Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3399 Respostas
  • 636546 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1920 em: Fevereiro 22, 2020, 03:49:22 pm »
Sim, já nos aniversários da FAP costumam surgir imagens da exposição estática com armamento dos nossos caças, incluindo JDAM e Paveways nos pylons. Mas voar com as ditas é que é raro. Aliás o mais "bélicos" que vi os nossos F-16 até agora, foi da última vez que patrulharam o Báltico, em que andavam com 2 mísseis de cada (reais, não as munições de treino).



Nem é preciso ir tão longe: no FWIT do ano passado os nossos F-16 tornaram a aparecer com 6 AMRAAM, mesmo que inertes.









A propósito: de acordo com a mais recente edição da AFM poderá ter sido o derradeiro FWIT para os membros da EPAF que operam o F-16 pois alguns já estão a fazer a transição para o F-35A (casos da Noruega e Países Baixos), e em 2021 o FWIT ser já somente para aqueles que operem o Lightning II e outros que entretanto se juntarem. Mas há ainda a hipótese de se realizar também no ano que vem um mini FWIT para aqueles que operam o F-16 MLU pois a maior parte das nações da EPAF espera tê-los ao serviço até 2025/6. Portugal é apontado no artigo como a única nação desta parceria que não optou ainda pelo F-35A.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1921 em: Fevereiro 23, 2020, 12:03:00 am »
No FWIT usa-se mísseis inertes porque é um curso, não é combate real. É que os que fazem de opositores na realidade são amigos e ninguém quer matar ninguém.

 :mrgreen:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1922 em: Fevereiro 23, 2020, 11:23:52 am »
No FWIT usa-se mísseis inertes porque é um curso, não é combate real. É que os que fazem de opositores na realidade são amigos e ninguém quer matar ninguém.

 :mrgreen:

É melhor não. Consta que os nossos dois WI graduados "abateram" alguns F-15C e E vindos de Lakenheath, e se tivesse sido a sério o tio Trump não teria achado graça nenhuma.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Stalker79

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8533
  • Recebeu: 3885 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-789
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1923 em: Fevereiro 23, 2020, 01:11:06 pm »
No FWIT usa-se mísseis inertes porque é um curso, não é combate real. É que os que fazem de opositores na realidade são amigos e ninguém quer matar ninguém.

 :mrgreen:

É melhor não. Consta que os nossos dois WI graduados "abateram" alguns F-15C e E vindos de Lakenheath, e se tivesse sido a sério o tio Trump não teria achado graça nenhuma.  :mrgreen:

O Pompeo assim já não oferecia helicópteros.  ::)
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1924 em: Fevereiro 23, 2020, 04:40:04 pm »
No FWIT usa-se mísseis inertes porque é um curso, não é combate real. É que os que fazem de opositores na realidade são amigos e ninguém quer matar ninguém.

 :mrgreen:

É melhor não. Consta que os nossos dois WI graduados "abateram" alguns F-15C e E vindos de Lakenheath, e se tivesse sido a sério o tio Trump não teria achado graça nenhuma.  :mrgreen:

O Pompeo assim já não oferecia helicópteros.  ::)


Ainda estou a espera deles por falar nisso.....
 :-P
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1925 em: Fevereiro 23, 2020, 08:02:33 pm »
Está a ser testado em Monte Real até dia 21 o novo sistema RWR digital que irá substituir o anterior SPS-1000 e equipar a frota F-16 MLU.

https://emfa.pt/noticia-2867-

Foto tirada em Monte Real no dia 20/2 mostrando o F-16AM 15104 que, juntamente com o bilugar BM 15120, são as duas aeronaves protótipo onde foi instalado e está a ser testado o sistema RWR digital Elbit SPS-45(V)5. À primeira vista não se notam quaisquer diferenças a nível externo.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1926 em: Fevereiro 27, 2020, 02:48:31 pm »
Aproveitando o ensejo, aqui fica também a reportagem sobre o FWIT 2019 vindo na mais recente AirForces Monthly de Março de 2020.












Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, dc

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1927 em: Março 05, 2020, 05:30:06 pm »
Baltics Air Policing 2018, Alpha Scramble da parelha QRA da FAP em Siauliai intercepta vários Sukhoi Su-30SM da Marinha Russa a caminho de Kaliningrado.


