KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2550 em: Março 30, 2023, 11:57:35 am »
Eu só não percebo é como não compram Tamandarés, visto a Embraer também estar envolvida no consórcio

Perdido por 100

Dá-lhes ideias
Ainda vão constituir uma empresa Lula & Sócrates, Marcelo Lda e adquirir meia dúzia e metem tripulação mista. Depois em vez de vigiar russo vamos confraternizar
« Última modificação: Março 30, 2023, 12:02:57 pm por Pescador »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2551 em: Março 30, 2023, 12:14:34 pm »
Só peço coerência

E de qualquer maneira, duas Tamandaré seriam muito melhor que duas VdG recauchutadas e com chunning
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2552 em: Março 30, 2023, 12:53:45 pm »
Olhando a capacidade de carga, alcance e, tendo em conta valores do A400 e do KC, que são próximos, podemos dizer que houve um aumento substancial de capacidade em relação aos C130?

E quando digo capacidade de carga é incluindo, optar por transportar menos para obter maior alcance, mas ainda assim ter capacidade de transportar bastante.

Sendo que o KC tem um alcance de 2700km com a carga máxima de 26 ton e, o A400 tem de 3300 km com carga máxima de quase 40 ton.
Se ambos levarem o limite das 26 ton do KC, qual será o alcance para o A400 com essa carga?

O KC para substituir um único Pandur de 22 ton na Roménia tem de fazer escala.
Quantas escalas para meter os "famosos" tucanos, ou melhor escolha o Black Hawk na RCA? Ou uns simples Vantac?
Qual a diferença nisso para os A400 com maior margem de capacidade de carga vs compromisso no alcance?

no max de carga. Um KC transporta um único Pandur ou dois ST5. O A400 isso tudo num.
Na artilharia AP, se viermos a adquirir, um leva só o 6x6 o outro um 8x8 e sobra

Qual a estratégia de transporte adquirida?

São perguntas que realmente desconheço a resposta em concreto mas algumas dá para ter a percepção da diferença

Pescador, quando das inundações em Moçambique fiz um pequeno exercicio comparando as três opções manter o C adquirir o 390 e ou o Atlas, e não há nem podia haver duvidas quanto à  aeronave vencedora.
Não há comparação possível entre o A400 e o 390 o ATLAS é muito superior !!!!
A aquisição do ATLAS seria a melhor opção para a FAP em todos os sentidos: payload, autonomia e tendo o construtor muito mais perto de nós em caso de necessidade critica.

Quanto ao à  autonomia do ATLAS para um payload de 26 Tons, temos que ver qual a capacidade da aeronave em termos de FOB, e se essa capacidade excede o PMD.
Posso te garantir que a autonomia é para esse payload, muito superior ao 390, cerca de 5.200 kms quase o dobro  do 390, o que permite efectuar voo directo para a RCA, porque de Lisboa a Bangui são 4750 kms, ficando uma autonomia de mais de 400kms, para alternante e ou holding, teria sido a melhor aquisição, só isso !!!

Abraços
« Última modificação: Março 30, 2023, 01:14:33 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2553 em: Março 30, 2023, 02:28:08 pm »
Mais importante do que estarmos preocupados se o nosso novo avião faz esta ou aquela missão,  pontualmente, com melhor ou menor desempenho,  é  perceber se teremos pilotos e demais condições suficientes para operar a dita frota de forma adequada.
Isso de termos tanques e não termos munições, EH101 e não existirem peças,  navios e não terem manutenções.... são vergonhas típicas de países de terceiro mundo.
E ultimamente é aqenas isto que se vê.
João Pereira
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2554 em: Março 30, 2023, 03:35:10 pm »
Daí surge a questão: se perante essas deficiências todas nas FA portuguesas, não teria feito mais sentido reduzir o número de 5 para 3 KC-390, e usar a diferença de mais de 200 milhões, para resolver as restantes lacunas? Em vez disto, ainda se vai é comprar o 6º avião!!!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2555 em: Março 30, 2023, 04:08:47 pm »
MAAFS wm acção...
https://fb.watch/jBnMie5B0R/
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2556 em: Março 30, 2023, 04:12:13 pm »
Daí surge a questão: se perante essas deficiências todas nas FA portuguesas, não teria feito mais sentido reduzir o número de 5 para 3 KC-390, e usar a diferença de mais de 200 milhões, para resolver as restantes lacunas? Em vez disto, ainda se vai é comprar o 6º avião!!!
Até porque "supostamente" estamos habituados a ter apenas 1 operacional...
Mas para entrar em programas é preciso investir, daí provavelmente os 5/6.
João Pereira
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2557 em: Março 30, 2023, 07:17:51 pm »
Acho que esse avião extra pode ter várias razões, uma é porque o governo quer e pronto  :mrgreen:.

