Citação de: goncalobmartins em Março 26, 2024, 03:26:21 pmObrigado Charlie Jaguar! Sempre que encontrar algo interessante, vou partilhando.Tiveste oportunidade de ver a minha questão acima?Respondi aqui para não entrar em off-topic: https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=13504.300
Obrigado Charlie Jaguar! Sempre que encontrar algo interessante, vou partilhando.Tiveste oportunidade de ver a minha questão acima?
Program Manager of the LOCKHEED P-3C CUP+ ORION MISSION SYSTEM UPGRADE – BLOCK 1Manager of the program awarded to General Dynamics Mission Systems-Canada to support the Portuguese Air Force to modernize its fleet of P-3C aircraft.
Obrigado @CJ!Ainda sobre o P-3C CUP+ ORION BLOCK 1, no LinkedIn há um perfil com a seguinte função e respetiva descrição...CitarProgram Manager of the LOCKHEED P-3C CUP+ ORION MISSION SYSTEM UPGRADE – BLOCK 1Manager of the program awarded to General Dynamics Mission Systems-Canada to support the Portuguese Air Force to modernize its fleet of P-3C aircraft.
Tal posteriormente capacitará as aeronaves nacionais a poder operar até 2035-40, altura em que necessitarão ser substituídas.
E o P-3C CUP+ "14808" acabou de descolar de Halifax rumo a Beja.https://globe.adsbexchange.com/?icao=497c98
Citação de: Charlie Jaguar em Março 26, 2024, 02:58:01 pmCitação de: goncalobmartins em Março 26, 2024, 01:22:08 pmEnquanto estava a investigar para popular o inventário da FAP, encontrei isto:https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/c-130hoc/HOC%20PPT%20PrtAF%202023.pdfExcelente achado, Gonçalo. Está ali presente o cronograma do processo integral de modernização, que vai de encontro àquilo que ainda ontem a FAP afirmou. Citar(...) Para a modernização da totalidade da frota nacional de P-3C CUP+ ao serviço da Esquadra 601 – “Lobos”, a Força Aérea estabeleceu um contrato com a General Mission Systems Canada, por intermédio da Canadian Commercial Corporation, que deverá ocorrer até 2025.https://www.emfa.pt/noticia-4545-P-3C%20CUP+%20conclui%20fase%20inicial%20de%20testes%20de%20moderniza%C3%A7%C3%A3oPortanto, e de acordo com este documento, após as 5 aeronaves terem passado pela General Dynamics Mission Systems Canada, e seguidamente concluído com êxito os testes de aceitação em solo nacional, termina a modernização do Block I em 2025. De imediato se inicia a modernização Block II, onde aqui supostamente deverá ter lugar a instalação dos kits MLU adquiridos da Alemanha (e não só), que está programada decorrer até 2030. Tal posteriormente capacitará as aeronaves nacionais a poder operar até 2035-40, altura em que necessitarão ser substituídas. Por isso ainda podemos contar com a presença do Orion nos nossos céus por muitos anos.Obrigado Charlie Jaguar! Sempre que encontrar algo interessante, vou partilhando.Tiveste oportunidade de ver a minha questão acima?GM
Citação de: goncalobmartins em Março 26, 2024, 01:22:08 pmEnquanto estava a investigar para popular o inventário da FAP, encontrei isto:https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/c-130hoc/HOC%20PPT%20PrtAF%202023.pdfExcelente achado, Gonçalo. Está ali presente o cronograma do processo integral de modernização, que vai de encontro àquilo que ainda ontem a FAP afirmou. Citar(...) Para a modernização da totalidade da frota nacional de P-3C CUP+ ao serviço da Esquadra 601 – “Lobos”, a Força Aérea estabeleceu um contrato com a General Mission Systems Canada, por intermédio da Canadian Commercial Corporation, que deverá ocorrer até 2025.https://www.emfa.pt/noticia-4545-P-3C%20CUP+%20conclui%20fase%20inicial%20de%20testes%20de%20moderniza%C3%A7%C3%A3oPortanto, e de acordo com este documento, após as 5 aeronaves terem passado pela General Dynamics Mission Systems Canada, e seguidamente concluído com êxito os testes de aceitação em solo nacional, termina a modernização do Block I em 2025. De imediato se inicia a modernização Block II, onde aqui supostamente deverá ter lugar a instalação dos kits MLU adquiridos da Alemanha (e não só), que está programada decorrer até 2030. Tal posteriormente capacitará as aeronaves nacionais a poder operar até 2035-40, altura em que necessitarão ser substituídas. Por isso ainda podemos contar com a presença do Orion nos nossos céus por muitos anos.
