Substituição dos Alpha-jet

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #285 em: Janeiro 21, 2018, 12:44:34 pm »
...virá para cá o M-346 (ou AMX) que é só com um motor,

Nada contra qualquer dessas aeronaves, só não sei se ainda se constroem AMX, ou vamos comprar usados ao Brasil ou Itália? Eles andam a vender?

Sempre se tem o M345 HET que é mono-motor.

É interessante, sem dúvida, e pelo que sei a FAP também já o observou de forma não-oficial.






É uma aeronave que em Itália vai substituir o MB-339 quer na função de treino, quer na patrulha acrobática Frecce Tricolori. É vastamente mais moderno em tudo no que diz respeito ao aparelho do qual originou, o SIAI-Marchetti S.211 (e ao próprio Alpha-Jet), monomotor mas com mais potência que os dois Larzac do A-Jet, mais lento - a velocidade máxima não ultrapassa os 800km/h -, e possui 4 estações para armamento ou combustível. É, como diz a própria Leonardo, um avião de treino low cost e daí a sigla HET (High Efficiency Trainer).

http://www.leonardocompany.com/en/-/m-345

Pessoalmente não desgosto do avião, se bem que o ache ligeiro demais para quem já teve T-33, T-38 e Alpha-Jet ao serviço. Porém é mais moderno, equipado com os mais recentes sistemas e cockpit, logo (embora assim desta forma pareça mal dizê-lo) seria melhor do que nada. A minha escolha obviamente seria o M-346FT, muito mais capaz, supersónico, e mais caro claro.  ;D
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #286 em: Janeiro 21, 2018, 02:09:08 pm »
Não querem uns Pampa III. Da maneira como a Argentina está por 20 milhões mais IVA dava para meia dúzia com todos os contratos assinados (ainda jogavamos com o facto de a TAP estar a negociar a ligação directa para Buenos Aires)  ;D :jok:









http://www.aereo.jor.br/2017/07/05/fadea-apresenta-primeiro-ia-63-pampa-iii-para-forca-aerea-da-argentina/

Cumprimentos  :P ;)



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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jpthiran

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #287 em: Janeiro 21, 2018, 02:20:13 pm »
com um avião novo e decente como M345 HET se calhar já conseguíamos convencer outras Forças Aéreas a treinar cá os seus pilotos...
e rentabilizávamos mais os aviões, o conhecimento existente e a a base aérea de Beja, que é excelente para dar instrução...
agora é só preciso os Generais da Força Aérea meterem-se ao caminho e convencer os políticos com determinação...
porque o plano é mais do que razoável!...
« Última modificação: Janeiro 21, 2018, 02:48:14 pm por jpthiran »
 

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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #288 em: Janeiro 21, 2018, 04:00:51 pm »
...virá para cá o M-346 (ou AMX) que é só com um motor,

Nada contra qualquer dessas aeronaves, só não sei se ainda se constroem AMX, ou vamos comprar usados ao Brasil ou Itália? Eles andam a vender?

Sempre se tem o M345 HET que é mono-motor.

onde posso ver essa informação da FAP!

Pelo que vi a unica empresa que anda a tentar vender a Portugal aviões de treino é a Embraer com o seu super tucano!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Stalker79

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #289 em: Janeiro 21, 2018, 04:09:04 pm »
...virá para cá o M-346 (ou AMX) que é só com um motor,

Nada contra qualquer dessas aeronaves, só não sei se ainda se constroem AMX, ou vamos comprar usados ao Brasil ou Itália? Eles andam a vender?

Sempre se tem o M345 HET que é mono-motor.

onde posso ver essa informação da FAP!

Pelo que vi a unica empresa que anda a tentar vender a Portugal aviões de treino é a Embraer com o seu super tucano!

Pois, mas pelo que sei um super tucano custa quase 15 milhões e esse é o preço aproximado do M345 HET. Qual dos dois acham mais adequado para formação de pilotos de F16 (quem sabe um dia F35 ou outro de 5ª geração)?
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Alvalade

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #290 em: Janeiro 21, 2018, 05:14:34 pm »
AMX? Daqui a nada estamos a falar de reativar os Fiats .
 
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alphaiate

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #291 em: Janeiro 25, 2018, 11:25:06 am »
Então a ver se entendo... a opinião geral é que é mais uma valência que morreu, certo? Mais uma capacidade "interna" morta e enterrada?
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #292 em: Janeiro 25, 2018, 12:15:59 pm »
Então a ver se entendo... a opinião geral é que é mais uma valência que morreu, certo? Mais uma capacidade "interna" morta e enterrada?

