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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Marinha Portuguesa => Tópico iniciado por: P44 em Junho 02, 2004, 10:25:21 am

Título: Lobby para salvar a Hermenegildo Capelo (F 481)
Enviado por: P44 em Junho 02, 2004, 10:25:21 am
Vamos a isto, malta, ajudem!!!!

www.marinha.pt/forum/?f=5&m=26 (http://www.marinha.pt/forum/?f=5&m=26)

 :wink:
Título: Lobby para salvar a Hermenegildo Capelo
Enviado por: Francisco Ferreira em Junho 03, 2004, 10:24:09 pm
Plenamente de acordo! Parabéns pela excelente ideia. :arrow:
Título:
Enviado por: Luso em Junho 03, 2004, 10:38:54 pm
O que é que representa em especial esse navio?
Título:
Enviado por: Luso em Junho 03, 2004, 10:56:20 pm
Porqu não antes uma OHP?  :mrgreen:
Título:
Enviado por: emarques em Junho 04, 2004, 12:22:30 am
Concordo um pouco com o Luso. Afinal, a fragata foi contruída em França segundo planos franceses, e era obsoleta quando entrou ao serviço. Porquê a Hermenegildo Capelo e não outra qualquer? Penso que seria mais interessante preservar a próxima Baptista de Andrade que fosse abatida, ao menos o projecto é nacional. E podiam-se começar já a fazer os planos todos de o que fazer com os navios, porque já se sabe que em Portugal tudo leva muito tempo.

"E porque não as duas?" Bem, porque entre manter museus e manter meios operacionais, prefiro que a Marinha dedique o seu orçamento à segunda tarefa. ;)
Título:
Enviado por: komet em Junho 04, 2004, 12:40:45 am
Museus? Olhem para a nossa marinha, aí está o vosso museu  :lol:
Título:
Enviado por: Luso em Junho 04, 2004, 09:16:03 am
Se fosse uma fragata que tivesse estado em diversos teatros de operações como no Portugal Ultramarino ainda vá.

As Vasco da Gama terão alguma História como a presença em Timor...

Mas não será prioritário.
 
Se eu dependesse de mim, faria que um do NPO ou Navio Oceanográfico estivesse equipado com o "state of the art" da busca e pesquisa submarina para intervenções de arqueologia subaquática.

Isso seria uma intervenção preciosa mas que parece depender apenas da imaginação dos nossos indecisores políticos.
Título: Capelo...
Enviado por: snakeye25 em Junho 04, 2004, 10:26:49 am
Caro Luso

Citação de: "Luso"
Se fosse uma fragata que tivesse estado em diversos teatros de operações como no Portugal Ultramarino ainda vá.

As Vasco da Gama terão alguma História como a presença em Timor...


O tiro saiu ao lado...  :roll: a Hermenegildo Capelo foi uma das duas fragatas que estiveram em Timor.
Título:
Enviado por: Luso em Junho 04, 2004, 12:14:54 pm
Então poderá haver algum fundamento para a sua conservação...
Esteve em mais algum teatro de operações?

Mas entendo que é prioritária a arqueologia submarina. Se tiver que escolher entre campanhas de arqueologia e a conservação da "Capelo" já sabem a resposta.
Título:
Enviado por: dremanu em Junho 04, 2004, 04:25:01 pm
Citação de: "komet"
Museus? Olhem para a nossa marinha, aí está o vosso museu  :lol:


hehehehehehehe.......

===============================================

Deitem fora a velharia toda, é isso que é preciso. P'ra quê tar a conservar p'ra museu barcos que nem foram fábricados em Portugal. LIXO com isso tudo. Se tivermos que guardar alguma coisa, que seja o que foi feito no nosso país, e que sirva de referências às crianças Portuguêsas.
Título:
Enviado por: E-migas em Junho 04, 2004, 10:44:16 pm
Citação de: "dremanu"
Deitem fora a velharia toda, é isso que é preciso. P'ra quê tar a conservar p'ra museu barcos que nem foram fábricados em Portugal. LIXO com isso tudo. Se tivermos que guardar alguma coisa, que seja o que foi feito no nosso país, e que sirva de referências às crianças Portuguêsas.


Se o critério para conservar é o de ter sido "Made em Portugal" então deveriamos rever toda a a nossa história e a nossa museologia.

Não acham que conta mais o que fez história, não onde foi feito?

Serão as origens de uma Fragata, mais importantes do que as vidas que salvou e do papel que representou em nome de Portugal?

Para isso o Museu do Ar não mantinha no seu espólio aviões como o F-86 ou o Spitfire.

O que representam é o que mais importa. São simbolos do que somos e do que fomos, são mostras de hábitos e capacidades.
Título:
Enviado por: Luso em Junho 04, 2004, 11:00:25 pm
Pessoalmente, e-migas, não gosto me me lembrem da minha mediocridade nem que a comemorem.
O mesmo digo de cascos ferrugentos ou de certas efemérides poetizadas.

Mas isso sou eu.
Título:
Enviado por: dremanu em Junho 04, 2004, 11:15:46 pm
Citação de: "E-migas"
Citação de: "dremanu"
Deitem fora a velharia toda, é isso que é preciso. P'ra quê tar a conservar p'ra museu barcos que nem foram fábricados em Portugal. LIXO com isso tudo. Se tivermos que guardar alguma coisa, que seja o que foi feito no nosso país, e que sirva de referências às crianças Portuguêsas.
Se o critério para conservar é o de ter sido "Made em Portugal" então deveriamos rever toda a a nossa história e a nossa museologia.

Não acham que conta mais o que fez história, não onde foi feito?

