KC-390 na FAP

  • 3573 Respostas
  • 460005 Visualizações
*

Lusitaniae

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 114 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +50/-294
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3465 em: Março 30, 2024, 12:26:01 am »
 ;D

Abbati, medico, potronoque intima pande
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 210
  • Recebeu: 27 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +19/-141
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3466 em: Março 30, 2024, 12:31:44 am »
Olás.

Todos sabemos que são da mesma categoria de tamanho. Só mesmo estou a procurar onde estão esses "13 metros mais largo".

Sds!
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5378
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9977 vez(es)
  • +8451/-245
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3467 em: Março 30, 2024, 02:40:45 am »
Na envergadura, não na fuselagem.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 391 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +99/-45
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3468 em: Março 30, 2024, 09:14:32 am »
Na envergadura, não na fuselagem.

o "pequenino" faz melhor com dois motores turbofan que o "grande" com quatro motores  turbohélice... daí a espalda maior...já nas capacidades e raio de ação os papéis diferem..

a nossa sorte é que temos os dois!
Um abraço
Raphael
__________________
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4009
  • Recebeu: 2604 vez(es)
  • Enviou: 2146 vez(es)
  • +5703/-2800
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3469 em: Março 30, 2024, 11:07:23 am »
Estar comparar um avião que começou a ser produzido nos anos 70 que tem um histórico épico em qualquer parte do mundo, inclusive no Alasca e Polo Norte, que tem sofrido alterações, com um avião que começou a ser produzido na segunda metade deste século, recebendo de raiz os aviônicos e soluções recentes e com motores distintos, que lhe permitem velocidade e certamente um impulso de natureza diferente.
Podem ser da mesma classe em dimensão mas acho que são aviões com abordagens diferentes, com vantagens e desvantagens.

No fundo acontece o mesmo com o P3 e o P8

Mas parece que a Europa está com a ideia de construir um concorrente nessa classe do KC. Avião médio com dois motores "a jacto", provavelmente agarram em dois motores Airbus do 320 melhorados
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 964
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3470 em: Março 30, 2024, 11:17:39 am »
Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.
 

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 119
  • Recebeu: 43 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +18/-1
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3471 em: Março 30, 2024, 11:31:21 am »
Estar comparar um avião que começou a ser produzido nos anos 70 que tem um histórico épico em qualquer parte do mundo, inclusive no Alasca e Polo Norte, que tem sofrido alterações, com um avião que começou a ser produzido na segunda metade deste século, recebendo de raiz os aviônicos e soluções recentes e com motores distintos, que lhe permitem velocidade e certamente um impulso de natureza diferente.
Podem ser da mesma classe em dimensão mas acho que são aviões com abordagens diferentes, com vantagens e desvantagens.

No fundo acontece o mesmo com o P3 e o P8

Mas parece que a Europa está com a ideia de construir um concorrente nessa classe do KC. Avião médio com dois motores "a jacto", provavelmente agarram em dois motores Airbus do 320 melhorados

Exato:

https://www.pesco.europa.eu/project/future-medium-size-tactical-cargo-fmtc/

Obrigado,

GM
 

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 210
  • Recebeu: 27 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +19/-141
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3472 em: Março 30, 2024, 01:34:08 pm »
Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.

Olás.

Andei procurando sobre o IAE V2500 e não encontrei, mas com os dados disponíveis na web fiz uma estimação bem grosseira pois me foi difícil achar informações resumidas para o avião da Embraer:

KC-390 -  combustível interno 52700lb; ferry range 3900NM; cruise speed 470KT. Isso chega a um tempo de voo de 8,3hs ou seja, consome 6350lb/h no regime de cruzeiro ou 3175lb/h por motor.

Quanto ao C-130H achei isso no Quora:

"A standard C-130 H uses about 5,000 pounds per hour or 740 gallons. That figure assumes normal flight conditions, that is to say, mostly cruse at about 25,000 feet."

Isso equivale a umas 5500lb/h ou 1375lb/h por motor.

