Novos SSK da Marinha

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JohnM

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Novos SSK da Marinha
« em: Fevereiro 01, 2024, 03:35:28 pm »
Como tive algum tempo livre, estive a ver que potenciais submarinos novos poderiam ser adquiridos pela Marinha para complementar os U290PN, e resolvi abriri um novo tópico!

Sabendo que terão que ser baratos, mais pequenos e adaptados ao litoral (segundo as indicações do CEMA), assim de repente as duas soluções abaixo parecem-me ser as mais óbvias. Comentários?

1. U212A alemães usados (provavelmente os dois primeiros).

2. Scorpéne 1000:
3. Fincantieri S800: https://www.navalnews.com/event-news/navdex-2023/2023/02/fincantieri-unveils-s800-coastal-and-shallow-water-submarine/ (aparentemente baseado no U212NFS)
 
« Última modificação: Fevereiro 01, 2024, 04:17:16 pm por JohnM »
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #1 em: Fevereiro 01, 2024, 03:58:25 pm »
Como tive algum tempo livre, estive a ver que potenciais submarinos novos poderiam ser adquiridos pela Marinha para complementar os U290PN, e resolvi abriri um novo tópico!

Sabendo que terão que ser baratos, mais pequenos e adaptados ao litoral (segundo as indicações do CEMA), assim de repente as duas soluções abaixo parecem-me ser as mais óbvias. Comentários?

1. U212A alemães usados (provavelmente os dois primeiros).
2. Scorpéne 1000:

Faz mais sentido, creio, os U 212A, porque pertence a família dos actuais, tendo coisas comuns. A diferença de idade ronda os 7/8 anos. Não é muito, mas....sempre alivia um pouco
« Última modificação: Fevereiro 01, 2024, 03:59:40 pm por Pescador »
 

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JohnM

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #2 em: Fevereiro 01, 2024, 04:01:24 pm »
Como tive algum tempo livre, estive a ver que potenciais submarinos novos poderiam ser adquiridos pela Marinha para complementar os U290PN, e resolvi abriri um novo tópico!

Sabendo que terão que ser baratos, mais pequenos e adaptados ao litoral (segundo as indicações do CEMA), assim de repente as duas soluções abaixo parecem-me ser as mais óbvias. Comentários?

1. U212A alemães usados (provavelmente os dois primeiros).
2. Scorpéne 1000:

Faz mais sentido, creio, os U 212A, porque pertence a família dos actuais, tendo coisas comuns
Concordo, mas a HDW neste momento, e que eu saiba, não tem nenhuma oferta mais pequena que o Type 212, o qual custa para cima de 500 MEur…
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #3 em: Fevereiro 01, 2024, 04:04:01 pm »
Como tive algum tempo livre, estive a ver que potenciais submarinos novos poderiam ser adquiridos pela Marinha para complementar os U290PN, e resolvi abriri um novo tópico!

Sabendo que terão que ser baratos, mais pequenos e adaptados ao litoral (segundo as indicações do CEMA), assim de repente as duas soluções abaixo parecem-me ser as mais óbvias. Comentários?

1. U212A alemães usados (provavelmente os dois primeiros).
2. Scorpéne 1000:

Faz mais sentido, creio, os U 212A, porque pertence a família dos actuais, tendo coisas comuns
Concordo, mas a HDW neste momento, e que eu saiba, não tem nenhuma oferta mais pequena que o Type 212, o qual custa para cima de 500 MEur…

Pois, mas pode ser a contar com a substituição pelos alemães pelos novos U214 CD
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #4 em: Fevereiro 01, 2024, 04:06:56 pm »
Como tive algum tempo livre, estive a ver que potenciais submarinos novos poderiam ser adquiridos pela Marinha para complementar os U290PN, e resolvi abriri um novo tópico!

