Chaimite

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Re: Chaimite
« Responder #330 em: Maio 13, 2022, 10:21:07 am »


Chaimite V-200 com SS.11B.

EPC, anos 80.

Isto é que eram tempos de ostentação  :mrgreen:
 
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Re: Chaimite
« Responder #331 em: Junho 03, 2022, 10:39:26 pm »


Chaimite V-200 com SS.11B.

EPC, anos 80.
Isto é que eram tempos de ostentação  :mrgreen:
Como? Não passa de um atgm mais que obsoleto que fomos estúpidos em aceitar em vez de comprar algo de jeito. Tal como os Blowpipe. É uma panca que temos em gostar de coisas obsoletas, não sei se culpa de generais que acham que estamos em 1960 ou governos incompetentes.......
 

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Re: Chaimite
« Responder #332 em: Junho 04, 2022, 01:59:25 am »


Chaimite V-200 com SS.11B.

EPC, anos 80.
Isto é que eram tempos de ostentação  :mrgreen:
Como? Não passa de um atgm mais que obsoleto que fomos estúpidos em aceitar em vez de comprar algo de jeito. Tal como os Blowpipe. É uma panca que temos em gostar de coisas obsoletas, não sei se culpa de generais que acham que estamos em 1960 ou governos incompetentes.......

Na mesma altura tanto os páras do CTP da FAP , como o  Exército, foram equipados com misseis Milan A/Carro, em número sufciente  para equipar vários BI das RM Norte, Centro e Sul, mais a EPI, acho que 42 + lançadores no Exército, e talvez 12 a 18 nos Páras?.. Acho esta uma crítica algo injusta.. Isto cerca de 1983-84 se me lembro bem.. a 1 a BMI tinha já TOW bastantes para os seus Pel A/Carro do BIMec/ e dos 2 BIMoto e o ERec e GCC.
« Última modificação: Junho 04, 2022, 03:21:24 am por Duarte »
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Re: Chaimite
« Responder #333 em: Junho 04, 2022, 11:43:38 am »


Chaimite V-200 com SS.11B.

EPC, anos 80.
Isto é que eram tempos de ostentação  :mrgreen:
Como? Não passa de um atgm mais que obsoleto que fomos estúpidos em aceitar em vez de comprar algo de jeito. Tal como os Blowpipe. É uma panca que temos em gostar de coisas obsoletas, não sei se culpa de generais que acham que estamos em 1960 ou governos incompetentes.......

Na mesma altura tanto os páras do CTP da FAP , como o  Exército, foram equipados com misseis Milan A/Carro, em número sufciente  para equipar vários BI das RM Norte, Centro e Sul, mais a EPI, acho que 42 + lançadores no Exército, e talvez 12 a 18 nos Páras?.. Acho esta uma crítica algo injusta.. Isto cerca de 1983-84 se me lembro bem.. a 1 a BMI tinha já TOW bastantes para os seus Pel A/Carro do BIMec/ e dos 2 BIMoto e o ERec e GCC.
Para mim sinceramente isso ainda o faz algo pior. Sabíamos que existiam sitemas melhores no marcado e aceitamos algo obsoleto para perder tempo e dinheiro?
Talvez seja de eu ter uma visão muito diferente na qual o exército só deve procurar o bom e o melhor, mas não vejo mesmo razão para aceitar algo como o SS.11
 

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Re: Chaimite
« Responder #334 em: Junho 04, 2022, 03:46:31 pm »

Para mim sinceramente isso ainda o faz algo pior. Sabíamos que existiam sitemas melhores no marcado e aceitamos algo obsoleto para perder tempo e dinheiro?
Talvez seja de eu ter uma visão muito diferente na qual o exército só deve procurar o bom e o melhor, mas não vejo mesmo razão para aceitar algo como o SS.11

Foram aceites porque vieram de borla do Canadá, e serviram de escola para as unidades fora da 1a. BMI que na altura tinham apenas CSR 106mm, serviram por muito pouco tempo. Qualquer ameaça de carros de combate do pacto de Varsóvia contra território Português era inexistente. Até que chegassem a Portugal tinham que passar pela Europa inteira. As unidades com missões NATO tinham TOW e Milan. As de defesa territorial tinham Milan, SS-11 e CSR 106mm.
« Última modificação: Junho 04, 2022, 04:39:46 pm por Duarte »
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Re: Chaimite
« Responder #335 em: Junho 04, 2022, 05:34:08 pm »

Para mim sinceramente isso ainda o faz algo pior. Sabíamos que existiam sitemas melhores no marcado e aceitamos algo obsoleto para perder tempo e dinheiro?
Talvez seja de eu ter uma visão muito diferente na qual o exército só deve procurar o bom e o melhor, mas não vejo mesmo razão para aceitar algo como o SS.11
Não tinha ideia de virem de borla pensei que tínhamos pago algo nem que fosse um valor simbólico. Bom embora a ameaça não fosse direta para o território o exército seria enviado para Itália se não estou em erro em caso de um conflito. Mas bom é provável que não planeassem levar SS.11 haha

Foram aceites porque vieram de borla do Canadá, e serviram de escola para as unidades fora da 1a. BMI que na altura tinham apenas CSR 106mm, serviram por muito pouco tempo. Qualquer ameaça de carros de combate do pacto de Varsóvia contra território Português era inexistente. Até que chegassem a Portugal tinham que passar pela Europa inteira. As unidades com missões NATO tinham TOW e Milan. As de defesa territorial tinham Milan, SS-11 e CSR 106mm.
 

