Espanha caminha a passos largos para o federalismo

  • 68 Respostas
  • 29716 Visualizações
*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Fevereiro 23, 2007, 01:07:21 pm »
Citar
Títulos reales
El rey de España es depositario también de numerosos títulos de los diversos dominios en los que históricamente han ejercido su soberanía los monarcas españoles [especificados más abajo].

Su título es el de Rey de España y puede utilizar todos los títulos reales que dinásticamente corresponden a la Corona de España:

 Rey de los Algarves


Esta é para rir, e já agora de Portugal também.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #31 em: Fevereiro 23, 2007, 02:24:52 pm »
E Rei dos Algarves :mrgreen:

= = = =

A afirmação de todos esses "dominios" não tem nenhum tipo de significado, e é mesmo contraproducente.

Ou seja:

O Rei da "Espanha" entre aspas, é também Rei de Gibraltar, Rei da Sicilia, e Rei de uma quantidade de lugares que já não têm qualquer ligação a coisa nenhuma...

E coloca-se o termo "Rei de Gibraltar", "Conde de Barcelona" no mesmo nível.

Não é por causa dos títulos que os Bourbon se atribuiram quando tomaram conta dos restos do imperio dos Habsburgos que a Espanha existe ou não como Estado ou "Nação" (Nação naturalmente entre aspas).
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Fevereiro 23, 2007, 04:04:06 pm »
Papatango
"E Rei dos Algarves"

Efectivamente os reis portugueses também utilizaram este titulo...no plural (entenda-se que os árabes designavam  como Gharb as extremas terras ocidentais sejam elas a norte ou a sul do estreito de Gibraltar).Fácil, portanto, de compreender a que se refere o outro Algarve se recordarmos que Portugal  deteve vastos domínios no norte de África  durante vários séculos (mesmo se nos nossos dias, por razões que agora nao vem ao caso, nas relações luso-árabes venha principalmente a lume o período da conquista muçulmana na Peninsula Ibérica).
Suponho que em termos estritamente 'semântico-históricos' a Espanha mantem... até ver, um 'certo' Gharb .
Esta é a minha maneira de ver, mas não sendo autoridade na matéria, posso estar algo errado.

"A afirmação de todos esses "dominios" não tem nenhum tipo de significado"
Também me parece... :?

Cumprimentos
 

*

Jose M.

  • Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Fevereiro 23, 2007, 05:45:16 pm »
Jose M Fernandes tiene mucha razón, el término Algarves se refiere a la zona de Andalucía, por las razones que él explica.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_reis_do_Algarve

Eso sí, hay gente con mucha menos cultura que se ríe. Es lo que hacen los analfabetos, pero defiendo la libertad de expresión aunque sea para rebuznar.

Papatango, España es una Nación, y eso es innegable por mucho que a usted le duela. Si su pobre cultura y escasa inteligencia no dan para más, no es problema mío, pero no gastaré más tiempo en explicárselo.

¿Por cierto, leyó algo sobre Carlos I? Yuste, que sitio más bonito y que buena cerveza.

Cumprimentos.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #34 em: Fevereiro 23, 2007, 06:06:40 pm »
Para dizer a verdade, aquilo que o Jose M Fernandes disse, foi que o termo Gharb, se referia ao extremo ocidente do Islão.

Ou seja, às costas ocidentais da Europa e também do Norte de África.

Quer portanto dizer, que Ceuta e Melilha, fazem portanto parte do "Gharb".

Mas claro, eu posso não ter entendido ben, mercê de ser um individuo desprovido de inteligência...

= = =

Nota:
Carlos I
-Refere-se a Carlos V, do Sacro Império Romano Germanico ?

- Fala daquele Rei que os espanhois chamam "espanhol" e que nem sequer falava castelhano?

Ou falará eventualmente daquele Rei que gastou grande parte do Ouro das américas em guerras nos seus países no centro da Europa (com os quais nenhuma das suas coroas ibéricas tinha nada a ver)?

Pode ser que seja outro...

Afinal, a minha pobre cultura e escassa inteligência, não dão para mais.

Coisas, caro José M.
Não tive a sorte de nascer castelhano, onde como sabemos até os analfabetos são letrados, e onde os burros conseguem chegar a professores.
Coisa de Grandes Paises e Grandes Naciones.

Peço desculpa pela minha humilde condição de ignorante. Nem toda a gente pode chegar aos pés de tão excelsa e grandiosa gente.

Os meus respeitos e vénias Sr. José M...
Respeitos de um pobre português, que não é digno de privar com tão grandiosa e superior raça de "conquistadores".

:Bajular: :Bajular:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Jose M.

  • Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Fevereiro 23, 2007, 06:29:07 pm »
Papatango, no hace falta que se sienta tan inferior, sólo lo justo.