Serão as origens de uma Fragata, mais importantes do que as vidas que salvou e do papel que representou em nome de Portugal?

Para isso o Museu do Ar não mantinha no seu espólio aviões como o F-86 ou o Spitfire.

O que representam é o que mais importa. São simbolos do que somos e do que fomos, são mostras de hábitos e capacidades.


Faz algum sentido o que vc escreveu, mas...se tiver que guardar alguma coisa, que seja só aviões, esses ainda temos algumas razões válidas por não os podemos construir cá na terra, mas barcos não. Lixo com essa porcaria toda.

Eu, quando vou ao museu da marinha, gosto muito de passear por lá até chegar à área onde começo a ver os barcos "Made in England", aí já começo a desgostar, porque me fazem lembrar que foi a partir desse momento que deixamos de fazer aquilo que foi feito durante séculos por Portuguêses. Isto só gera em mim sentimentos negativos...
Título:
Enviado por: papatango em Junho 05, 2004, 12:54:03 am
Somos um povo muito melancólico e conservador. Sempre que um barco se abate, pensamos em fazer um museu.

Eu eventualmente preferiría que guardassem uma corveta da classe Pereira da Silva. Principalmente porque essa sim, foi uma embarcação portuguesa, e projecto português, embora se tenha optado por construir no estrangeiro (não por falta de capacidade da industria nacional).

A verdade é que não podemos transformar todos os barcos ou mesmo classes em museus (flutuantes ou não).

Só manter um navio a flutuar exige custos consideráveis. Mesmo que se desarmem ou se desactivem, enquanto flutuarem, há custos com a sua manutenção que são elevados.

E como referi anteriormente, para conservar um navio, pelo menos que tenha qualquer coisa a ver com Portugal. Que se conserve a F-487 João Roby, por exemplo. embora este barco esteja ligado á ocupação de Timor pela Indonésia, não deixou de ser a ultima vez que a simples presença de um navio português meteu medo a alguém ... :mrgreen:

Cumprimentos
Título:
Enviado por: emarques em Junho 05, 2004, 01:10:53 am
Pereira da Silva? Onde isso já vai... :) Refere-se às JC ou às BA?

Quais eram os navios da classe Pereira da Silva, por falar nisso? Creio que essa classe foi contruída em Portugal, ou não?
Título:
Enviado por: snakeye25 em Junho 05, 2004, 02:50:04 am
Citação de: "emarques"
Quais eram os navios da classe Pereira da Silva, por falar nisso? Creio que essa classe foi contruída em Portugal, ou não?


A classe Pereira da Silva era constituida por navios baseados na classe Dealey americana. Apenas uma dessas fragatas foi construida cá, nomeadamente nos ENVC.

A conservar um casco, penso que o ideal seria o NRP João Coutinho, por ser efectivamente de projecto nacional.
Título:
Enviado por: papatango em Junho 05, 2004, 10:49:28 am
:oops:  :oops:

Por alguma razão tenho a mania de chamar Pereira da Silva a tudo quanto é barco... :mrgreen:

Ru estava a pensar nas corvetas Baptista de Andrade, por isso faley na João Roby.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: E-migas em Junho 05, 2004, 02:20:31 pm
Citação de: "Luso"
Pessoalmente, e-migas, não gosto me me lembrem da minha mediocridade nem que a comemorem.
O mesmo digo de cascos ferrugentos ou de certas efemérides poetizadas.

Mas isso sou eu.


Concordo e discordo!  :cry:

Essa é a nossa mediocridade! Pensarmos que não somos capazes, que não temos competência! Essa é a nossa pequenez!

De resto podemos ser, e somos capazes de tudo o que quisermos!
Sem esforço nada se consegue! :)
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Junho 05, 2004, 02:43:08 pm
Citação de: "E-migas"
A nossa mediocridade está muitas vezes na forma como pensamos e agimos como um todo!
Neste Forum, como noutros, oiço falar, por vezes, de um Portugal Pequenino! :wink:


Completamente de acordo. É precisamente aí onde reside uma grande parte dos nossos problemas, essa mania irritante de criticar tudo o que é nosso e tudo aquilo que nós fazemos. Cabe-nos a todos nós alterar isto para o bem de Portugal.
Título:
Enviado por: Nautilus em Junho 06, 2004, 01:31:09 am
"Quais eram os navios da classe Pereira da Silva, por falar nisso? Creio que essa classe foi contruída em Portugal, ou não?"

Viva esta é a minha primeira participação e espero que esta info seja util.

Os outros navios eram F-473 Almirante Gago Coutinho e F-474 Almirante Magalhães Coreia sendo a Pereira da Silva a F-472 e eram fragatas e não corvetas como ja foi aqui referido.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Tiger22 em Junho 07, 2004, 02:28:16 am
Bem-vindo ao fórum Major Jaime Alvega.
Título:
Enviado por: P44 em Junho 07, 2004, 09:23:25 am
Ok, bom nesse caso, fechemos os museus todos, o da Marinha , o da Força Aérea (existe lá algum avião construido EM Portugal????), o do Exército só apresentará armaduras e no máximo dos máximos , um UMM, como "state-of-art" da NOSSA grande tecnologia!!!!!

Desculpem o desabafo...mas por estas e por outras (mentalidades, bem entendido)...é que nunca chegamos a lado nenhum...já que fomos vendidos a Bruxelas, que importa agora se o navio é francês, Inglês ou Marroquino? Não serviu Portugal? Não foi tripulado e comandado por Portugueses?
Neste caso não peçam a conservação do Albacora, afinal é "francês"...

