KC-390 na FAP

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2715 em: Maio 05, 2023, 02:34:28 pm »
Os cabos submarinos são,  por agora,  totalmente vulneráveis em qualquer parte do mundo. 
Nada lhes pode valer em caso de sabotagem.
Por isso...
Acho que é mais na base de que ninguém ousa tocar porque se a resposta for ao mesmo nível vai-se fazer sentir também.
A ser verdade essa situação dos russos penso ser mais para amedrontar a opinião pública europeia e não só do que para efectivar algum ataque.
João Pereira
 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2716 em: Maio 05, 2023, 09:19:50 pm »
Portugal até dispõe de alguns meios para...o problema é que nao existe verba para os por no mapa a desempenhar seu papel, quando o dinheiro é curto até mesmo para se desempenhar a função basica de vigilancia aerea e maritima, menos horas de voo, logo poupanca de combustivel, a nivel de embarcações é o mesmo, a falta do navio reabastecedor é demais urgente sua compra para se poder ampliar as mesmas embarcações à sua aerea de patrulhamento, assim sendo enquanto não houver investimento serio nos meios e manutenção Portugal caminha mais dia menos para que Espanha ouboutros paises façam o que nos lusos nao fazemos....enfim...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2717 em: Maio 05, 2023, 10:56:27 pm »
O AOR nunca, ou muito dificilmente, seria usado para "esticar" o alcance das embarcações de patrulha na nossa ZEE, salvo alguma excepção muito específica. Até porque se fosse para esticar o alcance, por exemplo de um Tejo, com um AOR, mais valia enviar directamente um NPO/Corveta/Fragata, em vez de enviar um navio de propósito para abastecer uma lancha de fiscalização costeira.

Portugal tem falta de patrulhas, falta de fragatas e falta de submarinos (o que se agrava quando enviamos 1 patrulha oceânico e 1 submarino para longe), e mesmo as aeronaves, não podem ficar eternamente no ar, nem são suficientemente numerosas para garantir uma presença constante em todos os "cantos" da nossa ZEE.

Quanto aos cabos submarinos, existe de facto forma de os proteger minimamente, pelo menos nas águas de jurisdição de cada país. Claro que uma Marinha sem navios, terá mais dificuldade em fazê-lo, do que uma que os tenha. A China faz o mesmo que a Rússia, tendo inclusive acontecido à relativamente pouco tempo, terem causado danos aos cabos que ligam a principal ilha de Taiwan, às mais pequenas mais perto do território chinês. Os russos, numa situação em que danificar os cabos submarinos, possa dar-lhes vantagem, não terão problema nenhum em fazê-lo (especialmente se ocorresse alguma escalada de tensões).
 
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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2718 em: Maio 05, 2023, 11:41:03 pm »
Uma coisa é proteger localmente cabos submarinos em canais, entre ilhas ou zonas costeiras.
Outra é no Atlântico, cabos com milhares de quilómetros de comprimento a centenas de metros de profundidade.
Só de Lisboa aqui são 1500km...
Não acredito.
E penso que não deverá ser necessário chegar ao pé deles, com mergulhadores ou submarinos.  Basta localizá-los e fazer lá chegar uma carga explosiva,  por exemplo.
Não é a mesma coisa do que águas rasas como aconteceu com o Nord Stream.
João Pereira
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2719 em: Maio 06, 2023, 12:28:25 am »
Certo, mas um navio de superfície, consegue ser seguido com relativa facilidade, desde que haja os meios de detecção adequados. Numa defesa bem coordenada entre vários países, é possível seguir um determinado navio "suspeito" com relativa facilidade. Para isso, convém é ter um leque de meios adequado, que vai de drones "long endurance", a aeronaves de patrulha marítima, a vários navios de patrulha e/ou de guerra que possam interceptar os navios que se queiram aproximar.

O problema surge é mais quando os navios enviados para essa função (sabotagem), são navios "civis", e que portanto passam despercebidos.