Sabendo que terão que ser baratos, mais pequenos e adaptados ao litoral (segundo as indicações do CEMA), assim de repente as duas soluções abaixo parecem-me ser as mais óbvias. Comentários?

1. U212A alemães usados (provavelmente os dois primeiros).
2. Scorpéne 1000:

Faz mais sentido, creio, os U 212A, porque pertence a família dos actuais, tendo coisas comuns
Concordo, mas a HDW neste momento, e que eu saiba, não tem nenhuma oferta mais pequena que o Type 212, o qual custa para cima de 500 MEur…

Pois, mas pode ser a contar com a substituição pelos alemães pelos novos U214 CD
Sim, faz sentido, mas sendo da mesma geração dos U290PN, teriam que ser os quatro substituídos em simultâneo quando chegasse a hora, e o CEMA foi bem claro que quer submarinos novos para desfazar os ciclos de aquisição e manutenção.
 
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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #5 em: Fevereiro 01, 2024, 04:09:20 pm »
Como tive algum tempo livre, estive a ver que potenciais submarinos novos poderiam ser adquiridos pela Marinha para complementar os U290PN, e resolvi abriri um novo tópico!

Sabendo que terão que ser baratos, mais pequenos e adaptados ao litoral (segundo as indicações do CEMA), assim de repente as duas soluções abaixo parecem-me ser as mais óbvias. Comentários?

1. U212A alemães usados (provavelmente os dois primeiros).
2. Scorpéne 1000:

Faz mais sentido, creio, os U 212A, porque pertence a família dos actuais, tendo coisas comuns
Concordo, mas a HDW neste momento, e que eu saiba, não tem nenhuma oferta mais pequena que o Type 212, o qual custa para cima de 500 MEur…

Pois, mas pode ser a contar com a substituição pelos alemães pelos novos U214 CD
Sim, faz sentido, mas sendo da mesma geração dos U290PN, teriam que ser os quatro substituídos em simultâneo quando chegasse a hora, e o CEMA foi bem claro que quer submarinos novos para desfazar os ciclos de aquisição e manutenção.

7/8 anos de diferença. esticados mais 2 ou 3 com manutenção e MLU em tempo e, faziam uma diferença entre cada par para aquisição dos próximos
 

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JohnM

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #6 em: Fevereiro 01, 2024, 04:12:35 pm »
Como tive algum tempo livre, estive a ver que potenciais submarinos novos poderiam ser adquiridos pela Marinha para complementar os U290PN, e resolvi abriri um novo tópico!

Sabendo que terão que ser baratos, mais pequenos e adaptados ao litoral (segundo as indicações do CEMA), assim de repente as duas soluções abaixo parecem-me ser as mais óbvias. Comentários?

1. U212A alemães usados (provavelmente os dois primeiros).
2. Scorpéne 1000:

Faz mais sentido, creio, os U 212A, porque pertence a família dos actuais, tendo coisas comuns
Concordo, mas a HDW neste momento, e que eu saiba, não tem nenhuma oferta mais pequena que o Type 212, o qual custa para cima de 500 MEur…

Pois, mas pode ser a contar com a substituição pelos alemães pelos novos U214 CD
Sim, faz sentido, mas sendo da mesma geração dos U290PN, teriam que ser os quatro substituídos em simultâneo quando chegasse a hora, e o CEMA foi bem claro que quer submarinos novos para desfazar os ciclos de aquisição e manutenção.

7/8 anos de diferença. esticados mais 2 ou 3 com manutenção e MLU em tempo e, faziam uma diferença entre cada par para aquisição dos próximos
Num ciclo de vida de 40 anos, desfazar significa 20 anos, mais coisa, menos coisa...
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #7 em: Fevereiro 01, 2024, 04:20:00 pm »
Como tive algum tempo livre, estive a ver que potenciais submarinos novos poderiam ser adquiridos pela Marinha para complementar os U290PN, e resolvi abriri um novo tópico!