Mas de um ponto de vista operacional esta esquadra nova pode vir a ter duas novas missões que a 501 não têm, que são o reabastecimento aéreo (onde se pode incluir uma aeronave atribuida à Europa), e pode ser o combate a incêndios com sistema MAFFS (vejo isto apenas no plano publicitário, pois já se falou nas limitações deste sistema, mas por pressão política já não digo nada).
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2558 em: Março 30, 2023, 07:25:45 pm »
Até porque "supostamente" estamos habituados a ter apenas 1 operacional...
Mas para entrar em programas é preciso investir, daí provavelmente os 5/6.

Desde que ficamos reduzidos a 4 C-130 e com o programa de modernização em curso sim.

Pois antes disso era normal ter pelo menos 3, era normal ter um destacado em missão no estrangeiro (Austrália, Afeganistão, Mali deve ter sido a última), e cá tinhamos sempre pelo menos 2 para a FRI, exercicios, etc.

Longínquo ano de 2013 :mrgreen:
https://www.operacional.pt/operacao-silveira-para-quedistas-treinam-reaccao-imediata/
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2559 em: Março 30, 2023, 08:01:18 pm »
Não se vê o A 400 mas vê-se o valor de um A 400.

É o que se chama leve 1 pague 2.

É a vida...

Espero, sinceramente, que o 390 seja um sucesso de vendas, será bom para nós, agora que a aeronave não serve os interesses da FAP, das FFAA e de Portugal, isso não serve !!!

Abraços

Como assim?

Red Baron,  queres mesmo saber a resposta, ao como assim ?
Faz-me um favor, lê os meus posts acerca das capacidades dos C's, dos 390 e dos Atlas, e vê porque afirmo o que afirmo !!
 
« Última modificação: Março 30, 2023, 08:02:02 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Tikuna

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2560 em: Março 30, 2023, 08:01:47 pm »

Penetração é o termo exacto.
A entrada na Europa através de Portugal.
Mas não é só a embraier, é no geral as ditas "invasões" queridas do Célinho das banhocas. Por isso os prorussos e faladores de "ouro roubado"(na sua ignorância sobre quem são mesmo e as suas origens) têm comportamentos e discursos deploráveis onde aportam, mas aproveitam a rampa.
Por isso penetram por cá nos coninhas, que com eles brindam a nova era de politica bilateral com tanto em comum, nomeadamente a respeito de cadastros e interesses pessoais.

Os tristes estão felizes porque ganham com isso. Não o País com "meio avião de carga" comprado apressadamente(não digo que não preste) e a teimosia  por um aviãozinho para trabalhos expedicionários(que nunca irá) e, haverá sempre a falta de Helicópteros para essas missões, sendo eles o vector mais importante para as ditas missões. Mas mais um vez a politica e interesses pessoais interferem.

Com falhas tão graves, nomeadamente na Marinha, onde já se viu o Costa preocupado com isso e andar numa pan.....ce pegada a tirar fotos como se viu o KC

Você está mais doido com a questão do Ouro que os próprios Brasileiros, parece que doeu pois não para de falar nisso.

