Apetece-me gritar bem alto, FO...

  • 3267 Respostas
  • 455614 Visualizações
*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-254
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2265 em: Julho 17, 2020, 02:23:36 pm »
https://www.dn.pt/poder/marcelo-salario-minimo-de-635-euros-e-razoavel-no-contexto-portugues-11546625.html

Porque é que ele não dá o exemplo?

Não é por nada mas foste buscar uma noticia ao baú: 23 Novembro 2019
 

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2266 em: Julho 18, 2020, 12:34:39 pm »

Citar
A longa noite marxista

Alberto Gonçalves


Há dias, o “Público” informava com entusiasmo: “Governo chama universidades para vigiar discurso de ódio”. Isto é tão bizarro que é difícil decidir por onde começar, embora não custe imaginar como acabará. E quem diz bizarro diz errado. E equívoco. E repugnante. E assustador. E os adjectivos que pudermos inventariar até nos cortarem o pio.

Em primeiro lugar, a ideia não caiu do céu. Caiu da boca de uma ministra qualquer, que pouco antes havia anunciado a intenção de vistoriar as “redes sociais” para colher informações acerca dos cidadãos que, aqui e ali, emitem palpites dissonantes da cartilha em curso. Dado que, ao contrário do que seria saudável em lugares civilizados, a intenção não levou às ruas multidões furiosas, a exigirem a demissão da ministra ou a imersão da mesma em alcatrão e penas, o governo percebeu que podia avançar sem chatices na prossecução deste desígnio espiritual.

Em segundo lugar, o “discurso de ódio” não é mais do que as opiniões de que certos indivíduos intolerantes discordam, ou, no caso, de que um poder intolerante discorda. Os indivíduos intolerantes, serviçais do poder intolerante, discordam disto. Para eles, o ódio é identificável (desde que por eles) e objectivo (segundo os critérios deles). Por isso, informam com uma cara-de-pau digna de registo, a censura da liberdade de expressão não é censura porque ninguém deve ser livre de exprimir “ódio”. Ninguém deve ser livre de anunciar que detesta ciganos. E muçulmanos. E hindus (principalmente, quase exclusivamente, o dr. Costa). E pretos (excepto os reaccionários). E judeus (excepto os “sionistas”). E gays (excepto se presos em Cuba). E estrangeiros (excepto os que votam em Trump, Bolsonaro, Orban, Johnson e nos governos que não querem deixar vir dinheiro ou turistas para Portugal). E mulheres (excepto as que tomam banho). E a humanidade em peso (excepto a parte da humanidade que não partilha os gostos da parte da humanidade empenhada na perseguição). Em suma, o “discurso de ódio” é aquilo que é dito pelas pessoas que os censores do “discurso de ódio” odeiam.

Em terceiro lugar, as “universidades” não “vigiam” o “discurso de ódio”, por iniciativa própria ou a mando dos que mandam. Se vigiam, não são universidades. As universidades de facto estimulam justamente o debate e o confronto, não a castração e a unanimidade. As instituições a que o “Público” se refere e o governo recorre assemelham-se, suponho, a polícias políticas, entregues a jagunços com vocações primitivas. “Jugunços” é um eufemismo. “Primitivos” também. Recentemente, um académico, Riccardo Marchi, escreveu um livro acerca do Chega. Não conhecia o académico e não aprecio o Chega. Mas tenho uma vida, sem vagar para desenvolver apetites de calar o próximo. Pelo menos 67 auto-designados “investigadoras e investigadores” obviamente não têm vida e subscreveram uma carta (publicada adivinhem onde) a explicar que “a produção de conhecimento académico não se coaduna com propósitos de normalização, legitimação e branqueamento de um partido racista e com desígnios antidemocráticos”. Não, não se trata do Partido Socialista Unido da Venezuela, do Hamas, do Podemos ou do Bloco de Esquerda: é só o partido daquele moço do Benfica, vigiado e condenado por vultos com – aposto e ganho um dinheirão – um belo currículo em matéria de anti-semitismo e totalitarismo.