Pensei que estava a propor uma boa ideia...já vi que devia era ter ficado calado...
 :down:  :N-icon-Axe:
Título: Podemos sempre lutar pela preservação do património
Enviado por: Rui Elias em Junho 07, 2004, 11:57:52 am
Contem com o meu humilde apoio, embora estas coisas tenham muitas implicações que nos ultrapassam.

No entanto, e numa perspectiva de preservação do património e da cultura, julgo que seria uma oportunidade de ouro para a Marinha Portuguesa preservar o NRP Hermenegildo Capelo, mais um submarino Albacora a que se juntaria a fragata D. Fernando II e Glória, e mais tarde o Creoula, onde a Escola de Marinharia poderia realizar ateliers para crianças e jovens como já aconteceu no passado.

Eventualmente uma das actuais corvetas João Coutinho também teria cabimento nesse espaço.

Atracá-los num lugar seguro, digno, como se fez como Gil Eanes, e musealizá-los num local que atraíssese visitantes (o Parque das Nações poderia ser um bom local, já que a actual marina não tem clientela, e assim poderia ser transformada).

Os museus militares têm um acervo valioso para a história do país (para não falar do Museu Militar que possui pinturas do século XIX do chamado Grupo do Leão, de grande valor para o estudo da Hitória da Arte em Portugal).

Se se chegar à conclusão de que as FA não estão especialmente vocacionadas para a preservação única deste espólio, já que actualmente os conceitos modernos de museus já não se coadunam com exposições estáticas, porque não assinar um protocolo com o Ministério da Cultura e passarem estes Museus a serem geridos de modo mais dinâmico e interactivo pelo Instituto de Museus, embora em articulação com as FA?

As FA estão a fazer o esforço que podem, e o Museu de Marinha que recentemente adaptou o seu museu em Belém para ser visitável por invisuais é um bom caminho a ser percorrido.

Mas provavelmente sozinhas não podem fazer tudo.

Por exemplo, o que se passa com o polo do Museu do Ar em Sintra é uma tristeza, com os caças já abatidos, ao ar livre à chuva ou ao sol, a estragarem-se, sem que hajam hangares que os preservem.

Porque não pensar-se nisso?

Estas coisas são sempre difíceis para arrancar, e a Marinha ou o Governo podem sempre argumentar que já possuem museus.

No entanto, há que não desistir e fazer a pressão possível para que para além do Museu de Marinha em Belém se constituísse uma zona musealizada para navios, como o actual Museu tem em termos de galeotas e barcas.

Mesmo em relação ao Museu Ferroviário que se tenta há anos constituir veja-se as dificuldades que tem havido, apesar dos vários núcleos muselógicos que a CP tem espalhados pelo país.

O que dificulta a coisa é saber se esse museu seria gerido pela CP ou pelo Instituto Português de Museus, através do Ministério da Cultura.

No caso da Marinha colocar-se-ia o mesmo problema, para além da localização do dito.

Como preconizei acima, poder-se-ia pensar num protocolo entre o Minsitério da Defesa que faria as honras da casa e a manutenção das embarcações, e o know-how do IPM para dar animação àquilo.

A ideia perece boa.

Vamos ver se é exequível.

Quanto ao preservar só o que é português, acho que não, porque de outro modo não haveria Mueu do Ar, já que as aeronaves lá expostas são de fora :roll: .

Por isso, é que como disse acima um colega, já que a marinha pode não ter verbas para este projecto, isso teria que ser decidido a nível governamental, através de um protocolo com o ministério da Cultura, e integrar os museus militares no IPM.
Título: Re: Podemos sempre lutar pela preservação do património
Enviado por: P44 em Junho 07, 2004, 01:12:47 pm
Citação de: "Rui Elias"
Quanto ao preservar só o que é português, acho que não, porque de outro modo não haveria Museu do Ar, já que as aeronaves lá expostas são de fora :D
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 07, 2004, 01:19:59 pm
O "Tiger" que referiu faz parte da exposição "Os 100 anos da aviação" que se encontra presente no pavilhão do conhecimento.
Título: Por falar em Fiat's
Enviado por: Rui Elias em Junho 07, 2004, 01:33:28 pm
Os FIAT foram os que ainda combateram em África.

Alguem me pode confirmar se os sucessores directos dos FIAT's foram os A-7 (que caiam que nem tordos :lol: ) ou ainda houve outros pelo meio?
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Junho 07, 2004, 01:40:52 pm
Oh Rui, esqueci-me! Seja bem vindo de volta! ;)

Portugal operou um total de 85 Fiat G-91 ( 40 R/4 , 34 R/3 e 11 T/3 ) de 1966 a 1993 e operou 50 A-7P de 1981 a 1999. Os A-7P foram a solução para a substituição dos F-86, que se reformaram em 1981. Como pode ver a utilização dos 2 tipos de aeronave foi complementar.
Título:
Enviado por: dremanu em Junho 07, 2004, 08:50:12 pm
Portugal tem uma história de construção marítima que é centenária, e que deveria ser um dos pilares da nossa ecónomia, visto que nós fomos pioneiros na arte de construção naval. Infelizmente, nalgum ponto da nossa história, deixou-se de construir navios de guerra Portuguêses, desenvolvidos e fábricados no nosso país, para passarmos a comprar barcos feitos no estrangeiro.  Isto representa um retrocesso, nunca um progresso.

Sendo assim, e sem querer ser negativo, pergunto, para quê estarmos a celebrar um barco qualquer que participou em meia-dúzia de eventos sem grande relevância? Qual seria o benefício adicional que se poderia obter de se transformar este barco em museu?

Se tivermos que manter algum barco como museu, é melhor que sejá um barco de construção Portuguêsa, que não só celébra a memória dos eventos em que participou, mas tb demonstra a continuidade da construção naval militar Portuguêsa, que é algo que devemos sentir orgulho em manter vivo, e que faz parte da nossa história e tradições.