Sabendo que terão que ser baratos, mais pequenos e adaptados ao litoral (segundo as indicações do CEMA), assim de repente as duas soluções abaixo parecem-me ser as mais óbvias. Comentários?

1. U212A alemães usados (provavelmente os dois primeiros).
2. Scorpéne 1000:

Faz mais sentido, creio, os U 212A, porque pertence a família dos actuais, tendo coisas comuns
Concordo, mas a HDW neste momento, e que eu saiba, não tem nenhuma oferta mais pequena que o Type 212, o qual custa para cima de 500 MEur…

Pois, mas pode ser a contar com a substituição pelos alemães pelos novos U214 CD
Sim, faz sentido, mas sendo da mesma geração dos U290PN, teriam que ser os quatro substituídos em simultâneo quando chegasse a hora, e o CEMA foi bem claro que quer submarinos novos para desfazar os ciclos de aquisição e manutenção.

7/8 anos de diferença. esticados mais 2 ou 3 com manutenção e MLU em tempo e, faziam uma diferença entre cada par para aquisição dos próximos
Num ciclo de vida de 40 anos, desfazar significa 20 anos, mais coisa, menos coisa...

Sim, mas não parece haver . De qualquer modo isso seria coisa lá para depois de  2030, a década de todas as coisas. Por isso....
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #8 em: Fevereiro 01, 2024, 04:23:18 pm »
Como tive algum tempo livre, estive a ver que potenciais submarinos novos poderiam ser adquiridos pela Marinha para complementar os U290PN, e resolvi abriri um novo tópico!

Sabendo que terão que ser baratos, mais pequenos e adaptados ao litoral (segundo as indicações do CEMA), assim de repente as duas soluções abaixo parecem-me ser as mais óbvias. Comentários?

1. U212A alemães usados (provavelmente os dois primeiros).
2. Scorpéne 1000:

Faz mais sentido, creio, os U 212A, porque pertence a família dos actuais, tendo coisas comuns
Concordo, mas a HDW neste momento, e que eu saiba, não tem nenhuma oferta mais pequena que o Type 212, o qual custa para cima de 500 MEur…

Pois, mas pode ser a contar com a substituição pelos alemães pelos novos U214 CD
Sim, faz sentido, mas sendo da mesma geração dos U290PN, teriam que ser os quatro substituídos em simultâneo quando chegasse a hora, e o CEMA foi bem claro que quer submarinos novos para desfazar os ciclos de aquisição e manutenção.

7/8 anos de diferença. esticados mais 2 ou 3 com manutenção e MLU em tempo e, faziam uma diferença entre cada par para aquisição dos próximos
Num ciclo de vida de 40 anos, desfazar significa 20 anos, mais coisa, menos coisa...

Sim, mas não parece haver . De qualquer modo isso seria coisa lá para depois de  2030, a década de todas as coisas. Por isso....
O CEMA falou em 2030, por acaso cerca de 20 anos depois dos U209PN. Vale o vale, e vai ser interessante convencer o povinho e arranjar o dinheiro, mas pelo menos parece ser essa a intenção...
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #9 em: Fevereiro 01, 2024, 10:03:19 pm »
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #10 em: Fevereiro 01, 2024, 10:08:04 pm »
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #11 em: Fevereiro 02, 2024, 02:48:28 pm »
Eu não percebendo nada de submarinos. Mas a minha opinião nisto seria. Aproveitar a Damen a construir a "bimby naval", vender/privatizar os estaleiros do alfeite para a Damen (ou quem der mais).
Recuperar a capacidade de construção. Não digo construir o navio todo, mas pelo menos certos módulos. Capacitar o alfeite para fazer a manutenção de todos os sistemas de armas na marinha.

