O Reapetrechamento da Marinha

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JohnM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #270 em: Maio 11, 2020, 03:51:14 pm »
https://www.defesaaereanaval.com.br/naval/marinha-dos-eua-propoe-descomissionar-os-primeiros-4-lcs-mais-de-uma-decada-antes

4 LCS (2 Freedom + 2 ??) mais 3 USS Whidbey Island

Mais sucata ? Que fiquem com eles !

Deixe-me que exponha as razões do meu post.
Há algum tempo atrás, não muito, assisti a uma reportagem na TV nacional e li uma entrevista num jornal de um congressita dos EUA de origem lusa que por aqui andava a falar sobre a cedência pelos ditos EUA a Portugal de navios para patrulha no atlântico sul numa cooperação centrada nos perigos litorais da Mauritânia ao Golfo da Guiné.
O desinteresse português pareceu-me o mais marcante! Tanto assim que nada mais li ou vi sobre o tema.
Ora, surgindo a oportunidade, havendo algum apoio político no Congresso dos EUA (incluindo com toda a probabilidade, o interesse dos países africanos de expressão portuguesa, designadamente Cabo Verde, S. Tomé e Angola) e um possível interesse do “comando africano” dos EUA numa mais efectiva intervenção da Marinha portuguesa no Atlântico Sul, a recepção mesmo que a título temporário, por compra ou por aluguer de 2 a 4 LSC é um disparate?
Se estes LCS são “sucata” com estas datas de entrada ao serviço deixe-me que lhe diga que a situação da Marinha portuguesa é melhor do que aquilo que é dito neste Forum.
LCS-1    USS Freedom       Freedom            8 October 2008    
LCS-2    USS Independence    Independence    16 October 2010    
LCS-3    USS Fort Worth            Freedom                    22 September 2012    
LCS-4    USS Coronado       Independence    5 April 2014    
Tivéssemos nós 4 corvetas de 3.500 ton (à Brasil) deficientemente armadas com estas idades e o cenário não seria tão mau.
Admito que os LCS da classe Independence têm uma forma “esquisita”. Assim o termo “esquisito” junta-se ao “muito grande”, “muito pequeno”, e etc. que são os termos usados para recusar tudo o que realisticamente vai surgindo e, sendo desprezado, vai permitindo que os sonhos e a frustação se mantenham.
Mas ao menos dois ou três Freedom podem ser negociados em termos favoráveis. Darão para 5, 10 ou 20 anos? Chega, seja qual for o tempo pois que são melhores do que aquilo que hoje temos para essa missão que, pelo que vou lendo, vai sendo feita com meios inadequados e insuficientes.
E concedem tempo para uma decisão nacional sobre futuros meios equivalentes. Se essa decisão chega e é pretendida essa é outra conversa.
Por isso se diz que o óptimo é inimigo do bom. Óptimo é sonhar com fragatas ultra modernas. Bom é aceitar a realidade e agir em conformidade com as oportunidades que ela nos oferece.
E a realidade vai piorar bastante. Nos próximos 10 a 15 anos não haverá dinheiro para nada! Nem para o que já está “programado”, melhor dito, “propagandeado”.
No que tem toda a razão é quanto aos LPD da classe Whidbey Island. Provavelmente sugadouros de recursos. Mesmo assim são melhores do que o nosso LPD “D.Sebastião”. E cada um desses chaços, vindo com o armamaneto que consta das referências, já dá para equipar todos os patrulhas portugueses que andam de fisga.
E assim volto à minha condição de observador não interveniente, agradecendo as intervenções que aqui me dão a informação sobre as condições em que o meu país, segue, desregrado e frustrado.
Bem hajam!

Os primeiros 4 LCD, nem dados! Aí US Navy não se quer desfazer de navios com 10 anos porque lhe apetece, mas sim porque os primeiros 4 são navios protótipo, diferentes de todos os outros, com problemas enormes que fazem com que não estejam sequer a navegar e não saiam para o mar há anos. Nem sequer estão qualificados para combate, apenas para testes... Já estão a perder integridade estrutural e só podem sair para o mar quando não há ondas... e não os podem reforçar, porque o navio está no limite do crescimento e não pode aumentar de peso. Além disso, os motores dos primeiro 4 não funcionam bem e são caríssimos de manter por causa da especificação dos 47 nós... os primeiros 4 LCS só para sucata e mesmo assim avariavam antes de lá chegar...

Ab
João
 

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zawevo

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #271 em: Maio 11, 2020, 04:39:46 pm »
E assim a marinha portuguesa se vai reapretechando (em sentido inverso). Vai por bom caminho vai! E o CEMA o que diz? Baboseiras e banalidades.

Mais um navio da Marinha em fim de vida. Corveta João Roby vai ser abatida
Depois do reabastecedor Bérrio, agora é a corveta João Roby na lista de navios a abater. O Estado-Maior da Armada diz que "é urgente" a construção dos novos patrulhas oceânicos
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/29-fev-2020/mais-um-navio-da-marinha-em-fim-de-vida-corveta-joao-roby-vai-ser-abatida-11870151.html

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #272 em: Maio 11, 2020, 06:49:42 pm »
E assim a marinha portuguesa se vai reapretechando (em sentido inverso). Vai por bom caminho vai! E o CEMA o que diz? Baboseiras e banalidades.