Quanto ao resto dos museus, não se podem comparar em relação à marinha. Construção naval existe hà séculos neste país, construção de aeronaútica é algo recente, e na qual nós nunca fomos pioneiros, então nesses casos é mais aceitável expor técnologia que veio de fora.

Quanto a mim basta guardar uma maqueta do barco, e expôr a mesma no museu da marinha, para quem tiver interesse em ver um dos barcos que foram utilizados pela marinha de guerra.

===============================================

E P44, vc fez bem em lançar esta ideia, não é má ideia só porque existem pessoas com opiniões diferentes. Isto de se discordar dos pensamentos uns dos outros, e de se debater as nossas opiniões, faz bem às ideias, ajuda a aperfeiçoar os pontos fracos das mesmas, e abre outras prespectivas que não se tinha à partida.
Título:
Enviado por: P44 em Junho 08, 2004, 08:56:55 am
Só queria acrescentar, e isto é o meu ponto de vista pessoal...farto de maquetas ando eu...maquetas tb tenho em casa!!!! :(

 Acho que seria do interesse público...visitas a navios de guerra VERDADEIROS são sempre bastante concorridas...eu já fui a bastantes e falo com conhecimento de causa...recordo-me especialmente do Dia da Marinha de 1989, o único até hoje (que eu saiba) celebrado na própria BNL, onde estiveram milhares de pessoas, e do qual guardo algumas fotos que para mim são de alto valor "sentimental" por assim dizer...especialmente da saudosa NRP ALM. MAGALHÃES CORREIA, da Classe Pereira da Silva, cujo destinho foi o desmantelamento em Alhos Vedros, o que provavelmente tb acontecerá com a Hermenegildo Capelo...

Enfim, era a minha sugestão...
Título:
Enviado por: P44 em Junho 08, 2004, 09:00:55 am
Citar
Se tivermos que manter algum barco como museu, é melhor que sejá um barco de construção Portuguêsa, que não só celébra a memória dos eventos em que participou, mas tb demonstra a continuidade da construção naval militar Portuguêsa, que é algo que devemos sentir orgulho em manter vivo, e que faz parte da nossa história e tradições.


Se me conseguir apontar um que seja, ficava muito agradecido...
Título: Ainda sobre a preservação do património:
Enviado por: Rui Elias em Junho 08, 2004, 10:04:38 am
Temos em museu, integrada no Museu de Marinha, e desse modo funcionando como polo, a Fragata D. Fernando II e Glória.

Última fragata construída na Índia e o último navio da chamada "Carreira das Índias" que teve uma vida atribulada, já que apesar de segura e resistente, não possuia a agilidade e manobrabilidade que se exigia a um navio militar da segunda metade do século XIX, que foi navio-prisão fundeado no Tejo e que foi parcialmente destruída por motivos de incêndio.
 
Por ocasião da Expo'98 foi reconstruída para ser exposta na Expo.

Está actualmente integrada no Museu de Marinha, recebendo visitas de público em geral e de escolas, em visitas guiadas.
 
Actualmente não tem condições para navegar à vela autonomamente, já que a mastreação está "trancada", mas se se decidir pô-lo a navegar, a intervenção é de pouca monta, mas constou-me que por razões de segurança, seria necessário acrescentar-lhe um motor auxiliar, o que estragaria o conjunto e a integridade do navio.
 
As visitas têm sido poucas, e o Museu de Marinha está a preparar um folheto de divulgação nomeadamente para as escolas da área de Lisboa.

É pena a sua localização actual que se situa na doca de Alcântara, parcialmente escondida no meio de carregueiros e outros navios mercantes, num local que lhe tira a prestígio e não dignifica o valor de um navio integralmente recuperado, no que constituiu uma glória das oficinas de reparação portuguesa, e que representa igualmente uma glória da arqueologia e investigação histórica.

Esteve após a Expo'98 no Cais da Marinha junto do Terreiro do Paço, mas fontes do CEMA disseram que as correntes fortes naquele local prejudicavam a estrutura do navio tendo sido rebocado para o Alfeite, onde permaneceu uns meses, até ser atracado no local actual.

E é pena que a Marinha se tenha que sujeitar aos ditames da Administração do Porto de Lisboa para poder ter esta coroa da Marinha Portuguesa do século XIX em local tão pouco nobre e que desse modo atrai poucos visitantes.

Seria talvez altura de entrar em negociações com a APL e com a Parque-Expo para a estacionar permanentemente e em condições de segurança junto do Parque das Nações, para onde poderia ser acompanhada por um outro navio (o NRP Hermenegildo Capelo, como já sugeriu um outro colega deste forum), que seria recuperado e musealizado, bem como um submarino Albacora (o que já está desactivado parecia-me bem), para que assim se constituísse um pólo do Museu de Marinha num local que prestigiasse o nosso passado e nossa Armada.

Essa experiência não é nova já que a Câmara de Viana do Castelo recuperou e musealizou o Gil Eanes último navio-hospital e reabastecedor das frotas pesqueiras na Terra Nova, que estava aparentemente condenado à sucata.

Um desafio a colocar ao Governo e ao CEMA.
Título:
Enviado por: lf2a em Junho 08, 2004, 10:57:30 am
Caro Dremanu,
Compreendo o seu raciocínio quando afirma que: a escolher um navio da Armada para transformar em museu que se escolha um navio fabricado em Portugal. Mas embora compreenda esse pensamento, sou obrigado a discordar, uma vez que a meu ver mais importante do que ONDE o navio foi fabricado é, como alguêm já disse anteriormente, QUEM esse navio serviu e QUEM nele serviu. Para mim qualquer navio que tenha afixada na sua ponte a divisa "A Patria honrai, que a Patria vos contempla" é elegível para continuar a servir o País como museu.