Sí, es ese Carlos. El primer rey Carlos de España (y V del Sacro Imperio Germánico) que además de saber perfectamente español, vino a pasar sus últimos años a Extremadura, tierra de conquistadores.

Me alegra que poco a poco vaya aprendiendo, a ver si al final me puedo sentir orgulloso como profesor. Tampoco le voy a exigir demasiado.


Cumprimentos.
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Fevereiro 23, 2007, 06:42:47 pm »
Citação de: "Jose M."

Su título es el de Rey de España y puede utilizar todos los títulos reales que dinásticamente corresponden a la Corona de España:

 Rey de Granada,  Rey de Jaén, Rey de Córdoba, Rey de Murcia, Rey de Algeciras, Rey de Sevilla, Rey de Gibraltar, Rey de los Algarves
 



Não me parece os Algarves ficam em Portugal, a Andaluzia estáva decomposta nos reinos atrás descritos, excepto o Algarve, se os Algarves fossem toda a região sul da peninsula, não fazia sentido ter o titulo de rei de Rei de Granada,  Rei de Jaén, Rei de Córdoba, Rei de Murcia, Rei de Algeciras, Rei de Sevilha, Rei de Gibraltar.

Eis da defenição na Wikipédia espanhola:

El nombre "Algarve" proviene de al-gharb al-Andalus, nombre dado al actual Algarve y Bajo Alentejo durante el dominio musulmán, significando "Andaluz Occidental", pues era la parte occidental de la Andalucía musulmana, estas regiones españolas y portuguesas eran el más importante centro musulmán de la época de la Hispania Islámica. Siendo el centro islámico de la cultura, ciencia y tecnología.

Algarves eram as regiões ao ocidente da Andaluzia, ou seja o actual Algarve e baixo Alentejo, ou seja território português, parece-me ofensivo um rei espanhol poder usar esse titulo.



http://es.wikipedia.org/wiki/Algarve
 

*

Jose M.

  • Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Fevereiro 23, 2007, 07:09:54 pm »
Citação de: "comanche"
Citação de: "Jose M."

Su título es el de Rey de España y puede utilizar todos los títulos reales que dinásticamente corresponden a la Corona de España:

 Rey de Granada,  Rey de Jaén, Rey de Córdoba, Rey de Murcia, Rey de Algeciras, Rey de Sevilla, Rey de Gibraltar, Rey de los Algarves
 


Não me parece os Algarves ficam em Portugal, a Andaluzia estáva decomposta nos reinos atrás descritos, excepto o Algarve, se os Algarves fossem toda a região sul da peninsula, não fazia sentido ter o titulo de rei de Rei de Granada,  Rei de Jaén, Rei de Córdoba, Rei de Murcia, Rei de Algeciras, Rei de Sevilha, Rei de Gibraltar.

Eis da defenição na Wikipédia espanhola:

El nombre "Algarve" proviene de al-gharb al-Andalus, nombre dado al actual Algarve y Bajo Alentejo durante el dominio musulmán, significando "Andaluz Occidental", pues era la parte occidental de la Andalucía musulmana, estas regiones españolas y portuguesas eran el más importante centro musulmán de la época de la Hispania Islámica. Siendo el centro islámico de la cultura, ciencia y tecnología.

Algarves eram as regiões ao ocidente da Andaluzia, ou seja o actual Algarve e baixo Alentejo, ou seja território português, parece-me ofensivo um rei espanhol poder usar esse titulo.



http://es.wikipedia.org/wiki/Algarve


Comanche, le recomiendo que lea sus propios escritos. Si sabe, claro.
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Fevereiro 23, 2007, 07:53:56 pm »
Citação de: "Jose M."
Citação de: "comanche"
Citação de: "Jose M."

Su título es el de Rey de España y puede utilizar todos los títulos reales que dinásticamente corresponden a la Corona de España:

 Rey de Granada,  Rey de Jaén, Rey de Córdoba, Rey de Murcia, Rey de Algeciras, Rey de Sevilla, Rey de Gibraltar, Rey de los Algarves
 


Não me parece os Algarves ficam em Portugal, a Andaluzia estáva decomposta nos reinos atrás descritos, excepto o Algarve, se os Algarves fossem toda a região sul da peninsula, não fazia sentido ter o titulo de rei de Rei de Granada,  Rei de Jaén, Rei de Córdoba, Rei de Murcia, Rei de Algeciras, Rei de Sevilha, Rei de Gibraltar.

