Naturalmente dar os sentimentos aos familiares e a quem trabalhava com os militares.
Também sou daquela zona, a pouco mais de 1 km do local da queda! Apesar de estar à 2 décadas a morar a algumas dezenas de km, é uma região que visito com muita regularidade.
Relativamente à queda, e pelo estado do helicóptero recuperado, a queda parece que foi catastrófica e repentina:
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/helicoptero-caiu-com-violencia-nas-aguas-do-douro-esta-irreconhecivel?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaquesO Piloto pode ter escapado pelo facto da porta da frente ter sido até separado do heli ao embater na água (há imagens a retirarem apenas a porta do helicóptero).
Fala-se no embate em linhas de alta tensão. Há de facto linhas de muito alta tensão (220 a 400 000 volts) a passarem a 1km do local do acidente e estas não chegam perto do Douro no local. Mas..... há de facto uma linha de média tensão (15 a 60KV) que atravessa o Douro de sul para norte umas centenas de metros antes do local da queda, em frente à ETAR da Régua, a uns 30 a 40 metros acima do nível de água)! Estas linhas tiveram alguma relevância? Não sei, mas pode ter tido! Aliás, como o Rio Douro é fundamental para combater os incêndios nas proximidades, o Estado devia de obrigar a REN a corrigir as armadilhas que atravessam o Douro. Custam alguns milhões de euros, mas evitavam-se possíveis acidentes (confesso não fazer ideia se foi relevante ou não).
Entretanto há um vídeo da queda do helicóptero que poderá ajudar a resolver o máximo de perguntas possível.
E as melhoras para o piloto, que foi salvo por um navio turístico.
Aos senhores jornalistas que vão do litoral para o interior......... as marés não têem influência da corrente e no nível da água, já a barragem de Bagaúste a montante e a barragem do Carrapatelo!!!!! Se a água sobe ou desce é devido à acção concertada destas duas barragens, não é das marés!!!!!
https://averdade.com/helicoptero-que-caiu-no-douro-esta-a-ser-retirado-do-rio/