Em quarto lugar, é notável o entusiasmo do “Público” na divulgação da notícia, enquadrada, eu fique vesguinho, na secção “Direitos Humanos”. O “Público” não acha que a criação governamental de um sistema de censura constitua uma ameaça aos direitos humanos: acha que é uma forma de os proteger. E lança foguetes alusivos. Salvo em cantinhos raros, o jornalismo, à semelhança do telégrafo e do dodó, extinguiu-se. O que as televisões e a imprensa “tradicional” hoje fazem nem sequer tenta disfarçar os respectivos propósitos: agradar aos donos, definir a “linha justa”, espalhar um pensamento único.

É fácil ridicularizar os beatos da moral. É igualmente fácil esquecer o perigo que representam. Por um lado, são bafientos e boçais, indignados e infantis, puritanos e paranóicos, características que, na disposição adequada, divertem. Por outro lado, porém, são gente sem escrúpulos e com uma propensão para o fanatismo susceptível de alimentar diversos ramos da psiquiatria. Convinha que não nos iludíssemos. Os ministros que reclamam censura, os “universitários” que se dispõem ao trabalho sujo, os “jornalistas” que se curvam em vénias, os anónimos que denunciam páginas nas “redes” não são simples artistas de variedades: são a subespécie omnipresente nos momentos vergonhosos da História, a corja que se purifica através da destruição alheia. Não precisamos recuar à Inquisição para amanhar comparações com os Torquemadas vigentes. Ou apelidá-los de fascistas. Os marxistas que promovem a moderna queima dos hereges inscrevem-se na longa tradição marxista da opressão, do silêncio e das trevas. Logo, dizê-los “marxistas”, ou “comunistas”, ou, pelo andar das coisas, “socialistas” está muito bem: é descritivo, exacto e insultuoso.

Não sei o que é mais triste: se a noite escura que desce sobre o nosso tempo estar longe de se limitar a Portugal, ou se em Portugal, acanhado e pobre, a noite ser de um breu sem luz nem esperança. O que vale é que o povo já dorme.
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2267 em: Julho 18, 2020, 04:22:47 pm »
Incêndio na Catedral de Nantes está circunscrito. Autoridades suspeitam de mão criminosa

Um incêndio que deflagrou esta manhã na Catedral de Nantes mobilizou vários bombeiros. Presidente da Câmara já anunciou que vai investigar origem das chamas. Autoridades suspeitam de mão criminosa.



O incêndio que deflagrou este sábado de manhã no interior da Catedral de Nantes, em França, está circunscrito, tendo destruído o órgão da igreja, segundo as autoridades locais que sublinham que os estragos não são comparáveis ao fogo da Notre-Dame, em Paris, em 2019.

Segundo informações avançadas à agência de notícias France Presse, o incêndio que deflagrou esta madrugada na catedral gótica de Nantes atingiu o o órgão principal da igreja. “Os estragos estão concentrados no órgão que está completamente destruído. A plataforma sobre a qual se situa está muito instável e ameaça ruir”, afirmou o responsável dos bombeiros, Laurent Ferlay, numa conferência de imprensa que se realizou junto à igreja.


Os bombeiros foram alertados para o incêndio às 7h44 (06h44 em Lisboa) e por volta das 10h (09h em Lisboa) estavam no local 60 elementos a combater as chamas.

#Nantes | Courage aux sapeurs-#pompiers du @SDIS44 engagés sur l’#incendie à la cathédrale Saint-Pierre-et-Saint-Paul de #Nantes.
    Protéger, secourir et sauver. pic.twitter.com/z8ZaigcI3s

    — Pompiers de France (@PompiersFR) July 18, 2020


Segundo o jornal francês Le Figaro, três incêndios deflagraram no local. A presidente da câmara de Nantes anunciou a abertura de uma investigação de maneira a analisar o incidente enquanto crime. Ao que tudo indica, o incêndio não será comparável ao de Notre-Dame.