Mais um navio da Marinha em fim de vida. Corveta João Roby vai ser abatida
Depois do reabastecedor Bérrio, agora é a corveta João Roby na lista de navios a abater. O Estado-Maior da Armada diz que "é urgente" a construção dos novos patrulhas oceânicos
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/29-fev-2020/mais-um-navio-da-marinha-em-fim-de-vida-corveta-joao-roby-vai-ser-abatida-11870151.html

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O CEMA conseguiu o dinheiro para o simulador dos Lynx com o Bérrio. E está a usar as corvetas para que o governo avance com os NPO.
 

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Stalker79

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #273 em: Maio 11, 2020, 07:49:22 pm »
Então o CEMA é uma anedota, visto que há mais prioridades do que traineiras oceanicas!
 >:( >:( >:(
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #274 em: Maio 11, 2020, 08:03:26 pm »
Pois há, mas este é o único projecto que está a andar.

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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tenente

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #275 em: Maio 11, 2020, 08:11:36 pm »
Pois há, mas este é o único projecto que está a andar.

Desgraçadamente é verdade, está andar mas muito devagarinho. ;)

Desde o inicio da construção dos VdC e FdF, em 2005, e até 2018, apenas foram colocados ao serviço quatro NPO's, uma média de três anos e meio/Patrulha.   :bang:

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #276 em: Maio 11, 2020, 09:36:56 pm »
E assim a marinha portuguesa se vai reapretechando (em sentido inverso). Vai por bom caminho vai! E o CEMA o que diz? Baboseiras e banalidades.

Mais um navio da Marinha em fim de vida. Corveta João Roby vai ser abatida
Depois do reabastecedor Bérrio, agora é a corveta João Roby na lista de navios a abater. O Estado-Maior da Armada diz que "é urgente" a construção dos novos patrulhas oceânicos
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/29-fev-2020/mais-um-navio-da-marinha-em-fim-de-vida-corveta-joao-roby-vai-ser-abatida-11870151.html

Cuidem-se

O CEMA conseguiu o dinheiro para o simulador dos Lynx com o Bérrio. E está a usar as corvetas para que o governo avance com os NPO.

Darei os parabéns, quando ele "conseguir" algo a sério para a Marinha. Um simulador para os helis, que custa uma fracção comparado com os programas a sério, e dar crédito por isso é de rir. Siga mais uma condecoração para a farda.

E "usar as corvetas para que o governo avance com os NPO"? Usar um argumento com 20 anos? Onde está a novidade disso? Só por dizer que as Corvetas aos poucos vão sendo abatidas, e a situação está cada vez pior, ele apenas constata o óbvio, não é do género que é preciso coragem e determinação para dizer que a frota vai sendo abatida sem substituição.

Pois há, mas este é o único projecto que está a andar.



Neste momento nem anda. O contrato para o terceiro par não estava para ser assinado há vários meses, bem antes do Covid? Não percebo a demora, devem estar a transformar os navios em cruzadores.
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #277 em: Maio 11, 2020, 09:55:11 pm »
Flight one comissionado em 1991, logo ainda poderá vir cá parar  :mrgreen: , que dizem ?


Mr Pompeo ?  :mrgreen:


 

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dc

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #278 em: Maio 12, 2020, 12:12:28 am »
O navio é impressionante, mesmo send Flight 1. Mas o BE mal o visse a entrar no Tejo, vinham a choradeira do costume que nos estamos a preparar para a guerra.  ::)

PS: Nesse caso, em vez de mastro cheio de ar, era a vez dos VLS, porque com tanta célula não há dinheiro para as encher todas.  :mrgreen:
 

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JohnM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #279 em: Maio 12, 2020, 12:17:40 am »
Sem contar que tinham que reinstituir o SMO só para conseguirem arranjar tripulantes suficientes... e fazer umas rifas para terem dinheiro para o manter e pôr a navegar... um bicho destes custa só $60 milhões por ano para manter... :mrgreen:
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #280 em: Maio 12, 2020, 06:27:06 am »
Flight one comissionado em 1991, logo ainda poderá vir cá parar  :mrgreen: , que dizem ?


Mr Pompeo ?  :mrgreen:




É muito grande e não dá para os Merlin nem para os Leopard 2.  :mrgreen:
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #281 em: Maio 12, 2020, 06:30:25 am »
Correctíssimo, JoãoM. Os primeiros 04 LCS nem que os pagassem. Seriam um pesadelo logístico para operar.

@JoaoH os Whidbey Island não são LPDs mas sim LSDs.
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JoaoH

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #282 em: Maio 12, 2020, 07:42:33 am »
Correctíssimo, JoãoM. Os primeiros 04 LCS nem que os pagassem. Seriam um pesadelo logístico para operar.

@JoaoH os Whidbey Island não são LPDs mas sim LSDs.

Ok. Esclarecido e convencido.
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #283 em: Maio 12, 2020, 09:02:09 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Major Alvega

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #284 em: Maio 12, 2020, 10:27:11 am »
https://navalnews.net/spain-officially-joins-european-patrol-corvette-epc-program/

Houvesse um bocadinho de visão
Por aqui se vê a intenção que o regime tem para o futuro da marinha e para a nossa indústria naval.
Poderia ser uma excelente oportunidade beneficiarmos deste novo projecto adquirindo novo know-how que poderia servir para substituir aquele "chaço" de Viana do Castelo (parece que querem produzir mais 6 unidades daquilo). Ou para construir em Portugal os navios substitutos das VdG. Visto que a plataforma em projecto está concebido para OPV, Corveta até a uma Light Frigate.
Até os gregos aderiram.

 
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