ForumDefesa.com

Administração do Fórum => Regras-Dúvidas-Informações do Fórum => Tópico iniciado por: Lince em Abril 03, 2004, 10:59:56 pm

Título: Ortografia
Enviado por: Lince em Abril 03, 2004, 10:59:56 pm
Caros membros do ForumDefesa.com:

 :idea: Também gostaria de lhes lembrar que após a colocação das mensagens e caso detectem algum erro na mesma, podem utilizar o botão editar, no canto superior direito das mensagens, para assim poder alterar o erro ou o conteúdo da dita mensagem :G-Ok: .
Título:
Enviado por: Falcão em Setembro 08, 2005, 10:27:05 pm
Gostava de pedir mais uma vez para terem cuidado com a ortografia e de lembrar que ao colocarem mensagens no fórum não estão a enviar mensagens de telemóvel :G-deal:.Vamos ter respeito por elas :Soldado2:
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Setembro 16, 2006, 03:19:13 pm
Volto a alertar aos membros do fórum para a importância de uma correcta ortografia :!:
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Março 05, 2007, 05:22:25 pm
Só para relembrar novamente esta questão. Por favor, antes de colocarem uma mensagem façam a pré-visualização para verificar se está tudo ok :Soldado2:
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Agosto 01, 2008, 11:41:36 am
Citar
Grafia dos SMS poderá comprometer futuro da Língua

Um Acordo Ortográfico, por mais imaginativo que fosse, dificilmente conseguiria acompanhar o uso que os adolescentes fazem do Português, pois transformam-no até ficar irreconhecível podendo, na opinião de alguns docentes, comprometer o futuro da Língua.
“Esta nova linguagem não tem regras, pois os adolescentes tanto usam o “x” para substituir “ss”, “ch” e “os” como no lugar do “ç” havendo palavras que ficam bastante diferentes das originais, como “tamx” (estamos) ou “kuraxao” (coração)”, afirma Rosário Antunes, professor de Português.
Actualmente a exercer no Estabelecimento Vilamar (Funchal) - depois de ter passado por Castelo de Paiva, Lousã, Portalegre e pela Ilha de Porto Santo – a docente, de 29 anos, explica que “uma palavra como “qualquer” passou, na sua forma abreviada a escrever-se “kk”, ao passo que “quando” se tornou “kd”.”
Segundo outra docente, Conceição Pereira de Biologia em Setúbal, “a intenção dos miúdos será poupar letras mas as palavras acabam por se transformar num código que parece não fazer sentido, é muito difícil decifrá-lo”.
Rosário Antunes concorda e - para dar um exemplo concreto desta nova grafia - cedeu à agência Lusa uma mensagem escrita que lhe foi enviada por uma aluna.
“Oi xtora!!! ta td ben knsg? nox tamx kom mtx xaudadx xuax poix ja ñ temx akela xtora kida à k nux habituamx bjtx, nunka nux vamx exkexer d xi! Ass: xara”, lê-se no SMS enviado para do telemóvel da docente. Traduzindo: “Olá professora, Está tudo bem consigo? Nós estamos com muitas saudades suas, pois já não temos aquela professora querida a que nos habituámos. Beijos. Nunca nos vamos esquecer de si. Assinado: Sara”.
“É extraordinário como até o nome é alterado”, assinala a professora, que considera algumas substituições “incompreensíveis”, questionando “a vantagem de escrever “kom” em vez de “com” ou “nox” em vez de “nós””.
Preocupada com o futuro da Língua, a decente lamenta que os mais jovens estejam “a esquecer-se da pontuação, a escrever com maiúsculas indiscriminadamente, usando-as no meio e no fim das frases, e a abandonar cedilhas e acentos”.
“Como não os utilizam nas mensagens de telemóvel também não os põem quando escrevem à mão, pois deixaram de saber onde os colocar”, afirma.
Para Rosário Antunes, que diz ter encontrado este cenário em todas as escolas por onde passou “e abrangendo alunos dos 10 aos 17 anos”, é possível encontrar exemplos desta nova escrita “até nos testes”. “O pior é que há colegas de outras disciplinas que não estão para se maçar a corrigir o Português”, lamenta.
Uma atitude criticada por João Malaca Casteleiro, professor da da Universidade de Lisboa. “Não posso admitir que um aluno substitua a palavra “que” por um “k”num trabalho ou nas respostas de um exame e que os docentes sejam permissivos, pois cabelhes zelar pela Língua Portuguesa. E refiro-me a todos os professores pois todos são, também, professores de Português”, sublinha.
Afirmando que “há sempre o risco de essas formas de escrever corromperem o Português”, refere que “quando uma pessoa aprende a escrever, aprende a ortografia de forma mecânica, intuitiva e memoriza uma imagem gráfica das palavras”. “Por isso, se os alunos manifestam dúvidas quanto à grafia correcta de um termo é porque - de tanto o escreverem alterado - na sua memória já se instalou a confusão”, explica o linguista.
Helena de Sousa Freitas (Lusa)