Foto: ©Esquadra 301 Jaguares
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, HSMW, dc, Stalker79, MATRA, Red Baron

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1928 em: Março 11, 2020, 05:37:27 pm »
Sou capaz de arranjar fotos dos dois no Charlie e tambem um video. Soucapaz nao dou a certeza.
Abraço

Já aqui as tenho, caro amigo.  ;)

F-16AM 15131 e 15116, sendo que este como se pode ver na última imagem levava o farol de identificação nocturna ligado (provavelmente uma avaria).










Resta acrescentar uma nota: segundo me foi sussurado, a taxa de operacionalidade em Monte Real já viu melhores dias, havendo mesmo quem a chegue a comparar aos piores tempos dos problemáticos A-7P. Tem havido semanas em que por vezes apenas se encontra apta a voar a parelha QRA, e se isto não é um assunto grave e a precisar de urgente reflexão e solução então sinceramente não sei o que será.  :-\

A média mensal andará em torno das 6 aeronaves operacionais, nem terá nada a ver com as aeronaves destinadas ao segundo lote romeno pois essas já estavam encostadas, por assim dizer, mas pelos vários aparelhos que se encontram a aguardar manutenção, especialmente aos motores que, por muito fiáveis que felizmente sejam, começam obviamente a acusar a idade.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Get_It

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1929 em: Março 11, 2020, 06:13:44 pm »
Sou capaz de arranjar fotos dos dois no Charlie e tambem um video. Soucapaz nao dou a certeza.
Abraço

Já aqui as tenho, caro amigo.  ;)

F-16AM 15131 e 15116, sendo que este como se pode ver na última imagem levava o farol de identificação nocturna ligado (provavelmente uma avaria).










Resta acrescentar uma nota: segundo me foi sussurado, a taxa de operacionalidade em Monte Real já viu melhores dias, havendo mesmo quem a chegue a comparar aos piores tempos dos problemáticos A-7P. Tem havido semanas em que por vezes apenas se encontra apta a voar a parelha QRA, e se isto não é um assunto grave e a precisar de urgente reflexão e solução então sinceramente não sei o que será.  :-\

A média mensal andará em torno das 6 aeronaves operacionais, nem terá nada a ver com as aeronaves destinadas ao segundo lote romeno pois essas já estavam encostadas, por assim dizer, mas pelos vários aparelhos que se encontram a aguardar manutenção, especialmente aos motores que, por muito fiáveis que felizmente sejam, começam obviamente a acusar a idade.

Eu estava-me a referir aos dois F's estacionados, na placa Militar, no Charlie, e também a um pequeno vídeo feito com as aeronaves parqueadas, assim tipo walkaround, mas muito primário……..

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1930 em: Março 12, 2020, 12:34:00 pm »
Está oficialmente explicada pela FAP a presença ontem no AHD e AT1 de uma parelha de F-16AM. Excelentes fotos acompanham e documentam esta peça do site da Força Aérea.  :)

https://www.emfa.pt/noticia-2909-formacao-e-treino-na-rececao-de-f16m-no-aeroporto-lisboa
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1931 em: Março 12, 2020, 01:57:37 pm »
Sou capaz de arranjar fotos dos dois no Charlie e tambem um video. Soucapaz nao dou a certeza.
Abraço

Já aqui as tenho, caro amigo.  ;)

F-16AM 15131 e 15116, sendo que este como se pode ver na última imagem levava o farol de identificação nocturna ligado (provavelmente uma avaria).










Resta acrescentar uma nota: segundo me foi sussurado, a taxa de operacionalidade em Monte Real já viu melhores dias, havendo mesmo quem a chegue a comparar aos piores tempos dos problemáticos A-7P. Tem havido semanas em que por vezes apenas se encontra apta a voar a parelha QRA, e se isto não é um assunto grave e a precisar de urgente reflexão e solução então sinceramente não sei o que será.  :-\

A média mensal andará em torno das 6 aeronaves operacionais, nem terá nada a ver com as aeronaves destinadas ao segundo lote romeno pois essas já estavam encostadas, por assim dizer, mas pelos vários aparelhos que se encontram a aguardar manutenção, especialmente aos motores que, por muito fiáveis que felizmente sejam, começam obviamente a acusar a idade.