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Re: Chaimite
« Responder #336 em: Junho 04, 2022, 09:12:28 pm »
Este foi material excedente de países NATO que veio a zero custo... Blowipe, Saladin, Ferret, Oto Melara 105mm da GB... e SS-11B1 do Canadá, e nem lembro que mais....

Como nem tinhamos misseis AA de qualquer tipo, eram melhor que nada para um país da retaguarda da Europa..
« Última modificação: Junho 05, 2022, 09:20:15 pm por Duarte »
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Re: Chaimite
« Responder #337 em: Fevereiro 27, 2023, 12:47:56 am »

Uma questão, as chaimite alguma vez usaram Swingfire?  E existirão fotos? Só tenho ideia de usarem os SS.11

https://en.wikipedia.org/wiki/Swingfire
 

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Pedro Monteiro

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Re: Chaimite
« Responder #338 em: Fevereiro 28, 2023, 05:35:41 am »

Uma questão, as chaimite alguma vez usaram Swingfire?  E existirão fotos? Só tenho ideia de usarem os SS.11

https://en.wikipedia.org/wiki/Swingfire
Era oferecido no catálogo da Bravia mas nunca foi armado ou testado com ele. O Exército português adoptou, em oficinas próprias, os SS-11 aproveitando a saída das Chaimite do Regimento de Comandos, por volta de 1982, mas também terem sido recebidos um lote gigante (bem mais que umas boas centenas) de mísseis do Canadá. Da mesma forma testou-se nas nunca foi usado operacionalmente o SS-11 num jipe UMM Cournil.

Essencialmente, a Bravia só fabricou, para Portugal e o estrangeiro, a versão base V-200 de transporte. Em Abril de 2019, vi e fotografei em Beirute a modernização das Chaimite libanesa, já com pintura com camuflagem digital a três tons de cinza e azul. Uma tinha tido o casco cortado e acrescentada uma secção e portas lateral alargadas para embarque de feridos como viatura de evacuação médica. Curiosamente também reforçaram a blindagem no interior, explicaram-me, com uma mistura de cimento... Foi algo surreal, mas as viaturas continuam operacionais e a sair à rua.



No que toca a versões especializadas, a Bravia só "fez" dois protótipos mas com várias torres, uma Chaimite V-400 com peça de 90mm (a com torre belga Mecar chegou a ser embarcada e ensaiada na Malásia na década de 1970) e a V300 (uma com torre francesa com dois canhões AA de 30mm foi apresentada a militares das FA portuguesas em 1975) mas nunca se passou à construção de uma pré-série. Há fotos destes no livro que publiquei em 2018, e a reedição de 2019 mostra também a V-400 na Malásia. Já agora, um dos dois protótipos da Comando Mk III à Guarda da GNR foi recuperado pelos voluntários da APVMA em Paço de Arcos e está como novo e a rolar (conto essa e outras histórias num artigo na revista Topos & Clássicos de Janeiro, ainda deve estar aí nas bancas).

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
« Última modificação: Fevereiro 28, 2023, 05:44:17 am por Pedro Monteiro »
 

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Re: Chaimite
« Responder #339 em: Fevereiro 28, 2023, 02:56:05 pm »

Uma questão, as chaimite alguma vez usaram Swingfire?  E existirão fotos? Só tenho ideia de usarem os SS.11

https://en.wikipedia.org/wiki/Swingfire
Era oferecido no catálogo da Bravia mas nunca foi armado ou testado com ele. O Exército português adoptou, em oficinas próprias, os SS-11 aproveitando a saída das Chaimite do Regimento de Comandos, por volta de 1982, mas também terem sido recebidos um lote gigante (bem mais que umas boas centenas) de mísseis do Canadá. Da mesma forma testou-se nas nunca foi usado operacionalmente o SS-11 num jipe UMM Cournil.

Essencialmente, a Bravia só fabricou, para Portugal e o estrangeiro, a versão base V-200 de transporte. Em Abril de 2019, vi e fotografei em Beirute a modernização das Chaimite libanesa, já com pintura com camuflagem digital a três tons de cinza e azul. Uma tinha tido o casco cortado e acrescentada uma secção e portas lateral alargadas para embarque de feridos como viatura de evacuação médica. Curiosamente também reforçaram a blindagem no interior, explicaram-me, com uma mistura de cimento... Foi algo surreal, mas as viaturas continuam operacionais e a sair à rua.



No que toca a versões especializadas, a Bravia só "fez" dois protótipos mas com várias torres, uma Chaimite V-400 com peça de 90mm (a com torre belga Mecar chegou a ser embarcada e ensaiada na Malásia na década de 1970) e a V300 (uma com torre francesa com dois canhões AA de 30mm foi apresentada a militares das FA portuguesas em 1975) mas nunca se passou à construção de uma pré-série. Há fotos destes no livro que publiquei em 2018, e a reedição de 2019 mostra também a V-400 na Malásia. Já agora, um dos dois protótipos da Comando Mk III à Guarda da GNR foi recuperado pelos voluntários da APVMA em Paço de Arcos e está como novo e a rolar (conto essa e outras histórias num artigo na revista Topos & Clássicos de Janeiro, ainda deve estar aí nas bancas).

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

Ah ok ok, obrigado pelo esclarecimento

Tenho de ver se arranjo o livro
 

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