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Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por dc em Maio 07, 2024, 10:17:56 pm »
Creio que no Bradley, não existe ninguém encarregue de operar estritamente os TOW.

Citar
The
Bradley Commander's tasks include overall responsibility for the vehicle, and
target and weapon selection. He can take over firing of the turret weapons if
necessary, and he insures that preventive maintenance checks and services are
performed as needed throughout the vehicle. The gunner is responsible for the
turret in general and for the operations and maintenance of the major weapons
systems. He coordinates with the commander and supervises ammunition resupply.
The driver's tasks focus on the operation of the vehicle itself, and on
maintenance checks on the hull and driver's areas.
https://apps.dtic.mil/sti/tr/pdf/ADA138578.pdf
Pág.6
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Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por saabGripen em Maio 07, 2024, 09:53:30 pm »
Olá,

Eu recomendo aos foristas que, de vez-em-quando, visitem este site:

https://www.acingov.pt

É a Plataforma Electrónica de Compras Públicas.

Se forem lá, usem a "pesquisa" e coloquem "Marinha" ou "Exército" ou "Força Aérea".
Isto logo na primeira página do site.

Vão ver concursos em curso e podem ver os cadernos de encargos.


Na Marinha podem encontrar este:

Entidade Adjudicante | Direção de Navios
Número Processo Despesa | 3024003437
Procedimento | Concurso Público com publicação internacional
Objeto do Contrato | Aquisição de 4 Sistemas Eletro-Óticos


1. OBJETIVO
Pretende-se com a presente extensão de fornecimento especificar as caraterísticas de um
Sistema Eletro-Ótico destinado a equipar 4 unidades LFR.

O que é um LFR?

Estarem aqui a darem asas á vossa imaginação é fixe e alivia o stress, mas também podem pesquisar e depois dizer mal de coisas concretas e reais.

Um forista informado é um forista que diz mal ....... de uma forma mais profissional.
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Marinha Portuguesa / Re: U209PN
« Última mensagem por Bubas em Maio 07, 2024, 09:37:19 pm »
Pessoalmente preferia menos e mais poderosos, ficávamos com uma relevância numa arma que poderíamos manter (menos manutenção e pessoal).
E os Walrus-class?
Outra revolução do norte…

Santa ingenuidade… até pode ter sido vendida como operação de relações públicas, mas vai lá perguntar ao Ivan e ao Winnie The Pooh, se não receberam a mensagem certa… Portugal demonstrou, sem ter que k dizer, que a NATO pode destacar um dos mais letais submarinos convencionais do mundo par fora de área e basicamente interditar o Atlantico Sul a navios chineses e russos… certas mensagens são discretas, outras são bem óbvias como esta de andar por baixo do congelador

Duvido que faça grande diferença tanto para russos como chineses, a Marinha Portuguesa enviar um dos seus numerosos submarinos (2), que têm uma enormíssima quantidade de Harpoons e Blackshark disponíveis (8 e 24 respectivamente?), para o Atlântico Sul. Entre os 2 submarinos portugueses, e os cerca de 30-50% da USN que pudessem estar no Atlântico, não será de nós que terão medo.

É claro que com os Tridente, conseguimos fazer coisas que não era possível com submarinos anteriores. Mas isso já era sabido.

Uma pergunta de quem não é militar, mas sabe fazer contas, não seria muito mais útil termos não 2, mas mais 4 submarinos pelos menos equivalentes ao que temos (pessoalmente até gostava da nova solução de submarinos alemães comprados por Israel) e em vez de investirmos já em fragatas novas que custam muito mais do que os submarinos (aquisição, pessoal a bordo e custos de manutenção) e tentarmos antes ficarmos com as fragatas Holandesas, não as M, mas sim as Zeven Provincien?

Preferencialmente terias uma frota com 10 navios combatentes, entre fragatas e submarinos, seja 5+5, 4+6 ou 6+4. Claro que não me queixava se conseguíssemos mais que isto.  :mrgreen:
Já foi respondido, mas as DZP, e outras fragatas da mesma geração como as F-100, não serão retiradas de serviço tão depressa. Seriam muitos anos à espera de fragatas hipotéticas, que aí já teriam mais de 30 anos. As Anzac eram as únicas que me pareciam tangíveis a curtíssimo prazo, e por um custo reduzido, mas não parece haver interesse nelas.

A ideia apresentada das FREMM italianas, é interessante, mas dependia muitíssimo do valor que os gajos pedissem por elas. É claro que é bem possível um bom negócio com os italianos, que incluísse PPA Light Plus ou Full, FREMM "usadas", e U-212 NFS.

Para os submarinos, temos a questão de qual é o nível de ambição:
-submarinos com capacidades idênticas aos 214
-submarinos mais compactos e baratos
-submarinos com mais capacidade que os 214, seja a nível tecnológico ou de dimensões/capacidades

Vamos supor que em cima da mesa estariam apenas opções novas (nada em segunda-mão), que incluiriam:
-HHI HDS-800 (ou maior)
-Drass DG-900
-Scorpene 1000
-U-214 (feitos na Turquia ou Coreia do Sul)
-U-218SG
-U-212CD
-U-212 NFS
-KSS-III

Então e se pelo preço de 2 U-212CD, se conseguir comprar 5 ou 6 HDS-800 ou DG-900? Ou se pelo mesmo valor, for possível 1 U-214 e 3 HDS-800 (todos pela HHI)? Ficando nestes casos os 214 como submarinos "estratégicos", e os mais pequenos de "auto-defesa".
Então e se 2 U-212CD ou NFS feitos na Europa (os NFS aparentam ser mais baratos mesmo assim), custarem o mesmo que 3 U-214 vindos da Turquia ou Coreia do Sul?
Se o interesse for definitivamente apenas 2 submarinos dos mais avançados possível, entre o U-212CD (que deverá ser o tecnologicamente mais avançado enquanto caçador de outros submarinos e navios de superfície) e ou KSS-III (capaz de lançar inclusive mísseis balísticos), ambos com preços mais ou menos idênticos, qual é que preferiam?