Por tal facto é que nós aqui neste fórum devemos ser intolerantes para quem utilize esta forma de escrita adulterada.

Peço também a todos os membros deste fórum que quando vejam alguém a escrever desta forma, assumam o seu papel na defesa da nossa língua e alertem o prevaricador.

Os administradores e moderadores não são omnipresentes :wink:
Título:
Enviado por: CarlosMC em Setembro 02, 2008, 12:56:49 am
Como é possível criticar-se o uso de "SMSes" - que, com ortografia formal ou ad hoc, sempre são em Português - quando, ao mesmo tempo, qq um escreve na língua que lhe dá na gana (e que ninguém está obrigado a conhecer)?

Não seria melhor ideia começar por estabelecer/esclarecer se este é ou não um foro lusófono (como o logótipo leva a supor)?
Título:
Enviado por: papatango em Setembro 02, 2008, 03:39:55 pm
Não há problema nenhum com as línguas estrangeiras, a não ser que ninguém entenda. Deve-se reconhecer que de facto a questão linguística é complicada num fórum, pois acabamos por ter problemas quando se utilizam línguas diferentes a que nem toda a gente tem acesso. MAs é uma opção aceitável, que está relacionada com a questão do conhecimento.

Mas o acesso ou não acesso a línguas estrangeiras, o conhecimento ou não conhecimento de línguas estrangeiras, não pode ser confundido com a deturpação pura e simples do código linguístico.

O SMSês não é uma língua é apenas consequência da falta de estudo que substitui o «AVACALHO» para ocultar o facto de que grande parte dos jovens na realidade não saberem escrever em português.

Infelizmente nos dias de hoje estamos habituados a este tipo de fenómenos, em que os pais se calam apenas para não ouvirem o berreiro dos filhos.



RECOMENDO A INSTALAÇÃO DA VERSÃO PORTUGUESA DO BROWSER MOZILA FIREFOX.
O corrector incluído, permitirá a muitos dos participantes evitar os erros.
Título:
Enviado por: CarlosMC em Setembro 02, 2008, 05:49:03 pm
Ou seja, para não dar trabalho a quem é de fora, que se amanhe quem não é...

Quanto à "língua", nunca apreciei particularmente nem usei, mas não passa doutra convenção (ad hoc, certo) como qq uma (vide acordos, desacordos e outros que tais) e entre ignorância e criatividade, há de tudo lá, como em tudo na vida.

Eu recomendaria, em primeiro lugar, o uso do Google Translator, Babelfish ou afins (é uma questão de respeito, só isso) - mas isso sou eu... :roll:

Cumps.
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Abril 05, 2009, 02:40:02 pm
Ferramenta muito útil:

 :arrow: Corrector Ortográfico (http://http)
Título:
Enviado por: Falcão em Maio 11, 2009, 10:32:46 pm
Caros Membros do ForumDefesa.com:

Ultimamente temos assistido a um relativo desinteresse no que diz respeito as regras de ortografia.

Temos também assistido a um cada vez maior número de mensagens de difícil compreensão.

