ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Subsea7 em Dezembro 10, 2023, 05:05:45 pm
-
Tópico para discutir o MQ-9A e MQ-9B na FAP!
(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRywkenKp0aFrkJtM3MFlL90FSXX-y-Esat8w&usqp=CAU)
-
A meu ver, a única coisa a discutir é a quantidade a adquirir.
:mrgreen:
-
-
A meu ver, a única coisa a discutir é a quantidade a adquirir.
:mrgreen:
Podíamos compara uns drones a Embraer, para satisfazer pessoas
-
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
-
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
É mesmo por ter pago pelo KC-390, quase tanto o que vale um A-400M.
-
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
É mesmo por ter pago pelo KC-390, quase tanto o que vale um A-400M.
Curioso que em outros países onde competiu com o A400, na Coreia por exemplo, o preço parece não ter sido problema, mas já havia dito antes, é problema do país então e não da empresa, a queixar-se aos órgãos fiscalizadores de contas do Estado.
Sds
-
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
É mesmo por ter pago pelo KC-390, quase tanto o que vale um A-400M.
Curioso que em outros países onde competiu com o A400, na Coreia por exemplo, o preço parece não ter sido problema, mas já havia dito antes, é problema do país então e não da empresa, a queixar-se aos órgãos fiscalizadores de contas do Estado.
Sds
O problema não está na empresa, mas sim nas cunhas que utiliza para que seja beneficiada!
Passando por cima do caso dos medicamentos para as 2 crianças, todos sabemos como correu o negócio de manutenção da TAP no Brasil (ex-Varig). Eu lembro-me porque os meus impostos serviram para tapar o buraco.
Também me recordo das cunhas políticas na ex-PT para comprar a falida OI, nas cunhas políticas para vender a CIMPOR a 2 concorrentes brasileiras..... o resultado foi nefasto, as 2 empresas desapareceram do mapa!!!!!! E quer uma quer a outra não eram empresasinhas!!!!!! A PT era uma das líderes mundiais em telecomunicações, a CIMPOR tinha dezenas de fábricas de cimento espalhadas pelo mundo!!!!
-
A meu ver, a única coisa a discutir é a quantidade a adquirir.
:mrgreen:
Para mim a questão a se colocar, é se seria necessário a versão A e B, ou se apenas a B seria suficiente para cumprir todo o leque de missões que lhes fosse imposto.
Se a versão B fizer tudo o que a versão A faz, não vejo razões para adquirir os dois modelos, a não ser que seja uma questão de preços.
Pescador;
Porque parece ser bom rapaz, prometo comparar as características do ARX da TEKEVER (desculpa Subsea7 --- outra EMPRESA...) com as do MQ9.
Deve ser interessante.
O ARX ainda nem sequer existe, e quando existir será de uma classe diferente do MQ-9. Ou seja, não seria impossível (e até seria aconselhável) que as FA operassem ambos os modelos.
Uma questão à qual ainda não há resposta, é se o ARX será armado, e se sim, com o quê. Mas muito dificilmente veremos um ARX a poder transportar Hellfire, JAGM, SDB, AIM-9X, etc.
-
Não esquecer que esses custos de integração teriam de vir de nós
-
O problema não está na empresa, mas sim nas cunhas que utiliza para que seja beneficiada!
Passando por cima do caso dos medicamentos para as 2 crianças, todos sabemos como correu o negócio de manutenção da TAP no Brasil (ex-Varig). Eu lembro-me porque os meus impostos serviram para tapar o buraco.
Também me recordo das cunhas políticas na ex-PT para comprar a falida OI, nas cunhas políticas para vender a CIMPOR a 2 concorrentes brasileiras..... o resultado foi nefasto, as 2 empresas desapareceram do mapa!!!!!! E quer uma quer a outra não eram empresasinhas!!!!!! A PT era uma das líderes mundiais em telecomunicações, a CIMPOR tinha dezenas de fábricas de cimento espalhadas pelo mundo!!!!
Olas.
Pelos exemplos que citas percebo que realmente o problema não é a Embraer ou seu produto e sim o seu país de origem.
Mas volto a repetir, à reunir as provas a respeito das 'cunhas' e apresentar a quem compete investigar e punir.
