Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

  • 3886 Respostas
  • 498103 Visualizações
*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 498 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3045 em: Novembro 08, 2023, 04:19:58 pm »
Já que os heli também se quer todos, nas fragatas escolhe-se uma de cada classe  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Mentat

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 96 vez(es)
  • Enviou: 129 vez(es)
  • +35/-2
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3046 em: Novembro 08, 2023, 04:40:21 pm »
Eu voto é num concurso ainda esta década, para decidir a compra de 3 fragatas para substituir as VdG, e depois um segundo concurso para substituir as 2 BD em 2035.

Se porventura as 3 fragatas do primeiro concurso fossem suficientemente capazes (dependendo do modelo), até poderiam ser estas as escolhidas para substituir também as BD. Neste caso, e dependendo do custo de cada navio, a substituição das BD poderia ser não por 2 fragatas "de 1000 milhões", mas por 3 de 700.

O essencial era substituir as Meko antes que se desperdice dinheiro na sua modernização.

Infelizmente, tenho seríssimas dúvidas que isso vá acontecer.
Antes de 2030, a não ser que haja uma  altamente improvável reviravolta de vontade política, vamos continuar a "modernizar" a sucata flutuante da Armada.  ::)

Seria importante aumentar a frota de superfície em (pelo menos) mais um navio. Com a modernização de equipamentos, que também implica (dependendo do modelo escolhido) uma redução da guarnição necessária, é perfeitamente viável.
Já me mentalizei que só começaremos a pensar em substituir as VdG e as BD no início da próxima década.
Uns 2 a 3 anos para escolher modelo+opções, mais outros tantos para autorizar o pagamento e uns 3 a 4 anos até estarem ao serviço efetivo da Armada.
Lá para 2038 teremos fragatas novas;D
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3047 em: Novembro 08, 2023, 06:13:31 pm »
Eu faço já aqui a proposta de irmos a votos, aproveitando o caos no desgoverno do Ali Baba.

Eu assim a cabeça, voto na A210

Porquê? 
É mais que suficiente e gosto daquele design tipo nave espacial com dois "castelos". É disruptivo com o tradicional e tem ar bruto
 Pronto é uma coisa minha, sei lá  :D

Mas é holística?

Proponho um grupo de trabalho para se debruçar sobre essa vertente
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3048 em: Novembro 08, 2023, 06:16:07 pm »
Eu voto é num concurso ainda esta década, para decidir a compra de 3 fragatas para substituir as VdG, e depois um segundo concurso para substituir as 2 BD em 2035.

Se porventura as 3 fragatas do primeiro concurso fossem suficientemente capazes (dependendo do modelo), até poderiam ser estas as escolhidas para substituir também as BD. Neste caso, e dependendo do custo de cada navio, a substituição das BD poderia ser não por 2 fragatas "de 1000 milhões", mas por 3 de 700.

O essencial era substituir as Meko antes que se desperdice dinheiro na sua modernização.

Quanto a opções, já nem sei em quais votaria, entre:
-FDI
-FREMM francesa

-FREMM italiana
-FREMM "americana" (Constellation)
-PPA
-Chungnam
-Daegu
-Mogami
-AH140
-Meko A200
-Meko A210
-Mejo A300
-F-100
-F-110
-Alpha 5000
-ASWF
-Type 26
-MKS180

-Sigma 10514
-Sigma 11515
-Sigma 12516
-XO 139 CF
-MMSC

Esqueci-me de alguma?

A vermelho estão Fragatas que já não se fabricam, a verde as que são demasiado caras.

FCX40.



Tantos modelos e NENHUM SERVE

É PRECISO TER AZAR
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

saabGripen

  • Analista
  • ***
  • 619
  • Recebeu: 106 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +285/-312
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3049 em: Novembro 08, 2023, 07:19:00 pm »
Penso que conseguiriamos um bom negócio se optassemos por um "Pacote".

A Saber:

- 5 Tamandaré - construidas no Brasil.
- 2 Submarinos de propulção Nuclear  - construidos no Brasil.
- 28 Gripen - construidos no Brasil.
- 37 IVECO CENTAURO 120mm  - construidos no Brasil.
- 24 Lançadores tipo "HIMARS"  - construidos no Brasil.

5 mil milhõs davam para o Pacote.

