O novo Aeroporto de Lisboa

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #15 em: Março 05, 2021, 02:32:24 am »
 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #16 em: Março 05, 2021, 09:36:21 pm »
Prós e contras do aeroporto ser no Montijo ou em Alcochete.
https://eco.sapo.pt/2021/03/04/pros-e-contras-do-novo-aeroporto-no-montijo-ou-em-alcochete/

Se tivéssemos um governo e oposição com alguma visão do que pretendem para o país, em vez de fazerem o disparate de salvarem uma empresa de ricos (TAP, que até desvia pilotos formados pela FAP), que nos vai custar pelo menos 5 mil milhões de euros para nada fazerem até a empresa recuperar, alguém que saiba fazer contas básicas, percebe que os mais de 5 mil milhões dariam para construir..... vá lá, metade de um novo aeroporto e que até nem tinha de ser todo construído de uma só vez e até aproveitando fundos comunitários para o seu financiamento!!!!

Relembro que os fundos comunitários para o estado, normalmente pagam a comparticipação de 85% da despesa total!!!!!!!! Em vez disso, o governo quer à força aprovar um "apeadeiro" que nunca vai ser uma alternativa ao actual aeroporto, mas apenas um complemento, só porque dessa forma o estado não gasta 1 cêntimo, é a Ana que investe!!!!!!

Isto não é de forma nenhuma a melhor decisão que defenda os interesses do país!!!! Ainda por cima com a pandemia, agora temos tempo de sobra para construir um aeroporto de raíz, porque toda a gente sabe que tão cedo o sector não recupera da pandemia..... talvez em 2025, 2026........

Com a solução do Montijo, o governo deixa a "bazuca" inteirinha à disposição dos amigos do partido!!!!!
« Última modificação: Março 05, 2021, 09:38:17 pm por Viajante »
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #17 em: Março 05, 2021, 10:36:46 pm »
Sou a favor que se faça do aeroporto de Beja o único e centralizado aeroporto para o eixo Lisboa/Sines/Évora/Beja.

E a construção de um outro para o eixo Coimbra/Santarém/Portalegre/Castelo Branco.

O de Beja tem imenso espaço para se fazer um aeroporto de expansão ilimitada para o futuro. Fecha-se a Portela lá para 2035, nesse terreno dá fazer tanta coisa nova para a Lisboa.

A ligação de Lisboa para Beja e depois ligar ao Algarve e Elvas para Espanha em Alta velocidade, com a TTT.

Assunto arrumado!
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #18 em: Março 06, 2021, 10:29:21 pm »
E a FAP que se lixe, porque para quê ter uma base aérea num local ideal, onde o espaço aéreo é descongestionado.  ::)

Francamente, qual a vantagem de ter um aeroporto em Beja? Fica longe de Lisboa e longe do Algarve, as duas zonas com maior afluência de turistas. Faro já tem um aeroporto, Lisboa idem, criar um (completo) em Beja só ia fazer com que este fosse sub-aproveitado, pois tanto o de Faro como o de Lisboa manter-se-iam em funcionamento, "roubando" uma grande parte dos voos. Alguém acha que criando aeroportos a mais de 100km de Lisboa, alguém vai-se livrar da Portela? Claro que não.

O mesmo para um aeroporto em Leiria.

Para mim a opção mais favorável é Alcochete, pelas razões já mencionadas. Portugal é um país pequeno, não necessita de aeroportos de 100 em 100 kms.
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #19 em: Março 06, 2021, 10:51:22 pm »
 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #20 em: Março 06, 2021, 10:57:24 pm »
Sou a favor que se faça do aeroporto de Beja o único e centralizado aeroporto para o eixo Lisboa/Sines/Évora/Beja.

E a construção de um outro para o eixo Coimbra/Santarém/Portalegre/Castelo Branco.

O de Beja tem imenso espaço para se fazer um aeroporto de expansão ilimitada para o futuro. Fecha-se a Portela lá para 2035, nesse terreno dá fazer tanta coisa nova para a Lisboa.

A ligação de Lisboa para Beja e depois ligar ao Algarve e Elvas para Espanha em Alta velocidade, com a TTT.

Assunto arrumado!