Fontes consultadas:
https://embraer.bynder.com/m/7dafc13b2342260a/original/C390_Millennium_Brochure_Ingles_ONLINE_12aug22.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium
https://www.quora.com/How-much-fuel-does-an-AC-130-burn-hourly

Sds.
« Última modificação: Março 30, 2024, 01:45:14 pm por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 964
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3473 em: Março 30, 2024, 01:38:39 pm »
Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.

Olás.

Andei procurando sobre o IAE V2500 e não encontrei, mas com os dados disponíveis na web fiz uma estimação bem grosseira pois me foi difícil achar informações resumidas para o avião da Embraer:

KC-390 -  combustível interno 52700lb; ferry range 3900NM; cruise speed 470KT. Isso chega a um tempo de voo de 8,3hs ou seja, consome 6350lb/h no regime de cruzeiro ou 3175lb/h por motor.

Quanto ao C-130H achei isso no Quora:

"A standard C-130 H uses about 5,000 pounds per hour or 740 gallons. That figure assumes normal flight conditions, that is to say, mostly cruse at about 25,000 feet."

Isso equivale a umas 7000lb/h ou 1750lb/h por motor.

Fontes consultadas:
https://embraer.bynder.com/m/7dafc13b2342260a/original/C390_Millennium_Brochure_Ingles_ONLINE_12aug22.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium
https://www.quora.com/How-much-fuel-does-an-AC-130-burn-hourly

Sds.

Ou seja, são mais ou menos equiparáveis. Obrigado.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

MMaria

  • Membro
  • *
  • 210
  • Recebeu: 27 vez(es)
  • Enviou: 57 vez(es)
  • +19/-141
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3474 em: Março 30, 2024, 01:48:22 pm »
Olás.

Editei pois refiz o cálculo de conversão de gallons para libra e alterou um pouco, usei como líquido o diesel pois não tem jetfuel no conversor.

https://www.thecalculatorsite.com/conversions/common/gallons-pounds.php

Todo caso, lembrando que tratam-se de cálculos bem grosseiros.

Sds
« Última modificação: Março 30, 2024, 01:50:09 pm por MMaria »
Don't feed the troll. Don't feed me, the troll.
 

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 119
  • Recebeu: 43 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +18/-1
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3475 em: Março 30, 2024, 02:02:37 pm »
Olás.

Editei pois refiz o cálculo de conversão de gallons para libra e alterou um pouco, usei como líquido o diesel pois não tem jetfuel no conversor.

https://www.thecalculatorsite.com/conversions/common/gallons-pounds.php

Todo caso, lembrando que tratam-se de cálculos bem grosseiros.

Sds

Hello,

perguntei ao Gemini e a resposta é a seguinte:

Embraer KC-390 Millennium: 6,800 to 7,300 litres/hour
Lockheed C-130H Hercules: 8,100 to 8,700 liters/hour

The C-390 is known for its fuel efficiency compared to other medium-lift transport aircraft.

Obrigado,

GM
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1343
  • Recebeu: 529 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +675/-119
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3476 em: Março 30, 2024, 02:56:14 pm »
Poderá estar a valorizar demasiado as dimensões das aeronaves. É que olhando logo para os números, o C-130 é 2 metros mais comprido, 2 metros mais alto, e 13 metros mais largo.
Mais largo sim mas de asas.
Estive a tentar apurar isto dadas as dúvidas levantadas e o melhor que consegui foi esta imagem.



O problema de algumas destas comparações tem a ver com a quantidade de versões do C-130 mas usando a imagem acima podemos afirmar que o KC-390 tem menos 6 metros de envergadura quando comparado com o C-130.

Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.

Olás.

Andei procurando sobre o IAE V2500 e não encontrei, mas com os dados disponíveis na web fiz uma estimação bem grosseira pois me foi difícil achar informações resumidas para o avião da Embraer:

KC-390 -  combustível interno 52700lb; ferry range 3900NM; cruise speed 470KT. Isso chega a um tempo de voo de 8,3hs ou seja, consome 6350lb/h no regime de cruzeiro ou 3175lb/h por motor.