Como foi sempre a nossa política a defesa intransigente da correcta utilização da língua portuguesa, determinamos que, e a partir de agora, sempre que uma mensagem contenha inúmeros erros ortográficos e não respeite as regras de escrita da língua portuguesa, esta será pura e simplesmente apagada.

Aconselhamos que antes de colocar qualquer mensagem primam o botão “Prever” para fazer uma revisão de tudo o que foi escrito antes de afixarem a respectiva mensagem.

Peço aos Moderadores que actuem em conformidade.
Título:
Enviado por: JLRC em Maio 11, 2009, 10:42:46 pm
200% de acordo. Eu também não vou desistir de corrigir o que está mal, mesmo que depois seja acusado por alguns reacionários de ser a polícia da ortografia  :lol:
Título:
Enviado por: TOMSK em Maio 11, 2009, 11:45:29 pm
Muito bem, muito bem.
É preciso não deixar emporcalhar este espaço.
Título:
Enviado por: Duarte em Maio 12, 2009, 04:25:27 am
Citação de: "JLRC"
200% de acordo. Eu também não vou desistir de corrigir o que está mal, mesmo que depois seja acusado por alguns reacionários de ser a polícia da ortografia  :mrgreen:

A defesa da língua é um dever de todos, tal como a defesa da pátria contra ideologias estrangeiras falidas.  :wink:
Título:
Enviado por: Falcão em Junho 24, 2009, 08:05:01 pm
Não se admirem que a partir de agora mensagens ao estilo SMS, com excesso de abreviaturas ou sem pontuação alguma, desapareçam subitamente.

Fica o aviso.
Título: Re: Ortografia
Enviado por: Lince em Abril 08, 2010, 04:53:49 pm
Caros Membros:

Tenho notado uma tendência de alguns dos ilustres membros na escrita para depois de um ponto (.) iniciarem a escrita com minúscula. Apesar de errado, é pouco estético e confuso para quem lê.

Depois de um ponto (.) deve-se iniciar a escrita sempre com maiúscula.
Título: Re: Ortografia
Enviado por: Snowmeow em Abril 24, 2010, 01:29:10 pm
Essa restrição também é válida às palavras que, por exemplo, exprimem uma risada? Tipo, o famoso "kkkkkkk"?

Tenho notado também (perdoe a paranóia) que um membro do Fórum tem se manifestado contra o modo de escrita brasileiro neste post (http://http). Isso é válido?

Obrigado.
Título: Re: Ortografia
Enviado por: Falcão em Abril 26, 2010, 11:32:18 pm
Citação de: "Snowmeow"
Essa restrição também é válida às palavras que, por exemplo, exprimem uma risada? Tipo, o famoso "kkkkkkk"?

Não, desde que se perceba a ideia.

Citação de: "Snowmeow"
Tenho notado também (perdoe a paranóia) que um membro do Fórum tem se manifestado contra o modo de escrita brasileiro neste post (http://http). Isso é válido?

A “escrita brasileira” não tem nenhum problema neste fórum.
Título: Re: Ortografia
Enviado por: corapa em Dezembro 11, 2010, 10:02:41 am
Caros elementos do fórum,

é com enorme pesar e consternação que constato que cada vez mais surgem no Fórum Defesa mensagens escritas sem a mínima preocupação sobre a sua construção gramatical, sem pontuação, sem letra maiúscula depois do ponto final ou do paragrafo, com abreviaturas tipo sms e pior do que tudo com imensos erros ortográficos.

O tópico onde isso acontece cada vez mais frequentemente é o de Ingresso no Exército, quando algum(a) jovem pretende informações, mostrando o que infelizmente não é novidade para muitos - o baixo nível de conhecimentos de Português dos jovens, reflexo da qualidade do ensino no nosso pais em que a via do facilitismo, para ajudar nas estatísticas, permite que se passe de ano sem saber ler ou escrever correctamente; como se diz habitualmente, as Forças Armadas são o espelho da nação, o que é bem verdade, pois sou confrontado diariamente com situações idênticas, com os meus formandos, os quais dão erros de Português de bradar aos céus, considerando que muitas das palavras nem são difíceis de escrever.