Sem perceber o nível de ambição e orçamento, é difícil definir qual é a melhor escolha. Também considero que neste momento já não dá para empurrar mais a substituição pelo menos das VdG, e seria necessário encomendar submarinos adicionais e pelo menos 2 fragatas novas em simultâneo.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por P44 em Maio 07, 2024, 08:37:11 pm »
Segundo a FAP, o primeiro F35 chegará cá em 2031, caso o governo avance com a decisão até 2025, logo ponho cá o cronograma

Como é óbvio o governo não avançará com a decisão.  Só se os misseis russos ja estiverem a cair e mm assim...
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Maio 07, 2024, 08:34:53 pm »
MLU da treta
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Marinha do Brasil / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por Lusitano89 em Maio 07, 2024, 08:28:34 pm »
Marinha envia maior NAVIO de GUERRA da América Latina para o Rio Grande do Sul


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Exército Português / Re: Substituição dos M113
« Última mensagem por sivispacem em Maio 07, 2024, 07:45:11 pm »
Mal posso esperar para o discurso de vitória da hiper mega evolução tecnológica do Exército quando comprarem uns míseros 13 ou 14  ::)

Convém não esquecer que a compra de Bradleys 'obrigará' à aquisição de TOW's adicionais. Ora como isso é altamente improvável, Portugal vai colocar-se no pelotão da frente eliminando um dos três membros da tripulação (o artilheiro).
Não pela introdução de algum sistema de carregamento automático ultra-moderno (ou o camandro!) mas sim pelo simples facto de este tripulante ser absolutamente desnecessário e não ter mísseis para operar
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por JohnM em Maio 07, 2024, 07:15:19 pm »
Mais ou menos 200 milenas cada... as nossas teriam que levar VLS (no minimo), por isso arredondemos para 250 milenas cada...

https://navaldefence.gr/exclusive-the-meko200hn-modernization-program/
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por saabGripen em Maio 07, 2024, 07:13:12 pm »
Segundo a FAP, o primeiro F35 chegará cá em 2031, caso o governo avance com a decisão até 2025, logo ponho cá o cronograma


E a FAP só informou o nelson38899?
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Força Aérea Portuguesa / Re: Programa de substituição do C-130
« Última mensagem por saabGripen em Maio 07, 2024, 07:06:28 pm »
Não é lógico é manter os C-130 em serviço ao mesmo tempo que os KC-390. Para combate aos fogos, compram-se meios mais adequados para a função (reforço da futura frota de CL-515). Para capacidade de transporte, compra-se um par de aeronaves maiores, idealmente MRTT ou KC-767, que acrescentam capacidade AAR para os F-16.

Por muito que goste dos nossos C-130 (que têm quase a mesma idade que eu), vendê-los futuramente para que a verba pudesse eventualmente reverter na aquisição de 2/3 A400M ou 1 KC-767, ou ainda mais um par de DHC-515, seria sem dúvida um passo lógico após a modernização das 4 aeronaves estar concluída e as entregas do seu sucessor estarem completas. Até pelo número de tripulações disponíveis para operar os dois sistemas de armas.

Completamente de acordo!!

O Atlas deveria ser adquirido ASAP, por exemplo usando a verba da venda dos quatro C', reforçada com os 180 Milhões dos TuTanitos, e os cerca de 100 milhões, Deus queira que não se concretize, do sexto C390.

Com esse valor a FAP, poderia conseguir mais de 50% do necessário para comprar três A400, que com os cinco 390, permitiriam à FAP, possuir uma frota de oito cargueiros com uma capacidade de carga excelente, aproximadamente 220 Tons.

Abraço

Gostava que alguém desse aqui uma ideia de o quê iríamos depois transportar com esses 8 cargueiros.

Mais de 2 anos depois do início da guerra, não vejo NADA a acontecer no EP.
Devem estar á espera de capacidade de transporte.

A questão não será tanto os 8, mas ter outros que possam levar o que o Kacetinho não pode. Assim havia escolha e mais disponibilidade. Uma coisa é certa, mas mesmo rigorosamente certa, o que não faz falta são os tucanitos nato. E esse dinheiro tem tanto onde ser usado com mais urgência e pertinência.

Assim olhassem para o exército que está incompleto e em partes obsoleto e mudassem um pouco já havia motivo para os cargueiros. Embora mais cargueiros não seja, no meu ponto de vista, a prioridade no estado actual das coisas.

O Pescador "dá-lhe" com Tukanitos...

Só que, se há equipamento que podemos dizer que "vem mesmo" é o ST.
E não sou eu que o digo, são os foristas que costumam saber mesmo.

Assim, seria melhos discutir o que se vai fazer com eles em vez de fingir que, falando mal, eles não vêm.
E depois, ao verem-nos adornados com a CRUZ de CRISTO, vão dizer que são lindos.
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