Eis da defenição na Wikipédia espanhola:

El nombre "Algarve" proviene de al-gharb al-Andalus, nombre dado al actual Algarve y Bajo Alentejo durante el dominio musulmán, significando "Andaluz Occidental", pues era la parte occidental de la Andalucía musulmana, estas regiones españolas y portuguesas eran el más importante centro musulmán de la época de la Hispania Islámica. Siendo el centro islámico de la cultura, ciencia y tecnología.

Algarves eram as regiões ao ocidente da Andaluzia, ou seja o actual Algarve e baixo Alentejo, ou seja território português, parece-me ofensivo um rei espanhol poder usar esse titulo.



http://es.wikipedia.org/wiki/Algarve

Comanche, le recomiendo que lea sus propios escritos. Si sabe, claro.



regiões espanholas e portuguesas

regiões portuguesas- Algarves, actual Algarve e Alto Alentejo.

regiões espanholas- actual Andaluzia, Rei de Granada,  Rei de Jaén, Rei de Córdoba, Rei de Murcia, Rei de Algeciras, Rei de Sevilha, Rei de
Gibraltar.

Qual é a dúvida?

No tempo da monarquia o Rei de Portugal tinha o titulo de Rei de Portugal e dos Algarves, fora  outros titulos sobre territórios  em outros continentes (territórios que pertenciam de facto a Portugal e não que já tinha pertencido).

  ganhem juizo!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #39 em: Fevereiro 23, 2007, 08:24:00 pm »
Alguém me sabe dizer se o rei de Portugal, antes da queda da monarquina no principio do século XX, se ainda se intitulava rei do Brasil, rei da india, etc como esses titulos do rei de Espanha?
 

*

Jose M.

  • Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Fevereiro 23, 2007, 08:30:11 pm »
Citação de: "comanche"
Citação de: "Jose M."
Citação de: "comanche"
Citação de: "Jose M."

Su título es el de Rey de España y puede utilizar todos los títulos reales que dinásticamente corresponden a la Corona de España:

 Rey de Granada,  Rey de Jaén, Rey de Córdoba, Rey de Murcia, Rey de Algeciras, Rey de Sevilla, Rey de Gibraltar, Rey de los Algarves
 


Não me parece os Algarves ficam em Portugal, a Andaluzia estáva decomposta nos reinos atrás descritos, excepto o Algarve, se os Algarves fossem toda a região sul da peninsula, não fazia sentido ter o titulo de rei de Rei de Granada,  Rei de Jaén, Rei de Córdoba, Rei de Murcia, Rei de Algeciras, Rei de Sevilha, Rei de Gibraltar.

Eis da defenição na Wikipédia espanhola:

El nombre "Algarve" proviene de al-gharb al-Andalus, nombre dado al actual Algarve y Bajo Alentejo durante el dominio musulmán, significando "Andaluz Occidental", pues era la parte occidental de la Andalucía musulmana, estas regiones españolas y portuguesas eran el más importante centro musulmán de la época de la Hispania Islámica. Siendo el centro islámico de la cultura, ciencia y tecnología.

Algarves eram as regiões ao ocidente da Andaluzia, ou seja o actual Algarve e baixo Alentejo, ou seja território português, parece-me ofensivo um rei espanhol poder usar esse titulo.



http://es.wikipedia.org/wiki/Algarve

Comanche, le recomiendo que lea sus propios escritos. Si sabe, claro.


regiões espanholas e portuguesas

regiões portuguesas- Algarves, actual Algarve e Alto Alentejo.

regiões espanholas- actual Andaluzia, Rei de Granada,  Rei de Jaén, Rei de Córdoba, Rei de Murcia, Rei de Algeciras, Rei de Sevilha, Rei de
Gibraltar.

Qual é a dúvida?

No tempo da monarquia o Rei de Portugal tinha o titulo de Rei de Portugal e dos Algarves, fora  outros titulos sobre territórios  em outros continentes (territórios que pertenciam de facto a Portugal e não que já tinha pertencido).

  ganhem juizo!


Conoces Huelva? tienen buenas coquinas.
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Fevereiro 24, 2007, 01:39:07 am »
Citação de: "Lightning"
Alguém me sabe dizer se o rei de Portugal, antes da queda da monarquina no principio do século XX, se ainda se intitulava rei do Brasil, rei da india, etc como esses titulos do rei de Espanha?


o titulo de 1825 a 1910 era:

Pela Graça de Deus, Rei(Rainha) de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor(a) da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc.

a partir de 1825, data do reconhecimento da independência do Brasil, o rei de Portugal deixou de usar o titulo de rei do Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_reis_de_Portugal
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Fevereiro 24, 2007, 08:58:12 am »
Citação de: "comanche"
Citação de: "Lightning"
Alguém me sabe dizer se o rei de Portugal, antes da queda da monarquina no principio do século XX, se ainda se intitulava rei do Brasil, rei da india, etc como esses titulos do rei de Espanha?