Lusitaniae, Já existe um Aeroporto em BEJA e está praticamente ás moscas, sem operadores aéreos, porque será ??
Os aeroportos quando são implantado em determinado local, são-no não porque os autarcas ou os politicos assim o desejam, mas sim porque há trafego aéreo a querer voar para essa localidade onde o Aeroporto é implantado e não por qq outro motivo.

Que companhias iam voar, regularmente para BEJA ??
As mesmas que tem agora voado, nenhumas !!
Se o Aeroporto de Lisboa desaparecesse a favor de um em BEJA os milhões de turistas que desejam ir a Lisboa pura e simplesmente sofriam uma redução enorme e os proveitos para o turismo da Capital e arredores desapareciam assim como dezenas de milhares de postos de trabalho.

A zona metropolitana de Lisboa é a mais importante do País e necessita de ter um Aeroporto, um Aeroporto, que sirva os milhões de pessoas que visitam esta zona Metropolitana e também as que estão em voos de ligação para outros destinos.

Deslocar o Aeroporto de lisboa para BEJA, iria custar muito milhares de milhões, muito mais que fazer um de raiz em Alcochete, é bom não esquecer as largas dezenas de milhares de trabalhadores que labutam no aeroporto actual e moram perto de Lisboa, e que teriam que mudar de residência para BEJA ou arredores.
Além disso as centenas de empresas que fornecem serviços ou bens ás empresas que operam no Aeroporto de Lisboa estão na sua grande maioria sedeadas perto da Capital, e, a transferência do Aeroporto para BEJA obrigaria a mais custos de deslocação a serem suportados por essas empresas, custos esse que em alguns casos seriam proibitivos.

Estes custos de deslocalização das empresas e pessoas, pois como sabemos os trabalhadores altamente qualificados, das mais variadas areas do Aeroporto, como Meteo, OPS, MNT, Segurança, Catering, assistência em escala, etc para mencionar só algumas,, não se encontram na zona de BEJA aos pontapés, nem se formam num mês, dois ou três, teriam, se estivessemos a falar com pessoas que percebem o que se passa no ramo da Aviação Civil, que ser adicionados á construção do mesmo, custos esses que seriam muito menores no caso do NAER, ser instalado no CTA.

Depois do que referi para o Aeroporto de BEJA, basta imaginar os custos de um Aeroporto no Centro do país e a sua utilidade, pois obrigaria a que o Aeroporto do Porto Encerrasse ou não ??
Lusitaniae, é muito fácil e simples dizer que a minha ideia/opinião é a de fazer N aeroportos em N locais, mas...
Serão viáveis ??
Há clientes ie companhias Aéreas que pretendem voar para esses locais ??
Há trafego aéreo, pax/carga/ correio para ocupar as aeronaves ??
temos dinheiro para fazer mais um par de aeroportos ??
pelos vistos de acordo com os politicos o que vai acontecer é o apeadeiro do Montijo ir avante e passado quinze anos termos de fazer um terceiro apeadeiro para complementar o aeroporto complementar.....
Somos mesmo uma Nação RICA, mas de gente Burra e que nos tem vindo a DESgovernar.
Que venham mais meia dúzia de Aeroportos para os termos de 100 em 100 kms que fazem muita falta para encherem os bolsos de meia dúzia de politicos e empresas de construção.

Bom fim de semana
« Última modificação: Março 06, 2021, 11:13:24 pm por tenente »
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #21 em: Março 06, 2021, 11:14:38 pm »
E a FAP que se lixe, porque para quê ter uma base aérea num local ideal, onde o espaço aéreo é descongestionado.  ::)

Francamente, qual a vantagem de ter um aeroporto em Beja? Fica longe de Lisboa e longe do Algarve, as duas zonas com maior afluência de turistas. Faro já tem um aeroporto, Lisboa idem, criar um (completo) em Beja só ia fazer com que este fosse sub-aproveitado, pois tanto o de Faro como o de Lisboa manter-se-iam em funcionamento, "roubando" uma grande parte dos voos. Alguém acha que criando aeroportos a mais de 100km de Lisboa, alguém vai-se livrar da Portela? Claro que não.

O mesmo para um aeroporto em Leiria.

Para mim a opção mais favorável é Alcochete, pelas razões já mencionadas. Portugal é um país pequeno, não necessita de aeroportos de 100 em 100 kms.