Podia-se chamar o Pacote Amor Tuga-Zuca

Só é um sonho para um dos nossos países...
« Última modificação: Novembro 08, 2023, 07:24:24 pm por saabGripen »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8565
  • Recebeu: 3915 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3050 em: Novembro 08, 2023, 10:37:09 pm »
Confirma-se mais uma vez que se trata de um troll.  ::)

Entretanto, 5000 milhões (ou quase) era só nos Gripen. As 5 Tamandaré facilmente chegariam a 2500 milhões, os 2 submarinos nucleares (lol) 2000-3000 milhões (?), o restantes dois pontos, talvez 500 milhões.

Tanto dinheiro para ficarmos com: caças de segunda linha, fragatas bastante limitadas, 2 submarinos nuclear seria pura e simplesmente overkill e demasiado caro para a nossa realidade, os Centauro são um bom sistema, mas não substituem os Leopard, fazendo mais sentido serem adquiridos para reforçar a BrigInt, e os Astros II teoricamente não são maus, mas face aos desenvolvimentos recentes do HIMARS verdadeiro, dificilmente se equipara.

Infelizmente, tenho seríssimas dúvidas que isso vá acontecer.
Antes de 2030, a não ser que haja uma  altamente improvável reviravolta de vontade política, vamos continuar a "modernizar" a sucata flutuante da Armada.  ::)

Seria importante aumentar a frota de superfície em (pelo menos) mais um navio. Com a modernização de equipamentos, que também implica (dependendo do modelo escolhido) uma redução da guarnição necessária, é perfeitamente viável.
Já me mentalizei que só começaremos a pensar em substituir as VdG e as BD no início da próxima década.
Uns 2 a 3 anos para escolher modelo+opções, mais outros tantos para autorizar o pagamento e uns 3 a 4 anos até estarem ao serviço efetivo da Armada.
Lá para 2038 teremos fragatas novas;D

Pois, acho que a Marinha devia tentar aproveitar a possível mudança de Governo, e voltar a pedir a substituição das VdG em vez de as modernizar. Isto não garante uma resposta positiva, mas se forem inteligentes (na Marinha) não voltam a cometer a burrice de fantasiar com fragatas tão caras, e aceitam que mais vale aceitar uma solução com 2 classes "hi-low" (ou "hi-mid" para ser mais preciso).

A realidade é que o mundo continua a rumar para um caminho perigoso, e a capacidade de combate da Marinha assentar em chaços não dará garantias suficientes para o futuro.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3051 em: Novembro 08, 2023, 10:58:11 pm »
Penso que conseguiriamos um bom negócio se optassemos por um "Pacote".

A Saber:

- 5 Tamandaré - construidas no Brasil.
A Marinha já tem o seu projeto de NPO. É certo que este tem hangar, temnum canhão e toda uma série de coisas que o pessoal defende para os nossos NPO, mas pelo menos os nossos são construídos cá.

Citar
- 2 Submarinos de propulção Nuclear  - construidos no Brasil.
A Marinha já tem submarinos e são bastante capazes.

Citar
- 28 Gripen - construidos no Brasil.
Isso já foi descartado a muito, um F16 modernizado a Viper fica muito mais em conta e se for para comprar novo será os F35.

Citar
- 37 IVECO CENTAURO 120mm  - construidos no Brasil.
A nossa familia de 8X8 blindado a rodas chamasse Pandur.

Citar
- 24 Lançadores tipo "HIMARS"  - construidos no Brasil.

Para? O que temos que comprar é material para a GAC da BrigInt.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3052 em: Novembro 08, 2023, 11:29:55 pm »
Isto está de forma tal que só dá para gozo. Estes pacóvios pimpolhos andam às voltas com barquinhos que dizem holísticos e disruptivos e o mundo todo a construir navios a sério. Com um lote tala de opções e de equipamentos que era só lançar a  proposta e ver quem faziam melhor preço e também o construtor mais "adequado", tendo em conta que não se trata só de adquirir no momento.

Um GT anda há uns 2 anos, pelo menos, a tentar perceber o que quer e encalhou em 5 iguais topo de gama, quando o bom senso diz que nunca as terá.
Será que aquilo dá almoços?
Tal nível de  falta de competência e senso comum é abismal.
Basta ver como os Polacos se adiantaram
Mas é assim para tudo
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3053 em: Novembro 09, 2023, 08:39:01 am »
DC
Eu voto é num concurso ainda esta década, para decidir a compra de 3 fragatas para substituir as VdG, e depois um segundo concurso para substituir as 2 BD em 2035.