o titulo de 1825 a 1910 era:

Pela Graça de Deus, Rei(Rainha) de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor(a) da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc.

a partir de 1825, data do reconhecimento da independência do Brasil, o rei de Portugal deixou de usar o titulo de rei do Brasil.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_reis_de_Portugal


¿E quando é que Portugal conquistou Etiopia, Arabia, Persia e a India? Parece que non era o rei de España o único en usar titulos que non eran seus :roll:

P.D.- Os titulos que pode usar son titulos pertencentes ás distintas dinastias que gobernaron España de ahí o de Rey de Jerusalem (utilizado pela Casa de Borbón dende os tempos de San Luis) ou Duque de Atenas e Neopatria (utilizado por o rey de Aragón dende 1311 a pesar de que estes ducados deijarom de existir en 1388)
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-863
(sem assunto)
« Responder #43 em: Fevereiro 24, 2007, 01:34:01 pm »
Aponez, eu não sei que idade é que você tem, mas estou a começar a ficar regiamente farto da imbecilidade demonstrada por alguns.

Pelo menos leia o que está escrito.
REPITO: Pelo menos dê-se ao trabalho de ler o que está escrito e evite fazer figuras...

Parte dos espanhóis neste fórum, não têm feito outra coisa que distorcer o que se escreve e inventar mentiras noutros fórums sobre o este e sobre os seus participantes. Não têm feito outra coisa que não seja dar azo à sua patética ignorância. A ignorância de qem afirma que não conhece, mas mesmo assim faz afirmações absurdas.

Você mesmo reconhece que os espanhóis ignoram Portugal, o que implica ignorar e desconhecer a História de Portugal.

Logo, peço-lhe encarecidamente que tente estudar um pouco, embora reconheça que em Espanha seja impossível estudar o que quer que seja sobre Portugal.

Mas por amor de Deus, tente perceber, ou então faça a única coisa honesta: DESAPAREÇA e IGNORE-NOS!

= = = =

O título Aponez: É
Citar
Senhor(a) da (...) Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc.


SEÑOR DE LA NAVEGACION Y COMERCIO DE ETYOPIA ARABIA, PERSIA Y INDIA


Entende? Ou será preciso fazer-lhe uma operação ao cérebro para desactivar a lobotomia?

Para sua informação, o dominio na Etiopia, Arabia, Persia e India, efectuava-se com o total dominio maritimo dessas regiões, as quais tinham um economia dependente das trocas comerciais.
Ao dominar por completo o oceano índico e o golfo pérsico, nomeadamente com o controlo total do estreiro de Ormuz, Portugal dominava na prática esse comércio e exercia controlo politico sobre parte dos estados da região...

Entende?

Esse dominio politico, expressava-se pelo dominio absoluto dos mares, que permitia ao Rei de Portugal denominar-se senhor do comércio.

Entiende?

Portugal não queria um império continental, porque sabia que não o poderia controlar, mas declarava-se senhor do Comércio, pois assim acabava por exercer um domínio muito para além das costas dos mares que controlava.

Entiende?

No caso da Índia, especialmente na zona ocidental, e na costa de Malabar, os governantes Hindus, realmente reconheceram o Rei de Portugal como suserano e pagavam tributo ao Rei.
Aceitavam em muitos casos disponibilizar os seus exércitos ao Rei de Portugal, e em troca o Rei de Portugal garantia a liberdade de circulação de mercadorias a esses reinos vassalos, através do poder da esquadra portuguesa no Índico.

Entiende?

Além disso, a politica foi a de criar fortalezas nas costas desses países, para garantir o apoio da esquadra.

Entiende?

As fortalezas portuguesas espalhavam-se por o que hoje são países como Moçambique, Tanzania, Quenia, Somalia, Yemen, Omã, arabia Saudita, Irão, Paquistão, India, Malásia,Tailandia, Indonésia, apenas para referir uns quantos.

Entiende?

O seu dominio e o dominio maritimo que implicavam, davam ao Rei o direito de se proclamar "Senhor do Comércio", afirmando que só o Rei de Portugal tinha o direito de navegar, ou autorizar quem navegasse.

"Entiendie?"


A verse "entiendiendo" aos bocadinhos é mais fácil
Não há pachorra

:roll:  :roll:

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Aponez

  • Membro
  • *
  • 289
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Fevereiro 24, 2007, 01:47:30 pm »
Eu entendo perfectamente Papatango pero, ¿por que vocé non inclue tambem a palabra conquista? eses titulos continuaron a se utilizar ate 1910 segundo o propio comanche, ¿podía en 1820 por por unha data asegurar Portugal ese comercio e navegación que vocé di :roll: ?