F-35A Lightning II na FAP

  • 501 Respostas
  • 29656 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18291
  • Recebeu: 5535 vez(es)
  • Enviou: 5943 vez(es)
  • +7159/-9537
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #495 em: Abril 25, 2024, 05:00:21 pm »
Mas quem é que no seu perfeito juízo tem F-16MLU podendo modernizar para Viper vai gastar dinheiro inutilmente no Gripen, é preciso ser muito burro ou ser corrupto.

Ou ter interesses ou uma agenda. Há vários por aqui assim, que até deviam ter [PUB] assinalado nos seus posts. ::)


Para que se vendessem F-16 MLU a quem quer que fosse, teriam de estar reunidas as seguintes circunstâncias:

1 - Portugal querer vender, e não quer;
2 - Autorização norte-americana;
3 - Como membro da NATO, a prioridade numa hipotética venda seria sempre para outros aliados da NATO;
4 - Não havendo um aliado da NATO interessado, muito provavelmente a prioridade seria fornecê-los à Força Aérea Ucraniana com a benção de Washington;
5 - Ter a Força Aérea Portuguesa algum interesse no Saab JAS-39 Gripen, quando não tem.

Tudo o resto são fait-divers e puros atos de desinformação.

O mais hilariante é acharem que nós aqui influenciamos o que quer que seja  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1796
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2525 vez(es)
  • +5502/-2915
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #496 em: Abril 25, 2024, 06:39:31 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.

Boa tarde,
Como tenho vindo a dizer nos últimos 3 anos:

OBJETIVO FAP

-20 F-16V- (PA I)

-20 F-35A Lightning II, a sedear em Ovar

As armas serão comuns as duas frotas, sendo que, irão ser adicionadas ao stock, as munições JSOW, JASSM, SDB II entre outras.

Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF, Charlie Jaguar, sivispacem, Fmfg, PTWolf, Pneucareca

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1558
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #497 em: Abril 25, 2024, 07:46:56 pm »
SDBII quando ainda não conseguiram comprar SDB??  ::)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8550
  • Recebeu: 3909 vez(es)
  • Enviou: 721 vez(es)
  • +4988/-790
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #498 em: Abril 25, 2024, 08:09:11 pm »
São armas com funções diferentes. A SDB é praticamente uma JDAM-ER com carga explosiva reduzida. A SDB II oferece a capacidade de atacar alvos móveis, substituindo em funções os Maverick.

E não compraram a SDB original, porque não quiseram, já que é uma munição relativamente barata.  ::)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5570
  • Recebeu: 5553 vez(es)
  • Enviou: 3660 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #499 em: Abril 25, 2024, 08:27:21 pm »
As armas serão comuns as duas frotas, sendo que, irão ser adicionadas ao stock, as munições JSOW, JASSM, SDB II entre outras.

Já que se continua a falar no JASSM: e algo como o LRASM para o F-35A? Também é algo que esteja em cima da mesa?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1558
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #500 em: Abril 25, 2024, 08:29:03 pm »
São armas com funções diferentes. A SDB é praticamente uma JDAM-ER com carga explosiva reduzida. A SDB II oferece a capacidade de atacar alvos móveis, substituindo em funções os Maverick.

E não compraram a SDB original, porque não quiseram, já que é uma munição relativamente barata.  ::)

Eu sei que são, é só difícil acreditar quando nem as SDB ainda conseguiram arranjar
 

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 40
  • Recebeu: 22 vez(es)
  • Enviou: 6 vez(es)
  • +5/-2
Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #501 em: Abril 25, 2024, 09:03:06 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.

Boa tarde,
Como tenho vindo a dizer nos últimos 3 anos:

OBJETIVO FAP

-20 F-16V- (PA I)

-20 F-35A Lightning II, a sedear em Ovar

As armas serão comuns as duas frotas, sendo que, irão ser adicionadas ao stock, as munições JSOW, JASSM, SDB II entre outras.

Cps,

Isto é especulação "best guess" ou está baseada nalguma fonte?