Cumptos,
lf2a
Título:
Enviado por: P44 em Junho 08, 2004, 11:54:58 am
Citar
mais importante do que ONDE o navio foi fabricado é, como alguêm já disse anteriormente, QUEM esse navio serviu e QUEM nele serviu. Para mim qualquer navio que tenha afixada na sua ponte a divisa "A Patria honrai, que a Patria vos contempla" é elegível para continuar a servir o País como museu.



 :G-beer2:

Apoiado 200%!!!!!!!   :D
Título:
Enviado por: emarques em Junho 08, 2004, 02:45:04 pm
Mas se se tiver que escolher entre dois navios que serviram a pátria em muitas ocasiões, e um deles foi desenhado em Portugal e o outro não, porque é que se vai escolher o que não foi? Ou seja, se se pusesse a hipótese de musealizar um navio, e a escolha fosse entre uma João Coutinho e a Hermenegildo Capelo, porquê escolher a segunda? Penso que é essa a questão a que é preciso responder, porque duvido muito que a armada esteja disposta a musealizar uma unidade de cada classe que sai de serviço. Não tardava muito e tinham mais museus que unidades activas.
Título:
Enviado por: P44 em Junho 08, 2004, 02:47:50 pm
<---------Eu preferia a Hermenegildo Capelo, mas isto sou eu... :(
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 08, 2004, 02:52:41 pm
Julgo que a ideia não é musealizar uma unidade de cada classe mas ter uma mostra mínima a juntar à D. FernandoII.

Julgo que com uma fragata da classe João Belo, uma corveta Baptista de Andrade e um submarino Albacora, a que mais tarde se juntasse Creoula, já teríamos um motivo de interesse para as escolas e para as famílias visitarem esse polo.

A Escola de Marinharia da Armada jé tem alguma experiência nesses ateliers para jovens.

O que seria necessário era dar inter-actividade, organizar ateliers para os alunos, porque o tempo dos museus estáticos já passou.

Daí a minha sugestão de um protocolo com o IPM.
Título:
Enviado por: emarques em Junho 08, 2004, 03:07:13 pm
Citar
Julgo que com uma fragata da classe João Belo, uma corveta Baptista de Andrade e um submarino Albacora, a que mais tarde se juntasse Creoula, já teríamos um motivo de interesse para as escolas e para as famílias visitarem esse polo.


Bem, um museu desses seria realmente interessante, mas isso é quase um exemplar de cada classe (das grandes ;)) a abater ao serviço... Eram tantos museus como fragatas, se sempre recebermos duas OHP.
Título:
Enviado por: dremanu em Junho 08, 2004, 04:16:27 pm
Eu faço das palavras do emarques as minhas. A questão não é se vale ou não a pena ter um museu, porque vale, mas sim que tipo de museu, e com que finalidade.

Quanto à Fragata D. Fernando II e Glória, tenho um ideia de como se poderia aproveitar um espaço que lhe desse maior relevância. Acho que deveria se utilizar o "tanque", ou "piscina" que se encontra perto do monumento aos descobridores, abrir um canal para o tejo, e aprofundar a profundidade do mesmo para que se permanentemente pudesse por ali esta fragata histórica.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.geocities.co.jp%2FSilkRoad%2F5314%2FLisboa-monument.jpg&hash=235b015b03b494b729ff5164d20cb6af)

Creio que se incorporava perfeitamente em todo o contexto paisagístico dessa área. Fica perto do monumento aos descobridores, é perto do museu da marinha, e é lugar que é visitado por milhares e milhares de pessoas o ano inteiro. Seria bem mais fácil atrair pessoas para visitar a fragata, visto que estaria bem perto de um dos lugares mais visitados em Lisboa. Quem sabe, desta forma, ganhava-se dinheiro suficiente para manter a fragata.
Título:
Enviado por: JLRC em Junho 09, 2004, 12:20:12 am
Citação de: "dremanu"
.Quanto à Fragata D. Fernando II e Glória, tenho um ideia de como se poderia aproveitar um espaço que lhe desse maior relevância. Acho que deveria se utilizar o "tanque", ou "piscina" que se encontra perto do monumento aos descobridores, abrir um canal para o tejo, e aprofundar a profundidade do mesmo para que se permanentemente pudesse por ali esta fragata histórica.


Concordo 100% consigo, penso que a sua ideia é brilhante. É um sítio óptimo para a D. Fernando II e Glória. A Victory, em Londres, também está numa doca, em exposição.

Cumprimentos

JLRC
Título:
Enviado por: P44 em Junho 09, 2004, 10:00:56 am
Plenamente de acordo!!!!!

 :D
Título:
Enviado por: Rui Elias em Junho 09, 2004, 10:31:50 am
Caro DREMANU:

Julgo que a zona de Belem, palo enquadramento paisagístico, quer pelo local que está ligado ao mar e à expansão marítima é sem dúvida a melhor, para além de ficar próxima do actual Museu de Marinha.

Julgo que o tanque a que se refere é o espelho de água.

Mas quer do lado poente do Padrão, quer entre este (atrás do pavilhão abandonado da Exposição do Mundo Português de 1940) e a Torre de Belém há docas com iates que poderiam ser reconvertidas e adptadas para receber esses navios.

Não sei se uma fragata caberia nesse espaço mas seria um caso a estudar e a adaptar.