Segundo, a escolha por parte de portugal ajuda sim, mas não foi em nada decisiva para as outras vendas. Querendo ou não a Embraer é dona majoritária da OGMA e as instalações seriam utilizadas para apoio das intenções dela na Europa, isso sim favoreceu.

Sim, todos aqui somos ignorantes, como você mesmo apontou no comentário. Um bando de ineptos que criaram essa empresinha de Embraer, oh empresa pequena e que não sabe o que faz, deve ser ignorante igual nós brasileiros, como você diz, não é?

Todo post seu é isso, ataca aos brasileiros ao invés de discutir sobre a aeronave.  Esquece disso....

Por favor, não desconte suas frustrações no povo brasileiro. Todo comentário você direciona ela pro povo brasileiro e falar mal dele. Vai tomar umas caipirinhas e ter uma vida sexual ativa que ganha mais.
« Última modificação: Março 30, 2023, 09:05:29 pm por Tikuna »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2561 em: Março 30, 2023, 08:20:53 pm »
Acho que esse avião extra pode ter várias razões, uma é porque o governo quer e pronto  :mrgreen:.

Mas de um ponto de vista operacional esta esquadra nova pode vir a ter duas novas missões que a 501 não têm, que são o reabastecimento aéreo (onde se pode incluir uma aeronave atribuida à Europa),e pode ser o combate a incêndios com sistema MAFFS (vejo isto apenas no plano publicitário, pois já se falou nas limitações deste sistema, mas por pressão política já não digo nada).


Os MAFFS, dos 390, para os combates aos FF, vão ser á semelhança dos sistemas que compramos para os C's um completo desperdício de dinheiros públicos, á semelhança da compra dos seis 390, diga-se de passagem.

Desde que esses sistemas, foram comprados para a frota C quantas missões de combate aos FF foram efectuadas pelas ditas aeronaves ??

Que percentagem de agua/retardante foi despejada por estes sistemas, durante uma, duas, dez, vinte, épocas de combate aos FF, comparativamente com as restantes frotas e no total das descargas/quantidades  ?

Quantas  descargas/quantidades de agua/retardante, foram efectuadas por HV ?

Comparando com os   hidroaviões, lig/Médios/pesados e com os Helis lig/médios/pesados foi a frota C, equipada com o MAFFS, mais rápida/rentável nos turnarounds, o tempo que medeia entre a primeira e segunda/terceira....descarga, para o mesma zona/area/objectivo  tendo em conta o total dos Kgs/Tons  do liquido descarregado, foi inferior aos tempos das restantes frotas para um mesmo peso e distância?

Em termos de autonomia, quantas HV/descargas/peso pode um C ou um 390 efectuar num cenário desses VS os outros tipos de aeronaves até necessitar de ser rebastecido ?
Qual o tempo necessário para reabastecer um C ou um 390 comparativamente com as restantes aeronaves de combate aos FF ?

Quando tivermos um estudo sobre estes e outros pontos, e que as conclusões demonstrem a utilidade/supremacia do MAFFS, então sim podemos optar por esse sistema mas posso adiantar que mesmo a transportar 12/15 tons de liquido/ataque/descarga, num voo de 10 minutos, até um AT, com 20% dessa capacidade é muito mais útil, rentável, preciso e com um custo de HV muito inferior, tendo em conta a capacidade transportada, que um C ou um 390 com MAFFS.

Para os politicos, que quando compram estas tretas esbanjam o nosso dinheiro, posso dizer-vos que na Aviação está tudo inventado, e, especificamente nos combates aos FF, se Portugal necessita de aeronaves médias/pesadas adequadas a essa missão e até outras, façam uma viagem até ao Canadá e perguntem aos que sabem pois trabalham com elas e aos que as fabricam,  quais as mais indicadas que eles ensinam-vos

Abraços
« Última modificação: Março 30, 2023, 08:49:59 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2562 em: Março 30, 2023, 09:04:33 pm »

Penetração é o termo exacto.
A entrada na Europa através de Portugal.
Mas não é só a embraier, é no geral as ditas "invasões" queridas do Célinho das banhocas. Por isso os prorussos e faladores de "ouro roubado"(na sua ignorância sobre quem são mesmo e as suas origens) têm comportamentos e discursos deploráveis onde aportam, mas aproveitam a rampa.
Por isso penetram por cá nos coninhas, que com eles brindam a nova era de politica bilateral com tanto em comum, nomeadamente a respeito de cadastros e interesses pessoais.