Fim desse assunto fora do tópico aqui e boa noite.
Sds!
-
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
Há uns anitos era a Leonardo, em como esta empresa dominada o MDN e todoa os helis tinham de vir de lá...
Agora já pouco se fala da Leonardo, fala-se da Embraer...
-
A Tekever não tinha anúnciado um projecto para um drone classe 3?
Não sei quais seriam as suas capacidades.
O quadro da classificação de UAV's da NATO:
https://www.researchgate.net/figure/NATO-UAS-Classification-1-2_fig1_305760970
-
Mas temos ou vamos ter disso?
-
A Tekever não tinha anúnciado um projecto para um drone classe 3?
Não sei quais seriam as suas capacidades.
O quadro da classificação de UAV's da NATO:
https://www.researchgate.net/figure/NATO-UAS-Classification-1-2_fig1_305760970
Penso ser o ARX mas só em 2025
-
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
É mesmo por ter pago pelo KC-390, quase tanto o que vale um A-400M.
E por causa dos tucanitos e, tudo isso com aval do mesmo gajo das cadeiras, que andou com o outro em selfis patéticas nos Kacetes. Parece coisa com cheiro ....
-
A meu ver, a única coisa a discutir é a quantidade a adquirir.
:mrgreen:
Para mim a questão a se colocar, é se seria necessário a versão A e B, ou se apenas a B seria suficiente para cumprir todo o leque de missões que lhes fosse imposto.
Se a versão B fizer tudo o que a versão A faz, não vejo razões para adquirir os dois modelos, a não ser que seja uma questão de preços.
Pescador;
Porque parece ser bom rapaz, prometo comparar as características do ARX da TEKEVER (desculpa Subsea7 --- outra EMPRESA...) com as do MQ9.
Deve ser interessante.
O ARX ainda nem sequer existe, e quando existir será de uma classe diferente do MQ-9. Ou seja, não seria impossível (e até seria aconselhável) que as FA operassem ambos os modelos.
Uma questão à qual ainda não há resposta, é se o ARX será armado, e se sim, com o quê. Mas muito dificilmente veremos um ARX a poder transportar Hellfire, JAGM, SDB, AIM-9X, etc.
Não apanhei o original vai aqui com a lembrança dentro do comentário de caixa do DC, que me desculpe.
Então o Grippen não entende bem português.
Eu quando falei do AR5 e do futuro ARX foi sempre na perspectiva de vigilância marítima não militar e por comparação com os modelos existentes na FAP da UAV. Nunca comparação com modelos militares muito maiores e mais abrangentes e muito mais caros.
Outro aspecto era que falamos no contexto de meios fabricados em Portugal
-
OT
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
Desculpe, só uma pergunta: parece-me ser Português, mas de acordo com o perfil supostamente vive no Brasil. Está preocupado com o facto de criticarmos aqui a Embraer porquê? É o seu patrão, família, é o quê para si já agora? Ou é só mais um a juntar ao bando de personagens coloridas que aqui surgiram ultimamente? É uma pergunta sincera e concreta, asseguro-lhe.
Além disso meu caro, digo-lhe agora também diretamente que escusa de me estar a encher de pontos negativos, mesmo quando passo dias a fio sem colocar uma única mensagem aqui no FD, porque é para o lado onde durmo melhor. Já o apanhei a fazê-lo várias vezes, e não apenas a mim, e se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar quem aqui está há largos anos, então desculpe dececioná-lo mas tal não irá acontecer. Por mim pode até passar dias inteiros ligados a clicar no "Desaprovar" nas minhas intervenções, por exemplo, que é aquilo que mais gozo me dará.
Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos e nos apeteça. Polícia do Politicamente Correto comigo não resulta, isso traz um cheiro a tempos da outra senhora onde toda a opinião contrária era reprimida, e não nos era permitido pensar pela nossa própria cabeça. E eu serei sempre daqueles que nunca tolerará ou permitirá o regresso a uma altura minimamente semelhante a essa.
Se tiver coisas construtivas para dizer, faça-o por favor; caso contrário, fazer de megafone é uma tarefa triste não acha?
Cumprimentos.
-
A Tekever não tinha anúnciado um projecto para um drone classe 3?
Não sei quais seriam as suas capacidades.