A damen sempre esta a trabalhar em novos submarinos. Podia ser um programa de interesse.

https://www.navalnews.com/naval-news/2023/12/saab-damen-offering-c718-submarine-to-the-netherlands/
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #12 em: Fevereiro 03, 2024, 09:50:04 am »
Eu não percebendo nada de submarinos. Mas a minha opinião nisto seria. Aproveitar a Damen a construir a "bimby naval", vender/privatizar os estaleiros do alfeite para a Damen (ou quem der mais).
Recuperar a capacidade de construção. Não digo construir o navio todo, mas pelo menos certos módulos. Capacitar o alfeite para fazer a manutenção de todos os sistemas de armas na marinha.

A damen sempre esta a trabalhar em novos submarinos. Podia ser um programa de interesse.

https://www.navalnews.com/naval-news/2023/12/saab-damen-offering-c718-submarine-to-the-netherlands/


Isso e a Fragata estão muitos níveis acima no interesse em gastar e até em ter...porque a responsabilidade é muito maior. E cá querem é almoços fáceis
 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #13 em: Fevereiro 03, 2024, 10:01:16 am »
Optando por algo novo e atendendo que será mais pequeno que os actuais, olhando para o custo diria que o turco stm 500  é o que faria mais sentido.


Citar
Specifications as of 2022 include:[1][3]

Displacement: 485 tonnes surfaced, 530 tonnes submerged
Length: 42 metres (138 ft) Beam: 8.5 metres (28 ft)
Diameter: 4.2 metres (14 ft)
Speed: 5 knots (9.3 km/h; 5.8 mph) cruise 18 knots (33 km/h; 21 mph) max
Endurance 6,500 kilometres; 4,000 miles (3,500 NM) on diesel power 139 kilometres; 86 miles (75 NM) on batteries
Propulsion power: 1.5 megawatts (2,000 hp)
Power generation: 2x diesel generator with Lithium-ion battery storage and optional air independent propulsion system
Crew: 22 + 8 additional space for special forces personnel
Weapons include up to eight "modern heavy-weight torpedos or guided missiles, delivered via four torpedo tubes.[1] Torpedoes can be fired simultaneously. The sub will be able to carry and launch underwater drones.[2]

 

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Re: Novos SSK da Marinha
« Responder #14 em: Fevereiro 03, 2024, 02:20:08 pm »
Optando por algo novo e atendendo que será mais pequeno que os actuais, olhando para o custo diria que o turco stm 500  é o que faria mais sentido.


Citar
Specifications as of 2022 include:[1][3]

Displacement: 485 tonnes surfaced, 530 tonnes submerged
Length: 42 metres (138 ft) Beam: 8.5 metres (28 ft)
Diameter: 4.2 metres (14 ft)
Speed: 5 knots (9.3 km/h; 5.8 mph) cruise 18 knots (33 km/h; 21 mph) max
Endurance 6,500 kilometres; 4,000 miles (3,500 NM) on diesel power 139 kilometres; 86 miles (75 NM) on batteries
Propulsion power: 1.5 megawatts (2,000 hp)
Power generation: 2x diesel generator with Lithium-ion battery storage and optional air independent propulsion system
Crew: 22 + 8 additional space for special forces personnel
Weapons include up to eight "modern heavy-weight torpedos or guided missiles, delivered via four torpedo tubes.[1] Torpedoes can be fired simultaneously. The sub will be able to carry and launch underwater drones.[2]

Mais pequeno não quer dizer descer ao minúsculo. Esse tem 500 ton e o U214 1800. Depois operam em águas diferentes. A Suécia também tem um mais pequeno(1500 Ton) dimensões semelhantes ao U212 e, dos mais silenciosos  e eficazes com provas dadas em exercícios. Podia ser por aí, mas são de 1996.  Para mais que vão construir 2 novos de uma classe superior.
O U212A será o mais próximo em segunda mão e partilhando equipamentos semelhantes. Até porque a "meia vida" na Marinha é muito relativa.


« Última modificação: Fevereiro 03, 2024, 03:18:29 pm por Pescador »