Os tristes estão felizes porque ganham com isso. Não o País com "meio avião de carga" comprado apressadamente(não digo que não preste) e a teimosia  por um aviãozinho para trabalhos expedicionários(que nunca irá) e, haverá sempre a falta de Helicópteros para essas missões, sendo eles o vector mais importante para as ditas missões. Mas mais um vez a politica e interesses pessoais interferem.

Com falhas tão graves, nomeadamente na Marinha, onde já se viu o Costa preocupado com isso e andar numa pan.....ce pegada a tirar fotos como se viu o KC

Você está mais doido com a questão do Ouro que os próprios Brasileiros, parece que doeu pois não para de falar nisso.

Segundo, a escolha por parte de portugal ajuda sim, mas não foi em nada decisiva para as outras vendas. Querendo ou não a Embraer é dona majoritária da OGMA e as instalações seriam utilizadas para apoio das intenções dela na Europa, isso sim favoreceu.

Sim, todos aqui somos ignorantes, como você mesmo apontou no comentário. Um bando de ineptos que criaram essa empresinha de Embraer, oh empresa pequena e que não sabe o que faz, deve ser ignorante igual nós brasileiros, como você diz, não é?

Por favor, não desconte suas frustrações no povo brasileiro. Todo comentário você direciona ela pro povo brasileiro e falar mal dele. Vai tomar umas caipirinhas e ter uma vida sexual ativa que ganha mais.

Fala lá pró lula vender umas Tamandaré mas a precinho camarada, tá meu chapa? Legau!
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2563 em: Março 30, 2023, 09:07:33 pm »
Não se vê o A 400 mas vê-se o valor de um A 400.

É o que se chama leve 1 pague 2.

É a vida...

Espero, sinceramente, que o 390 seja um sucesso de vendas, será bom para nós, agora que a aeronave não serve os interesses da FAP, das FFAA e de Portugal, isso não serve !!!

Abraços

Como assim?

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Mas tu não disseste que o A400M era melhor, disseste que o KC390 não servia para a FAP o que é estranho visto o C-130 servir desde 1977.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #2564 em: Março 30, 2023, 09:16:33 pm »

Penetração é o termo exacto.
A entrada na Europa através de Portugal.
Mas não é só a embraier, é no geral as ditas "invasões" queridas do Célinho das banhocas. Por isso os prorussos e faladores de "ouro roubado"(na sua ignorância sobre quem são mesmo e as suas origens) têm comportamentos e discursos deploráveis onde aportam, mas aproveitam a rampa.
Por isso penetram por cá nos coninhas, que com eles brindam a nova era de politica bilateral com tanto em comum, nomeadamente a respeito de cadastros e interesses pessoais.

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Com falhas tão graves, nomeadamente na Marinha, onde já se viu o Costa preocupado com isso e andar numa pan.....ce pegada a tirar fotos como se viu o KC

Você está mais doido com a questão do Ouro que os próprios Brasileiros, parece que doeu pois não para de falar nisso.

Segundo, a escolha por parte de portugal ajuda sim, mas não foi em nada decisiva para as outras vendas. Querendo ou não a Embraer é dona majoritária da OGMA e as instalações seriam utilizadas para apoio das intenções dela na Europa, isso sim favoreceu.

Sim, todos aqui somos ignorantes, como você mesmo apontou no comentário. Um bando de ineptos que criaram essa empresinha de Embraer, oh empresa pequena e que não sabe o que faz, deve ser ignorante igual nós brasileiros, como você diz, não é?

Todo post seu é isso, ataca aos brasileiros ao invés de discutir sobre a aeronave.  Esquece disso....

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