O quadro da classificação de UAV's da NATO:
https://www.researchgate.net/figure/NATO-UAS-Classification-1-2_fig1_305760970
Sim, o ARX.
Mas a Classe III é muito abrangente, e não dá para comparar sequer o ARX com um Global Hawk ou Reaper/SkyGuardian. Além de que essa classificação terá que ser actualizada, quando surgirem drones furtivos, supersónicos, etc. Entretanto, é preciso é não correr o risco de achar que, lá porque o ARX vai ser Classe III, que este terá as mesmas capacidades que os modelos topo de gama desta classe.
-
A Tekever não tinha anúnciado um projecto para um drone classe 3?
Não sei quais seriam as suas capacidades.
O quadro da classificação de UAV's da NATO:
https://www.researchgate.net/figure/NATO-UAS-Classification-1-2_fig1_305760970
Penso ser o ARX mas só em 2025
Obrigado! Sabendo que não terão a mesma performance, não seria interessante apostar por aqui? Capacidade humana não falta, e ter produtos competitivos no mercado internacional é sempre excelente para quem precisa de exportações. Nem todos os países podem ou querem adquirir Sea Guardians.
https://www.esd.whs.mil/Portals/54/Documents/FOID/Reading%20Room/Selected_Acquisition_Reports/FY_2018_SARS/19-F-1098_DOC_09_Air%20Force_MQ-9_Reaper_SAR_Dec_2018_REDACTED.pdf
Segundo este relatório, cada MQ-9 básico tem um valor flyway de 20.8 milhões de dólares (2020). Preço de aquisição com serviços associados de 30 milhões.
Quanto custaria o sistema da Tekever? Considerando que a maioria dos componentes seria feito cá, deve dar outras garantias económicas, financeiras e de soberania também. Isto de depender dos outros para tudo...
-
Novamente, fazem coisas diferentes. Uma hipotética compra de MQ-9, independentemente do modelo, não inviabiliza que no futuro se compre o ARX. Os dois sistemas podem operar na mesma Força Aérea, realizando missões diferentes e complementando-se entre si.
As capacidades oferecidas por um MQ-9 ou outro drone superior, não serão atingidas tão depressa por um drone nacional, até porque, nomeadamente na questão do armamento, testar e certificar vários tipos de armamento numa aeronave é um processo caro. Também não estou a ver o ARX ser capaz de transportar 10 Brimstone de uma vez.
E para atirar ainda mais lenha para a fogueira:
https://www.thedrive.com/the-war-zone/cruise-missiles-could-get-added-to-mq-9s-arsenal (https://www.thedrive.com/the-war-zone/cruise-missiles-could-get-added-to-mq-9s-arsenal)
Se isto se confirmasse, maior será a diferença de capacidades entre um ARX armado e um MQ-9B.
-
OT
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
Desculpe, só uma pergunta: parece-me ser Português, mas de acordo com o perfil supostamente vive no Brasil. Está preocupado com o facto de criticarmos aqui a Embraer porquê? É o seu patrão, família, é o quê para si já agora? Ou é só mais um a juntar ao bando de personagens coloridas que aqui surgiram ultimamente? É uma pergunta sincera e concreta, asseguro-lhe.
Além disso meu caro, digo-lhe agora também diretamente que escusa de me estar a encher de pontos negativos, mesmo quando passo dias a fio sem colocar uma única mensagem aqui no FD, porque é para o lado onde durmo melhor. Já o apanhei a fazê-lo várias vezes, e não apenas a mim, e se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar quem aqui está há largos anos, então desculpe dececioná-lo mas tal não irá acontecer. Por mim pode até passar dias inteiros ligados a clicar no "Desaprovar" nas minhas intervenções, por exemplo, que é aquilo que mais gozo me dará.
Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos e nos apeteça. Polícia do Politicamente Correto comigo não resulta, isso traz um cheiro a tempos da outra senhora onde toda a opinião contrária era reprimida, e não nos era permitido pensar pela nossa própria cabeça. E eu serei sempre daqueles que nunca tolerará ou permitirá o regresso a uma altura minimamente semelhante a essa.
Se tiver coisas construtivas para dizer, faça-o por favor; caso contrário, fazer de megafone é uma tarefa triste não acha?