Hoje em dia, com as ferramentas que os computadores possuem não é inadmissível alguém colocar um texto com erros ou abreviaturas.
A melhor forma de escrever algo é faze-lo no WORD que permite a correcção ortográfica e gramatical e depois copiar o texto para o tópico.

Frequento vários fóruns de diferentes temáticas e infelizmente o único em que vejo isto acontecer frequentemente é no Fórum Defesa, o que me entristece, pois sendo eu militar esta é uma área à qual estou “umbilicalmente ligado”.
Posso inclusive acrescentar que num desses fóruns, quem colocar algum texto desrespeitando as regras, que exigem escrita correcta, é advertido e caso reincida é eliminado do fórum.

E para reforçar a minha consternação, acrescento uma história que se passou num desses fóruns. A mãe de um jovem escreveu o seguinte texto:

Aos Administradores, moderadores e todos os membros do fórum
Meus caros, tenho um filho que sofre de uma doença degenerativa que se tem vindo a agravar.
Ele é um jovem lindo como muitos dos utilizadores deste fórum. No entanto, já quase não vê e a sua audição bem como a sua locomoção estão seriamente agravadas. Apesar disso é o meu orgulho e o meu sentido para a vida.
Ele como vós é um XXXXX ferrenho e a sua única consolação, enquanto o pai e a mãe saem para trabalhar, é ler as páginas deste fórum.
Para tal usa filtros de monitor especiais para aumentar as imagens e as ferramentas de acessibilidade que estão disponíveis pelos programas para deficientes. Estes programas têm contudo as suas limitações e se não obedecermos às regras da escrita eles são inúteis impossibilitando os deficientes do acesso a informação a que também têm direito
No entanto, neste fórum, onde até há pouco tempo raramente aparecia um tópico mal escrito, recentemente, passou a acontecer um fenómeno estranho:
- Parece que as pessoas passaram ter menos cuidado com a escrita e escrevem como se estivessem a mandar mensagens pelo telemóvel.
Não se preocupam com os acentos, ou com os parágrafos, nem em começar os mesmos com maiúsculas, não ligam aos erros abreviam palavras e trocam letras.
Curiosamente noto que alguns cidadãos estrangeiros que aqui escrevem chegam a ter mais cuidado com a escrita que por vezes nós que somos naturais.
Os tradutores especiais para linguagem são incapazes de reconhecer palavras abreviadas, palavras em que se substitui um q por um K (ex: - quando por Kuando), não conseguem ler duas palavras juntas por uma virgula (ex: - assim lêem - eu, hoje, comprei um carro. Assim não lêem - eu,hoje,comprei um carro.) assim como não traduzem abreviaturas de palavras estrangeiras, nem palavras estrangeiras mal escritas.
Peço-vos pois que sejam conscienciosos, se não for pelo respeito que a nossa língua nos merece, pelo menos que seja, pelo respeito que muitos que estarão na situação semelhante ao meu filho certamente vos merecem.
Lembrem-se que não vivemos sozinhos no mundo e o espírito de solidariedade e altruísmo é um dos 10 mandamentos do XXXXXX.
Hoje passei uma tarde a ler este fórum ao meu filho, pois ele não conseguia ler muito do que aqui se escreveu e é um dos maiores aficionados deste espaço, tendo até algumas pessoas que cá escrevem como ídolos. Para ele pedir ajuda é sentir-se ainda mais incapaz, mais deficiente e mais marginalizado.
Por favor, peço-vos a todos, ajudem-me a dar um pouco mais de dignidade ao meu filho.
Não digo que não se dê um erro ou outro, eu infelizmente também os dou. No entanto uma coisa é a excepção compreensível, outra é o deliberadamente ser descuidado.
Como eu e principalmente o meu filho, existem mais pessoas que não tiveram coragem de se expor perante vós. Falámos também por elas. Lembrem-se que existem sempre do outro lado dos monitores pessoas diferentes que dependem de vós.
Obrigado pela vossa atenção.