A Catedral de Nantes foi parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1972 um outro incêndio destruiu o telhado, que foi reconstruido 13 anos depois.

https://observador.pt/2020/07/18/incendio-na-catedral-de-nantes-mobiliza-60-bombeiros/


Mais um ataque ao cristianismo?!
Foram referidos 3 focos de fogo em 3 locais diferentes!!!!!
« Última modificação: Julho 18, 2020, 05:30:48 pm por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2268 em: Julho 18, 2020, 05:37:27 pm »
Mais um ataque ao cristianismo?!
Foram referidos 3 focos de fogo em 3 locais diferentes!!!!!

Que imaginação fértil, caro Viajante! Então não sabe que as igrejas Francesas têm o vicio da autocombustão!? :mrgreen:

"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2269 em: Julho 19, 2020, 10:37:33 am »
Mais um ataque ao cristianismo?!
Foram referidos 3 focos de fogo em 3 locais diferentes!!!!!

Que imaginação fértil, caro Viajante! Então não sabe que as igrejas Francesas têm o vicio da autocombustão!? :mrgreen:

Infelizmente há tantos inimigos do ocidente, especialmente da Europa, e particularmente depois de testarem a mansidão europeia........ continuamos a receber todos de braços abertos sem sequer existir um mínimo de bom senso de perceber quem quer vir para a Europa!!!!! Apesar de ainda não se saber quem ateou os fogos (já está preso o individuo que estava encarregue de fechar a Catedral na 6ª Feira, mas ainda como suspeito), e quais os motivos......

Entretanto e voltando a França, o Macron deu paços lógicos e importantes no início deste ano, para combater o extremismo islãmico, nomeadamente a vinda de imãs estrangeiros e o ensino do árabe em França que fica limitado:
https://www.publico.pt/2020/02/19/mundo/noticia/luta-separatismo-islamico-macron-limita-ensino-arabe-presenca-imas-estrangeiros-1904837
https://expresso.pt/internacional/2020-02-18-Macron-aumenta-controlo-de-imas-estrangeiros-e-investimento-em-bairros-pobres

O Macron não é parvo e aos poucos vai tomando passos de vagarinho para assumir o controlo do extremismo que grassa pelo país (os extremos auto-alimentam-se e a França é um bom exemplo disso, a Le Pen ganha sucessivo apoio à medida que os extremismo islãmico avança imparável)!

Não faz sentido um país ser tolerante à religião, mas depois permitir que os líderes religiosos das minorias virem de fora do país, algumas das vezes com ideias subversivas!!! Nós por cá nunca tomaríamos uma decisão dessas, a esquerda não permitia, especialmente o BE!!!! No entanto é uma das medidas de elementar senso!!!!!
« Última modificação: Julho 19, 2020, 10:40:26 am por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, ocastilho

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, HSMW

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2271 em: Julho 22, 2020, 09:31:25 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2272 em: Julho 22, 2020, 09:33:56 am »


Muito bom e util à IM e ao País

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20248
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2240 vez(es)
  • +1334/-3462
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2273 em: Julho 24, 2020, 01:48:09 pm »
Filhos de uma grandessissima $%&//(/(!!!! :bang: :N-icon-Axe:

Com milhões e milhões a serem gastos na banca e com os amigos e não têm meia dúzia de Euros para salvarem o nosso património?!

