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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 10:06:32 am »
20 anos depois, 867 Milhões em KC depois, haja a esperança de serem vendidos e virem 2 a 3 A-400M para a 501, ou mesmo o KC-767.
Não se compreende, 2 aeronaves quase idênticas para a mesma função, em bases diferentes...só por cá e com negócios a sul a mistura.
Cps,



Tenho esperança que sejam usados para missões secundárias, combate aos fogos, etc... Não me parece lógico estarem a modernizar totalmente 4 células para serem vendidas num curto espaço de tempo mas eu sou como o José Severino  :-P
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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 09:04:25 am »
20 anos depois, 867 Milhões em KC depois, haja a esperança de serem vendidos e virem 2 a 3 A-400M para a 501, ou mesmo o KC-767.
Não se compreende, 2 aeronaves quase idênticas para a mesma função, em bases diferentes...só por cá e com negócios a sul a mistura.
Cps,
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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por goncalobmartins em Hoje às 08:52:52 am »


Citar
Primeiro C-130H modernizado entregue à Força Aérea

https://www.emfa.pt/noticia-4597-Primeiro%20C-130H%20modernizado%20entregue%20à%20Força%20Aérea

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Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por P44 em Hoje às 08:41:12 am »


🫡 O ministro da Defesa ainda está a estudar a fusão da prisão do Linhó com o regimento de Lanceiros da Ajuda, mas já telefonou para a NATO a oferecer os serviços de um novo destacamento com competências fora de série para dar um salto à Ucrânia e roubar as carteiras à infantaria russa e dar sumiço aos catalisadores de todos os veículos militares de Putin. “Caso haja interesse, contacte diretamente o Cabo Especialista Fanã e o Segundo Sargento Manápula de Veludo”, escreveu Melo a Jens Stoltenberg. M.B.

O Inimigo Público é um suplemento satírico, sendo todo o seu conteúdo ficcional. Leia-o todos os dias em expresso.pt/inimigo-publico e à sexta-feira na edição semanal do Expresso
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Marinha do Brasil / Re: Notícias da Marinha do Brasil
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 03:26:54 am »
Olás.

EDM/2023, a Marinha dimensiona seus meios.


Outros meios:
10 NPO;
20 NP 500t;
14 Navios de guerra de minas e sistemas não tripulados;
4 submarinos convencionais
1 submarino nuclear
1 NAM Anfibio
3 navios anfíbios
6 EDVM/3 EDCG
Aeronaves MPA
38 Helicópteros
VANTS

https://www.naval.com.br/blog/2024/05/03/dimensionamento-da-forca-naval-brasileira-segundo-a-nova-estrategia-de-defesa-maritima/

Sds!
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Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por Devon em Hoje às 03:24:21 am »
O que os saudosos de Salazar nunca falam: O legado de Salazar foi uma população analfabeta, o mais baixo nível de vida e a maior taxa de mortalidade infantil da Europa. E aí vêm esses fascistas/nazistas enrustidos a glorificar esta relíquia da ignorância. Se não fosse a guerra no ultramar as forças armadas portuguesas ainda estavam equipadas de Mauser na boa maneira forreta do pateta de Santa Comba.  ::)
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Força Aérea Brasileira / Re: Notícias da Força Aérea Brasileira
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 02:57:58 am »
Olás.

Modernização dos A29.

Brasil assina modernização do Super Tucano
...
A Força Aérea Brasileira firmou com a Embraer a modernização de 68 exemplares do A-29A/B Super Tucano, concretizando um estudo que estava em andamento e já havia sido anunciado em 2023 durante o 54º Paris International Airshow.

A encomenda inicial da FAB incluiu 33 A-29A (monoplace) e 66 A-29B (biplace)...


https://tecnodefesa.com.br/brasil-assina-modernizacao-do-super-tucano/

Sds!
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Exército Brasileiro / Re: Notícias do Exército Brasileiro
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 02:27:49 am »
Olás.

E por falar em M109A3.

Exército irá revitalizar seus obuseiros autopropulsados M109A3

https://tecnodefesa.com.br/exercito-ira-revitalizar-seus-obuseiros-autopropulsados-m109a3/

Sds!
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Exército Brasileiro / Re: Aviação do Exército (AvEx)
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 01:33:47 am »
Porque... já os têm em quase uma centena na FAB (um número que deve beirar o inventário total de aeronaves da FAP) e que operam em ambiente amazônico, de cerrado e caatinga?

No mais, a força aérea não deixou o exército comprar nem uns Sherpas de transporte... senão, quem sabe?

Sds

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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 12:05:48 am »
Este tópico nasce de uma premissa que não acredito que hoje em dia (e em diante) seja possivel, que é uma areonave de apoio num espaço aereo não contestado.

Qualquer tipo de envolvimento que tenhamos ou venhamos a ter, seja em que cenário for, dificilmente não será contestado. Em especial se analisarmos o contexto na Europa.
As hipoteses apresentadas inicialmente foram:

- AH-1Z
- A-29N
- UH-60 DAP
- AC-295
- A-10C ex-USAF
- MH-6 Little Bird
- OH58D ex-US Army
- H-145 H-Force

Em função disto poderemos debater qual a melhor aeronave que em função do custo vs beneficio desempenha melhor a função.
Atendendo à versatilidade de missões que pode desempenhar, a poder utilizar o terreno a seu favor, ao facto de existir muito stock para peças e sobretudo por já existir know-how interno criado relativamente ao UH-60 este é o meu favorito comparativamente aos restantes candidatos.

Como o tempo passa, acaba por faltar sempre qualquer coisa nas opções apresentadas no tópico. Na altura ninguém imaginava um UCAV, como o Mojave ou MQ-9B STOL, capaz de operar de pistas semi-preparadas, sendo esse o principal argumento a favor das avionetas.

Relembro que os pontos a favor do ST e outras aeronaves similares eram:
-custo de operação
-capacidade de operar em pistas semi-preparadas
-velocidade superior aos helicópteros
-tempo on station (loitering) superior a um helicóptero
-podiam fazer treino

Hoje, um MQ-9B STOL e/ou Mojave fazem praticamente o mesmo, excepto o treino, duplicando ainda a capacidade de loitering face ao ST, ganham a vantagem de não colocar um piloto em risco, e podem executar muitas outras missões tanto de vigilância, como de combate em variados TOs.

Aqui entramos é naquilo que devia ser a verdadeira discussão, não apenas CAS, mas o apoio aéreo a FNDs. E aqui, devia-se considerar 2 fases, uma de curto prazo, de baixo custo e de rápida execução, e outra bem mais pensada para um meio dedicado ao apoio aéreo às FNDs portuguesas.

Na primeira fase, isto é, a curto prazo, não tenho dúvidas:
-UH-60 armados, tirando partido de uma frota mais abrangente destes helicópteros para uso nas FNDs
-apoiados por drones nacionais, tipo AR3 para fazerem reconhecimento, seguimento de alvos, etc (também seria uma boa publicidade para eles, perante outros países participantes)

E na segunda fase, a médio prazo:
-MQ-9B STOL, ou similar, como principal meio aéreo de reconhecimento e ataque nas FNDs
-os UH-60 continuariam presentes, mas menos focados nas funções de combate e mais no resto, podendo alguns ser armados quando é necessário escoltar outros em missões de transporte ou MEDEVAC por exemplo
-os drones nacionais continuariam presentes, para complementar os UCAVs
-caso não existam infraestruturas (ou segurança para as utilizar) que permitam a utilização de UCAVs, ou a missão decorrer a partir de navios, repetia-se o que acontecia na primeira fase, com UH-60 + drones nacionais
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