A melhor relação custo benefício... talvez seja... mas nunca será escolhido... made in Servia... em termos de paridade 1 por 1 com o TB-20 :
LASTA 95 (USD 700K aprox)
https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta
Tem 2 versões:
Basic version of the aircraft is built against the requirements for aerobatic category loads of +6.0 -3.
Armed version of the aircraft is built against the requirements for utility category with loads of +4.4 -1.8.
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Engine Lycoming AEIO-580-B1A, with 315 hp (332 kW, under H = 0 and 2700 rpm)
Two-blade metal propeller HARTZELL HC-C2YR-4CF/FC 8475-8
New propeller cap
Modified primary flight controls
Modified engine controls with less friction
New instruments for measuring temperatures and oil pressure and temperatures of cylinder block and exhaust gases in both cabins
New radio stations Bendix/King for UHF with antennas
New gun sight AKN-09 Teleoptik Zemun which supports containers with Machine gun, bombs and unguided rocket launcher
Two under-wing hard points for weapons max allowed 120 kg
New glass cockpit with Garmin G500 avionics suites, which includes a primary flight display (PFD) and a multi-function display (MFD). The aircraft also integrates an instrumental flying simulation system.
Introduction of new composites materials in some parts of the plane
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A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30. Importante era que os TB-30 fossem substituídos por algo como PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine (o primeiro é melhor treinador, a vantagem dos dois últimos é poderem fazer missões CAS e COIN.
Os "PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine" (treino avançado) & turbina não são da classe do TB-30 (treino básico) & piston, esses seriam para substituir os "alfajets" .... todos os foristas andam falar de aeronaves de piston de 700K-1M custo unitário ... Sr salta para aeronaves turbina e de 8,5M custo unitário ?!
"Spain to Buy 24 Pilatus PC-21 Turboprop Trainers for €205M"
"January 2020 saw the Spanish Air Force confirm an order for 24 PC-21 aircraft, which will replace mainly the CASA C-101 Aviojet, but will also take over advanced training which is currently carried out on the T-35 Pillan"
O melhor "trainer" na minha opinião dentro da classe do TB-30 é o Grob Aerospace 120A trainer aircraft (Grob G-120A
Current Price $ 750,000 - $ 900,000 U.S) , mas não tem pylons para treino de armas ou cas e coin "de recurso", isso já é um requisito raro em aviões modernos de "treino básico" ... por isso é que fui buscar o LASTA porque sabia que tinha pylons.
Outra coisa é dizer, gostava que a FAP tivesse "PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine", subscrevo ... mas é uma "ambição um pouco irrealista". (com 2 x PC-21 = 8,5 M x 2 é o equivalente a aproximadamente 22 de qualquer dos trainers de 750K que se estiveram a referir ... e 22 é mais do que substituia os 16 x TB-30 da FAP... já nem são 16 ...acho eu)...ou que quiz dizer é substituir a frota de TB-30 por 1 PC-21 ou 1 Super Tucano ou 1 AT-6 ?! E o treino básico era subcontratado fora ... é isso ?!
"A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30" ?! Não, ambos estão em fim de ciclo de vida ?!... e são para substituir por aeronaves que cumpram o mesmo envelope de missão, i.e., treino básico.... porque quer manter o TB-30?
O TB-30 não está totalmente em fim de vida, e está previsto o seu upgrade na LPM, alem de que no estado atual pode perfeitamente fazer a função do chipmunk por varios anos. Sim, as opções que sugeriu são bons treinadores. Mas o problema da FAP neste momento é conseguir apenas assegurar o treino básico. As opções que eu falei, permitem assegurar o treino básico e avançado, alem do treino de apoio aéreo. Neste caso. a FAP precisaria apenas de enviar os futuros pilotos de F-16 para fazerem nos Estados Unidos a fase final de instrução.