Entretanto, a profundidade dos cabos no meio do oceano, acaba por ser uma vantagem, para a protecção dos mesmos. Uma boa parte deles, chega a estar a profundidades de vários milhares de metros, o que não só obriga a equipamento específico, como, recorrendo a um UUV/AUV para uma sabotagem dos cabos em alto mar, a embarcação terá de ficar nas redondezas durante algum tempo, o que aumenta as chances de detecção.

Em qualquer caso, é mais uma coisa onde é preciso investir, isto é, na capacidade de vigilância.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2720 em: Maio 06, 2023, 10:12:49 am »
Uma coisa é proteger localmente cabos submarinos em canais, entre ilhas ou zonas costeiras.
Outra é no Atlântico, cabos com milhares de quilómetros de comprimento a centenas de metros de profundidade.
Só de Lisboa aqui são 1500km...
Não acredito.
E penso que não deverá ser necessário chegar ao pé deles, com mergulhadores ou submarinos.  Basta localizá-los e fazer lá chegar uma carga explosiva,  por exemplo.
Não é a mesma coisa do que águas rasas como aconteceu com o Nord Stream.

Pelo que se pode aceder de informação sobre oceano, há zonas que dificilmente sabotam alguma cosia. já outras é mais acessível.
A falta de "meios no terreno" no caso meio marítimo é como se diz, podemos ter uma grande força aérea mais faz sempre falta meios no terreno. Os P3 podem fazer muito mas não faze tudo nem conseguem estar no local como um navio. Se o navio for um exemplo ridículo como temos, a figura é de palhaço. Que é a figura dos promotores do estado das coisas.
Se e quanto, tivermos as 300 milhas, e agora mais que nuca seria boa ideia insistir nisso, as ZEE dos arquipélagos ficam ligadas a ZEE do Continente, numa linha continua: Continente - Madeira- Açores. Já aumenta a legitimidade de vigilância. Mas o problema é a Marinha ser  uma sucata pelintra. Se em vez de tretas de milhões gastos em devaneios de aquisições duvidosas, se apostasse no nosso quintal que esta a saque é que era.
Que importa para nós gastar balúrdios em missões ONU "África minha", se nem tomamos conta de casa?
Então vamos comer a outra e, deixamos a nossa para o vizinho?
Devem ser praticas de nível social elevado.

Falta para a simples manutenção e equipamento de navios e meios aéreos para esse efeito e, vamos fazer figuras de saloio noutras bandas.
Serve quem?
« Última modificação: Maio 06, 2023, 10:14:34 am por Pescador »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2722 em: Maio 06, 2023, 12:12:08 pm »
Citar
Da apresentação do Comandante da FAB na Comissão de Rel Exteriores e Def Nacional. 04/05/23:








7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2723 em: Maio 07, 2023, 01:32:44 am »
Vamos fazer força para que paises como austria suecia também entrem para o grupo de usuários do KC seria bom...
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2724 em: Maio 07, 2023, 05:31:04 am »
Oh Simões, não te esforces muito que ainda tens uma desilusão colorida.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2725 em: Maio 07, 2023, 06:44:26 am »
Bora fazer um cordão humano  :mrgreen:
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2726 em: Maio 07, 2023, 10:54:45 am »
Bora fazer um cordão humano  :mrgreen:

Vamos todos a Fátima no 13 de Maio  :mrgreen:
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2727 em: Maio 07, 2023, 03:24:11 pm »
Oh Simões, não te esforces muito que ainda tens uma desilusão colorida.
Eu NVF tou a cagar mesmo para isso, para mim conta o que Portugal compra o resto cada país sabe de si....eu preocupo me isso sim ter meios modernos, ter umas FA modernas dos outros eles que se cuidem...
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2728 em: Maio 07, 2023, 05:16:18 pm »

Tipo gastar 1200 milhões em 6 cargueiros que pouco acrescentam de novo e uma dúzia de tucanos para ...coisas vagas. Enquanto a Marinha desaparece.

Gasta-se a gosto de interesses 
« Última modificação: Maio 07, 2023, 05:16:58 pm por Pescador »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2729 em: Maio 07, 2023, 11:35:46 pm »
Oh Simões, não te esforces muito que ainda tens uma desilusão colorida.
Eu NVF tou a cagar mesmo para isso…

Era isso mesmo que era de evitar.  :mrgreen:
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