Completamente de acordo !!

Abraços
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #22 em: Março 06, 2021, 11:39:01 pm »


A ANA em 2008, efectuou um estudo onde se colocavam três hipoteses locais de construção, no Montijo, chumbado pela falta de capacidade e localização junto a uma zona de nidificação e transito de elevado numero de aves, o da OTA, chumbado pelo elevado custo de construção devido á constituição dos solos e orografia em redor do local do Aeroporto, e rio Frio/ CTA que ficou como o local que oferecia grande capacidade de expansão e localização perto de vários nós de comunicações rodo/ferroviarias mais importantes para transbordo de pax Aereos/terrestres e vice versa, portanto local vencedor !!

deste estudo, efectuado há cerca de treze anos, agora ninguém fala, pois pudera não interessa, porque a VINCI e Amigos, Desgoverno e não só, interessa fazer o apeadeiro, pois sABEM QUE EM MENOS DE QUINZE ANOS ficará sem capacidade e, será necessário fazer um terceiro aeroporto para apoiar o aeroporto complementar de Lisboa, e iremos gastar muito mais que se fosse construído no CTA, um Aeroporto substituto do da Portela.
Haja dinheiro para sustentar esta cambada de crápulas !!!

Abraços
« Última modificação: Março 06, 2021, 11:40:16 pm por tenente »
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #24 em: Março 07, 2021, 12:16:12 pm »
Rio Frio está cheio de sobreiros e é uma propriedade privada. Essa hipótese só esteve realmente em cima da mesa nas décadas de 60 e 70, nomeadamente quando se juntou uma "grande coincidência"... Essa "coincidência" era o facto de os donos da herdade serem uns tais de Lupi Alves Caetano... E o Presidente do Conselho ser um tal de Marcelo Alves Caetano.
 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #25 em: Março 07, 2021, 03:55:52 pm »
Sou a favor que se faça do aeroporto de Beja o único e centralizado aeroporto para o eixo Lisboa/Sines/Évora/Beja.

E a construção de um outro para o eixo Coimbra/Santarém/Portalegre/Castelo Branco.

O de Beja tem imenso espaço para se fazer um aeroporto de expansão ilimitada para o futuro. Fecha-se a Portela lá para 2035, nesse terreno dá fazer tanta coisa nova para a Lisboa.

A ligação de Lisboa para Beja e depois ligar ao Algarve e Elvas para Espanha em Alta velocidade, com a TTT.

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Lusitaniae, Já existe um Aeroporto em BEJA e está praticamente ás moscas, sem operadores aéreos, porque será ??
Os aeroportos quando são implantado em determinado local, são-no não porque os autarcas ou os politicos assim o desejam, mas sim porque há trafego aéreo a querer voar para essa localidade onde o Aeroporto é implantado e não por qq outro motivo.

Que companhias iam voar, regularmente para BEJA ??
As mesmas que tem agora voado, nenhumas !!
Se o Aeroporto de Lisboa desaparecesse a favor de um em BEJA os milhões de turistas que desejam ir a Lisboa pura e simplesmente sofriam uma redução enorme e os proveitos para o turismo da Capital e arredores desapareciam assim como dezenas de milhares de postos de trabalho.

A zona metropolitana de Lisboa é a mais importante do País e necessita de ter um Aeroporto, um Aeroporto, que sirva os milhões de pessoas que visitam esta zona Metropolitana e também as que estão em voos de ligação para outros destinos.

Deslocar o Aeroporto de lisboa para BEJA, iria custar muito milhares de milhões, muito mais que fazer um de raiz em Alcochete, é bom não esquecer as largas dezenas de milhares de trabalhadores que labutam no aeroporto actual e moram perto de Lisboa, e que teriam que mudar de residência para BEJA ou arredores.
Além disso as centenas de empresas que fornecem serviços ou bens ás empresas que operam no Aeroporto de Lisboa estão na sua grande maioria sedeadas perto da Capital, e, a transferência do Aeroporto para BEJA obrigaria a mais custos de deslocação a serem suportados por essas empresas, custos esse que em alguns casos seriam proibitivos.