Citação de: Associação dos Autarcas Monárquicos
Casa de D. Nuno Álvares Pereira, em Barcelos, à venda.
O prédio quinhentista foi colocado recentemente à venda na imobiliária ERA.
“Prédio para restauro localizado em pleno coração do centro histórico e próximo da Câmara Municipal”, refere a descrição no site da imobiliária.
A residência encontra-se na zona nobre de Barcelos, na antiga rua dos Açougues, atual Rua de S. Francisco, perto do Largo do Apoio.
Trata-se de um “edifício pequeno e baixo, de dois sobrados, de frontaria cuidada e com dois portais no andar térreo e duas janelas no 1.º andar”, refere o historiador e genealogista António Júlio Limpo Trigueiros, no artigo “Casa do Condestável” publicado em “Barcelos Histórico Monumental e Artístico”, das Edições APPACDM Distrital de Braga (1998).
“No centro da fachada está a pedra de armas dos Pereiras, provavelmente do primeiro quartel do século XV”, descreve o historiador, acrescentando que a “inscrição revivalista, em letra gótica”, na qual diz Casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, foi mandada gravar entre as duas janelas, em 1931, pelo capitão Manuel de Freitas, então proprietário, e desenhada pelo major José Augusto Mancelos Sampayo.
D. Nuno Álvares Pereira, também conhecido como Santo Condestável (1360-1431), 7.º Conde de Barcelos, entre outros títulos, doou a referida casa “em 1427 à sua ‘boa comadre’ Grácia Martins, ama do seu neto, o duque de Bragança, D. Fernando (1403 – 1478)”, escreve Limpo Trigueiros.
A casa acabaria por chegar a propriedade de Doutor Pedro Esteves cujo ‘padrinho de pia’ foi D. Nuno Álvares Pereira. “Senhor de numerosas propriedades (…) mandou construir em 1448 o Solar dos Pinheiros, em Barcelos, onde viveu e viria a falecer em 1469”.
A Casa do Condestável “ter-se-á conservado na posse dos senhores do Solar dos Pinheiros, tendo saído desta família no século XVIII”, pois só a partir desse século o historiador encontra “notícias” do edifício.
A casa pertenceu, depois, à família Carneiro de Mendonça Lobo, que a alienou após o falecimento de Pedro Homem Carneiro de Barros Mendonça, em 1821, sem geração.
Até que por volta de 1860 é comprada ao reverendo António de Lima Miranda por Manuel José da Costa e Silva, em cuja família se mantém até hoje.
Haveria de transitar para a filha deste, Maria Luísa da Silva Matos, casada com Manuel de Freitas, então alferes em Lisboa.
Quando o militar faleceu, em 1938, a casa ficou em co-propriedade da viúva e dos nove filhos.
Em 1998, data da obra consultada, era propriedade de quatros irmãos Maria Adelaide, José Maria, Maria Helena e Armando da Silva Freitas, sendo que este último residia ali, solteiro.
Já há muitos anos que a casa se encontra desabitada.
Agora, os herdeiros pretendem vender a “Casa do Condestável”, um dos mais importantes edifícios do património histórico da cidade de Barcelos.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Lightning, HSMW, Viajante

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2274 em: Julho 24, 2020, 02:32:46 pm »
Felizmente ao longo dos séculos sempre teve quem se interessasse por ela e a mantivesse em bom estado, muitas casas em algumas dezenas de anos de abandono ficam em ruínas, pilhadas por drogados e grafitadas por vândalos.

E por vezes o cuidado de um particular é melhor que do governo, se for uma pessoa interessada.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11088
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2275 em: Julho 24, 2020, 02:44:56 pm »
Mais um ataque ao cristianismo?!
Foram referidos 3 focos de fogo em 3 locais diferentes!!!!!

Que imaginação fértil, caro Viajante! Então não sabe que as igrejas Francesas têm o vicio da autocombustão!? :mrgreen:

Infelizmente há tantos inimigos do ocidente, especialmente da Europa, e particularmente depois de testarem a mansidão europeia........ continuamos a receber todos de braços abertos sem sequer existir um mínimo de bom senso de perceber quem quer vir para a Europa!!!!! Apesar de ainda não se saber quem ateou os fogos (já está preso o individuo que estava encarregue de fechar a Catedral na 6ª Feira, mas ainda como suspeito), e quais os motivos......

Entretanto e voltando a França, o Macron deu paços lógicos e importantes no início deste ano, para combater o extremismo islãmico, nomeadamente a vinda de imãs estrangeiros e o ensino do árabe em França que fica limitado:
https://www.publico.pt/2020/02/19/mundo/noticia/luta-separatismo-islamico-macron-limita-ensino-arabe-presenca-imas-estrangeiros-1904837
https://expresso.pt/internacional/2020-02-18-Macron-aumenta-controlo-de-imas-estrangeiros-e-investimento-em-bairros-pobres

O Macron não é parvo e aos poucos vai tomando passos de vagarinho para assumir o controlo do extremismo que grassa pelo país (os extremos auto-alimentam-se e a França é um bom exemplo disso, a Le Pen ganha sucessivo apoio à medida que os extremismo islãmico avança imparável)!