Já não bastam os sucessivos acordos ortográficos para se desvirtuar a nossa língua o suficiente?
A língua (falada e principalmente escrita) de um povo é um dos maiores patrimónios de esse mesmo povo e que o diferencia de outros e ao mesmo tempo o aproxima de muitos.
E a língua portuguesa é falada e escrita por muitos milhões por esse mundo fora  
Escrita abreviada fazem as secretárias e chama-se estenografia (inclusivamente havia uma disciplina sobre isso em determinados cursos), para escrever o que lhes é ditado, pois não tem tempo para escrever tudo normalmente.

E para terminar este já longo texto, faço um apelo aos responsáveis do fórum (administração e moderação) que actuem rigorosamente e com mais frequência neste tipo de situações, de modo a permitir que o fórum mantenha a qualidade que lhe encontrei quando o descobri e acima de tudo preserve um dos nossos patrimónios.

Cumprimentos a todos

P.S. como chamada de atenção vou colocar um link para este texto em alguns tópicos do fórum
Título: Re: Ortografia
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 11, 2010, 10:26:30 am
Tenho que confessar que antigamente escrevia no word para verificar se havia erros ortográficos nos textos. Actualmente escrevo directamente no fórum porque já não tenho o tempo que tinha para o mesmo. Vou começar a escrever de novo no Word, porque eu sei que por vezes graças ao teclado e à pressa "como" letras e cometo erros ortográficos.
Título: Re: Ortografia
Enviado por: Get_It em Dezembro 11, 2010, 07:17:32 pm
Para quem utiliza o Firefox é muito fácil instalar o dicionário de Português (europeu) e activar o Check Spelling, especialmente se estiver a utilizar a versão em português do Firefox. No Internet Explorer já não sei e no Chrome nunca cheguei a ver como se fazia, mas no Opera também é fácil de activar esta funcionalidade.
Desta forma podem corrigir a ortografia à medida que escrevem um post aqui no fórum.

Cumprimentos,
Título: Re: Ortografia
Enviado por: Jorge Pereira em Dezembro 11, 2010, 10:10:04 pm
Senhores moderadores, volto a fazer o pedido. Apaguem as mensagens com erros grosseiros de ortografia!
Título: Re: Ortografia
Enviado por: ACADO em Dezembro 12, 2010, 03:43:04 pm
As pessoas com menos instruccao tambem tem direito a escrever neste forum.
Isto e um forum de troca de ideias e nao de Portugues.

Se alguem tiver erros e os moderadores os quiserem corrigir, estou plenamente de acordo. Agora apagar mensagens so porque tem erros ortograficos e perfeitamente ridiculo.
Título: Re: Ortografia
Enviado por: urso bêbado em Abril 22, 2012, 02:32:33 pm
Antes de ocupar-me com a ortografia, minha proposta é ocuparmo-nos com a língua; este é um fórum português e em geral lusófono (nem só português); na minha assinatura peço façam favor me corrigirem se coloco qualquer burrice por desconhecimento da língua; produz-me desgosto ver escritos redigidos em espanhol. Criam-me: no meu território, no meu país, se vocês querem conceder-mo, o espanhol tem atingido tais níveis de utilização que é possível alçares-te de manhã e vivires um dia inteiro sem perceberes um bocado do nosso idioma.

Quanto galego (português de coração) desejo aprender com vocês a língua que um dia quero empregar como um utente qualquer em qualquer terra da Lusofonia. Algum texto em francês ou inglês --embora muitos não os possa perceber-- não fazem mal, desde que sejam contados como favas!. Pero a entrada às bravas do espanhol faz-me pôr em defesa: gralhas tenho-as mais do que ninguém: se tal é assim, minha assinatura é clara: corrijam-me!!!... não é desleixo pela língua, mas desconhecimento e apagamento na minha terra da boa língua portuguesa. Importo-me todos os dias a aperfeiçoá-la (uns dias as mensagens correm melhor do que outros)... Mas ler em espanhol cá faz-me mal. Não entrei para ler espanhóis a achegarem qualquer ideia, do meu ponto de vista pessoal (sempre) muito pouco construtivas, por demais.

Obrigado pela escuta.