Este devia ser o FOCO, seja do GT ou de almirantes ou quem fosse envolvido. Fossem agora 3 ou mesmo 2 para substituir as VdG.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3054 em: Novembro 09, 2023, 08:54:18 am »
Meko A210.











« Última modificação: Novembro 09, 2023, 08:55:27 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18299
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5957 vez(es)
  • +7166/-9542
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3055 em: Novembro 09, 2023, 09:00:47 am »
O engraçado é que se eu for incompetente no meu trabalho sou despedido

Estes saltam de grupo em grupo
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Cabeça de Martelo, PTWolf

*

Mentat

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 96 vez(es)
  • Enviou: 129 vez(es)
  • +35/-2
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3056 em: Novembro 09, 2023, 11:03:50 am »
O único ponto (aparentemente) negativo da A-210 é que, a meu ver, não tem ESSM. Podem ser instalados em Mk41 VLS, mas sou um pouco old-school e gosto de ver um lançador independente.
De resto, e pondo de lado a questão dos sensores (pouco ou nada percebo de radares), a A-210 parece-me uma bela fragata. Que supostamente é uma corveta, mas isso são os alemães.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3057 em: Novembro 09, 2023, 11:22:02 am »
O único ponto (aparentemente) negativo da A-210 é que, a meu ver, não tem ESSM. Podem ser instalados em Mk41 VLS, mas sou um pouco old-school e gosto de ver um lançador independente.
De resto, e pondo de lado a questão dos sensores (pouco ou nada percebo de radares), a A-210 parece-me uma bela fragata. Que supostamente é uma corveta, mas isso são os alemães.

Neste momento não faz qualquer sentido um lançador independente já que cada célula do MK41 VLS é capaz de levar 4 ESSM block 2, como tal as 32 células podem levar 128 misseis.





Esta "Corveta" só é assim designada por causa dos Australianos, não tem nada a haver com os Alemães.
« Última modificação: Novembro 09, 2023, 11:26:42 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Mentat

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 96 vez(es)
  • Enviou: 129 vez(es)
  • +35/-2
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3058 em: Novembro 09, 2023, 11:40:20 am »
Esta "Corveta" só é assim designada por causa dos Australianos, não tem nada a haver com os Alemães.

Os alemães juram que as F124 Sachsen F125 Baden são fragatas. Pela mesma lógica, as nossas BD e VdG são NPO´s.  ;D
Independentemente da classificação, as A-210 seriam uma bela adição ao inventário da Armada, caso a Marinha não lhes reduzisse os sensores e capacidade de ataque/defesa a níveis... portugueses.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #3059 em: Novembro 09, 2023, 12:25:45 pm »
Esta "Corveta" só é assim designada por causa dos Australianos, não tem nada a haver com os Alemães.

Os alemães juram que as F124 Sachsen F125 Baden são fragatas. Pela mesma lógica, as nossas BD e VdG são NPO´s.  ;D
Independentemente da classificação, as A-210 seriam uma bela adição ao inventário da Armada, caso a Marinha não lhes reduzisse os sensores e capacidade de ataque/defesa a níveis... portugueses.

Concordo que seriam uma excelente alternativa para a substituição das nossos Meko 200PN (Classe Vasco da Gama).

No entanto tenho que dizer que os radares que aparecem aqui representados são Australianos (por imposição do concurso), já no nosso caso seria provavelmente uma mistura dos tão conhecidos Hensoldt TRS-4D e dos Thales APAR block 2 tal como acontece nas futuras F126 Alemãs:







 :arrow: https://dam.hensoldt.net/m/2576074c2931e885/original/TRS-4D-Fixed-Panel-English.pdf

 :arrow: https://www.radartutorial.eu/19.kartei/07.naval/pubs/APAR_Block_2-V04.pdf


Citar
Tacticos combat management system
Satcom system
TRS-4D c-band air and surface surveillance radar
APAR Block 2 x-band multifunction radar for AWWS
Gatekeeper 360° IR/TV system
Mirador MK2 EO tracking and observation system
MK41 VLS for ESSM Block 2
Naval Strike Missile (NSM)
KORA C-ESM and R-ESM
RAM CIWS
127mm main gun with Vulcano extended range precision munition
...
« Última modificação: Novembro 09, 2023, 12:37:21 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: joaopeniche, Mentat