Não faz sentido um país ser tolerante à religião, mas depois permitir que os líderes religiosos das minorias virem de fora do país, algumas das vezes com ideias subversivas!!! Nós por cá nunca tomaríamos uma decisão dessas, a esquerda não permitia, especialmente o BE!!!! No entanto é uma das medidas de elementar senso!!!!!

A Turquia e a França continuam a não se entender...

...Não me admirava daqui a uns anos, com as coisas a continuar assim azedas, que andassem à chapada um com o outro...
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4294
  • Recebeu: 2424 vez(es)
  • Enviou: 1395 vez(es)
  • +7373/-4450
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2276 em: Julho 24, 2020, 04:25:24 pm »
Mais um ataque ao cristianismo?!
Foram referidos 3 focos de fogo em 3 locais diferentes!!!!!

Que imaginação fértil, caro Viajante! Então não sabe que as igrejas Francesas têm o vicio da autocombustão!? :mrgreen:

Infelizmente há tantos inimigos do ocidente, especialmente da Europa, e particularmente depois de testarem a mansidão europeia........ continuamos a receber todos de braços abertos sem sequer existir um mínimo de bom senso de perceber quem quer vir para a Europa!!!!! Apesar de ainda não se saber quem ateou os fogos (já está preso o individuo que estava encarregue de fechar a Catedral na 6ª Feira, mas ainda como suspeito), e quais os motivos......

Entretanto e voltando a França, o Macron deu paços lógicos e importantes no início deste ano, para combater o extremismo islãmico, nomeadamente a vinda de imãs estrangeiros e o ensino do árabe em França que fica limitado:
https://www.publico.pt/2020/02/19/mundo/noticia/luta-separatismo-islamico-macron-limita-ensino-arabe-presenca-imas-estrangeiros-1904837
https://expresso.pt/internacional/2020-02-18-Macron-aumenta-controlo-de-imas-estrangeiros-e-investimento-em-bairros-pobres

O Macron não é parvo e aos poucos vai tomando passos de vagarinho para assumir o controlo do extremismo que grassa pelo país (os extremos auto-alimentam-se e a França é um bom exemplo disso, a Le Pen ganha sucessivo apoio à medida que os extremismo islãmico avança imparável)!

Não faz sentido um país ser tolerante à religião, mas depois permitir que os líderes religiosos das minorias virem de fora do país, algumas das vezes com ideias subversivas!!! Nós por cá nunca tomaríamos uma decisão dessas, a esquerda não permitia, especialmente o BE!!!! No entanto é uma das medidas de elementar senso!!!!!

A Turquia e a França continuam a não se entender...

...Não me admirava daqui a uns anos, com as coisas a continuar assim azedas, que andassem à chapada um com o outro...

A turquia mete-se com todos! É com a França, com os Gregos, com a Rússia, com a Síria..... cedem aos radicais na questão da Basílica de Santa Sofia......
São assim tão confiantes da sua supremacia sobre os outros que confrontam ou a sobrevivência interna e as cedências internas de Erdogan, pós-golpe falhado leva a este estado de loucura?
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8528
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +938/-7272
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2277 em: Julho 24, 2020, 06:34:52 pm »
Filhos de uma grandessissima $%&//(/(!!!! :bang: :N-icon-Axe:

Com milhões e milhões a serem gastos na banca e com os amigos e não têm meia dúzia de Euros para salvarem o nosso património?!