Para já sim, e o "já" implica optimismo no futuro que não sei até que ponto irá corresponder à realidade. Mas neste momento sim, é uma escola, uma valência, um know-how que desaparecerá ou pelo menos ficará adormecido durante uns tempos.
« Última modificação: Janeiro 25, 2018, 12:17:48 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #293 em: Janeiro 25, 2018, 12:18:17 pm »
Então a ver se entendo... a opinião geral é que é mais uma valência que morreu, certo? Mais uma capacidade "interna" morta e enterrada?

Para já sim.

E perdendo a "escola" não torna qualquer tipo de reactivação futura ainda mais difícil? as nossas forças armadas possuem muito "conhecimento vivo" que irá ser certamente desbaratado e se tornará praticamente irrecuperável ...
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #294 em: Janeiro 25, 2018, 04:19:30 pm »
Atenção que a FAP planeia continuar a ter pilotos instrutores, temos nos EUA e no Brasil pelo menos um, com a desactivação da esquadra 103 talvez isso aumente.

Sempre é um nucleo de instrutores que se um dia quisermos dar essa formação em Portugal basta mandar regressar esses homens.
 

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Barlovento

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #295 em: Janeiro 26, 2018, 12:58:48 pm »
Parece ser que se ha decidido a partir de ahora formar a los pilotos de caza en EUA
 

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raphael

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #296 em: Janeiro 26, 2018, 04:22:17 pm »
Parece ser que se ha decidido a partir de ahora formar a los pilotos de caza en EUA

Tem resultado, numa escala reduzida, até à data e provavelmente não custa um milhão de euros por homem como em Portugal...
Um abraço
Raphael
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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #297 em: Janeiro 29, 2018, 09:56:08 pm »
Parece ser que se ha decidido a partir de ahora formar a los pilotos de caza en EUA

Tem resultado, numa escala reduzida, até à data e provavelmente não custa um milhão de euros por homem como em Portugal...

Por essa ordem de ideias, que se fechem as universidades e se mandem os alunos para o estrangeiro, pois assim também não precisamos de pagar aos professores nem construir edificios.
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raphael

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #298 em: Janeiro 30, 2018, 11:13:12 am »
Parece ser que se ha decidido a partir de ahora formar a los pilotos de caza en EUA

Tem resultado, numa escala reduzida, até à data e provavelmente não custa um milhão de euros por homem como em Portugal...

Por essa ordem de ideias, que se fechem as universidades e se mandem os alunos para o estrangeiro, pois assim também não precisamos de pagar aos professores nem construir edificios.

Podes sugerir fechar o que quiseres...mas ninguém falou em fechar a Academia da Força Aérea...que é o equivalente às universidades que referes, até porque na AFA os alunos Pilav continuar a voar em chipmunk...que chega para as necessidades até ao estágio de vôo.
A função do Alpha-Jet era para o treino avançado em aeronaves de reação...mas ok...Siga!

Não havendo de momento uma solução imediata para colmatar esta valência parece ser o cenário mais realista no imediato....
Porém as vagas nos EUA não são a pontapés...são limitadas e os EUA têm sempre prioridade, além de não sermos os únicos a aceder a esta "bolsa de formação" nos EUA...será sempre um número de vagas inferior ao que necessitamos.

Dois outros cenários se colocam:
 o aluguer em Leasing a determinadas firmas com aeronaves disponíveis para o efeito que implica uma alocação em Beja desses meios e custos acrescidos.
ou aquele que tantas vezes se falou no fórum, motivado pelo cada vez mais caro contrato dos KC, irmos buscar uma esquadra de supertucanos e reativar a 103, com tudo de novo o que isso implica, equipas de manutenção, simuladores, etc.

Como os custos atuais de LPM para a FAP é mais substituto de ALIII e depois a tarefa hercúlea dos incêndios e gestão dos meios aéreos destes...não vislumbro essa aquisição no curto espaço de tempo...a opção EUA é a que mais se aproxima do necessário para não termos os putos recém formados a voar baixinho em secretárias.

« Última modificação: Janeiro 30, 2018, 11:17:28 am por raphael »
Um abraço
Raphael
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #299 em: Janeiro 30, 2018, 12:08:24 pm »
EUA, Brasil, etc...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.