Pois é meu caro, já ouvi dizer que poderia estar para antes de 2030 a "entrada" em cena dos F-35A.

Aí vamos alavancar mais uma vez as Lajes....


 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5558
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 3637 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1932 em: Março 12, 2020, 05:13:38 pm »
Resta acrescentar uma nota: segundo me foi sussurado, a taxa de operacionalidade em Monte Real já viu melhores dias, havendo mesmo quem a chegue a comparar aos piores tempos dos problemáticos A-7P. Tem havido semanas em que por vezes apenas se encontra apta a voar a parelha QRA, e se isto não é um assunto grave e a precisar de urgente reflexão e solução então sinceramente não sei o que será.  :-\

A média mensal andará em torno das 6 aeronaves operacionais, nem terá nada a ver com as aeronaves destinadas ao segundo lote romeno pois essas já estavam encostadas, por assim dizer, mas pelos vários aparelhos que se encontram a aguardar manutenção, especialmente aos motores que, por muito fiáveis que felizmente sejam, começam obviamente a acusar a idade.

Pois é meu caro, já ouvi dizer que poderia estar para antes de 2030 a "entrada" em cena dos F-35A.

Aí vamos alavancar mais uma vez as Lajes....

A situação está mesmo complicada em Monte Real, e o descaso do Ministério da Defesa é tido como impressionante ainda para mais quando o Titterington só lá aparece em Monte Real para assinar os contratos de venda de aparelhos a terceiros.

A título de exemplo: hoje foi o 3º dia consecutivo que os caças QRA noruegueses e britânicos precisaram ser activados devido às incursões russas no Mar do Norte e Mar da Irlanda com alguns Bear ASW pertencentes à Armada de Moscovo. O que me foi dito é que caso os Tupolev voltassem a descer até Sagres antes de dar meia-volta de regresso à Rússia, poderíamos ficar desprotegidos a uma qualquer altura desse trânsito se coincidisse com uma semana onde apenas poucas aeronaves se encontram operacionais.

Num caso desses, como aconteceu por exemplo em Novembro de 2016, a parelha QRA terá de os interceptar e obviamente acompanhá-los no seu trajecto, que se se prolongar colocará em causa a autonomia dos F-16. Ora como o nosso país não possui nenhum reabastecedor, na eventualidade de não se poder activar a parelha de reserva a dado ponto a peregrinação russa pode ficar livre para actuar a seu bel-prazer sem F-16 à vista! É por estas e por outras que ainda hoje a RAF (e não só) aquando dum scramble lança também um avião-tanque para que este possa ficar perto dos caças caso seja necessário fornecer-lhes combustível extra.

Por cá sem tanker, e por vezes com poucas células Fighting Falcon disponíveis, volto a repetir e frisar aquilo que ontem aqui escrevi: se isto não é um assunto grave e a precisar de urgente reflexão e solução então sinceramente não sei o que será. Ah, já me esquecia: a preocupação agora é o coronavírus e, horror dos horrores, ter sido cancelado o futebol por tempo indeterminado.  ::)

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, LM

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1933 em: Março 12, 2020, 10:48:17 pm »
The @fap_emfa took delivery of second of three Lockheed Martin F-16M Fighting Falcon fighter jets modernized by Portuguese aerospace firm @OGMA_PT and partners. The F-16AM/BM jets in Portuguese inventory are fielded by the GO 51 from air base No. 5.



https://twitter.com/Defence360/status/1238209034760699919 

Abraços
 
« Última modificação: Março 12, 2020, 11:10:28 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1934 em: Março 12, 2020, 10:52:00 pm »
Está oficialmente explicada pela FAP a presença ontem no AHD e AT1 de uma parelha de F-16AM. Excelentes fotos acompanham e documentam esta peça do site da Força Aérea.  :)

https://www.emfa.pt/noticia-2909-formacao-e-treino-na-rececao-de-f16m-no-aeroporto-lisboa

o que é que eu te tinha dito ????
O camarada que eu te tinha referido, o do mesmo curso do……...é o grande da foto.

Abraços

Abraços
« Última modificação: Março 12, 2020, 10:54:37 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar