripulados.
Temos ainda o facto de que os Apaches deles provavelmente vão ser usados a partir de navios (ou de ilhas) para combater em ilhas.
É claro que, o que não pode ser feito, é pegar nos Apache, e achar que são um meio aéreo de penetração de espaço aéreo inimigo, como se fossem F-117. A função do Apache é dar apoio aéreo perto da linha da frente (um par de km atrás), utilizando o seu armamento que tem capacidade de atingir alvos alguns kms atrás da linha do inimigo.
A isto acresce que, com a introdução do Spike NLOS, o Apache ganha uma capacidade de abater alvos a distâncias de cerca de 25km (algumas fontes falam em mais de 30km). Para colocar em perspectiva, isto é o mesmo que ter um Apache a sobrevoar Setúbal, e conseguir atingir um blindado na BA do Montijo.
No fim, drones e helicópteros de ataque não se excluem, complementam-se. E aliás, poderá dar-se o caso de um dia haver helicópteros que, além do armamento convencional, também transportem as suas loitering munitions.