Outra hipótese seria a zona do Parque das Nações, mas julgo que Belém é melhor, pelo simbolismo do local.
Título:
Enviado por: dremanu em Julho 07, 2004, 04:36:28 pm
Reconhecem esta?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.digitalcamera.jp%2Fgallery%2F030317nishio%2FLisboa_photos%2FP8173212_L.JPG&hash=c570e96ec5f51ae6fc7defe663bcc3fb)
Título:
Enviado por: P44 em Julho 07, 2004, 04:45:47 pm
É a "D.Fernando II e Glória", nesta foto atracada na doca da Marinha junto ao Terreiro do Paço, mas que actualmente, por exigência (?) da APL, se encontra na Doca de Alcantâra.

(devia era estar em Belém, em frente ao Museu de Marinha) :evil:
Título:
Enviado por: NotePad em Julho 07, 2004, 05:13:28 pm
...
Título:
Enviado por: Luso em Julho 07, 2004, 06:07:46 pm
Afundem a Hermenegildo Capelo a tiro, ao largo do Algarve para recife artificial.
Não haverá por aí umas granaditas de 100mm a ficar fora de prazo?

Já agora, é uma pena que a D. Fernando e Glória tenha aquela... bandeira.
Se fosse a azul e branca...  :roll:
Título:
Enviado por: Spectral em Julho 07, 2004, 09:55:41 pm
Citar
É a "D.Fernando II e Glória", nesta foto atracada na doca da Marinha junto ao Terreiro do Paço, mas que actualmente, por exigência (?) da APL, se encontra na Doca de Alcantâra.

(devia era estar em Belém, em frente ao Museu de Marinha)  
 


Eu vi a fragata (re)crescer das cinzas, há uns anos atrás quando foi restaurada em Aveiro.

Pena que agora seja tratada desta maneira :twisted:  :twisted:
Título:
Enviado por: Luso em Julho 07, 2004, 10:01:49 pm
"É a "D.Fernando II e Glória", nesta foto atracada na doca da Marinha junto ao Terreiro do Paço, mas que actualmente, por exigência (?) da APL, se encontra na Doca de Alcantâra.

(devia era estar em Belém, em frente ao Museu de Marinha) "


Apoiado!
Ora aqui está um projecto que deveria realmente ser acarinhado!  :G-beer2:
Título:
Enviado por: P44 em Julho 08, 2004, 10:17:59 am
Apoiado!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :wink:
Título:
Enviado por: dremanu em Julho 09, 2004, 03:31:36 pm
Adoro barcos à vela....aqui fica mais uma foto de um belo barco da marinha de guerra.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FNR%2Frdonlyres%2F4F3DA1CA-7C20-461F-B9C8-19A7051ED1D4%2F0%2Fsagres_img3.jpg&hash=a3505e4a1ba02dab2fb74c6b7b613a08)
Título:
Enviado por: komet em Julho 09, 2004, 07:55:33 pm
Sendo um leigo em matéria naval, esta última beleza é de fabrico e projecto português?
Título:
Enviado por: dremanu em Julho 09, 2004, 08:01:47 pm
Citação de: "komet"
Sendo um leigo em matéria naval, esta última beleza é de fabrico e projecto português?


Infelizmente não!!! É mais um projecto da Blohm & Voss.

E Fica aqui mais uma linda foto desta maravilhosa embarcação:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FNR%2Frdonlyres%2FAC26D8E8-95C9-4E5C-904F-915F45F06F8A%2F0%2Fsagres_img2.jpg&hash=76227de04e904e359bf2a88531ff0e3c)
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 09, 2004, 08:16:39 pm
Citação de: "komet"
Sendo um leigo em matéria naval, esta última beleza é de fabrico e projecto português?


Caro Komet

A nossa Sagres (ex-Guanabara, ex-Albert Leo Schlageter é um dos 4 navios escola construídos para a Kriegsmarine. A Sagres entrou em serviço na Kriegsmarine em 30-10-37. Depois da guerra foi entregue aos americanos que a cederam ao Brasil com o nome de Guanabara. Em 1961 foi comprada por Portugal. Os outros 3 veleiros foram o Gorch Fock (I), o Horst Wessel e o Herbert Norkus.

Cumpts
JLRC
Título:
Enviado por: dremanu em Julho 09, 2004, 08:22:44 pm
Este tb faz parte da marinha, e foi construido em Portugal:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FNR%2Frdonlyres%2F3B7B349D-9E58-4738-B325-72A1E58567FF%2F0%2Fcreoula_img2.jpg&hash=f823b4f338ca36bbe5337e58a36ed479)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2FNR%2Frdonlyres%2FBC6BBBBC-B93C-463F-9588-EFFB437FD1F4%2F0%2Fcreoula_img5.jpg&hash=df947a6311d06b2fc9222a0ece26eb13)
Título:
Enviado por: dremanu em Julho 09, 2004, 08:39:10 pm
Aqui fica o veleiro da marinha de guerra do Brasil.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.naviosdeguerrabrasileiros.hpg.ig.com.br%2FC%2FC079%2FC079-f28.jpg&hash=6b896e921784bb3e2624b61773c34514) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.naviosdeguerrabrasileiros.hpg.ig.com.br%2FC%2FC079%2FC079-f07.jpg&hash=16dc083da774e76f28e3923da7cfca6d)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.naviosdeguerrabrasileiros.hpg.ig.com.br%2FC%2FC079%2FC079-f21.jpg&hash=d92a9360b03fa86ab4bc4108422c6186)
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 09, 2004, 08:51:30 pm
Citação de: "dremanu"
Aqui fica o veleiro da marinha de guerra do Brasil