Quanto ao C-130H achei isso no Quora:

"A standard C-130 H uses about 5,000 pounds per hour or 740 gallons. That figure assumes normal flight conditions, that is to say, mostly cruse at about 25,000 feet."

Isso equivale a umas 7000lb/h ou 1750lb/h por motor.

Fontes consultadas:
https://embraer.bynder.com/m/7dafc13b2342260a/original/C390_Millennium_Brochure_Ingles_ONLINE_12aug22.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium
https://www.quora.com/How-much-fuel-does-an-AC-130-burn-hourly

Sds.

Ou seja, são mais ou menos equiparáveis. Obrigado.
A menos que tenha feito mal as contas parece-me que o KC-390 é bastante superior ao C-130. E visto que é mais rápido e tem mais alcance...
« Última modificação: Março 30, 2024, 04:42:25 pm por CruzSilva »
 

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 964
  • Recebeu: 333 vez(es)
  • Enviou: 188 vez(es)
  • +47/-139
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3477 em: Março 30, 2024, 03:56:26 pm »
Poderá estar a valorizar demasiado as dimensões das aeronaves. É que olhando logo para os números, o C-130 é 2 metros mais comprido, 2 metros mais alto, e 13 metros mais largo.
Mais largo sim mas de asas.
Estive a tentar apurar isto dadas as dúvidas levantadas e o melhor que consegui foi esta imagem.



O problema de algumas destas comparações tem a ver com a quantidade de versões do C-130 mas usando a imagem acima podemos afirmar que o KC-390 tem menos 6 metros de envergadura quando comparado com o C-130.

Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.

Olás.

Andei procurando sobre o IAE V2500 e não encontrei, mas com os dados disponíveis na web fiz uma estimação bem grosseira pois me foi difícil achar informações resumidas para o avião da Embraer:

KC-390 -  combustível interno 52700lb; ferry range 3900NM; cruise speed 470KT. Isso chega a um tempo de voo de 8,3hs ou seja, consome 6350lb/h no regime de cruzeiro ou 3175lb/h por motor.

Quanto ao C-130H achei isso no Quora:

"A standard C-130 H uses about 5,000 pounds per hour or 740 gallons. That figure assumes normal flight conditions, that is to say, mostly cruse at about 25,000 feet."

Isso equivale a umas 7000lb/h ou 1750lb/h por motor.

Fontes consultadas:
https://embraer.bynder.com/m/7dafc13b2342260a/original/C390_Millennium_Brochure_Ingles_ONLINE_12aug22.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium
https://www.quora.com/How-much-fuel-does-an-AC-130-burn-hourly

Sds.

Ou seja, são mais ou menos equiparáveis. Obrigado.
A menos que tenha feito mal as contas parece-me que o KC-390 é bastante superior ao C-130. E visto é mais rápido e tem mais alcance...

As contas acima davam a diferença de 6300 a 7000/h. Poupança de 10% portanto.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5499 vez(es)
  • Enviou: 3615 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3478 em: Abril 02, 2024, 02:48:46 pm »
Citar
KC-390 realiza voo de sustentação para a Roménia

Dois Grupos Geradores, uma Cozinha de Campanha e diverso equipamento de proteção individual foram projetados, desde Portugal, para o Teatro de Operações da Roménia com recurso ao novo KC-390 da Força Aérea Portuguesa. Esta operação teve como objetivo o reabastecimento da 4ª Força Nacional Destacada na Roménia.

https://www.facebook.com/emgfa/posts/pfbid02i1voXF7g6TwKyTSt72PXVLTjw7qrrByxHTQCbZS2bjRu3heYmaUBy4EBQhBEQPJFl





Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, CruzSilva, goncalobmartins

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5524
  • Recebeu: 5499 vez(es)
  • Enviou: 3615 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #3479 em: Abril 04, 2024, 09:48:11 am »
Pai e filho ontem em Tancos. :mrgreen:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF, goncalobmartins