Sobre o "parecer" do SIED há 3 pontos que merecem comentário:
Primeiro é que o que o SIED passa cá para fora pelo prestigiadissimo CM vale o que vale. Para além disso o MDN diz desconhecer este parecer do SIED. Portanto, reitero, o SIED Leak" vale o que vale.
Segundo: de facto não vamos defender nenhum interesse nacional na RCA, mas sim cumprir as nossas obrigações como membros da ONU. Notem que a defesa do interesse nacional nunca foi critério de decisão para envio de Forças Nacionais Destacadas: vide Timor, BiH, Kosovo, Afeganistão, Iraque. Possivelmente o interesse nacional devia ser um critério importante, isto se houvesse por parte dos nosso politiquinhos uma visão estratégica sólida sobre Portugal e o seu posicionamento no mundo, mas isso é coisa que não existe, temos pena. Portanto só nos resta seguir os outros. Eu sei, é triste.
Terceiro, os riscos. Se o parecer do SIED até for correcto, então os risco são de facto elevados. Mas então para que serve gastar dinheiro dos contribuintes a preparar forças aguerridas, treinadas e "bem equipadas" para actuar em cenários de elevado risco? Ah! Para defender o interesse nacional? É mesmo? Então voltem a ler o meu segundo ponto.
Ah! Afinal é para cumprir os nossos compromissos internacionais! ... Então voltem ao meu ponto 2. :-)
Se o houver pessoal a voltar em sacos de plástico, então acontecerá o habitual: os militares cumpriram o seu dever e a pátria faz o que é habitual: é-lhes ingrata, ... mas afinal é para isto que nos pagam.
Para aqueles que querem ser comandos e outras coisas especiais fica o aviso: que tem calos não se deve meter em apertos.