O veleiro da marinha do Brasil chama-se Cisne Branco e substituíu em 2000, aquando das comemorações dos 500 anos da descoberta do Brasil (descoberta e não achamento como disparatadamente foi dito na altura), um outro veleiro mais pequeno (24 m) com o mesmo nome. Foi construído nos estaleiros holandêses Damen, lançado em Agosto de 1999, tem 76 m de comprimento e desloca 1.038 t totalmente carregado.
Cumpts
JLRC
Título:
Enviado por: Spectral em Julho 09, 2004, 09:55:50 pm
Citar
A nossa Sagres (ex-Guanabara, ex-Albert Leo Schlageter é um dos 4 navios escola construídos para a Kriegsmarine. A Sagres entrou em serviço na Kriegsmarine em 30-10-37. Depois da guerra foi entregue aos americanos que a cederam ao Brasil com o nome de Guanabara. Em 1961 foi comprada por Portugal. Os outros 3 veleiros foram o Gorch Fock (I), o Horst Wessel e o Herbert Norkus.



Os outros navios da classe ainda navegam ?
Sei que um deles foi para a Guarda Costeira Americana ( com o nome de Eagle) e acho que outro para a Roménia...

PS: quando tiver o mail a funcionar volte a tentar enviar os ficheiros.
Ainda não recebi nada  :roll:

Cumptos
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 09, 2004, 11:59:18 pm
Citação de: "Spectral"
Os outros navios da classe ainda navegam ?
Sei que um deles foi para a Guarda Costeira Americana ( com o nome de Eagle) e acho que outro para a Roménia...

PS: quando tiver o mail a funcionar volte a tentar enviar os ficheiros.
Ainda não recebi nada  :roll:

Cumptos


Caro Spectral

O Gorch Fock (1), construído em 1933, foi para a URSS, após a guerra, rebaptizado Tovaristch e usado como navio-escola da marinha mercante. Não sei se ainda navega.
O Horst Wessel, construído em 1936, foi para os EUA após a guerra, rebaptizado Eagle e utilizado como navio-escola na Guarda-Costeira. Pode ser visto no museu da US Coast Guard em New London.
O Albert Leo Schlageter é a nossa actual Sagres. Só por curiosidade, a anterior Sagres foi construída em 1896 em Bremerhaven, para a marinha mercante, sob o nome de Rickmer Rickmers e esteve ao nosso serviço entre 1924 e 1962.
Em 1938, foi construído o 4º irmão do Gorch Fock, para a Roménia, com o nome de  Mircea. Ainda navega embora pareça estar em mau estado. Estava prevista a sua recuperação na Alemanha. Não sei se foi realizada.
Em 1939, foi lançado o 5º irmão do Gorch Fock, o Herbert Norkus, o qual não foi completado. Serviu como navio acomodação durante a guerra. Após a guerra, foi rebocado para Kiel, carregado com munições de gás e afundado no Mar Báltico. Parte dos aparelhos do Herbert Norkus foi usado, em 1958, no aparelhamento do actual Gorch Fock (2) da marinha alemã. Foram todos construídos por Blohm & Voss, Hamburgo.

Quanto ao e-mail, julgo que o problema reside no facto de mandar fotografias juntamente com o texto. Vou retirar as fotografias a um texto e tentar enviá-lo ainda hoje.
Cumprimentos
JLRC
Título:
Enviado por: Nautilus em Julho 10, 2004, 12:15:52 am
Citação de: "dremanu"
Este tb faz parte da marinha, e foi construido em Portugal:


Mas antes de entrar para o serviço da marinha, era um bacalhoeiro
Título:
Enviado por: dremanu em Julho 10, 2004, 12:40:46 am
Citação de: "Major Jaime Alvega"
Citação de: "dremanu"
Este tb faz parte da marinha, e foi construido em Portugal:

Mas antes de entrar para o serviço da marinha, era um bacalhoeiro


E daí??????????
Título:
Enviado por: Nautilus em Julho 10, 2004, 12:57:18 am
Citação de: "dremanu"
Citação de: "Major Jaime Alvega"
Citação de: "dremanu"
Este tb faz parte da marinha, e foi construido em Portugal:

Mas antes de entrar para o serviço da marinha, era um bacalhoeiro

E daí??????????


Quer dizer que este e o grande exemplo de que quando ha vontade e querer nos conseguimos superar as dificuldades que são transformar (ou Construir) um navio sempre acarreta.
Não entenda a minha observação como uma critica mas sim como um elogio do saber aproveitar um exelente navio
Título:
Enviado por: me163 em Julho 10, 2004, 11:31:22 am
Citação de: "Spectral"
Os outros navios da classe ainda navegam ?
Sei que um deles foi para a Guarda Costeira Americana ( com o nome de Eagle) e acho que outro para a Roménia...


O Gorch Fock (1), construído em 1933, foi para a URSS, após a guerra, rebaptizado Tovaristch e usado como navio-escola da marinha mercante. Não sei se ainda navega.


Foi construido um novo Gorch Fock em 1958.
Já estive dentro dele há alguns anos atrás durante uma visita do mesmo a Lisboa.
É o actual navio escola da marinha alemã.

Segundo a Homepage do Gorch Fock, a ultima vez que estiveram em Lisboa foi em 1999:

http://www.esys.org/gofo/index.html (http://www.esys.org/gofo/index.html)


Saudações
Título:
Enviado por: P44 em Julho 12, 2004, 08:54:19 am
Citar
O Gorch Fock (1), construído em 1933, foi para a URSS, após a guerra, rebaptizado Tovaristch e usado como navio-escola da marinha mercante. Não sei se ainda navega.