Cumprimentos.
Olás.
Não sou português, não faço parte de nenhuma malta colorida do fórum, não sou Embraer e me importa um nada o fato de critica-la, somente é curiosidade mesmo pois chama a atenção a alguém que como eu está iniciando aqui a empresa estar presente em discussões tão variadas como esta sobre um drone ou outra sobre fragatas, por isso a pergunta.
Coisas construtivas espero poder aportar quando tiver algo a dizer e a sua percepção de que eu possa estar reprimindo alguma opinião contrária deixou-me muito chateado, me é abominável pensar em fazer tal coisa, também não sabia que havia limites para o yin-yang, mas o meu também lá está, a servir-se dele para compensar. Por favor, é meu último post sobre este assunto aqui nesse tópico, qualquer outro comentário me chame para o tópico apropriado.
Sds!
-
Boa noite
A ser verdade resta saber qual a quantidade a adquirir ...pois trata se de um belissimo drone.
-
OT
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
Desculpe, só uma pergunta: parece-me ser Português, mas de acordo com o perfil supostamente vive no Brasil. Está preocupado com o facto de criticarmos aqui a Embraer porquê? É o seu patrão, família, é o quê para si já agora? Ou é só mais um a juntar ao bando de personagens coloridas que aqui surgiram ultimamente? É uma pergunta sincera e concreta, asseguro-lhe.
Além disso meu caro, digo-lhe agora também diretamente que escusa de me estar a encher de pontos negativos, mesmo quando passo dias a fio sem colocar uma única mensagem aqui no FD, porque é para o lado onde durmo melhor. Já o apanhei a fazê-lo várias vezes, e não apenas a mim, e se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar quem aqui está há largos anos, então desculpe dececioná-lo mas tal não irá acontecer. Por mim pode até passar dias inteiros ligados a clicar no "Desaprovar" nas minhas intervenções, por exemplo, que é aquilo que mais gozo me dará.
Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos e nos apeteça. Polícia do Politicamente Correto comigo não resulta, isso traz um cheiro a tempos da outra senhora onde toda a opinião contrária era reprimida, e não nos era permitido pensar pela nossa própria cabeça. E eu serei sempre daqueles que nunca tolerará ou permitirá o regresso a uma altura minimamente semelhante a essa.
Se tiver coisas construtivas para dizer, faça-o por favor; caso contrário, fazer de megafone é uma tarefa triste não acha?
Cumprimentos.
"se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar..."
"Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos..."
Parece que os elementos da SEITA estão com receio de alguma coisa ultimamente.
O Subsea7 ontem pensava que eu lhe queria bater.
Agora este vem pedir que não lhe façam aquilo que anda por aqui a fazer há anos.
Onde está o teu meme do TROLL Charlie?
Alguém te impediu de o colares aos comentários dos outros?
O FD tem que levar uma volta.
Que consiste em "podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos".
Exactamente como diz o Charlie
-
A FAP estaria melhor servida com estes aqui
https://www.iai.co.il/p/aerial-persistence
-
"se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar..."
"Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos..."
Parece que os elementos da SEITA estão com receio de alguma coisa ultimamente.
O Subsea7 ontem pensava que eu lhe queria bater.
Agora este vem pedir que não lhe façam aquilo que anda por aqui a fazer há anos.
Onde está o teu meme do TROLL Charlie?
Alguém te impediu de o colares aos comentários dos outros?
O FD tem que levar uma volta.
Que consiste em "podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos".
Exactamente como diz o Charlie
É favor preencher da forma mais completa possível.
(https://i.postimg.cc/mgFZkmr0/285a655dfc328a8718cc050b1a5bedf74f32070er1-720-929v2-hq.jpg)
-
OT
Olas.
Qual é o problema de vocês com a Embraer ? É amor, despeito ou outra coisa menos publicável?
Metem-na em qualquer assunto, até nos navais. E depois vem a acusar outros de fora do tópico.
Sds!
Desculpe, só uma pergunta: parece-me ser Português, mas de acordo com o perfil supostamente vive no Brasil. Está preocupado com o facto de criticarmos aqui a Embraer porquê? É o seu patrão, família, é o quê para si já agora? Ou é só mais um a juntar ao bando de personagens coloridas que aqui surgiram ultimamente? É uma pergunta sincera e concreta, asseguro-lhe.