Estes custos de deslocalização das empresas e pessoas, pois como sabemos os trabalhadores altamente qualificados, das mais variadas areas do Aeroporto, como Meteo, OPS, MNT, Segurança, Catering, assistência em escala, etc para mencionar só algumas,, não se encontram na zona de BEJA aos pontapés, nem se formam num mês, dois ou três, teriam, se estivessemos a falar com pessoas que percebem o que se passa no ramo da Aviação Civil, que ser adicionados á construção do mesmo, custos esses que seriam muito menores no caso do NAER, ser instalado no CTA.

Depois do que referi para o Aeroporto de BEJA, basta imaginar os custos de um Aeroporto no Centro do país e a sua utilidade, pois obrigaria a que o Aeroporto do Porto Encerrasse ou não ??
Lusitaniae, é muito fácil e simples dizer que a minha ideia/opinião é a de fazer N aeroportos em N locais, mas...
Serão viáveis ??
Há clientes ie companhias Aéreas que pretendem voar para esses locais ??
Há trafego aéreo, pax/carga/ correio para ocupar as aeronaves ??
temos dinheiro para fazer mais um par de aeroportos ??
pelos vistos de acordo com os politicos o que vai acontecer é o apeadeiro do Montijo ir avante e passado quinze anos termos de fazer um terceiro apeadeiro para complementar o aeroporto complementar.....
Somos mesmo uma Nação RICA, mas de gente Burra e que nos tem vindo a DESgovernar.
Que venham mais meia dúzia de Aeroportos para os termos de 100 em 100 kms que fazem muita falta para encherem os bolsos de meia dúzia de politicos e empresas de construção.

Bom fim de semana

Pois, o problema deste país e mesmo o que escreveu, é um pais pequeno, centralizado e o derivar o aeroporto para Beja para servir a capital, iria incomodar muita gente (é longe e jamais!)

O descentralizar o país e dar um safanão para as gerações futuras e retirar alguma da força da região metroplitana de Lisboa e distribiur neste caso pelo Alentejo e Centro do País é o que deveria ser feito. Imaginem como seria Portugal, com o principal aeroporto do Pais em Beja.
Todas as pessoas e empresas que estão conetadas com o aeroporto Humbero Delgado teria mesmo que ir para lá, este processo iria ser doloroso mas muito frutifero num  futuro que muitos não conseguem enxergar.
Era preciso apostar em vez de um novo aeroporto perto de Lisboa, em linha de AV +320km, com a TTT e ligações especiais só do movimento aeroportuário de Beja para Lisboa e a linha serviria, para ligar depois ao Algarve, a Elvas (Espanha) e por fim ir para o Porto e Galiza.

O Aeroporto no Centro nem precisaria de ser muito grande, eu dei uma dica da localização perto de Caxarias em Ourém e iria servir Coimbra, Leiria/Fátima e dar um abanão nas Beiras, ligação à linha do Norte mesmo ali ao lado e nem era preciso muitas ligações rodoviarias novas, basta ligar ao IC9 que liga à A1 e A13.
Na nova ligação AV (Lisboa-Porto) depois a ligação com este novo aeroporto seria uma prioridade, mas com tempo, visto a linha do Norte estar a poucos metros.

O Porto é Norte e Faro é Algarve, como está fica e não precisa mexer, o resto era para abanar!

O Turismo para Lisboa iria continuar, pois com a AV e com ligações Beja/Lisboa em 20 minutos, ninguem iria desistir de visitar Lisboa devido a isso.



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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #26 em: Março 07, 2021, 06:03:14 pm »
Lisboa-Beja em 20 minutos... Só mesmo de avião  :mrgreen:

Não se pode confundir a velocidade máxima do TGV com a velocidade média da viagem.

Outra questão é o custo do bilhete do TGV. O que se poupasse no bilhete do avião era "torrado" no bilhete do TGV.
 

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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #27 em: Março 07, 2021, 07:39:24 pm »
Lisboa-Beja em 20 minutos... Só mesmo de avião  :mrgreen:

Não se pode confundir a velocidade máxima do TGV com a velocidade média da viagem.

Outra questão é o custo do bilhete do TGV. O que se poupasse no bilhete do avião era "torrado" no bilhete do TGV.