Enquanto estava a investigar para popular o inventário da FAP, encontrei isto:https://www.lockheedmartin.com/content/dam/lockheed-martin/aero/documents/c-130hoc/HOC%20PPT%20PrtAF%202023.pdf
(...) Para a modernização da totalidade da frota nacional de P-3C CUP+ ao serviço da Esquadra 601 – “Lobos”, a Força Aérea estabeleceu um contrato com a General Mission Systems Canada, por intermédio da Canadian Commercial Corporation, que deverá ocorrer até 2025.https://www.emfa.pt/noticia-4545-P-3C%20CUP+%20conclui%20fase%20inicial%20de%20testes%20de%20moderniza%C3%A7%C3%A3o
Citação de: Charlie Jaguar em Março 26, 2024, 02:58:01 pmTal posteriormente capacitará as aeronaves nacionais a poder operar até 2035-40, altura em que necessitarão ser substituídas. A época dos milagres, 2035-40, altura em que se planeia a execução de 3 dos programas mais caros da história das FA do país. Até dói só de imaginar.
Despacho n.º 3495/2024Defesa Nacional - Gabinete da Ministra da Defesa NacionalAutoriza a Força Aérea a realizar a despesa com a aquisição do serviço Planned Maintenance Inspection (PMI) Phase I à aeronave P-3C N/C 14811 e delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea os poderes para a prática de todos os atos subsequentes.https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/3495-2024-858094046
O que me foi dito é que o 14807, se forem gastos uns bons milhares de euros, ainda poderá voar. O 14811 está completamente fora da equação tal é o grau de canibalização.
1 - Autorizar a Força Aérea Portuguesa a realizar a despesa com a aquisição do serviço Planned Maintenance Inspection (PMI) Phase I à aeronave P-3C N/C 14811, até ao montante máximo de 2 276 422,76 EUR (dois milhões, duzentos e setenta e seis mil, quatrocentos e vinte e dois euros e setenta e seis cêntimos), a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, sendo 406 504,06 EUR (quatrocentos e seis mil, quinhentos e quatro euros e seis cêntimos) a financiar através de verbas inscritas na Lei de Programação Militar, na capacidade "Operações Aéreas de Vigilância, Reconhecimento e Patrulhamento Terrestre e Marítimo", projeto "MPA P-3C CUP+", e ainda 1 869 918,70 EUR (um milhão, oitocentos e sessenta e nove mil, novecentos e dezoito euros e setenta cêntimos), a financiar por verbas inscritas no orçamento de funcionamento da Força Aérea.
Forças Armadas concluem missão de cooperação com São Tomé e Príncipe e Cabo VerdeEntre 04 março e 02 de abril, o Destacamento da Esquadra 601 da Força Aérea Portuguesa, através de uma aeronave P-3C CUP+, contribuiu para o esforço internacional em matéria de segurança marítima no Golfo da Guiné, realizando a vigilância e fiscalização da Zona Económica Exclusiva de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde.No âmbito da missão de cooperação, que contempla também o programa "AMLEP – Africa Maritime Law Enforcement Partnership", foram efetuadas 59 horas em operações de vigilância marítima, que resultaram num total de 5039 contactos identificados dos quais 37 reportados às autoridades locais, na sua maioria pesqueiros em atividade ilícita.Para além da atividade aérea foi dada formação aos Bombeiros do Aeroporto de São Tomé e Príncipe, estabelecidos contactos diretos com entidades de ambos os países, e transportada uma palete de material para doações a instituições de cariz social.https://www.facebook.com/emgfa/posts/pfbid034iG7iMSi3GkAVawPNPDnFgQMm8hHVh9nKHU6o4VeorsTKRWe3HTW3rPNT3Ht5cQwl