Além disso meu caro, digo-lhe agora também diretamente que escusa de me estar a encher de pontos negativos, mesmo quando passo dias a fio sem colocar uma única mensagem aqui no FD, porque é para o lado onde durmo melhor. Já o apanhei a fazê-lo várias vezes, e não apenas a mim, e se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar quem aqui está há largos anos, então desculpe dececioná-lo mas tal não irá acontecer. Por mim pode até passar dias inteiros ligados a clicar no "Desaprovar" nas minhas intervenções, por exemplo, que é aquilo que mais gozo me dará.
Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos e nos apeteça. Polícia do Politicamente Correto comigo não resulta, isso traz um cheiro a tempos da outra senhora onde toda a opinião contrária era reprimida, e não nos era permitido pensar pela nossa própria cabeça. E eu serei sempre daqueles que nunca tolerará ou permitirá o regresso a uma altura minimamente semelhante a essa.
Se tiver coisas construtivas para dizer, faça-o por favor; caso contrário, fazer de megafone é uma tarefa triste não acha?
Cumprimentos.
"se julga que isso vai demover, amedrontar ou fazer repensar..."
"Era o que faltava não podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos..."
Parece que os elementos da SEITA estão com receio de alguma coisa ultimamente.
O Subsea7 ontem pensava que eu lhe queria bater.
Agora este vem pedir que não lhe façam aquilo que anda por aqui a fazer há anos.
Onde está o teu meme do TROLL Charlie?
Alguém te impediu de o colares aos comentários dos outros?
O FD tem que levar uma volta.
Que consiste em "podermos escrever, dizer ou proclamar o que queremos".
Exactamente como diz o Charlie
Onde é que andas Charlie?
Fala connosco. Explica-te.
Atiras-te a um participante novo no forum.
Queres correr com ele Charlie?
A quantos já fizeste assim?
Ele "parece português mas foste ver o perfil dele e é brasileiro"???
Que tens a ver com isso Charlie?
Não gostas de brasileiros? Explica-te.
E a SEITA que te acompanha e que tu acompanhas que ponham todos um grande LIKE e um AGRADECIMENTO no teu post nojento, Charlie.
-
Novamente, fazem coisas diferentes. Uma hipotética compra de MQ-9, independentemente do modelo, não inviabiliza que no futuro se compre o ARX. Os dois sistemas podem operar na mesma Força Aérea, realizando missões diferentes e complementando-se entre si.
As capacidades oferecidas por um MQ-9 ou outro drone superior, não serão atingidas tão depressa por um drone nacional, até porque, nomeadamente na questão do armamento, testar e certificar vários tipos de armamento numa aeronave é um processo caro. Também não estou a ver o ARX ser capaz de transportar 10 Brimstone de uma vez.
E para atirar ainda mais lenha para a fogueira:
https://www.thedrive.com/the-war-zone/cruise-missiles-could-get-added-to-mq-9s-arsenal (https://www.thedrive.com/the-war-zone/cruise-missiles-could-get-added-to-mq-9s-arsenal)
Se isto se confirmasse, maior será a diferença de capacidades entre um ARX armado e um MQ-9B.
De acordo, penso que possam-se complementar e um não deve ser impeditivo do outro (a não ser por limitações orçamentais)
-
Novamente, fazem coisas diferentes. Uma hipotética compra de MQ-9, independentemente do modelo, não inviabiliza que no futuro se compre o ARX. Os dois sistemas podem operar na mesma Força Aérea, realizando missões diferentes e complementando-se entre si.
As capacidades oferecidas por um MQ-9 ou outro drone superior, não serão atingidas tão depressa por um drone nacional, até porque, nomeadamente na questão do armamento, testar e certificar vários tipos de armamento numa aeronave é um processo caro. Também não estou a ver o ARX ser capaz de transportar 10 Brimstone de uma vez.
E para atirar ainda mais lenha para a fogueira:
https://www.thedrive.com/the-war-zone/cruise-missiles-could-get-added-to-mq-9s-arsenal (https://www.thedrive.com/the-war-zone/cruise-missiles-could-get-added-to-mq-9s-arsenal)
Se isto se confirmasse, maior será a diferença de capacidades entre um ARX armado e um MQ-9B.