Fui um pouco otimista, talvez uns 40 minutos.
As companhias aéreas e a CP (caso sejam eles a gerir o futuro AV) que inventem uns passes especiais, é preciso é ter ideias.

O próprio aeroporto podia ter unidades de transporte próprias para usar na linha AV. Soluções existem, basta querer.
« Última modificação: Março 07, 2021, 07:54:27 pm por Lusitaniae »
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #28 em: Março 07, 2021, 10:24:45 pm »
Lusitaniae? É necessário conhecer um bocado mais o país para perceber que o que afirma não faz sentido.

Então em Beja não existe um aeroporto? E quem quer voar para lá? Quer obrigar por decreto empurrar as pessoas para Beja? Fala na descentralização e retira o aeroporto a Lisboa e deixa o da região norte colado ao mar, em Matosinhos?

Em Espanha gastaram quase 500 milhões de euros para construírem o aeroporto Ciudad Real para estar às moscas! Já tem um em Beja e quer enterrar lá mais dinheiro?

Olhe, sobre os transportes, não sei se sabe que por exemplo uma viagem actualmente de Alfa pendular Lisboa-Porto custa 50€ por pessoa. Se colocar um TGV, vai custar quanto por pessoa só para deslocar de Beja para Lisboa?

Eu também sou um acérrimo defensor da descentralização, para que o investimento público não seja todo feito em Lisboa e no Porto, mas eu não pretendo a regionalização, para deixar o centralismo de Lisboa e caír no do Porto!!!!!!

Voltando às regiões, você ía colocar o maior aeroporto do país numa região que tem 700 mil habitantes. Só o norte do país tem mais de 3,8 milhões de pessoas a serem servidas pelo Aeroporto Sá Carneiro! A região de Lisboa tem 2,8 milhões e o centro do país tem quase tanta gente como a região de Lisboa, com 2,4 milhões e utilizam também o aeroporto Sá Carneiro!

E já agora, queria dinamizar o centro do país com um aeroporto em Ourém!?!?!?!! Você sabe que é muito mais perto a alguém de Aveiro, Viseu ou Guarda irem para o Porto do que Leiria, certo? Que é o que já fazem neste momento!!!!! Já agora você conhece a linda estrada que liga Viseu a Coimbra? Para atravessar o centro do país, tinha de passar pelo IP3 que é a nova estrada da morte, assim que desapareceu o IP5 para dar lugar à A25.

Quando fala em dar um abanão às Beiras, está a falar de que zona? De longe a zona mais industrializada das Beiras fica no litoral (Aveiro) e depois Viseu e que ficam no extremo oposto do aeroporto que quer construir!!!!!!

Não será mais sensato pensarmos nos aeroportos de 1º escalão para o país e por exemplo dinamizar os aeródromos que tão importantes são por exemplo no combate a incêndios e que até permite ligar as capitais de distrito!?!?

Para além dos habitantes que cada aeroporto serve, julgo que também é importante contar com os turistas que podem afluir a cada região e não acredito que em Beja haja tantos turistas quanto isso ou o aeroporto de Beja seria um sucesso. O que aconteceu em Beja e acontece pelo país, é uma conjugação de fundos comunitários, receitas do Estado e loucura local de alguém que se calhar não tinha mais nada onde fazer investimentos públicos (não acredito)?
« Última modificação: Março 07, 2021, 10:26:45 pm por Viajante »
 
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Re: O novo Aeroporto de Lisboa
« Responder #29 em: Março 08, 2021, 01:18:54 am »
Eu fico chocado é quando num país em crise, surgem ideias de construir, em vez de um, dois aeroportos (em locais onde nem sequer são rentáveis), e ligar tudo com linhas de alta-velocidade (que nunca seriam rentáveis). Eu já só imagino o dinheiro necessário para tanto mega projecto. E isto sem sequer chegar aos problemas mais técnicos, como transferir tudo de Lisboa para Beja e/ou Leiria, já falados por outros foristas.

Descentralizar é bom, e faz sentido, mas não é com aeroportos no meio do nada, é com incentivos (empregos, condições de vida) para a população largar o litoral/grandes cidades, e ir para o interior. A grande maioria da população não vive no litoral/grandes centros urbanos por causa dos aeroportos, os aeroportos é que foram construídos nestes locais, pela sua densidade populacional.