Citação de: Associação dos Autarcas Monárquicos
Casa de D. Nuno Álvares Pereira, em Barcelos, à venda.
O prédio quinhentista foi colocado recentemente à venda na imobiliária ERA.
“Prédio para restauro localizado em pleno coração do centro histórico e próximo da Câmara Municipal”, refere a descrição no site da imobiliária.
A residência encontra-se na zona nobre de Barcelos, na antiga rua dos Açougues, atual Rua de S. Francisco, perto do Largo do Apoio.
Trata-se de um “edifício pequeno e baixo, de dois sobrados, de frontaria cuidada e com dois portais no andar térreo e duas janelas no 1.º andar”, refere o historiador e genealogista António Júlio Limpo Trigueiros, no artigo “Casa do Condestável” publicado em “Barcelos Histórico Monumental e Artístico”, das Edições APPACDM Distrital de Braga (1998).
“No centro da fachada está a pedra de armas dos Pereiras, provavelmente do primeiro quartel do século XV”, descreve o historiador, acrescentando que a “inscrição revivalista, em letra gótica”, na qual diz Casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira, foi mandada gravar entre as duas janelas, em 1931, pelo capitão Manuel de Freitas, então proprietário, e desenhada pelo major José Augusto Mancelos Sampayo.
D. Nuno Álvares Pereira, também conhecido como Santo Condestável (1360-1431), 7.º Conde de Barcelos, entre outros títulos, doou a referida casa “em 1427 à sua ‘boa comadre’ Grácia Martins, ama do seu neto, o duque de Bragança, D. Fernando (1403 – 1478)”, escreve Limpo Trigueiros.
A casa acabaria por chegar a propriedade de Doutor Pedro Esteves cujo ‘padrinho de pia’ foi D. Nuno Álvares Pereira. “Senhor de numerosas propriedades (…) mandou construir em 1448 o Solar dos Pinheiros, em Barcelos, onde viveu e viria a falecer em 1469”.
A Casa do Condestável “ter-se-á conservado na posse dos senhores do Solar dos Pinheiros, tendo saído desta família no século XVIII”, pois só a partir desse século o historiador encontra “notícias” do edifício.
A casa pertenceu, depois, à família Carneiro de Mendonça Lobo, que a alienou após o falecimento de Pedro Homem Carneiro de Barros Mendonça, em 1821, sem geração.
Até que por volta de 1860 é comprada ao reverendo António de Lima Miranda por Manuel José da Costa e Silva, em cuja família se mantém até hoje.
Haveria de transitar para a filha deste, Maria Luísa da Silva Matos, casada com Manuel de Freitas, então alferes em Lisboa.
Quando o militar faleceu, em 1938, a casa ficou em co-propriedade da viúva e dos nove filhos.
Em 1998, data da obra consultada, era propriedade de quatros irmãos Maria Adelaide, José Maria, Maria Helena e Armando da Silva Freitas, sendo que este último residia ali, solteiro.
Já há muitos anos que a casa se encontra desabitada.
Agora, os herdeiros pretendem vender a “Casa do Condestável”, um dos mais importantes edifícios do património histórico da cidade de Barcelos.



O ano passado fui visitar Lisboa após 26 anos.
Apesar de lá ter andado 5 anos, na faculdade, nunca tinha visitado o Convento do Carmo.
Estive na fila para ver uma exposição MUITO mal amanhada, mas o que mais me motivou foi a visita o túmulo do Condestável.
Está exposto como se de uma reles pia de água para o gado se tratasse.
Contrastando, e para reforçar a ideia de quem manda mesmo nesta choldra, na mesma sala estão expostas e com muito mais destaque e dignidade, as pedras tumulares de diversos Rabis, de Lisboa ao Porto.

O túmulo de D. Sebastião nos Jerónimos também se encontra sem na penumbra, discreto e esquecido.
Lisboa está transformada numa Disneylandia para turismo de massas.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, Viajante, ocastilho

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +803/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2278 em: Julho 24, 2020, 10:49:53 pm »


Centenas de anos ali mas agora pode ofender alguém...

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Viajante, ocastilho

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18254
  • Recebeu: 5521 vez(es)
  • Enviou: 5906 vez(es)
  • +7148/-9529
Re: Apetece-me gritar bem alto, FO...
« Responder #2279 em: Julho 25, 2020, 08:12:10 am »
Não terem pintado por cima já é uma sorte
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ocastilho