De acordo, penso que possam-se complementar e um não deve ser impeditivo do outro (a não ser por limitações orçamentais)
O ARX está a ser desenvolvido com fundos do PRR.
Não pode ser muito militar - pelo menos não nesta fase. Mas a descrição que fazem dele dá a entender que terá capacidades para vir a ser armado.
O MQ-9 é descrito como um "Hunter-Killer".
Também é descrito como custando 30M de Dollars cada um.
A Questão que se coloca a Portugal é - se quer MQ-9 armados, faz sentido comprar quantos?
- 5?
- 10?
Para cenários de quê intensidade?
Os ARX servem para vigiar a ZEE e o território nacional.
E a TEKEVER já tem o su próprio software - já bem desenvolvido e bem testado para isso.
Mas atenção:
Segundo especialistas na matéria aqui do Forum, o ARX nunca será português, visto o motor não ser concebido e fabricado em Portugal.
Nem os pneus.
-
A FAP estaria melhor servida com estes aqui
https://www.iai.co.il/p/aerial-persistence
Continuo a preferir o MQ-9, pelas suas capacidades de combate. Se era para ter um drone mais limitado neste quesito, então mais valia mesmo adquirir carradas de ARX e AR5. Presumo que a eventual intenção de compra do MQ-9, tenha surgido precisamente pelas capacidades de combate da aeronave.
De acordo, penso que possam-se complementar e um não deve ser impeditivo do outro (a não ser por limitações orçamentais)
A questão do orçamento será sempre o calcanhar de Aquiles, e estará dependente de se levar a defesa a sério ou não. Mas drones sempre têm a vantagem de custos de operação bastante inferiores quando comparados com aeronaves tripuladas. Isto, e passar a ter uma aeronave de combate com taxas de disponibilidade (na USAF) a rondar os 90%, é algo inédito para nós.
As reticências depois teriam mais a ver com a questão: a partir de quantos modelos de drone é que se torna excessivo? Principalmente se começarmos a ver as coisas a médio prazo, com os Ogassa, o AR3, o ARX, um eventual helicóptro não tripulado tipo Camcopter, o MQ-9 e um futuro drone loyal wingman para os caças...
Daí que a opção MQ-9 faz sentido, se for adquirido para tirar partido das suas capacidades para a missão ASW, e pelas suas capacidades de combate (que tornariam a opção de compra de turboprops para COIN ainda menos necessária). Se era para gastar aquele dinheiro todo em MQ-9, e depois virem desarmados/FFBNW, numa situação similar aos 4 Merlin CSAR, então aí perde sentido.
-
Mas afinal, onde é que a malta viu que a FA ia adquirir MQ-9?
Não será uma alucinação colectiva?
-
Mas afinal, onde é que a malta viu que a FA ia adquirir MQ-9?
Não será uma alucinação colectiva?
Ora nem mais. ::)
-
Anda tudo doido.
Deve ser do consumismo do Natal 🤣🤣🤣
-
Mas afinal, onde é que a malta viu que a FA ia adquirir MQ-9?
Não será uma alucinação colectiva?
Tucanada, é quase certa !
-
Mas afinal, onde é que a malta viu que a FA ia adquirir MQ-9?
Não será uma alucinação colectiva?
Ora nem mais. ::)
Então a solução é apagar o tema do meu Forum.
-
Mas afinal, onde é que a malta viu que a FA ia adquirir MQ-9?
Não será uma alucinação colectiva?
Ora nem mais. ::)
Então a solução é apagar o tema do meu Forum.
É isso... e abrir o do A-29N na FAP :mrgreen:
-
Siga a discussão! O Forum é para todos.
Então a solução é apagar o tema do meu Forum.
Contradições leva-as o vento...
Você é um marechal de campo ! :mrgreen:
Qual quê! Napoleão! :mrgreen:
"O Meu Fórum!"
(https://i.postimg.cc/C5RvP5BL/Napoleon-in-1806.png)
Enfim, trolls will be trolls...
-
Ter Reapers nas FA nacionais era muito bom sinal de que alguém leva a defesa a sério.
-
Então os Turcos ficaram de fora?