Aquando do fim da URSS, o Tovarisch passou para a Ucrânia, mas devido á falta de verbas para o manter, a Ucrânia vendeu-o á Alemanha,salvo erro no inicio de 2004, voltando o navio a possuir o seu nome original "GORCH FOCK (I) " e a arvorar de novo a bandeira alemã.
Título:
Enviado por: dremanu em Julho 15, 2004, 02:39:49 pm
Mais um barco à vela. Este é uma réplica do navio HMS Endevour.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend01.jpg&hash=0dc60a2bd486cee0d5a57a7757814d5a)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend02.jpg&hash=205355961bade81a8f5ed3757bbab05e)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend03.jpg&hash=05a7f40a1d094c6bd6c06b19c33fec7a)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend04.jpg&hash=2700f3a5b149647789ab0df922e7d756)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend05.jpg&hash=d8a79b2bbd675af20937bbd0335c11d0)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend06.jpg&hash=0dc69c391e33047d8c71c0ffcec88249)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend07.jpg&hash=16331c817e8764dbe45499404ed4f7f7)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend08.jpg&hash=c15ba680089118d75f4101ebd5a3f6ae)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend09.jpg&hash=21291e7b8e41578d990a1334ea37c7ed)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend10.jpg&hash=7a55f3d420e6d1c985e6d5b4af95ba61)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.hoogbouw.nl%2Fpix%2Fend11.jpg&hash=5351e7f4e3e407cb8213f295c2d8db5f)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.barkendeavour.com.au%2Fendpesch%2Fimages%2Fsail4.jpg&hash=d64ea16534d27e9aa90e46f2993a548f) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.barkendeavour.com.au%2Fendpesch%2Fimages%2Fsail7.jpg&hash=9d3b73658cda61dd573eef1a61c65b40)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.barkendeavour.com.au%2Fendpesch%2Fimages%2Fsail2.jpg&hash=070dc0e3d72c557b4307822a1953578b) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.barkendeavour.com.au%2Fendpesch%2Fimages%2Fsail9.jpg&hash=a264716a00cd157722822c7195099a34)

Fantástico!
Título:
Enviado por: Rui Elias em Agosto 12, 2005, 03:21:04 pm
Pretendendo recuperar um pouco este tópico, refiro que a Marinha está na disposição para disponibilizar navios abatidos, para que Câmaras Minicipais ou outras entidades públicas ou privadas os possam preservar, evitando-se assim o triste desmache dessas plataformas que formaram a história naval do século XX português.

No caso do Submarino Delfim, da classe Albacora, a Marinha pretende musealizá-lo após a sua desafectação, prevista para breve.

Resta saber se essa musealização será efectuada em flutuabilidade, ou em doca seca.


Quanto ao NRP Hermenegildo Capelo, julgo que se encontra ainda atracado no Alfeite, mas já se iniciou o processo de desarmamento da fragata, nomeadamente a retirada da peça de 100 mm da proa, e dos radares.

Parece que neste caso terá o destino das suas predecessoras.

Pena que no futuro não se preserve uma dessa belas fragatas baseadas na classe Comt. Reviére e que não se salve pelo menos uma das corvetas actuais, aquando da sua substituição.
_________________


Gostaria que os colegas deste forum mais sensibilizados para a preservação do património físico da Armada dessem sugestões ou ideias para a forma de como se poderia preservar esse "Museu Naval".
Título:
Enviado por: Luso em Agosto 14, 2005, 06:26:01 pm
Recuperando este tema museológico, foi-me dito que a D. Fernando e Glória está sem mastros e num estado deplorável.
Além disso há uma dívida de cerca de €500.000 com o construtor. Alguém pode confirmar isto?
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 16, 2005, 09:48:20 am
Luso,

Realmente, penso que desde os principios de 2005 que a D.Fernando se encontra sem mastreação (supostamente "para reparações")

Deixa lá, a partir de 2006 vamos ter mais dois navios-museu, as FFG-12 e 14 :? Triste Sina...


Antes...(foto www.marinha.pt (http://www.marinha.pt))
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg151.imageshack.us%2Fimg151%2F9256%2F3025152532002fracapelo0pp.jpg&hash=f20f7527e9fb1d47d7c28cae1a593f62)

Agora... (foto (C) Charlie Golf)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg291.imageshack.us%2Fimg291%2F4822%2Ff481decommisioned8nk.jpg&hash=fe08525a27f8869e490a403f849ca0ec)
Título:
Enviado por: Rui Elias em Agosto 16, 2005, 12:16:55 pm
Luso:

Sobre a D. Fernando (que está na doca de Alcântara), a mastreação foi retirada para manutenção, onde serão colocados vernizes, óleos e tintas para a sua preservação.

Esperava-se que até este verão os trabalhos ficassem concluidos, mas aparece que agora só lá mais para o fim do ano.

A fragata continua a receber vistitas, e no interior e convés está em muito bom estado.

Em Novembro último foi vandalizada, apesar de estar num local de acesso condicionado, e o resultado foi que alguém mandou umas pedras contra os camarotes na ré, e partiram alguns vidros.

Julgo que para o ano estará prevista a revisão do estado das placas de cobre no calado do navio.
Título:
Enviado por: Rui Elias em Agosto 16, 2005, 12:20:40 pm
Ainda sobre as fragatas da classe João Belo, julgo ser intenção da Marinha, preservar todo o sistema de uma das peças de 100mm. e uma ponte de comando para colocar no Museu de Marinha.

O problema que se coloca é o local, já que nos Jerónimos não há espaço para mais nada, a menos que sacrificassem a exposição de um ou duas das Galeotas.

Outra hipótese seria colocá-las no Alfeite, mas nesse espaço ainda não há condições para criar um núcleo muselógico.